24.9.08

Conselheiro Colares

A eleição no TCM - oposição 21 x 18 governo - não é, necessariamente, uma avant première dos humores da casa em 2009, na opinião de uma fonte do blog acostumada aos processos de preenchimento de vagas nas cortes de contas paroaras. Perfis dos candidatos e seus relacionamentos na casa são fatores muito importantes na eleição. Além do mais, o G-10 estaria sempre pronto a rever posições e negociar situações, o que poderia aumentar, aqui e ali, a base de apoio ao governo.


-----


O Quinta volta segunda. Até lá!

22.9.08

2° Turno em SLZ

O candidato do PCdoB-PT à prefeitura de São Luís, deputado federal Flavio Dino, subiu nas pesquisas, descolou-se do terceiro lugar e deverá disputar o segundo turno com o ex governador João Castelo (PSDB).
É a Vanguarda , sob o comando de Vera Paoloni, quem assina a campanha de Dino.

Nas Margens

A mais nova pesquisa IBOPE/Rede Globo na capital paroara registra descidas e subidas dentro das margens de erro, a grande vedete destas eleições.
Valéria, Pirante e Mário Cardoso caíram. Duciomar volta ao podium.
Na modesta leitura do blog, as intenções de voto não mudaram muito e continua valendo o prognóstico do post Adios Muchachos, que repercute a pesquisa publicada no dia 7.

-----

Por causa disso já está aberta a temporada de contratações para o segundo turno.

Paraíso Mineral

Parauapebas está sem água, sem luz e sem terra.
Estes fecham as entradas da cidade neste momento.

Já Era

Tem caixão fechando em Tailândia, Tomé Açú e Jacundá.

19.9.08

18.9.08

Saindo do Forno

A mais nova pesquisa DataUnama em Nova Déli está aqui.

Velório a Vista

Tem caixão sendo fechado numa cidade da Região Metropolitana de Nova Déli.

Na Marra

O clima esquenta em algumas cidades paroaras. Intimidações, ameaças e pancadaria, como em Prainha, onde a malandragem corre solta sem que as autoridades se manquem e dêem um termo na baderna violenta que tomou conta da cidade.
Se suas excelências não botarem o pé na brecha, Tailândia seguirá o caminho.
No início da manhã de ontem, a principal auxiliar da primeira dama do município foi ameçada de morte. No início da noite, a secretaria de uma escola, ao lado do Fórum, foi incendiada.

IBOPE Mocorongo

Com 14 pontos percentuais de diferença, nos votos válidos, a prefeita de Santarém Maria do Carmo Martins lidera a disputa eleitoral.
Os resultados da pesquisa estão na edição de hoje do Diário do Pará.

17.9.08

De Que Lado Voce Está?

No blog do Bogéa, sob o título 2010 é agora.

Independente do resultado eleitoral de 5 de outubro, as forças políticas que se debaterão em Marabá, na eleição de 2010, estão bastante definidas, com o afunilamento da disputa municipal.
De um lado, estarão Maurino Magalhães, Nagib Mutran, e Asdrúbal Bentes, apoiando o PMDB ou o PSDB.
De outro, Tião Miranda, João Salame e Bernadete ten Caten, afivelados até os dentes em torno de Ana Júlia.
Bastou uma breve conversa com os principais personagens dos citados grupos, nas ultimas horas, para se prever a configuração de forças caminhando nesse sentido.

Comícios Finais

Barcarena e Ananindeua serão os municípios visitados pelo Sobrancelhudo no último dia de campanha.

Preciso Tanto...

Não é verdade que o prefeito de Parauapebas, Darci Lermen, candidato à reeleição, vai contratar o publicitário Nizan Guanaes para fazer os últimos seis programas de sua campanha.

Fico

A candidata petista à prefeitura de Marabá, deputada Bernadete ten Caten, argumentando que seu partido é de chegada, resiste às pressões para que desista de sua candidatura e apoie o candidato do PPS, deputado João Salame.

16.9.08

Mania de Jornal

O IBOPE contratado pelo semanário Folha do Pará, em Marabá, encontra-se, digamos, em local incerto e não sabido.

La Plata Desapareció

Tem produtora parada - e programa repetido - em Redenção e Tucuruí.

Pam...Pam...Pam

Este som, terrível, funesto, chega de longe aos ouvidos do poster.
Vem de uma lindíssima cidade do oeste do Pará.
É um caixão sendo fechado.

15.9.08

Disputa na UFPA

O professor Licurgo Brito será o vice da chapa de Regina Feio à reitoria da UFPA.

