31.5.06

Dono da Cidade

Tem indícios veementes de lorota a nota da assessoria de imprensa da prefeitura municipal de Redenção, no sul do Pará, que tenta explicar a prisão do prefeito da cidade, conhecido como JPC, ao agredir soldados da PM numa blitz no centro da cidade, no domingo que passou.
A lorota, contada no bojo de matéria do Portal ORM, diz que o prefeito reagiu pois não reconheceu os soldados. Então tá.
Mas não há dúvidas sobre o contrário, já que JPC, aos gritos, e a todo momento, perguntava o famoso "voce sabe com quem está falando?"
Vamos combinar assim: a PM manda todo o seu efetivo prá Redenção, de sorte a apresenta-lo, em revista, ao prefeito.
Para que o JPC não passe, mais uma vez, pelo vexame de ser preso, que é muito feio.

Rosca

A prisão do empresário José Alcolumbre ( ver nota abaixo) deixou com as barbas de molho alguns empresários do setor.

Delegado da Receita Preso no Amapá

Do blog do Jeso Carneiro, pinçado do blog de Alcinéia Cavalcanti, jornalista amapaense.

A Polícia Federal deflagrou agora pela manhã a operação "Alecto" para prender empresários sonegadores de impostos.
Cinco mandados de prisão e oito de busca e apreensão foram expedidos.A Operação Alecto visa combater crimes de corrupção ativa, corrupção passiva, tráfico de influência e advocacia administrativa perante administração fazendária.

Cinco pessoas já foram presas. Oito mandados de busca e apreensão foram expedidos. Informações não oficiais dão conta que um dos empresários preso é dono de emissoras de rádio e televisão, postos de combustível e revenda de automóveis.

A Polícia Federal acaba de divulgar os nomes das cinco pessoas presas esta manhã pela Operação Alecto. São elas:
. Manoel de Abreu Feitosa, delegado da Receita Federal;
. o empresário José Alcolumbre;
. Melquesedeque de Oliveira Ferreira, funcionário da Receita Federal;
. Haroldo Feitosa dos Santos, do departamento comercial da TV de José Alcolumbre;
. Isabel Vieira Lima.

A Polícia Federal apreendeu computadores, livros-caixa e documentos de contabilidade na Automoto, gabinete da Receita Federal, J. Alcolumbre Indústria e Comércio, Comercial Grão de Ouro, TV Amazônia e nas residências de Manoel Feitosa, Melquesedeque e Izabel Lima.

Ambientalistas Ameaçados

Um interessante trabalho jornalístico do blog do Jeso Carneiro, de Santarém, acaba de entregar nas mãos da autoridades uma chusma de vadios e tarados que, pelo Orkutt, convoca a população a - pasmem - assassinar os padres Edilberto Sena e José Boeing, destaques ambientalistas no Oeste do Pará.
Além das provas que incriminam os patifes, um advogado entre eles, fotos,endereços e ocupação de um dos líderes locais da intimidação.
Pelo menos o blog deixou tudo pronto para a prisão dos facínoras.

Peixe na Rede

Fisgado um município paraense envolvido em operações irregulares na compra de ambulâncias.
É Bagre.
A CGU alerta que não está necessàriamente envolvido na Operação Sanguessuga.
Mas podem chamar de "Operação Piolho", pois o "sangue" também foi chupado.

Relatório de Fiscalização

O relatório da CGU nos municípios de Monte Alegre e Goianésia, sorteados em setembro do ano passado para fiscalização, está sendo enviado " para as providências cabíveis, aos seguintes órgãos: Procuradoria-Geral da República; Tribunal de Contas da União; Presidência da Mesa Diretora da Câmara dos Deputados; Presidência da Comissão de Fiscalização Financeira e Controle da Câmara dos Deputados; Presidência da Mesa Diretora do Senado Federal; Presidência da Comissão de Fiscalização Financeira e Controle do Senado Federal; Ministérios Gestores; Procuradoria-Geral de Justiça do Estado; Procuradoria da República no Estado; Promotor de Justiça da Comarca; Prefeitura Municipal; Presidência da Câmara Municipal."

O leitor do Quinta pode conhecer os relatórios clikando aqui, no caso de Goianésia, e aqui para ver o de Monte Alegre.

Aula

É arrasador o artigo do jornalista e professor Wilson Bueno que analisa a mídia ambiental brasileira. Uma discussão atualíssima em Santarém, para veículos, profissionais, e seus leitores.
Wilson, professor e amigo deste poster, e de pelo menos duas gerações de experts em Jornalismo Científico, área em que é considerado decano, é palmeirense doente, e grande figura humana.

Sobrevivência

O presidente do senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), não vai abrir a CPI dos Sanguessugas.
Faz sentido.
Se abrisse a CPI, fechava o congresso. Por falta de quorum.

Derrota Anunciada

Diz a manchete do blog do Josias que o "PT, favorito ao Planalto, preve derrota nos estados".
Na verdade não é o PT que é favorito ao Planalto, mas Lula. Essa sutil diferença é que pode explicar o aparente paradoxo embutido na manchete.
Mas a análise de Josias acaba aqui do lado, no Maranhão.
Que pena.

Cobrança

Ninguém comentou na grande (e na pequena) imprensa a participação da única autoridade do governo estadual presente na reunião com o ministro Tarso Genro.
Coube à secretária especial de Produção, Teresa Cativo, a missão de defender uma política fiscal que acabe com a guerra entre os estados, mas garanta a utilização do incentivo fiscal enquanto instrumento de política economica.
E ela foi enfática: sem lero lero, sem disfarces, sem calotes.

Tensão

A Bovespa despencou ontem. Queda de 4,5%.
E o dolar subiu para R$ 2,32 - alta de 1,54% - depois que o Banco Central despejou U$ 400 milhões para acalmar o mercado.
Para se ter uma idéia, quase 1% das reservas cambiais brasileiras, num só dia.

Persona Non Grata

Foi impossível passar despercebido o mal estar provocado pelo ex senador Ademir Andrade (PSB) na reunião do ministro Tarso Genro em Nova Déli.
Na saída da sala onde aconteceu a reunião, antes de se dirigir para outro recinto onde daria uma coletiva, o ministro foi alvo da tentativa de Ademir - que não foi convidado para a reunião - em se aproximar para uma conversa.
Cercado pelos repórteres e fotógrafos, o ministro conseguiu evitar o encontro, debalde os esforços do ex presidente da CDP.
Uma cena constrangedora.
Ademir saiu abatido.
E o ministro fulo da vida com quem trouxe Ademir pela mão, para a saída da reunião.

Monstro

Em tres retrancas na página 6 do caderno Poder, na edição de hoje do maior do mundo, o ex prefeito de Curionópolis, cassado ontem, leva o tratamento que merece: homicida.
Em várias situações , épocas e estados diferentes da federação, descritas nas matérias, conclue-se que o coronel da reserva é um péssimo elemento.
Alta periculosidade.
E O Liberal não perde a oportunidade para classifica-lo como afilhado de Jader.
O peemedebista Parsifal Pontes, em comentário dia desses aqui no blog, disse que Curió está amoitado no PFL.

Finta

Parece que a senadora Ana Júlia (PT-PA) andou dando, como se dizia antigamente no futebol, uma boca no governador Jatene, com o cancelamento da reunião na Comissão de Assuntos Economicos do senado que iria discutir a questão fiscal dos estados exportadores.
Dos cinco governadores convidados só Jatene apareceu por lá.
O senador Luis Otávio (PMDB-PA) tomou as dores do governador, segundo o Seventy.

Rodada

Respira, Papão.
Chafurda ,Leão.

Les Girls

Da coluna de Guilherme Augusto, que joga bem e tem sorte nesse esporte, sobre um time muito importante na copa, na cozinha, no quarto, etc.

Puta nota
Jeany Mary Corner ainda não confirmou o elenco que vai levar para a disputa na Alemanha. Está no maior atraso, né não?

Questões Economicas

Um resumo da discussão economica no encontro do ministro Tarso Genro com lideranças paraenses, na segunda que passou, pode ser lido aqui, no Paránegócios.com.br

30.5.06

Asa Quebrada

O TRE fulminou Curió.
Compra de votos ,e sem melodia.
Por 5 x 1, a corte determinou a posse imediata do presidente da Câmara, aquela que o passarinho teria mandado incendiar, há poucos meses.
Quer dizer: tava na fila da vara, e estava aprontando.
Vai ao TSE, Curió, mas as chances são remotas. É mais fácil encontrar uma gaiola.
E vão caindo, uma após a outra, aquelas coisas da última geração do século XIX da política brasileira.

Adeus, Caneco



Sobre o mapa de uma cidade todos desenham, com imaginário e delicado papel vegetal, os próprios mapas afetivos que, superpostos uns aos outros, devem fazer a tal da alma de um lugar. Uma alma que não tem nada de eterno e, para valer, vai se despedaçando a cada avanço do que já se chamou “progresso”, “especulação imobiliária”, e hoje não se chama mais de nada, destruição banalizada com a qual nos conformamos.

Leia aqui a cronica de Paulo Roberto Pires, sobre a demolição do Caneco 70, um dos points preferidos do poster nas férias dos anos 70.
Diga lá hein, Cjk!

Lugar Certo

Trecho de matéria no caderno Poder, de O Liberal, hoje.

A edição completa de O LIBERAL do dia 11 de maio, marcando o lançamento do novo projeto gráfico e primeira edição impressa na nova rotativa, também foi inserida nos anais da casa, a pedido do vereador Sahid Xerfan.

É Zé

O PT, e o PMDB que apoia Lula, resistem ao nome de Ciro Gomes (PSB) para ser o vice da chapa em outubro, informa o blog do Josias.
A segunda opção, aquele político que foi presidente do Supremo Tribunal Federal, tem suas chances diminuídas.
Vai daí que podem "botar a foto do velho outra vez".

Ainda Viva

Foi prorrogada até o dia 8 de junho a exposição que o Forum Landi, da UFPA, com o apoio da CVRD, agita na paisagem cultural da cidade - Cidade Velha,Cidade Viva.
Um tocante manifesto dos moradores do bairro, que pede a revitalização da área a partir da permanência do projeto, publicado nos jornais e circulando na web, mostra bem a necessidade de um olhar mais carinhoso e urgente a intervir na Cidade Velha.
O coordenador do projeto, arquiteto Flávio Nassar, e sua animadíssima e encantadora equipe, além do patrocinador, merecem os parabéns do blog.
E apoio de todos que são sensíveis ao patrimonio histórico, arquitetônico e cultural da cidade.

Segundo Turno

Estamos na época das versões acerca de alianças políticas.
Acaba de ligar aquela fonte petista do blog, vermelhinha que nem ponta de nariz de palhaço, para dizer que andou mais um pouco, para frente, é claro, a articulação que levaria a senadora Ana Júlia como candidata ao governo do Pará.
Assim com andou prá frente a candidatura de Jader para o senado.
Outra fonte, distante 750 km de Nova Déli, mais precisamente em Parauapebas, diz o mesmo.
Missão cumprida, a do ministro Tarso Genro.

