28.8.07

Candidato

Vai ter problemas a leganda tucana em Marabá, depois que a CVRD cortou o fornecimento de pelotas para o guseiro Demétrio Ribeiro, suplente de senador e virtual candidato à sucessão em 2008.
O corte, sabe-se, decorre das reiteradas transgressões da Usimar à legislação ambiental.

4 comentários:

Anônimo disse...

...Da Silva disse ...

Acho que o Demetrius não será candidato pelo PSDB. Tem gente que se beneficiou, e até se elegeu, com apoio do dito cujo.E agora vive embalando essa candidatura. Só que a rede está furada ...

Anônimo disse...

Meu caro Juca,

Conheço o Demétrius e a política de Marabá. Posso te afirmar: ele não era e não será candidato a prefeito de Marabá.
Sobre a decisão da Vale considero que foi unilateral e sem tempo para as duas empresas (Cosipar e Usimar) se adequarem. Concordo que as transgressões não são de hoje. Mas as dez guseiras que lá estão se instalaram com o aval da Vale e do Estado. Com todas as transgressões já sabidas.
Depois da pressão internacional, do Ministério Público e da sociedade civil organizada, já verificamos melhoras na questão ambiental e trabalhista. Desde a criação do Instituto do Carvão Cidadão, pelas próprias siderúrgicas, já foram descredenciadas 316 carvoarias pela prática de trabalho degradante. Foi criado o Fundo de Reflorestamento, com as guseiras aportando 3 dólares por tonelada de gusa exportada. E várias delas adquiriram fazendas para reflorestar. Resolvido o problema? Não. Ainda é preciso avançar muito mais. Mas o caminho não é colocar 7 mil pessoas no drama do desemprego, numa cidade (Marabá) onde a violência atingiu índices alarmantes e os bandidos agem de maneira cada vez mais audaciosa e à luz do dia usando adolescentes do exército de desempregados existente na periferia da cidade. Não. O bom senso indica que esse não é o caminho. A solução é continuar avançando na direção de dar conta do passivo social e ambiental. Que o Estado use sua força para isso.
Aliás, o Estado precisa titularizar as terras e mudar a imbecil reserva legal 20 x 80, que, na prátioca, incentiva o desmatamento ilegal e clandestino. Sem isso não dá pra falar em carvão legal e muito menos em reflorestamento.
Abraços

João Salame

Unknown disse...

Caríssimo deputado. Se vc e o querido Da Silva dizem que Demétrio não será candidato, então é porque não será.
Abs aos dois, e mais uma vez obrigado pelas visitas, que honram o blog e informam seus leitores.

Anônimo disse...

Grande Juca,
Discordo dos dois posters, o Demétrius pode não ser candidato agora, que deve ter negociado a ajuda do prefeito Tião Miranda para interceder junto a CVRD para ter o fornecimento de minério de ferro novamente, que foi cortado pela Vale. Antes deste fato, a TV Eldorado (Repetidora do SBT) de propriedade dele soltava todos os dias matérias contra o prefeito. Outro fato, é que foram públicas e notórias as conversas(e foram muitas), com propensos candidatos como Maurino Magalhães (PR), Asdrúbal Bentes(PMDB), Luiz Carlos/Bernadete Caten(PT), Miguelito Gomes(PP), Ítalo Ipojucan(PDT) e João Salame(PPS), e sempre a pauta em questão era a possibilidade de ele(Demétrius) ser candidato.
1 abraço Dr. Costa.