Convergência

Em várias cidades do estado começam as pressões para desistências de candidaturas majoritárias que, digamos, não decolaram. O fenômeno começa com os vereadores, capturados pelos que estão na liderança das intenções de voto, intensificando a movimentação de emissários de grandes legendas pelo interior.
A toalha jogada pelo peemedebista Asdrubo Bentes, em Marabá, reforçando a candidatura de Maurino Magalhães (PR), é um claro exemplo do fenômeno, e preocupou aliados e adversários do PMDB.
Jader, mais uma vez, jogou na frente.

192

Desembarca em Parauapebas um reforço vindo de Brasília, uma espécie de terceira equipe de marketing do candidato petista à reeleição, Darci Lermen. A segunda leva , que será mantida, teve praticamente a mesma duração da primeira.
Ou seja, a cada seis peias no horário eleitoral gratuito, ocorre uma troca.

Hora do Pânico

Quem conhece, garante: é bom se preparar para grandes emoções nestas tres semanas que restam até o dia 5 de outubro.

Interiorização

O IBOPE municipalizou-se de vez no Pará. Flexibilizando preços e equipes de coleta, uma pesquisa do instituto, que já custou oito vezes mais que um instituto local, está apenas quatro vezes mais cara.

Modorra

A mais recente rodada do IBOPE na capital moveu-se na margem de erro. A rigor, só o petista Mário Cardoso moveu-se além dela. Um ponto, mas fora da margem não é pouco.

10.9.08

A PGE "Vazou"

Da Assessoria de Imprensa da Imerys, o blog recebe a nota abaixo.

A Imerys Rio Capim Caulim recebeu com imensa surpresa, por meio da imprensa, a informação de que a Procuradoria Geral do Estado, entrou com uma ação civil pública contra a RCC, nesta terça-feira (9), pelo naufrágio do rebocador Jeany Glalon XXVII, pertencente à empresa JF Oliveira Navegações Ltda. Em relação ao que foi divulgado, a Imerys esclarece que:

- A RCC não tem e jamais teve nenhuma relação de serviço com a empresa JF Oliveira Navegações Ltda;

- A Imerys Rio Capim Caulim não utiliza o serviço de rebocadores de nenhuma empresa;

- A Imerys RCC já está tomando as providências necessárias para esclarecer essa situação junto à Procuradoria Geral do Estado.

--------

O blog volta na segunda, mas responderá os comentários do post Más Companhias amanhã.

Más Companhias

Tem algo de errado com a pressão arterial de alguns partidários da candidatura do professor Carlos Maneschy, que tenta chegar na reitoria da UFPA. O post de ontem sobre a busca de apoio do candidato - atitude absolutamente inserida na rotina da politica - enfureceu algumas larvas que rodeiam o candidato.
Há muitas delas, aliás.
Uma se aborreceu porque revelei que Maneschy disse que quer ser o candidato do reitor, coisa que ele sempre disse, no que demonstra certo juízo.
Outra, pudica até não mais poder, ficou passada porque usei a expressão beija mão para classificar o encontro.
Foi beija mão sim.
Imaginem como não ficariam se eu tivesse dito que Maneschy, desta feita mostrando certa falta de juízo, ofereceu ao chefe da Casa Civil do governo do Pará, Claudio Puty, o apoio à volta do atual reitor em 2012, caso seja eleito ?
Imaginem se eu tivesse dito que Puty a-do-rou as referências petistas indicadas pelo candidato?
E aí? Que tal?
Histérica, uma das larvas chegou a dizer que não votaria em Maneschy pois ele manteria este escriba na UFPA. Olha, pode votar tranquilamente no professor Maneschy. No dia 7 de junho deste ano, na sala de trabalho do candidato e por ele convidado, o poster adiantou que tem data marcada para retornar ao governo do estado: 3 de julho do ano que vem, véspera da posse do novo reitor, seja ele quem for. Ou ela.
Duvida? Pergunte ao seu candidato.
No dia 4 de julho de 2009 o poster protocola seu pedido de aposentadoria na Sepof, e vai continuar vergastando essa escumalha inaposentável.
Amo muito tudo isso, larvas.

Vazamento "Terceirizado"

C'est impressionnant. À Imerys il coule même par leurs engagé.

9.9.08

Ibopeando Por Aí

No blog Página Crítica.