Bom Pastor

No site de Claudio Humberto.

Enrolados
Os nomes dos deputados Osmânio Pereira (PTB-MG) e Raimundo Santos (PL-PA) estão na lista de contas correntes apreendidas pela PF na Planam.

Não se fala outra coisa nas igrejas evengélicas, preocupadas com a possível distância entre o discurso e prática do pastor.
A Planam, para quem não sabe, vem a ser a arapuca que intermediava a venda de ambulâncias superfaturadas às prefeituras brasileiras.
Depois de uma passagem turbulenta na Funasa, pode precisar de uma ambulância a candidatura do deputado Raimundo Santos, não muito louvada.

Se...

Tá certo que ele está confortável em seu novo partido, que tem todo um futuro pela frente.
Mas na política o cavalo passa selado, e às vezes não volta, como aconteceu com Ana Júlia em 2002, que não esperava a onda vermelha, e abriu mão da candidatura ao governo para a subprefeita santarena Maria do Carmo.
Dificilmente ela terá uma chance como a que desperdiçou naquela eleição, vencida por Jatene na risca de 3,5% dos votos.
O mesmo parece estar ocorrendo agora com Edmilson, que se ainda estivesse no PT, teria muito mais chances de fazer uma campanha competitiva.
Mas em política não existe "se".
Nem arrependimento, certo Ed?

Jabá

A única coluna fluvio marítima da imprensa paraense, como esperado, elogia as empresas de navegação que fazem a travessia do Marajó.
É sempre assim: toda vez que ocorre um incidente, como os das últimas semanas, lá vem o jabá botando paninhos quentes.
Hoje, entretanto, até o Seventy pisa no rabo das concessionárias.
Tá tudo lá, no maior jornal do mundo.

Tarso

Apenas os tres conselheiros do CNDES - Lutfala Bittar, Avelino Ganzer e Alex Fiuza - além de dois assessores, sentaram à mesa do ministro Tarso Genro ontem, em jantar no Boteco das Onze Janelas. Encantado com o local, e com o entorno, Tarso, que há trinta anos não vinha em Nova Déli, confessou sua admiração pela cidade.
No cardápio, antes e depois do peixe, muito elogiado, só política e desenvolvimento regional.
Agora de manhã o ministro toma café com a bancada petista no Pará,no Hilton.
Às 10:00 atravessa a rua, e reúne no BASA com um grupo de lideranças de vários setores.
Retorna à tarde para Brasília.

29.5.06

São Paulo S/A

Por Xico Sá, do nominimo, link ao lado.

Um novo espectro ronda a Avenida Paulista

O PCC de Marcola, leitor confesso de Che Guevara, trouxe mesmo de volta o legado de Karl Marx ao debate em Sampa. Não se fala em outra coisa, só na luta de classes.
Primeiro foi o governador Claudio Lembo, o pefelêninista que culpou os brancos milionários e perversos pela onda de violência. Dona Hebe Camargo _a cara de São Paulo, segundo eleições midiáticas do gênero_ não deixou barato. Saiu em defesa dos bacanas, como você pode ler ai mais abaixo.
Hoje quem põe fogo no cozido marxista, em entrevista ao
Consultor Jurídico, é a procuradora de Justiça Luiza Nagib Eluf: “A elite no Brasil quer a Polícia corrupta porque não quer cumprir as leis.” E assim caminha a humanidade desse lado de cá da via Dutra

Ainda Xico Sá.

Seis coisas que vão dar o que falar esta semana em Sampa

1) Lar doce lar
Suzane von Richthofen, 22 anos, conhecida como a loira malvada que planejou e ajudou matar os próprios pais, em 2002, sai do presídio e volta para casa hoje, na capital, onde ficará em prisão domiciliar.

2) Trevas
Quando a população terá acesso à lista completa e às explicações do Estado sobre a morte à bala de mais de uma centena de suspeitos no caso PCC?

3) Eu bebo sim
Vai um Richard Hennessy ai? Desde que foi divulgado como luxo para poucos, o conhaque de R$ 900 a dose _eu disse 900 mangos, dona Aracy!_, virou assunto permanente nas rodas de bacanas da cidade. É o preferido de FHC. Atenção forasteiros, só em três lugares é possível experimentar o danado: no Fasano, no D.O.M. e na churrascaria Fogo de Chão.

4) Basfond
O clube Vegas, uma das boas casas no parque de diversões que é a noite de São Paulo, vai fechar os melhores inferninhos da rua Augusta, onde fica localizado, para a festa de um ano de existência. Nunca meninas amadoras e profissionais estarão tão unidas na cidade. Acontece na noite da próxima sexta.

5) Jabaculê
Amanhã será lançado o “Aurélia”, o primeiro dicionário gay do país. Sai pela Editora do Bispo, adonde também ganha a vida este blogueiro que vos perturba.

6) Campanha do agasalho
O banqueiro Edemar Cid Ferreira, preso por irregularidades mil no Banco de Santos, morreu de frio na primeira noite na carceragem da PF, em Higienópolis, conforme se queixou a amigos. E ainda dizem que Deus dá o frio conforme o cobertor!

Embarco amanhã para São Paulo.

Porteira Aberta

Do blog do Noblat.


Debandada no PMDB

O diretório do PMDB em Pernambuco, controlado pelo ex-governador Jarbas Vasconcelos, abriu a porteira. Anunciou hoje apoio formal à candidatura do atual governador Mendonça Filho, do PFL, ao governo do Estado. E também apoio informal a Geraldo Alckmin (PSDB) à presidência.

Baseado em quê o PMDB pernambucano fez isso? Segundo
nota divulgada, a decisão foi tomada por causa do resultado da última convenção de 13 de maio em que a candidatura própria do PMDB foi derrotada por 48 votos.
Os governistas estão rindo à toa. Acham que, depois de Pernambuco, outros diretórios estaduais do PMDB farão o mesmo.

E até 29 de junho, data da convenção nacional, ninguém lembrará que um dia existiu a tese de candidatura própria à sucessão de Lula.

Trevas

Comentarista e link do Quinta Emenda, Parsifal Pontes repercute a prisão do advogado de Marcola na CPI do Tráfico de Armas no artigo da semana,em seu blog.
Para ele - e mais da metade dos leitores que responderam a enquete que segue no blog do Noblat - houve abuso de autoridade.
E Parsifal não deixou por menos na ilustração do artigo.

Terminou o Desespero.Começou a Tática

Um novo bunker da comunicação entra na blogosfera.
É o blog Comunicação Militante, assinado pelo publicitário e jornalista Chico Cavalcanti, titular da Vanguarda, premiada agência paroara, com forte atuação no mercado do marketing político.
Na estréia, além da pérola do sub título do blog, um excelente post sobre investimentos e gastos e propaganda é a cortina para discutir muito, mas muito mais amplamente, a presença da propaganda como função ( e dispêndio) pública.
Mais up to date impossível.
É prá entrar lá, todo dia.

Terceira Via

A propósito da nota Missão, postada às 7:44 de hoje, fonte petista do blog, red que nem o vinho tinto da comunhão, diz que a missão de Tarso Genro na visita à Nova Déli é "enquadrar", a pedido do presidente Lula, a senadora Ana Júlia na condição de candidata o governo do Pará em outubro.
Mas, se ela não encarar, o partido já tem um nome para tirar do bolso do colete.
Chama-se Waldir Ganzer.

Matusalém

Sacando mais rápido que seu colega presidente do Clube do Remo, o presidente do Paissandu, deputado estadual Arthur Tourinho (PMDB) anuncia a contratação do atacante Sorato, que está no Bahia.
Foram amigos de infância.
Francamente, Tourinho.

Voce Está Lá?

O Itamaraty e o Ministério da Justiça (Polícia Federal) transferiram para o Arquivo Nacional milhares de documentos secretos produzidos entre 1964 e 1975, sob a ditadura militar. Uma equipe de técnicos da repartição, ainda por nomear, vai catalogar os papéis. Depois, eles estarão disponíveis para consulta pública.

Leia a matéria completa, do blog do Josias, bem aqui.

Mais Prá Frente

A decisão do PSOL em sair para a disputa da presidencia com "chapa pura", vai deprimir a votação de Edmilson ao governo do Pará em outubro. A escassez de recursos, e o pouco tempo no horário eleitoral vão fazer a diferença.
Mas o objetivo da candidatura é a superação da cláusula de barreira, agora em 2006, e a prefeitura de Nova Déli, em 2008.
Aí pode ser...

Perguntas e Respostas

O programa do PSDB que será exibido hoje à noite, as 20:20, diz o Seventy na edição de hoje, vai mostrar as realizações tucanas no Pará nos últimos anos.
Mas também vai mostrar, diz uma fonte do blog, parte da caixa de ferramentas reservada aos oposicionistas. A lenha vai descer no início, no meio e no fim do programa.
E a resposta que Jader buscava em suas inserções na semana que passou - "o que foi feito com os recursos públicos nos últimos anos" - vai estar lá, garante o informante.

Travessia de Merda

A tragédia voltou a rondar a travessia da baía do Marajó.
O navio da empresa Arapari protagonizou ontem um espetáculo de irresponsabilidade, mais um, dado o descaso das autoridades estaduais e federais do setor.
Encalhe e colisão, que por pouco não deixou vítimas.
Porra, o que custaria enfiar uma trolha nas porcarias das empresas que atendem a merda da linha!
O que é que está por trás de toda essa indecência?

Lero

Citando a opinião de especialistas, nem o simpático Bernardino Santos, em sua coluna no maior jornal do mundo, edição de hoje, acredita que Duciomar Costa conseguirá concluir a orla do Guamá.

Viração

Missão

Tem gente que acha que a visita do ministro Tarso Genro, que chega no fim da tarde em Nova Déli, pode dar uma mexida no tabuleiro da sucessão paraense.

Valéria

Fonte tucana do blog assegura que Valéria Pires Franco, do PFL, seria a candidata preferencial de Almir Gabriel para o senado. Diz a fonte que é a mais bem situada nas pesquisas da base aliada ao PSDB
Depois de Rita Camata(PMDB-ES) seria a mais bela senadora que jamais pisou no Congresso Nacional, com todo o respeito, é claro.

Pesquisa

Até Hélio Gueiros, veterano da política, não esconde sua "curiosidade", e pede a publicação de uma pesquisa de opinião aqui no Pará.
É claro que ele sabe dos resultados de uma pesquisa encomendada pelo PMDB.
O que parece é que ele discorda de sua não divulgação.

Meio a Meio


Está praticamente empatada a enquete, no blog do Noblat, sobre a decisão de prender o advogado de Marcola na hora do seu depoimento à CPI do Tráfico de Armas.
Bem,desrespeitar ele desrespeitou, mas mentir ele não mentiu.
Aprende-se rápido com os mestres congressistas.

Direito de Resposta

Isso é uma grande mentira. Pelo que eu sei o governo do Estado, através dos setores competentes, está pedindo direito de resposta a todas essas acusações infundadas que vêm saindo no grupo RBA: rádios, jornal e TV.

Assim começa a entrevista do publicitário Orly Bezerra ao site Paranegócios, sobre a polêmica dos gastos do governo do Pará em propaganda, quer voce pode ler aqui.

28.5.06

Charme de Burguês

O PFL já tem o seu trotskysta: Cláudio Lembo, atual governador de São Paulo. Ele era vice até o dia em que Geraldo Alckmin renunciou para ser o candidato do PSDB à Presidência da República.
Marcos Willians Herba Camacho, vulgo Marcola, capo do PCC, que de dentro da penitenciária governa a outra república, a do crime organizado, foi o responsável pelo discurso vermelho do Governador Lembo
.

Assim começa o artigo semanal do blog de Parsifal Pontes, na íntegra aqui.

Alerta IVC


Para o dr. Carlos Barretto, o mais bem humorado comentarista do Quinta Emenda

Paulo Rocha Não É Mensaleiro

Comentarista Anonimo, no post Mari...onete, discorda do enquadramento do ex deputado Paulo Rocha como mensaleiro, estabelecendo uma distinção entre recebimento de recursos para pagamento de restos de campanha, e dinheiro para compra de votos para ampliação da base aliada no Congresso Nacional.

Há um equívoco em considerar Paulo Rocha ligado ao mensalão.
Ele esteve envolvido no recebimento de dinheiro liberado pelo valerioduto para pagamento de dívida de campanha.
Outra coisa é o mensalão, que seria espécie de mesada com que Zé Dirceu manteria alguns parlamentares da base de apoio, vinculados a essas siglas de alguel comuns no Brasil, para se manterem fiéis ao governo.
Ou seja do ponto de vista moral quanto ao primeiro caso se lastima, enquanto no outro se reprova a conduta de quem esteve envolvido.
Por fim com respeito ao poder político de Paulo Rocha, o comentarista também está enganado.
O grupo político a que ele pertence, antes da saída do grupo político do Ex-prefeito Edmilson Rodrigues do PT para o PSOL, já mantinha o controle absoluto sobre o diretório estadual petista. Com a saída do grupo de Edmilson, passaram a ter hegemonia quase total, cabendo ao grupo da Senadora Ana Júlia influência no Diretório Municipal de Belém.
Cabe também destacar que a despeito da barulheira toda quanto ao mensalão, das circenses pirotecnicas das CPI, até hoje não há uma única prova da existência dele.
A semelhança do monstro do Lago Ness.

Jornalistas e Advogados

Comentando as opiniões do jornalista Marcos Miranda, a respeito do exercício da profissão de jornalista,na caixinha de comentários do post Mari...onete, escreve um Anonimo.

Apenas um reparo ao Marcos Miranda: advogados podem sim ser conselheiros em comunicação e marketing. Houve um muito famoso na Alemanha, na primeira metade do século XX, que atendia pelo nome de Joseph Goebbels.
Foi um nazista feroz a ponto de envenenar os seus quatro filhos menores e com a mulher se suicidar imediatamente antes da conquista de Berlim pelos russos. A despeito de sua vinculação com um dos maiores regimes destrutivos já vistos na História da Humanidade, até hoje não se pode fazer uma análise histórica do marketing político e da comunicação de massa, sem discutir os métodos empregados por ele.
Entre nós, por exemplo, Assis Chateaubriand, fundador e proprietário dos Diários Associados, homem de comunicação e com um senso muito peculiar de marketing, era advogado, tendo sido inclusive Professor de Filosofia do Direito da tradicional Faculdade de Direito do Recife, aprovado em 1o. lugar e por concurso público.
Com isso apenas quero dizer que a formação profissional básica de um indivíduo não necessariamente estará associada com a atividade posterior que ele venha a desenvolver e se destacar na sociedade.

Segurança: Um Plano Nacional

Comentando o post Diagnóstico, sobre o capítulo brasileiro do relatório da Anistia Internacional, um Anonimo opina.

É verdade. O problema da violência e do crime vem de longa data. A Anistia tem toda razão.
Os que ficam na superficialidade da matéria não sabem nem o que vem a ser Sistema Único de Segurança Pública. Nunca leram.
Certamente no assunto existem culpas e culpas, e atribui-las exige isenção de quem opina. É possível? Difícil em terreno tão armado, com o perdão do trocadilho.
Mas, é inegável a paresia do governo do sociólogo Fernando Henrique Cardoso em relação ao tema, mesmo estando chefe do executivo nacional por oito anos. Nele explodiu e se enraizou fortemente a violência no campo, superando o perfil de crime de encomenda para assumir o de crime organizado.
Se algum pecado pode ser atribuído a Lula sobre o assunto, tribute-se à escassez de recursos de financiamento conduzida a ferro e fogo pela ortodoxia do Ministério da Fazenda.Qualquer que seja a leitura por onde comecemos, certamente, terminaremos na culpa maior dos governos estaduais, habituados a fazer da lei potoca quando dela não tiram dividendos imediatos.
Não aplicam recursos na segurança pública, como não aplicam o que a EC-29 estabelece para a saúde.
E quando o jabá chia na frigideira, apontam para o Planalto como o grande culpado das mazelas a que eles próprios submetem o seus eleitores. Óbvio que o problema não é só de SP.
Mas, pela gravidade do episódio (leiam Época desta semana), está claro que o governo Alkmin não priorizou a segurança pública, do mesmo modo que ocorre aqui no Pará, ou alguém em sã consciência concebe que o nosso estado esteja com a agenda em dia sobre o assunto?
Também não dá para ficar na epiderme do combate ao crime, pregando mais e melhores cadeias para todos, mais carros vistosos assemelhados à polícia norte-americana, quando, sabe-se, não poucas vezes não existe combustivel para mover a frota do lugar, nem balas para abastecer o pente dos revólveres.
É necessário que os governos federal, estadual e municipal tenham um plano nacional de desenvolvimento que considere a criminalidade como elemento de inviabilização do país a curto e médio prazo.
Vamos assim por os pingos nos iis e dar a César o que é de César.
Sem isto ficaremos sozinhos com nossos botões, até quando esses existirem, pois haverá tempo, se nada for feito ou feito pela metade, até esses nos levarão.
E não adianta também financiar milícia particular e grupos de extermínio, porque eles também, tanto quanto os criminosos, representam a falência do Estado e o desespero da população.

Coligação

Foi decidida nesta semana a coligação PPS-PDT-PV aqui no Pará.
Mas o acordo só vale para os candidatos à deputado federal.
Se Roberto Freire (PPS-PE) for candidato à presidencia, o PPS dá apoio informal ao tucano Almir Gabriel.
Correndo, a coligação pode até fazer dois federais: Giovani Queiroz (PDT) e Helenílson Pontes (PPS), não necessáriamente nesta ordem.

Exportando Talentos

Da coluna de Mauro Bonna, no Diário do Pará de hoje.

MIGRANDO
O programa regional do PT, que foi ao ar, e as inserções ainda exibidas não tiveram a assinatura de Chico Cavalcante e nem de sua agência, a Vanguarda.
Chico está focado na campanha da senadora Fátima Cleide, candidata de Lula ao governo de Rondônia.

Também não levou a assinatura de Cassim Jordy, da Amazon Filmes, a produção do programa ridículo que o PT levou ao ar na segunda que passou.
As tendências resolveram satisfazer seus desejos.Já os da opinião pública...
E de beiço em beiço, o PT vai perdendo o bonde no horário eleitoral.

Vista Cansada

Não é verdade que Duciomar Costa esteja pensando em adquirir "fábricas de óculos" sobre rodas para a prefeitura de Nova Déli.

Partido da Ordem

“A Ordem está agindo partidariamente, sem dúvida alguma. Estão agindo contra o governo, como se fossem mais um partido de oposição”. O jurista questiona também o pacto federativo e sugere um debate sobre o tema. “O federalismo não deve significar, como tem significado, a independência das oligarquias estaduais. Nós deveríamos abrir uma discussão.”

A afirmativa é do jurista Dalmo Dallari, em entrevista à revista Forum.

Estratégia Sapeca

Bico enorme, emplumadíssimo, fonte tucana do blog diz que tem tudo prá ser o peemedebista Luis Otávio o candidato dos tucanos à única vaga para o senado em 2006.
O presidente do senado, Renan Calheiros (PMDB-AL) sossegaria Jader, e os tucanos lançariam um candidato laranja, mas descarregariam o voto em Pepeca.

Capote

81 a 6.
O Greenpeace está ganhando de goleada a enquete do site www.paranegocios.com.br, do jornalista santareno Raimundo José Pinto, sobre quem tem razão na guerra da soja, que tem como anfiteatro de batalha o Oeste paraense. Vá lá e vote.
O site, aliás, vem ocupar uma importante trincheira na informação economica do Pará.

Lá Em Cima

Lacunas

E o governo do Pará respondeu às acusações do Diário do Pará com relação aos seus gastos com propaganda. Admitindo que , do "emaranhado de números, aditamentos, retificações de contratos e valores, torna-se mesmo muito difícil explicar o valor exato que o governo gastou para promover as ações do estado nesta administração" o Diário fica devendo aos seus leitores uma análise mais detalhada e conclusiva das acusações.
A matéria não comenta que o valor está abaixo da metade permitida pela legislação, não gasta uma linha quanto à concentração/dispersão da mídia entre diferentes veículos, não aborda as campanhas educativas como investimento, e não compara o detalhamento dos gastos com valores de outros estados, como fazia no início das acusações,entre outras lacunas.
Ao desmerecer os investimentos de promoção e atração do Círio, sob alegação de só a fé já é um atrativo suficiente - francamente - o Diario é quem ofende a inteligência e a fé do leitor.
Volta à estaca zero a discussão, ao não abordar o fundamental.

Silêncio Dourado

É cada vez mais grave o caso das "fábricas de óculos" que a SESPA teria comprado com algumas lente$ a mais, sem licitação, de uma empresa que já está na mira do MPF em outro estado brasileiro..
O silêncio do secretário de saúde, Fernando Dourado, aumenta a combustão do imbroglio.

Câmara em Ruínas

Da coluna de Ismaelino Pinto, também no maior do mundo, edição de hoje.

Ambulante
Tem camelô, isso mesmo, camelô dentro do corredores da Câmara de Vereadores. Um deles vende até herbalife. Se eles não estão nem aí no corredor deles, imagine no resto da mangueirosa.

Esta é a situação de Nova Déli e de sua câmara municipal.
Simplesmente uma vergonha.

Deputado Porco

Da coluna de Ismaelino Pinto, na edição de hoje do maior jornal do mundo.

Horrorizada
Tia Cândida se retirou do lugar com a cena de pura imundície. Depois que termina o cooper na campestre da AP (Assembléia Paraense, o clube), um deputado estadual vai para a beira da piscina, tira os tênis e, pasmem, cheira a meia. Que tal?

Não há razão para espanto. Na outra Assembléia, a legislativa, fazem imundícies piores, bem piores.