Leitura atenta dos estranhos números do último Ibope da disputa eleitoral em Belém, divulgados neste domingo, 7, por O Liberal, sugere que não terá sido apenas para gozar das delícias da Cidade Maravilhosa que o prefeito Duciomar desembarcou por lá, cercado de mistério, para uma estadia relâmpago há menos de 15 dias.Há quem jure tê-lo visto pelas bandas do Leblon, mais precisamente na Av. Ataulfo Alves, 1079.

------

É nesse endereço que o carteiro entrega a correspondência do IBOPE.

Buscando Apoio

O professor Carlos Maneschy, candidato à reitor da UFPA, foi beijar a mão, por assim dizer, do chefe da Casa Civil do governo do Pará, seu colega de universidade Claudio Puty.
Disse que quer ser o candidato do reitor, e que tem petistas ilustres em sua companhia na eleição. Citou o cientista político Edyr Veiga, a historiadora Edilza Fontes e o ex prefeito do campus, o técnico Marcos Vinicius.

-----

Noutro front, espera-se para hoje o fechamento da chapa que resgata a candidatura da atual vice reitora Regina Feio, talvez com Licurgo Brito na vice.

Prognóstico

Estrelas petistas e vermelhas com bolinhas pretas deverão meter a careta no programa eleitoral de Duciomar Costa. No segundo turno, é claro.

Weather Report

A Meteorologia avisa: vem aí o Vale de Lágrimas.

8.9.08

Caveira Política

Num volume proporcional ao tamanho do engôdo de suas propostas políticas, em infração eleitoral e ambiental condizente com sua vida pregressa, o nacional André Lobato, vulgo Kaveira, inferniza a Praça da República com uma propaganda sonora fixa.

Entraves Políticos

O jornalista e cientista político Leonardo Sakamoto mostra, por meio de uma pergunta, como a simplicidade pode encurralar a escumalha da política. Ele pergunta:

Por mais que a proporção de empregadores que utilizam trabalho escravo seja pequena diante do universo de produtores rurais, por que há parlamentares contrários à criação de instrumentos de combate a esse crime?

A resposta está aqui.

Espanto e Vergonha

Por Mino Carta.

De todo modo, o presidente que se curva diante de Gilmar Mendes e engole as prepotências de Nelson Jobim não pode ignorar onde medra o ovo da serpente. Soa como algo estranho, ou mesmo incrível, que o destino do orelhudo banqueiro do Opportunity, alcançado pela Operação Satiagraha, motive tamanha tensão e abale a autoridade do governo.
Assim é, no entanto, e infelizmente. As razões da tempestade são, em princípio, misteriosas. Ou não? Ou será que Daniel Dantas comanda os donos do poder pela via a ele habitual? Eis o lado assustador da história. Na qualidade de cidadão, fico entre o espanto e a vergonha.

Na íntegra aqui.

O Quintal do Barbalho

"Vão sair das eleições com o mesmo tamanho, Juvencio", diz ao poster o ex deputado federal Nicías Ribeiro, coordenador da campanha de Manoel Pioneiro (PSDB) à prefeitura de Ananindeua. Referia-se ao PT, PMDB e PSDB.
Segundo os cálculos da velha raposa, cada um com algo em torno de trinta e poucas prefeituras.
Perguntado sobre as considerações que fiz no post Bis, limitou-se a sorrir, o que reforça a suposição do blog: ninguém quer brigar com o Sobrancelhudo nestas eleições.
Não no seu quintal, e com seu pintinho.

Adios, Muchachos

A pesquisa IPOPE/Rede Globo publicada ontem em O Liberal implodiu as candidaturas de Pirante (PMDB) e Mário Cardoso (PT).
Valéria (DEM) e Duciomar (PTB) podem ir guardando seus cobres para o segundo turno.

Ferro na Boneca

Tem virada grande em cidade grande do interior, segundo pesquisas internas do próprio partido do candidato virado. Pena que a legislação eleitoral impede que o blog revele onde é e de quanto foi. É horrível saber das paradas e não poder dividi-las com os leitores.

-----

Atualizada às 11:15.

Teve de tudo no comitê do candidato virado quando chegou o resultado da pesquisa. Até cadeira sendo lançada na parede.

Sem Colete

Pouca gente e muita vaia. Pouco conteúdo e muita reclamação contra os tucanos no comício do PT em Novo Repartimento, no sábado à noite.

Me Desiste

Começou a temporada de desistência de candidaturas majoritárias pelo interior. Em troca do que já foi gasto, tem neguinho que sai do páreo e livra o que jogou no mato.