Imagem

Do Seventy, na edição de hoje do "maior jornal do Norte e Nordeste".

Lula Chaves quer fazer pesquisa para saber como anda a imagem do Tribunal de Contas dos Municípios entre a população.

Vai dar nepotismo na cabeça.

Escola Liberal

Do blog do Noblat, citando a agência espanhola de notícias EFE.

"Seis ex-diretores dos jornais americanos Hoy, em espanhol, e Newsday, em inglês, admitiram inflar as tiragens, informou neste sábado a segunda publicação.
No total, nove pessoas se declararam culpadas da fraude até agora. Entre elas, estão alguns dos principais responsáveis pela distribuição dos jornais, que pertencem ao grupo Tribune Company.
O Newsday, de Nova York, admitiu que, de 2000 a 2004, disse a seus anunciantes que sua tiragem diária era quase 100 mil cópias maior que a real. Já o Hoy comunicou uma tiragem que era o dobro do tamanho verdadeiro.
Para enganar seus clientes, as duas publicações contavam cópias que eram jogadas no lixo ou distribuídas a pessoas que não haviam assinado o serviço, admite o próprio Newsday em artigo
".

Como se vê, lá como cá, más fadas há. Com uma diferença: lá a fraude é investigada e punida. Aqui, depois da quarentena, a fraude volta a ser anunciada, com a maior desfaçatez.
Às favas os leitores.

Corrupção Na Raiz

Do Estadão on line, pinçado do Nobat.

Relatórios da Controladoria-Geral da União (CGU) traçam um retrato alarmante do País, indicando que a corrupção está enraizada nas estruturas de poder local espalhadas de norte a sul.

Os levantamentos da CGU mostram que três em cada quatro prefeituras brasileiras – mais precisamente 77%– estão hoje envolvidas em graves irregularidades, como a recente fraude descoberta pela Polícia Federal na aquisição das ambulâncias. Apenas esse esquema, revelado pela Operação Sanguessuga, atinge um em cada dez municípios fiscalizados.

Nos rincões do País, o desvio de recursos públicos é feito muitas vezes de forma escancarada, aos olhos da população, sem o requinte das quadrilhas que se infiltram na administração federal para corromper agentes públicos e extrair vantagens financeiras."

27.5.06

Ele Voltou

Acabou, e foi rápida até, a quarentena de O Liberal após a escandalosa fraude ao IVC.
Numa promoção que vai sortear televisores e dvd's para os incautos, o jornal volta a se auto proclamar "o maior jornal do Norte e Nordeste".
O que será que a Ernst,Young tem a dizer sobre isso?

Sanguessugas

O MPF prepara mais uma ação contra parlamentares ligados a Operação Sanguessuga, a fraude das ambulâncias.
Josias de Souza dá a lista dos ladrões.

Candidato do Crime

O professor de Direito de Direito Processual Penal José Carlos Bravos (PV-SP), da Universidade de Marília, no interior de São Paulo, é o candidato preferencial do PCC.
A notícia, da Isto É desta semana, foi pinçada do blog do Noblat, e voce pode ler aqui.
Mas...e no Pará? Alguém se habilita ao filão?
Ou será que já está ocupado?

Armador

Esse post é para os jornalistas que frequentam o blog.
Lembram de um correspondente da Veja em Nova Déli, conhecido por Klester Cavalcanti, que teria sido sequestrado na BR 316?
O mesmo correspondente que, anos depois, aprontou um intriga entre o jornalista Lúcio Flávio Pinto e o Observatório da Imprensa?
Que apareceu no Programa do Jô falando sobre Amazonia e coisa e tal?
Pois bem, ele agora apronta na revista Contigo, como voce pode ler aqui.

"Distrital"

Da coluna Ronda Política, do Correio do Tocantins

Políticos de Marabá continuam demonstrando grande preocupação com o que chamam de "evasão de votos" para candidatos de outras regiões do Estado, o que batizaram de "pára-quedismo".

Choram os candidatos de Marabá.
E se não pararem de chorar, e meterem o pé no trecho, correm o risco de ver um candidato de Nova Déli como o mais votado no município.

Holofotes

No Portal ORM, frase do procurador da República Ubiratan Cazetta, em palestra ontem no V Congresso Paraense de Jornalismo, cujo tema central é "Mídia e Direitos Humanos"

'Quando um administrador público é preso por desvio de verbas públicas, ele quer ter preservado o direito de não se deixar filmar e fotografar algemado. Mas acho que a população tem o direito de ver isso'.

O blog concorda com o procurador. Afinal, o dinheiro desviado é da população.
Luzes sobre os bandidos que desviam os recursos públicos. Mais luzes.

Chegada

Chega amanhã em Nova Déli, procedente de Paris, o prefeito da capital paraense.
Mas não deve demorar muito por aqui não. Dudu ama Brasília.

Duas Velas

Fonte petista do blog, aquela que parece um morango de tão vermelhinha, conta que é preocupante a pesquisa de intenção de voto nos candidatos proporcionais do PT no Pará.
Deve ser por isso que Paulo Rocha não pára de correr o estado, pisando em ovos, como em Santarém.
Lá ele pisca pra família Martins com um olho, e para Pedro Aquino com outro.
Pedro é a principal liderança de oposição à subprefeita dentro do PT, e aposta alto na eleição da Professora Sueli, de Alenquer, para uma vaga na Assembléia Legislativa.
A sub quer o apoio do partido ao irmão caçula.

Bem de Saúde

O avião da SESPA em Santarém, contratado para o transporte de doentes, em pouco mais de um semana já transportou dois políticos governistas da região. Não estavam doentes.
Nos é que ficamos.

Amarga Coincidência

De um comentarista Anonimo do blog.

Por que Belém está na embocadura do Mar Dulce, que estamos a mercê de um Duciomar?

Hora Amarga

Comentário de um leitor Anonimo sobre o post que "explica" a opção tucana por Geraldo Alckmin, em detrimento de José Serra na corrida presidencial.

A candidatura Alkmin não é uma decisão dos caciques tucanos - FHC, Serra e Cia.
Reflete antes uma decisão partidária, consequência direta do peso do candidato "reserva" no seio do partido, haja visto o apoio que teve dos governadores do PSDB.
Dificilmente o PSDB voltará atrás na indicação, substituindo Alkmin por Serra.
Contudo, o preço é elevado, perder o Estado de São Paulo significa cortar os pés e sair pra estrada numa de aventura. Significa também abortar o futuro político de Alkmin.
Portanto, essa é uma hora amarga.

Fintando a Lei

À Própria Sorte

Do blog do Noblat, citando o Estadão.

"O pré-candidato do PSDB à Presidência, Geraldo Alckmin, foi ontem a Minas, fez rasgados elogios ao "companheiro" Aécio Neves e disse que, se eleito, o Palácio da Liberdade terá "um grande parceiro" em Brasília. Mas, reforçando os boatos de que estaria fazendo "corpo mole" na campanha, o governador mineiro não apareceu em Governador Valadares, onde Alckmin esteve na manhã de ontem.
Enquanto o ex-governador paulista, que teve queda nas pesquisas, falava em parcerias, Aécio - que aparece nas sondagens já reeleito no 1º turno - estava em São João Del Rey, onde inaugurou obras do aeroporto local.

Destino: Americano

Volta a caminhar com a celeridade que a sociedade exige, o processo contra a ladra Ana Teresa Murrieta, ex desembargadora do TJ do Pará. O novo juiz encarregado do caso ouvirá as testemunhas já na próxima semana.
O Brasil inteiro está de olho nesse escandalo.

Decomposição

Não é saudável o ar que exala na Secretaria de Saúde do Pará.

26.5.06

Sob Consulta

Do site do TSE, pinçada do blog Pelos Corredores do Planalto.

O deputado Vic Pires Franco (PFL-PA) encaminhou hoje Consulta (CTA 1266) ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sobre a elegibilidade de cônjuges ou parentes de titulares de mandatos de vice.
O parlamentar questiona ao Tribunal se, no caso de um vice (vice-presidente, vice-governadores ou vice-prefeitos) de primeiro mandato não substituir ou suceder o titular nos seis meses anteriores ao pleito, o cônjuge e parentes podem se eleger para o mesmo cargo.
Segundo o deputado, a consulta busca esclarecer o entendimento do TSE sobre o assunto em face da Emenda Constitucional nº 16/97, que instituiu a possibilidade de reeleição dos titulares de cargos majoritários.
O Código Eleitoral, no artigo 23, estabelece que cabe ao TSE responder sobre matéria eleitoral às consultas que lhe forem feitas em tese, por autoridade com jurisdição federal ou órgão nacional de partidos políticos

Comentários

Desde a quarta à tardinha o blog recebeu vários comentários que valem a pena serem trazidos à ribalta, como apelidei o front view do Quinta.
Neste final de semana, vários assumirão o lugar do poster.
Obrigado a todos.

Muros e Latrinas

Do Repórter Diário, hoje.

Contramaré
As obras de reforma no porto de Camará, no Marajó, começaram sem que a comunidade tenha recebido resposta da Arcon - agência estadual reguladora dos serviços públicos terceirizados - sobre a retirada do muro previsto no projeto original da empresa de navegação Henvil, que explora o local.

Parceria
Nas duas reuniões realizadas para discutir o projeto (cujos investimentos são divididos igualmente entre governo do Estado e Henvil), a comunidade propôs parceria para cuidar do controle de acesso ao porto sem a necessidade de construção do muro. A prefeitura de Ponta de Pedras também não concorda com o isolamento da área. Se a idéia persistir, a reação é certa.

Pois bem.
A esculhambação - do porto e da linha - são velhas companheiras de quem precisa utiliza-las.
Na quarta feira uma latrina futuante, registrada na Capitania dos Portos como "Lady Líria", pegou fogo na entrada da baía.
Tudo às barbas da incompetencia e ausência de Marinha,ARCON, MPE e o escambau.
O governo restaura, há dez meses, outra latrina chamada Barcarena.
Realmente não tem saída o turismo marajoara.
Nem sossêgo a vida de seus moradores.
Talvez reagindo, quem sabe?

Alternativo, Indecente e Mortal

Notícia d0 Diário do Pará on line, de agora há pouco.

Choque entre van e ônibus deixa pelo menos 10 mortos na BR-010

Duas horas antes do acidente acontecer, 120 km mais adiante, o poster tomou uma van com destino a Nova Déli. Seis horas de viagem para percorrer um trecho de 280 km.
Dá de tudo. Menores viajando desacompanhados, motorista conversando com passageira que viaja no banco do cobrador, paradas para subir e descer passageiros no leito da rodovia federal, além das tradicionais imudície, fedentina e som alto.
Transporte alternativo no Pará é uma avacalhação que só perde para quem o regula: a ARCON.

25.5.06

Meeting

O ministro Tarso Genro chegará a Nova Déli na segunda, no final da tarde.
Vai convidar um grupo de 25 paraenses ,entre eles os tres membros do Conselho Nacional de Desenvolvimento Economico e Social(CNDES) - o empresário Lutfalla Bitar, Avelino Ganzer e o reitor da UFPA - e o governador Jatene, para um encontro.
Vai falar e ouvir.

24.5.06

Mais Um

Jader Barbalho (PMDB), Socorro Gomes (PCdoB), Wlad (PMDB) e Nilson Pinto (PSDB) não aparecem na lista de presença da sessão que absolveu mais um mensaleiro, no caso Vadão Gomes(PP-SP), um dos mais apagados parlamentares da Câmara.

Pilha Fraca

Do blog do Jeso Carneiro, contando que o governo dos Martins foi pro "pára prá acertar".
Pelo comentário, dá prá perceber a estratégia e a tática.
Levanta a saia, Jeso.


O secretário municipal de Governo, Inácio Corrêa está menor.
A nomeação do advogado Roberto Vinholte para o cargo de consultor de marketing e comunicação do governo Maria do Carmo é a prova dos nove.Os dois vão dividir espaço e poderes na Secretaria de Governo, porque a paciência dos irmãos Everaldo e Maria com Inácio chegou no limite.
O secretário não tem dando conta do recado.
Crises e mais crises se sucedem no governo e ele não tem sido competente para evitar que elas caiam no colo da prefeita.
O episódio do "Ia, ia, ia, a culpa é da Maria", quando estudantes foram às ruas contra o reajuste da passagem de ônibus , é um dos mais eloqüentes neste sentido. Há outros de igual gravidade e que poderiam ser evitados se Inácio tivesse o mínimo de talento.
Nem mesmo para liderar a tropa-de-choque governista o secretário tem mostrado habilidade.
Conclusão: Maria tem sido alvo fácil da oposição.
Para reverter essa situação, convocaram Vinholte, com trânsito livre em todos os meios de comunicação da cidade, inclusive a mídia-viúvas de Lira Maia, para o papel que Inácio Corrêa não tem correspondido.
A cartada vai dar certo?
O governo torce por isso. Do jeito que estava é que não podia continuar.
Menor, Inácio baixa a cabeça e segue no caminho que não tem mais volta, o de deixar os companheiros e tocar sua vida de comerciante no ramo de baterias.

Lápide

Josias de Souza faz uma instigante análise da pesquisa CNT/Sensus.
Clika aqui.

Bingo!

Noblat responde a pergunta que não quis calar desde que Alkcmin foi indicado candidato do PSDB à presidencia do Brasil. O 5a Emenda levantou essa lebre no post Dilema Tucano, dia 3 deste mes. Tudo vai ser desmentido, é claro.
Restam os fatos.

Por que o PSDB preferiu disputar a próxima eleição presidencial com o candidato reserva?

Resposta que ouço de emplumados caciques do PSDB sob o compromisso de não revelar a identidade deles: por que o partido dá por garantida a reeleição de Lula.
Então decidiu tentar ganhar o governo de São Paulo com José Serra e reeleger Aécio Neves em Minas Gerais.
O sonho de retomar a presidência da República foi transferido para 2010.

Fedor

Do blog do Noblat.

A Câmara desistiu de investigar os deputados envolvidos no esquema de desvio de dinheiro na compra de ambulância com emenda parlamentar.

Alega que a corregedoria não tem como investigar tanta gente - atualmente, são 16 os investigados, mas o número de envolvidos pode ser de 170.

O presidente da Câmara, Aldo Rebelo (PC do B-SP), pediu hoje à Procuradoria-Geral da República que assuma a tarefa e depois repasse o resultado à Câmara.

E a CPI Mista? Bem, ainda não foi totalmente engavetada. O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), quer sepultá-la antes mesmo de seu nascimento.

Só que pretende ter o aval dos líderes dos partidos para isso. Renan não quer segurar o ônus da gaveta sozinho.


Bem, isso já era esperado, vindo de onde vem, aquele lugar que cheira mal,muito mal.

Exemplo

Do blog do Noblat.

A presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Ellen Gracie, revogou há pouco a decisão de ontem do Tribunal Regional Federal da 1ª Região, em Brasília, que mandava soltar as pessoas presas pela operação sanguessuga.

A ministra concedeu liminar a pedido da procuradoria-geral da República.

Ao todo, 44 pessoas foram presas desde o último dia 13 acusadas de envolvimento no esquema de desvio de dinheiro em compra de ambulâncias com emenda parlamentar
.

Até que enfim!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Começou muito bem a nova presidente do STF.
Alvíssaras.

Lula Cresce. Alckmin Cai

Saiu a CNT/Sensus, no blog do Noblat.

Lula - 40,5% (abril: 37,5%; fevereiro: 42,2%;novembro: 31,8%; setembro: 32,7%)

Alckmin - 18,7% (abril: 20,6%; fevereiro: 17,4%; novembro: 15,8%; setembro: 13,1%)

Garotinho - 11,4% (abril, 15%; fevereiro: 14,4%; novembro: 15,1%; setembro: 13,2%)
Heloísa Helena - 6,1% (abril, 4,3%; (fevereiro: 5,1%; novembro: 5,8%; setembro: 6,3%)

Indecisos, brancos e nulos – 23,4% (abril, 22,7% e fevereiro: 21,1%)

Segundo turno entre Lula e Alckmin

Lula - 48,8% (em abril, 45%);

Alckmin - 31,3% (em abril, 33,2%)

Terra e Ar

O empresário Jacob Barata,amigo de Dudu e interessado nas linhas de ônibus de Nova Déli, poderá ser um dos novos donos da Varig.
Quem conta é o Ancelmo Gois, n'O Globo de hoje.
Agora é que a milhagem de Dudu arrebenta.

Recado

Do Seventy, n'O Liberal de hoje.

Companhia
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva já confidenciou a seus principais assessores que não quer 'pagar o mico' de, nos palanques de campanha do Pará, aparecer ao lado de gente que vai fazer a festa da mídia oposicionista.


Amanhã o mal lavado responde.

Esquadrões da Morte

Sob o título de Herança dos Porões, o blogueiro Mauro Malin, hospedado no Observatório da Imprensa, conta uma rápida história dos esquadrões da morte no Brasil, desde sua gênese em 1950, e mostra como estão ainda vivos - e ativos - esses monturos de tarados homicidas.

Preferencial

Da Coluna do Estado, n'O Estado do Tapajós de hoje.

Durante o encontro de planejamento da campanha do grupo do ex-deputado federal Paulo Rocha, realizado em um retiro localizado na vila de São Braz,(em Santarém) na semana passada, ficou acertado que a candidatura a deputado estadual do vereador Lito Martins é 'preferencial' em relação às campanhas dos candidatos de outros partidos que estão unidos ao PT em Santarém.

Segunda Classe

Remo e Paissandu, ao que tudo indica, já mostraram a que vieram neste campeonato brasileiro.

Censura

Do blog do Noblat, sobre a censura ao jornal amapaense Folha do Amapá, do ex senador João Capiberibe (PSB)

Mais uma vez o Partido Democrático Trabalhista (PDT), partido do governador Waldez Góes, entrou com pedido de liminar contra o jornal Folha do Amapá e a Justiça concedeu liminar determinando a suspensão imediata de matérias que o PDT entende como ofensivas ao governador Waldez Góes.
Dessa vez a decisão partiu do juiz eleitoral auxiliar Adão Carvalho, que em sua justificativa diz que o jornal continua fazendo propaganda antecipada negativa ao governador Waldez Góes e que este teve danos à sua imagem. Ele acata o pedido do partido do governador e manda retirar do ar a manchete do jornal, a coluna Amapá Global e a coluna de humor Tomates Silvestres".

Quem é Quem

PCC Vota PT

Do blog do Josias, na Folha on line, de como o PCC orienta seus seguidores ao voto.

Em ofício sigiloso, a Polícia Federal repassou ao governo de São Paulo uma mensagem que o PCC fez circular pelos presídios paulistas dias antes de deflagrar a onda de ataques que subverteu a ordem em São Paulo entre os dias 12 e 19 de maio. O texto, mantido sob sigilo, concitava os presos a promover levantes nas cadeias e continha uma inusitada mensagem política.

Leia a matéria completa aqui.

Derrota

Do Repórter Diário, no Diário do Pará de hoje.

Lutar e Construir.
Esse é o nome da chapa eleita na última sexta para formar a nova diretoria do DCE da Unama. A composição mescla lideranças da UJS (União da Juventude Socialista), do PT e da Juventude do PMDB com estudantes sem vínculo com partidos políticos.

Puxa vida! Perdeu a chapa apoiada pelo Seventy,a do PSOL.

23.5.06

Vai Indo

Apuração dos informes do Folha on line da pesquisa CNT/Census que sai amanhã, mostra Lula estável e Alckmin e Garotinho em queda.

Diagnóstico

Da Agencia Reuters, pinçado do site Yahoo Notícias.

O Brasil foi criticado pela Anistia Internacional pela falta de implementação de reformas na área de segurança pública e de ações políticas contra a violação dos direitos humanos.
"Os governos estaduais falharam na implementação consistente das reformas de segurança pública delineadas na proposta de criação do Sistema Único de Segurança Pública (Susp) e o governo federal concentrou a sua atenção na formação policial em vez de introduzir reformas mais abrangentes com base no respeito pelos direitos humanos", disse a entidade em seu relatório.

Leia a matéria completa aqui.

Som dos Infernos

Da coluna de Ismaelino Pinto, très chic, em O Liberal de hoje.

Sonoro
Querem mandar para o Iraque para uma temporada de vacancy um locutor que todo domingo inferniza, isso mesmo, inferniza a vida e os ouvidos de todos que moram nos arredores da Praça da República. Dizem, eu disse dizem, que ele é contratado da prefeitura. Enquanto isso, Dudu, o prefeito, está em Paris.

O Ismaelino tem razão. Mas nem precisava mandar o Bento prá tão longe.
Podia ser para Americano 1 mesmo, aqui pertinho.
Ou seus ditos contratantes, no regresso.
E, aproveitando a leva, mandar de volta ao colo de Evo Morales um boliviano que vende fitas de música de churrascaria, que aporta cedo na infausta praça, a bom vender a porcaria sonora.

Memória de Santarém

Uma série em fascículos, pesquisa e texto de Lucio Flávio Pinto, publicada pelo jornal O Estado do Tapajós, foi lançada neste final de semana na Pérola.
"Memória de Santarém" reuniu todas as correntes e vertentes da política e da cultura daquela cidade na cerimonia de apresentação do primeiro fascículo.
Pena que a capital do estado não vai conhecer a série, de interesse de todos os paraenses, pela riqueza e importancia daquela região, na história do estado e da Amazonia.
Mas no dia em que este poster se aposentar, se viver até lá, vai abrir uma banca de jornais no centro de Nova Déli, onde venderá jornais de todo o interior do estado.
Menos aqueles com circulação verificada pela Caititu e Mucura, Auditores Associados.