Vontade Louca

É digno de registro o estoicismo do ex chefe da Casa Civil do governo do Pará, auditor Charles Alcântara. Há 50 dias ele vê seu blog desativado...e não volta a postar.
Mas que os dedos dele devem coçar, ah! devem sim.

Começar de Novo

Podem acontecer mudanças na equipe e no formato do programa de rádio/tv do candidato Maurino Magalhães, em Marabá.
Voce sabe, né, quando muda o marketing...

4.9.08

Sobe o Tom

Na segunda feira, 8, alcançaremos a metade da campanha de mídia eletrônica.
Na segunda o blog volta a ser atualizado.

Números Ruins?

O prefeito Duciomar Costa, candidato a reeleição, entrou no TRE com pedido de impugnação da pesquisa IBOPE/Rede Globo prevista para ser publicada na edição de domingo de O Liberal.

Modelito

Quem viu a foto da governadora Ana Julia de colete a prova de balas, no lançamento da operação contra violência naTerra Firme, que os jornais não publicaram, garante: ela ficou um arraso.
Com todo o respeito, é claro.

Nova Fase

No blog do Castagna Maia.

A saída do Delegado Paulo Lacerda, da ABIN, pode ou não ser temporária.
Mas foi a ABIN quem deu condições ao Delegado Protógenes de prender Daniel Dantas.
Toda a discussão sobre grampos - até agora não provados - e a queda da Diretoria da ABIN é continuação do caso Daniel Dantas.
Já disse antes: entramos em uma nova fase da vida nacional.

Já contávamos com a impunidade.
Agora, vai além: não apenas a impunidade; é preciso punir os bons.

3.9.08

Há Vagas

Aqui.

Barulho Suspeito

No blog do Josias, na Folha online.

O governo escolheu a dedo o substituto de Paulo Lacerda na Abin. Chama-se Wilson Trezza.
Deve-se à repórter Fernanda
Odilla a revelação de que Trezza já trabalhou para Daniel Dantas.
Sim, exatamente, ele mesmo: o suspeito-geral da República, preso e solto duas vezes na Operação Satiagraha.
Entre fevereiro de 2002 e março de 2003, o novo mandachuva da Abin bateu ponto na Fundação Brtprev. Era diretor de Seguridade.
Geria os planos de benefícios dos colaboradores da Brasil Telecom, empresa submetida à época ao controle de Daniel Dantas.
"Não me relacionava com ele", diz Trezza, um oficial de inteligência, que ingressou na atividade de informação em 1981, no velho SNI.
Antes de ser contratado pela Brtprev, Trezza passara uma década distante do SNI e da sucessora Abin. Nesse período, servira ao governo FHC.
Primeiro como secretário de Previdência Complementar do Ministério da Previdência.
Depois como diretor administrativo do Ministério da Educação, sob o hoje deputado Paulo Renato (PSDB-SP).
Em 2003, depois da passagem pelo braço previdenciário da Brasil Telecom, Trezza voltou à Abin.
Agora, é assediado pelo desafio de identificar os responsáveis pelo “grampogate”.
Entre as hipóteses sob investigação há uma suspeita levantada por Jorge Félix.
O general, superior hierárquico de Trezza, disse e repetiu, em privado, que o grampo que vitimou Gilmar Mendes pode ter sido uma encomenda de Daniel Dantas, o ex-patrão do novo diretor da Abin.
Responda rápido: é possível dormir com um barulho desses?

Sem Bússola

O Ministério Público Eleitoral deveria investigar as molecagens que o piloto e candidato a prefeito Joaquim Hammad (PTC) apronta na campanha eleitoral de Santarém.

------

Atualizada às 14:04.

Hammad, por ele mesmo. Aqui.

Rodada

O IBOPE registrou ontem uma pesquisa no TRE, para ser publicada na edição de domingo de O Liberal.

Confronto

Andam se estranhando, na Vigia, militantes do PT e do PMDB. De um lado, professores ligados ao PT são acusados de pressionar os alunos para votar na coligação vermelha. De outro, denúncias de distribuição indiscriminada, pelo PMDB, de prebendas aos eleitores.

2.9.08

Público e Crítica

Jornalistas e publicitários ouvidos pelo blog consideram os programas eleitorais de Valéria Pires Franco (DEM) e José Priante (PMDB) como os melhores da capital.
As pesquisas quali de uma das candidaturas confirmam a opinião dos profissionais.
Como em 2006, as atividades profissionais não deixam o poster acompanhar os programas de Nova Déli como gostaria.