Soja Suja

Contrariando as mais elementares regras do marketing, desafiando a lei e as autoridades, e ratificando as mais truculentas práticas políticas, os agressores aos ambientalistas nos episódios Cargill versus Greenpeace em Santarém-Pa começam a colher os primeiros resultados de suas desequilibradas intervenções.
E a safra não é das melhores não.

Pinto Danado


Do G online, do UOL.

Mesmo afastado da Igreja Católica, Padre Pinto continua causando polêmica.
Dessa vez ele foi internado no último sábado, dia 20 de maio, no Hospital Português, em Salvador, onde entrou em estado de semi-inconsciência por excesso de álcool.
De acordo com o jornal A Tarde, Pinto foi com um amigo conhecer na noite de sexta, dia 19, a famosa boate gay OFF Club, onde ele declarou ter ido com a intenção de "experimentar o outro lado", mas não teve “contato sexual”, apenas tendo dançado e bebido.
Já no sábado, depois da noitada, Pinto acordou e bebeu café, cerveja e outros tipos de bebida alcoólica. Ainda segundo o jornal, ele teria ido no início da tarde do sábado para a praia de Barravento com um grupo de amigos e continuado a bebedeira.
Por volta das 15h, teria desmaiado e a seguir levado ao hospital onde recebeu hidratação venosa. “O médico que me examinou disse que eu tive uma síncope (desmaio), provavelmente de fundo emocional”, afirmou Padre Pinto ao A Tarde.

Affe...

Estilo

Comentarista do blog, na horinha em que o poster estava escrevendo esta nota, entrou nos comentários do post Matéria Prima para chamar atenção do estilo de Jader nas inserções do PMDB ontem à noite: metendo o dedo no olho.
E vaticina: a campanha começa com pau puro. Em cima dos tucanos, é claro, à frente das pesquisas ainda não divulgadas oficialmente, cujos resultados correm soltos pela cidade.

Parece Mas Não É

Não é verdade que o colunista Ancelmo Gois, de O Globo, seja irmão gêmeo do deputado federal Raimundo Santos (PL-PA).

Golpe da Milhagem

Passageiro que procurou a TAM no sábado, tentando a emissão de uma passagem, foi surpreendido por uma decisão da empresa, do final de abril, que impede a efetivação da milhagem com menos de uma semana do dia da viagem.
Transporte Aéreo Malandro esse não?

Penalty

Vai ser auditado pelo TCU o pouco que resta da boa imagem do Banco do Brasil: os incentivos ao esporte.

Sinalização

Mari...onete

O fundo azul atrás de Maria do Carmo, típico de estúdio de tv, deu um ar retrô ao programa do PT ontem à noite.
Mas não foi de propósito não.
É que o responsável (?) pela gravação não sabia, ou esqueceu, que com aquele fundo não dá prá "recortar o croma-key", o efeito que aplica imagens por trás da pessoa que está falando.
Com isso não pode aparecer seu primeiro irmão Everaldinho Martins, o inesquecível Beiçola, a imagem que realmente está por trás de Maria, alegoria de prefeita.
Mas todo mundo em Santarém já sabe.

22.5.06

Sexo nas Bancas

Este mês, as duas revistas que chegaram à fase final da disputa com a “Trip” foram “Vip” e “Playboy”. No fim das contas, nenhuma delas teve fôlego para roubar o troféu de Pamela Panichelli, mas ambas merecem uma folheada carinhosa e atenta.

A disputa a que se refere Santiago Fusco, articulista de nominimo, é o tema de uma das seções daquele site. Chama-se Sexo nas Bancas, que avalia todos os meses a digamos, produção, das revistas masculinas(?) brasileiras.
Neste artigo Fusco conta porque a Trip sempre vence a disputa.
Uma delícia de leitura, não tanto quanto o usufruto das "paisagens" das revistas, é claro.

Dobradinha

Do blog do Noblat, agora de noite.

Doravante, as pesquisas do Instituto DataFolha serão divulgadas primeiro no Jornal Nacional e no dia seguinte na Folha de S. Paulo. Para isso foi firmado um acordo entre o instituto e a TV Globo.
A primeira pesquisa irá a campo a partir de amanhã e será divulgada pelo Jornal Nacional desta quarta-feira. Número de entrevistados: 6.104 em todo o país.
A pesquisa testará o nome do senador Pedro Simon (RS) como eventual candidato do PMDB à presidência da República.

Prova dos Nove

Da Coluna do Estado, do jornal O Estado do Tapajós.

O ex-prefeito Lira Maia será o coordenador da campanha de Almir Gabriel em Santarém.

Será um bom teste para saber como vai se sair o candidato tucano na capital do oeste do Pará.
Maia, que estaria na frente em todas as sondagens de intenção de voto para a Câmara Federal, vai puxar votos para um tradicional adversário, que sempre enfrentou alta rejeição no município, embora o governador Jatene tenha conseguido melhorar a imagem governista na Pérola.

Fogo Amigo

Ganhou um apelido nada alentador, dentro do partido, a candidatura do deputado petista Mário Cardoso ao governo do Pará: caldo de peteca.
Ferve, ferve, e não adquire sustânça.
Do ponto de vista eleitoral, é claro, já que Mário é um respeitado professor de Matemática da UFPA.

Banda

Sem prejuízo de sua candidatura para a Câmara Federal, aliás com benefícios, deverá ser da ex prefeita de Parauapebas, Bel Mesquita, a regência da campanha peeemedebista no sul do Pará.
Asdrúbal traz o trombone.

Falta Combinar

Fonte petista do blog, vermelha que nem menina moça quando recebe um galanteio pela primeira vez, garante que 80% da militância do partido não iria para as ruas numa eventual coligação com o PMDB.
Pedir votos para Barbalho, nem pensar, assegura.

Matéria Prima

Eldorado de Carajás e a segurança pública no Pará. Com ataques duros e frontais a Almir Gabriel. Logo mais, às 20:20, em cadeia regional, no programa do PT.

Front Midiático

Do blog do Jeso Carneiro, de Santarém, informando que chega à blogosfera o embate entre ambientalistas e predadores no Oeste do Pará.

O embate Fora Greenpeace versus ambientalistas também ganhou versão blog. Cada um dos lados tratou de criar a sua trincheira eletrônica.

[Clique aqui], para acessar o bunker do primeiro.

[E aqui], para acessar o segundo.

Enquanto isso, em Nova Déli, o editorial de hoje de O Liberal assume posição.
A favor dos predadores.

21.5.06

Governo Paralelo

Mídia Limitada

Do colunista Nelson de Sá, da Folha de São Paulo de hoje, pinçado do blog do Noblat.

"Em uma coisa o publicitário Duda Mendonça, que fez a campanha de Lula, e o jornalista Luiz Gonzalez, que pode fazer a de Geraldo Alckmin, concordam: a internet ainda é para poucos no Brasil, para causar maior impacto neste ano eleitoral. "O povão não tem acesso a computador", diz o primeiro.
O publicitário Fernando Barros, presidente da agência baiana Propeg e que fez campanhas para FHC, José Agripino Maia e outros, até concorda com a premissa, mas avisa: "Os marqueteiros não caíram na real ainda. A internet vai ser fundamental. Eu estou assustado com a importância do veículo".
Ricardo Berzoini, presidente do PT e futuro coordenador da campanha de Lula, entrega logo que o que mais assusta no novo veículo: "Seria importante que a Justiça Eleitoral estabelecesse limites para o marketing viral. A preocupação nem é só eleitoral. O anonimato na internet é preocupante para a sociedade como um todo"."

18.5.06

Oh John!

Do simpático Bernardino Santos, n'O Liberal de hoje.

Surpresa agradável
Recém-chegado a Belém, hóspede de Denis Cavalcante, o americano John Sullivan ficou surpreso ao folhear O LIBERAL. Eloigou a qualidade do papel, a impressão, o conteúdo e o projeto gráfico.
Segundo John, poucos jornais dos EUA têm a qualidade de O LIBERAL. Ele disse isso numa roda de intelectuais que participavam do lançamento do livro de Nelly Cecília, na AP.


Contaram para o John o caso do IVC ?
Conta prá ele, Denis, conta.

PCC- Primeiro Comando do Congresso

17.5.06

Fora da Razão, Fora da Lei

É crescente a tensão em Santarém.
De um lado, sojeiros, madereiros e grileiros e parte da mídia local. De outro, ambientalistas, a Pastoral Social, a outra parte da mídia, e grande parte da sociedade santarena.
Cenas de selvageria, protagonizadas pelos sojeiros, com agressões a repórteres e tentativa de incendiar o barco alugado pelo Greenpeace, foram alguns dos incidentes registrados ontem à noite na Pérola.
O blog acha que os sojeiros, madereiros e grileiros estão começando o caminho de volta.
E comemora, pelos tres.

Pega Ladrão!

Realmente, a bandidagem grassa na Cãmara Federal. Até funcionário terceirizado entra na patifaria. E tá todo mundo solto...por isso se aborrece o Marcola,ora.

O Que é Que o Lula Tem

A Bahia é Lula, segundo o IBOPE, pinçado do blog do Noblat.

"Pesquisa Ibope feita sexta e sábado passados por encomenda da TV Bahia mostra Lula (PT) com 59% no Estado. Anthony Garotinho (PMDB) tem 12%; Geraldo Alckmin (PSDB), 9%; Heloisa Helena (PSOL), 4%."

Sinuca de Bico

Do blog do Noblat.

"Como pode falar em choque de gestão um governo que não é capaz de impedir celular dentro dos presídios?" - pergunta Ricardo Berzoini, presidente do PT.

Longe, Muito Longe

Fonte do blog liga prá contar que em reunião com os secretários ontem, no Icuí, o governador Jatene contou que a distância entre ele e o deputado Jader Barbalho começou a aumentar após as eleições municipais de 2004.
Jader teria feito uma proposta de chapa imbatível em 2006: Jatene recandidato,e Jader para o senado.
A contrapartida ao apoio de Jader seria uma vaga no Tribunal de Contas do Estado, verbas para seu grupo de comunicação, além de cargos no segundo escalão. Jatene teria dito não.
A partir daí, arremata a fonte, "Jatene começou a ser "maltratado" pelo Diário do Pará. Antes de 2004 tava tudo bem, meu bem."

Aquece a Fogueira

O blog recebeu um interesante comentário a propósito da questão das verbas de propaganda do governo Jatene, objeto do post Comunicação Tucana, logo abaixo.
O leitor não se identificou, mas percebe-se que é bem informado.
Sorte do blog e de seus leitores, que acabam sabendo das coisas antes delas acontecerem.