Balançando

Babado forte varreu o mundo midiático ontem em Parauapebas, dando conta que teria neguinho arrumando as malas e comprando a passagem de volta para Nova Déli.
Depois de seis programas - e seis memoráveis peias - estaria madura pra cair a equipe de marketing do prefeito petista, Darci Lermen.
Um novo comandante para os programas eleitorais, Claudio Feitosa, teria sido contratado. Claudio faz a campanha do pedetista Anuar, na vizinha - 63 km - Canaã dos Carajás.
Fonte ouvida pelo blog ontem à noite, com amplo acesso à campanha vermelha, não confirma a informação embora admita que é grande a preocupação com os rumos da campanha no rádio e tv.
A conferir.

------

Atualizada às 08:15.

Minha fonte na capital do minério acaba de ligar confirmando o babado que correu e a contratação do jornalista Claudio Feitosa. É ele quem vai dar as cartas no marketing a partir de agora.

Curvas Cruzadas

Prossegue o silêncio do Diário do Pará sobre a pesquisa Vox Populli esperada para o último domingo. Fonte do blog nos bastidores vermelhos com bolinhas pretas diz que a folha sobrancelhuda teria dois bons motivos para não publicar a pesquisa.
O Vox, realmente, não dá sorte com este cliente.
Veja o que o Quinta publicou há pouco menos de tres meses:

Vox e Diário do Pará Acertam Pesquisas
Na coluna Repórter Diário, edição de hoje da folha sobrancelhuda, é anunciada a contratação de uma série de pesquisas ao Vox Populi. A primeira está prometida para o próximo domingo, 15. É um sinal que as patacoadas de 2006 foram superadas, quando nada menos do que seis pesquisas foram contratadas e não publicadas pela folha barbalhista ( ver arquivos do blog de agosto daquele ano) sem qualquer explicação do jornal aos leitores.O Vox também foi contratado para Ananindeua, Marabá e Santarém.

------

By the way, conta o Blog do Bacana.

O blog foi informado que gente do PT, do PMDB e do PTB começam a dar os dedinhos. E a porrada coletiva vai cair sobre a cabeça de Valéria.A conferir.

Candidato Clown

O impossível acontece... em Santarém, é claro.
Leia a história de um candidato que precisa colocar uma bolinha vermelha no nariz.

Meninos da Banda

Começou a rodar o filme "Meninos da Banda"- roteiro dos irmãos Nélio e Sávio Palheta, com direção Bernadete Mathias. O roteiro foi premiado em primeiro lugar pelo programa DOCTV, da rede de emissoras educativas. Com equipe da produtora TV Norte, foi gravada a festa que a banda "31 de Agosto" fez no do domingo em Vigia, para comemorar seus 132 anos de fundação e plena atividade. Entre outros itens da festa, a banda acordou a cidade com uma "alvorada"que acabou no cemitério com a banda homenageando os músicos já falecidos. E de lá foi à casa de dois antigos músicos da banda ainda vivos, velhinhos, que se emocionaram com o Parabéns a Você, tocado na poeta da casa deles. Nada escapou das câmeras do projeto.

Pastilhas Walda

A Vox da folha sobrancelhuda está rouca.

Os Bandidos e os Covardes

Os bandidos avançam no controle da República.

1.9.08

Visagem em Congresso

O programa Visagem será apresentado no Núcleo de Produção de Rádio e Mídia do Intercom 2008 – Congresso da área de Comunicação - em Natal, do dia 02 ao dia 06 de setembro. É o único representante da região Norte no núcleo. O trabalho é da jornalista e pesquisadora Sandra Garcia, que tem o experimentalismo no rádio como tema de doutorado. O Visagem tem o comando do escritor e editor Guaracy Jr. e vai ao ar todas as segundas-feiras, a partir das 21 horas, pela Rádio Cultura do Pará - 93,7.

Menor

Antes do final do ano a lista de assessores especiais da governadora entra em regime de emagrecimento.

Virada à Vista

Tá virando rapidamente a situação eleitoral numa grande cidade do sul do Pará. Neste final de semana as ruas já mostraram os efeitos da propaganda eleitoral, e o candidato à reeleição meteu a careta na tv pegando pesado em cima de quem vem subindo.

Planos B

Com remotas possibilidades de ultrapassar os adversários, alguns candidatos pelo interior torcem agora por investidas na área jurídico policial como forma de virar o jogo eleitoral.

Infernal

A Justiça Eleitoral deveria banir os carros som das próximas eleições.

Grampos, Liminares e Negócios

Uma nuvem de imundícies cobre o STF.