Acredito que o Governo do Estado já esteja com a resposta na agulha.
E que só não se manifestou , ainda, por conta de uma estratégia jurídica.
Os comentários são muito pertinentes. A matéria do Diário do Pará, Rádio Clube e TV RBA, todos veículos do deputado Jader Barbalho, denunciam o gasto pelo Governo de mais de 40 milhões em propaganda.
Mas, no balanço geral do Estado, ano 2005, esse número chega a pouco mais de 20 milhões, o correspondente a menos da metade que a constituição permite gastar.
Fontes fidelíssimas indicam que a quantidade de veículos de comunicação utilizados como mídia , principalmente no interior do Estado, é muito significativo e diversificado,o que comprovaria a divisão do bolo.
É importante, também,como bem observou o Carlos Barreto, indicar as campanhas educativas e de serviços.
Nâo vamos esquecer que, hoje, temos rádio, tv e jornais menores por esse Pará afora.
Bem diferente dos tempos dos Barbalhos que jogaram toda mídia pra dentro de casa: em 1982, na campanha do Jáder, o Diário era um pasquim com impressão quente. Passados 20 anos e alguns governos é só contar quantos veículos o grupo RBA tem hoje.
Em Belém e no interior.

Demissões

Notícias de Santarém dão conta de demissões no Hospital Muncipal da cidade. Entre eles está o médico Erik Jennings, habituée no programa eleitoral de Maria em 2004.
É impressionante a capacidade de se desfazer de aliados de primeira hora - e de gerar fatos negativos - do governo dos Martins, a Cidade da Gente.
Enquanto isso os sojeiros agridem, além da natureza, a imprensa.
Tá tudo no blog do Jeso. Confira.

16.5.06

Comunicação Tucana

Primeiro foi de Marabá, no jornal Opinião.
Agora vem de Santarém, na coluna do titular do jornal Estado do Tapajós, novas informações sobre as verbas de propaganda do governo Jatene, objeto de acusações do jornal Diário do Pará.

Embora o governo do Pará se recuse a comentar o volume de seus gastos com propaganda, análise das prestações de contas das administrações nos últimos 20 anos revela que em 1994, no governo Jader Barbalho, a despesa com publicidade representava 0,5% do orçamento estadual. *** No ano passado, por exemplo, apesar do crescimento da arrecadação própria, as despesas com propaganda consumiram 0,7% do orçamento da administração direta o que, ao contrário do que muita gente pensa, demonstra que os tucanos gastam menos que os peemedebistas que ocuparam o governo estadual.

Aos comentários.
Primeiro que o estado não pode se recusar a dar as informações, que são públicas. Um simples exame das contas no TCE vai indicar o montante.
Mas o blog desconfia que o Diário não tem interesse em escarafunchar mais do que já fez.
Segundo, a comparação com os gastos do período Barbalho pode ficar prejudicada pelas próprias diferenças de custos, tecnologias, condições do mercado da informação e aumento do tamanho da máquina pública, entre outras variáveis.
Terceiro que é apressado resumir a discussão a "quem gasta mais".
O que realmente deveria interessar é o perfil do gasto. Um exemplo: quem gastou mais com campanhas educativas, de estímulo a cidadania, ou em promoção do turismo?
Quem melhor dividiu esses recursos nos diferentes meios de comunicação, na capital e no interior, do pequeno ao grande mídia?
Quem sabe algum passarinho sopra esses números, ou algum repórter faz a investigação?

No Comando

Regressista

Mas o programa semestral do PP ontem, hein?
Anjos, santos e querubins se esforçando prá desvincular a seção regional da situação crítica que se encontra a legenda Brasil afora, devastado pelas denúncias de corrupção em seus quadros.
E continua o cheiro de naftalina nas aparições de Gérson Peres.

Quarto Mundo

São Paulo ganha um novo apelido, do juiz Walter Maierovich, ex secretario nacional anti drogas e especialista no combate ao crime organizado.
Em entrevista postada no blog do Noblat ele compara São Paulo a Bagdá.
Pertinho de Nova Déli.

Livros e Cordas

Caduca

Da coluna de Guilherme Augusto, no Diário do Pará de hoje.

ELEIÇÃO
Professores vão às urnas hoje e amanhã para escolher a nova diretoria da Associação dos Docentes da Ufpa (Adufpa). Não haverá disputa. Apenas uma chapa se inscreveu, encabeçada pela professora Vera Jacob, que, assim, deverá ganhar um segundo mandato na direção geral da entidade universitária.

Jacob vai ficar mais um mandato à frente de sua própria associação, a ADJ, Associação dos Docentes da Jacob, antiga Adufpa.
O movimento docente já articula, inclusive em nível nacional, uma outra entidade que represente a categoria.
Essa, velha, fica com a Jacob.
E com o Seventy, é claro.

Santino na Roda

Os acontecimentos de São Paulo garantiram de vez a presença do tema segurança pública na campanha eleitoral. E vai ser preciso mais do que mostrar carros, aviões,motos, armas e coletes.
Muito mais.

Maria da Soja

Do site O Eco, pinçado do blog do Jeso Carneiro, santareno toda vida.

Escolha
Se havia ainda alguma dúvida, ela não existe mais. A prefeitura de Santarém escolheu um lado no embate entre ativistas do Greenpeace e sojicultores do município que andam derrubando as matas da região. Ficou com os últimos. Na sexta-feira, ela proibiu a abertura de uma exposição de imagens da Amazônia que a Ong faria no mercado municipal.

Obedece quem tem juízo
A proibição foi comunicada pelo administrador do mercado, Delmas Lira, ao pessoal do Greenpeace que foi ao mercado na sexta-feira para montar a exposição. A O Eco, Lira disse que recebeu ordens superiores para impedir a mostra. Não disse de quem elas vieram. "Essas coisas a gente não pergunta. Obedece. O cara avisou que se eu não proibisse, iria me comprometer", contou

Teste

Informa o Repórter Diário, na edição de hoje do Diário do Pará, que o prefeito de Nova Déli, em mais uma viagem para longe da cidade, talvez não esteja presente na visita do presidenciável tucano na capital paroara, quinta feira.
Das duas uma: ou o governador Jatene puxa-lhe as orelhas e enquadra o parceiro, garantindo sua presença na visita de Alckmin, ou agradece aos céus a providencial viagem, que afasta a maior mala da política paraense da cena política.

15.5.06

São Paulo,Pará,Brasil

Os Amantes de Chávez

Que delícia. Leio na imprensa inglesa entrevista com Herma Marksman, amante de Hugo Chávez durante dez anos. Isto, claro, quando Chávez era um modesto tenente-coronel do exército da Venezuela. Tenho certa experiência com a vida privada de ditadores ou caudilhos e já escrevi abundantemente a respeito. Normalmente, não se recomendam. Hitler era caso extremo e o romance com Eva Braun, que terminou como terminou, ficou marcado por insatisfações mútuas, típicas do onanista histérico e da mocinha insatisfeita. Mussolini era um selvagem que violava duas ou três mulheres por dia e depois discursava a multidões em êxtase. Cuidado, falamos de tempos pré-Viagra. Os comunistas eram um pouco mais moderados: tirando Mao, pedófilo e, em termos de banho diário, um reputado suíno, Lenin e Stálin tinham privacidades toleráveis. Lenin gostava de "ménage a trois" com a mulher, Nadya, e a amante, Inessa, o que não deixa de ter as suas vantagens e, mais que vantagens, a sua coerência: coletivismo é isso mesmo, camaradas. Stálin, depois de enterrar a primeira mulher e de levar a segunda à loucura, dedicou as energias hormonais a matar milhões

João Pereira Coutinho, o jovem cronista portugues da Folha de São Paulo, ataca novamente.
Leia aqui a íntegra do artigo.

Ciência

Aliás, o reitor da UFPA toma conhecimento das liberalidades a que se entrega a parceria O Liberal/Associação dos Docentes da Jacob, pelo clipping que sua assessoria elabora.
Segundo falou ao blog,ele não lê O Liberal.
Por uma razão muito simples: ele não acredita em O Liberal.
Que nem o IVC, e todo o povo que acompanha o Círio.

O Liberal e Adufpa: Tudo a Ver

É uma graçinha o editorial de O Liberal, edição de domingo.
Reacendendo uma antiga comandita com a Associação dos Docentes da Jacob, antiga Adufpa, surreal mas compreensível, volta o jornal desligado do IVC a escrever bobagens em seu editorial.
Tem tudo prá ir muito longe a parceria.
A porcaria de parceria, aliás.

Blog das Desapropriações

Dois leitores do blog, durante o final de semana, através de comentários e e.mails, pediram destaque as mais recentes notícias das desapropriações de imóveis na área contígua ao novo Pronto Socorro Municipal de Nova Déli.
Preferi mandar o link de um blog criado para contar o andamento desses tristes casos de desapropriações pela PMB,administração Dudu.
É http://spaces.msn.com/zillaboyspace/.

12.5.06

Eldorado 10 Anos

O massacre de Eldorado de Carajás completou 10 anos. Dele, continua um gosto travo de revolta na consciência da opinião pública. Independentemente da utilização ou da manipulação política e ideológica do sangrento episódio, que são indisfarçáveis, a sensação de indignação que subsiste, muito viva, talvez resulte da constatação de que a história podia ser melhor apurada se houvesse um pouco mais de sentido de dever nas autoridades públicas. Se realmente houvesse mais instituições públicas dignas de merecer essa definição no Estado.

Assim começa o artigo de Lúcio Flávio Pinto sobre os dez anos do massacre, publicado no Estado do Tapajós. Leia a íntegra aqui.

Definições

Mário Couto para o senado, Almir, e Valéria de vice.
Tem gente por aí jurando que é por aí.

Na Frente

Fonte petista do blog, aquela que é mais vermelha que o sangue de Cristo, garante ter visto as pesquisas que o partido mandou fazer. E, para surpresa rubra, Jatene teria mais intenções de voto que Almir.

Convenção

Amanhã a noiva do ano dirá com quem vai se casar, PT ou PSDB, ou se vai continuar solteira, dando prá quem bem entender.
É a convenção do PMDB, com direito a tese jaderista.
Segundo Jader, o estatuto do PMDB determina que uma decisão de convenção pode, sim, ser alterada em convenção seguinte por maioria simples.
A previsão é de pancadaria, prá variar.

Proteína

Hoje o poster gostaria de almoçar com Antony Garotinho.
Deve tá rolando o mó rango hoje.

Auditoria

Foi-se o IVC, chegou a Ernst,Young.
O Liberal continuará tendo sua circulação auditada sim.
Mas não pode "marcar bobeira" de novo.
Se vacilar, vai ter que procurar a Caititu e Mucura,Auditores Associados.

Vai Lá

10.5.06

IVC Não Verifica Mais

Enfim um desfecho para o escândalo do IVC.
Os jornais O Liberal e Amazonia Hoje desfiliaram-se do IVC.
Como se diz popularmente, botaram o rabo entre as pernas e deram o pinote.
Um espetáculo degradante, protagonizado por aquele que foi o maior jornal da Amazonia.

Ann Pontes Divulga Nota

Além do comentário de Parsifal Pontes, no post abaixo, o blog recebeu, da Assesssoria da deputada federal Ann Pontes (PMDB-PA), a nota a imprensa encaminhada pela jornalista Candyce Rocha. Segue.

Ao final do dia de hoje, após o término dos meus trabalhos no Conselho de Ética, fui surpreendida pela notícia de que meu nome, juntamente com o de vários outros parlamentares, havia sido divulgado em uma lista de acusados de envolvimento em irregularidades na destinação de recursos referentes à área da Saúde.
Segundo informações divulgadas inicialmente em alguns sites na Internet, a acusação teria sido feita por uma senhora de nome Maria da Penha Lino, funcionária do Ministério da Saúde e acusada de integrar a quadrilha de venda de emendas ao Orçamento e que teria se utilizado do recurso da delação premiada para fornecer, em depoimento à Polícia Federal, uma lista de supostos envolvidos.
Sobre este fato tenho a dizer o que segue:

1. Não tenho, nunca tive e jamais terei nenhum envolvimento com este ou qualquer outro tipo de “esquema” ou irregularidades dentro ou fora da Câmara dos Deputados.

2.Nem eu, nem nenhum de meus assessores, conhecemos, vimos ou mantivemos contato algum com a senhora Maria da Penha Lino.

3.A destinação de emendas em meu gabinete funciona da seguinte forma: fazemos um levantamento do que temos direito a destinar, selecionamos os municípios que receberão esses recursos, fazemos contato com os prefeitos para que eles possam opinar sobre as ações prioritárias para seus municípios e apresentamos a emenda junto à Comissão de Orçamento. O recurso, quando liberado, é depositado diretamente na conta corrente da prefeitura, que é a total responsável pela aplicação dos mesmos e pela execução da obra ou serviço. Não temos nenhuma ingerência de quem é contratado para fornecer ou executar a obra/serviço.

4.Segundo Parecer Preliminar aprovado pela Comissão de Orçamento, justamente para dar força às emendas da área da Saúde, determinou-se que todo parlamentar deve destinar pelo menos 30% de suas emendas para esta área.

5.Durante todo o meu mandato destinei 17 emendas para a aquisição de unidades móveis de saúde. Contudo, os municípios que efetivamente receberam recursos para aquisição de ambulância foram:

Prefeitura Municipal de Breu Branco
Prefeitura Municipal de Cametá
Prefeitura Municipal de Goianésia do Pará
Prefeitura Municipal de Itupiranga
Prefeitura Municipal de Tucumã
Prefeitura Municipal de Tucuruí

Para concluir, faço questão que estas denúncias sejam apuradas à fundo e me coloco a inteira disposição para quaisquer esclarecimentos que se façam necessários para a apuração dos fatos. Já coloquei a disposição da Polícia Federal a quebra de meus sigilos telefônico, bancário e fiscal, bem como o de todos os assessores que trabalham em meu gabinete.
Sinto que meu nome tenha sido envolvido de forma inconseqüente em um escândalo tão horroroso, mas acredito que, ao final, a verdade sempre aparece.
ANN PONTES

9.5.06

Parsifal Desmente Acusações

O blog recebeu um comentário de Parsifal Pontes, a propósito do post Um Dia de Cão.
Como de hábito, trago-o à "ribalta", lembrando que meus comentários ao comentário de Parsifal ficaram lá na "caixinha" do post.
Aqui é o lugar do contraditório.

Olá Juvêncio,
De fato é uma noite de cão.
Não pela notícia a meu respeito, mas pela lamentável e irresponsável citação a respeito da Ann.
Quanto ao TCU, o problema de ser prefeito é que será ex prefeito.
E aí começam processos deste tipo.A multa é em função de um juízo do TCU por erro formal, ou seja, modificação de projeto. Não há no juízo nenhum veredicto de fraude ou tergiversação de recursos públicos, daí porque se aplica “somente” multa, da qual, é claro, recorrerei.
A vistoria do DNIT, já feita, acusou a conclusão da obra e não se manifestou a respeito das repercussões da mudança do projeto, daí porque a nova determinação do TCU ao DNIT.
Devo aguardar o procedimento.
O problema, de fato, é que estas coisas já são lidas como sentença de culpa e dolo. Todavia, recebo com tranqüilidade: sei que não houve a culpa e nem o dolo.
Quanto à notícia da Ann, isto, de fato, deixou-a, e me deixou, extremamente injuriado, como nunca me senti antes (e sabes que já tenho longo tempo nesta estrada).
Ela sempre destinou emendas para compra de ambulâncias desde o seu primeiro ano de mandato. O procedimento dela, porém, termina aí.
Não há a mínima hipótese de ela ter participado de quaisquer tipos de conluio para liberação de emendas ou compras.Ela nunca falou com a Senhora Maria da Penha, não a conhece e nem um dos seus funcionários de gabinete também tiveram tal procedimento.
Penso que a Senhora Penha resolveu listar como suspeitos todos os parlamentares que fizeram e liberaram emendas para compra de ambulâncias.
Asseguro-lhe: é impossível proceder o que esta senhora falou em se tratando da Ann.
É lamentável o ocorrido, pois, desiludida que já estava ela com a política, agora serão redobrados os meus esforços para convencê-la que vale à pena.
Cordialmente
Parsifal Pontes

Vai Sim

Parece que, enfim,desta vez o tempo fechou para Silvio "Land Rover" Pereira.
Parece.

Pela Metade

Vem de Marabá o primeiro desmentido às denúncias do Diário do Pará a respeito das verbas de propaganda do governo do Pará.
É do Jornal Opinião, na coluna de seu titular, o jornalista João Salame Neto.

Comunicação
Setor de comunicação do governo do Estado não se abala com as sucessivas denúncias formuladas pelo Diário do Pará, jornal controlado pelo ex-governador Jader Barbalho (PMDB), sobre o gasto do Palácio dos Despachos com propaganda. Os tucanos garantem que gastaram menos da metade do que é autorizado por lei. O problema é que a acusação foi feita e até agora está sem resposta oficial.

Belo Monte: TRF Mantém Embargo

O juiz federal Avio Mozar Ferraz de Novaes, do Tribunal Regional Federal da 1ª Região, em despachos assinados ainda em abril passado, mas que só agora chegaram ao conhecimento do Ministério Público Federal, negou liminar aos recursos da Eletronorte e da Eletrobrás que pediam a continuidade dos Estudos de Impacto Ambiental da Hidrelétrica de Belo Monte. Com as decisões, fica mantida a liminar do juiz federal de Altamira Antonio Carlos Campelo, e suspenso o licenciamento da usina.
Agora, o TRF confirma a argumentação do MPF e a necessidade de oitiva das comunidades indígenas. " Há possíveis irregularidades que, se não forem solucionadas, conduzirão ao mero desperdício de dinheiro público, o que não é razoável em um país que volta e meia é manchete em jornais internacionais em decorrência da crônica falta de verbas para atendimento de necessidades básicas de sua população", diz Novaes em seu despacho.

Fonte:MPF

Fio da Meada

Do blog de Jorge Moreno, em O Globo on line.

Por um fio
Por diferentes motivos e sintomas, são preocupantes os estados de saúde de Sílvio Pereira e de Antonhy Garotinho.O estado emocional do ex-petista pode ter consequências imprevisíveis. Da mesma forma com que, mesmo sob controle médicos, a greve de fome do pré-candidato do PMDB tem provocado alterações descontroladas no seu metabolismo.

Moreno, evidentemente, está brincando com seus leitores.
Não vou fazer o mesmo.
Motivos e sintomas semelhantes, nos dois casos, grita a estratégia dos meliantes: enganar, mentir, roubar.

Um Dia de Cão

Hoje é um dia que vai entrar para a história da família Pontes.
No início da tarde o blog do Jeso, citando o TCU, informou que o ex prefeito de Tucuruí e ex coordenador regional da Funasa, Parsifal Pontes, do PMDB, havia sido notificado a pagar multa ao erário, no valor de R$ 25 mil, por conta de "irregularidades no contrato firmado entre a prefeitura e a empresa Camargo Corrêa, relativamente à alteração da técnica construtiva para realização dos serviços de fundação e estrutura do cais, diferentemente do previsto na concorrência."
"Foi detectado, também, aumento injustificado dos custos em decorrência da alteração realizada e ausência de demonstração de que os preços praticados no contrato eram condizentes com os de mercado".
"O TCU determinou ao Dnit que examine, no prazo máximo de 60 dias, a prestação de contas do convênio e manifeste conclusivamente a respeito da regularidade da aplicação dos recursos transferidos, em especial com relação aos indícios de pagamento a maior à empresa contratada pela prefeitura, o que configurou na prática de ato antieconômico e resultou um dano estimado em mais de R$ 1,1 milhão ao erário."
Agora há pouco,um post no blog Pelos Corredores do Planalto, do jornalista Val-André Mutran, de Brasília, citando o blog da Revista Época, informa que uma funcionária do Ministério da Saúde, presa na Operação Sanguessuga, resolveu se beneficiar do instituto da delação premiada, e revelou uma nova lista de parlamentares que estaria envolvida no escândalo das ambulâncias.
E aparece o nome da deputada federal Ann Pontes, do PMDB do Pará.

-------------------------------------------------------------------------------
Atualizada às 19:57.

Saiu dos blogs e entrou na mídia massiva. O Globo on line repercute a notícia.

Limites e Direitos

De Xico Vargas, do noblog, o blog do site nominimo.

É dura a vida de quem depende das repartições do governo. Pode-se pensar que a greve de uma tropa de burocratas da Anvisa, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária, não chegue ao extremo de matar ninguém. Mas vale conferir.
Como não comparece ao trabalho há quase dois meses, o povo da Anvisa também não emite licenças para a importação de remédios. Resultado: o medicamento Zetia, eficiente redutor dos níveis de colesterol do sangue, sumiu das farmácias do Rio.
Quantos infartos a brusca interrupção de tratamentos já provocou não se sabe. Sabe-se, porém, que se pode esperar qualquer coisa quando a saúde da população está entregue a funcionários públicos dessa qualidade
.

Xico foi condescendente com os grevistas da ANVISA, como está sendo o governo.
Isso não é greve. É patifaria da grossa, e deveria levar à cadeia seus autores.
À falta de limites - e onde eles não são necessários? - entra a peia.
Ou deveria entrar.

Tonhão

Um acidente de carro na BR 010, há pouco mais de uma hora,perto de Santa Maria, tirou a vida do prefeito de Dom Eliseu, Antonio de Jesus Oliveira, o Tonhão.
Baiano, motorista de caminhão, chegou aquela conflagrada região nos anos 80, antes de seu desmembramento de Paragominas. Correu atrás e chegou a ter o maior supermercado da cidade. Mas a política o levou a breca. Levantou de novo, mas não se separou mais da militância.
Foi o primeiro prefeito da cidade, em 89, e candidatou-se novamente em 2004, perdendo a disputa, mais tarde anulada pelo TRE.
O novo pleito, em maio de 2005, reconduziu-o ao cargo, por uma diferença de menos de um ponto percentual.
Simples e bem humorado, Tonhão costumava dizer em palanques, para delírio da platéia, que "enquanto tiver rapariga e tábua podre em Dom Eliseu, Tonhão não perde eleição".

( Com informações do Diário do Pará on line)