19.10.07

Violas e Pães

Derramaram-se em auto elogios as folhas paroaras por suas edições do Círio, o Diário na segunda, 15, e o Liberal na quinta, 17. Policromias de alta qualidade, papel de primeira, películas especiais e outros quetais foram alvo de notas nas colunas âncora dos jornalões.
Ficaram devendo, todavia, no conteúdo.
Quem vende papel é papelaria, quem vende tinta é armazém. Jornal vende informação.
Resultado: por fora belas violas, por dentro pães bolorentos.
Salvaram a pátria das edições a prefeitura de Nova Déli, a Assembléia Legislativa e o governo do Pará. Este despejou oito páginas e meia páginas de mídia.
Mas - é só uma sugestão - o governo deveria cruzar o volume da mídia com as tiragens, afinal o Diário não vende dezesseis vezes mais que o Liberal.
Transparência, na comunicação pública, é mais do que seguir os trâmites da legislação ou respeitar os limites do orçamento: é universalizar a informação, coisa que não rola quando determinadas informações saem apenas num ou noutro veículo. Ou, como no caso, dezesseis vezes mais num, que no outro.
Isto sem falar na produtividade da mídia, que ao sair muito mais num jornal do que em outro, torna-a mais cara, porque menos eficiente.
Aliás, a eficiência é outro critério importante de qualquer investimento em mídia, principalmente a pública.
Se nada disso bastasse, restaria o respeito ao leitor, que nada tem a ver com as alianças do governo ou seu contencioso político-jurídico.
Na área privada, onde não pontificam razões de Estado, a Yamada, a pretexto da Supernorte, a feira do setor supermercadista, deu um sôpro no caixa do Liberal, com página e meia.
Já dá prá pagar o pendurado com os baderneiros.
Ou encher o tanque do jatinho e dar um pulo nos States.

20 comentários:

Francisco Rocha Junior disse...

"Quem vende papel é papelaria, quem vende tinta é armazém. Jornal vende informação". Esta foi sensacional.
Abs.

Unknown disse...

rs...ora ora, não é Francisco?
Bom dia prá vc.

Anônimo disse...

juca,
pensei que as edições dos jornais de domingo iam passar em brancas nuvens, até que você tira da cartola um texto paidégua.
Só não concordo muito com relação a sua análise sobre o conteúdo editorial de ambos.
Creio que o Diário deve ter faturado mais, em compensação resolveu abdicar da informação.Zilhões de cadernos negócios e nadica da informação.E isso em pleno domingo de Círio.Como eleitor me senti ultrajado.
O Liberal ainda tentou fazer jornalismo.Tudo bem que o projeto editorial não é nenhum libelo de criatividade, mas dava pra enxergar um projeto, depoimentos de pessoas comuns, abordagens diferentes sobre o Círio, enfim, percebe-se que pelo menos se pensou jornalismo na redação.Quanto ao Diário, o pensamento foi faturar.
Ninguém é melhor, nem pior do que ninguém nessa briga. São Siamaeses que se detestam

Unknown disse...

Aceito sua crítica, o projeto da edição de O Liberal é melhor sim.
Obigado e abs.

Anônimo disse...

Juca o jornal é o reflexo do seu leitor.Por que os blogs são tão ruins? Porque o leitor de blog é liso, marginalizado e invejoso.Isso é pesquisa. Segundo a Simetria a credibilidade dos blogs é de 30%.

Unknown disse...

rsrs...mande a pesquisa da Simetria para eu mostrar para os lisos, marginalizados e invejosos...eheh

Francisco Rocha Junior disse...

Não sou tão liso assim, graças a Deus e ao meu esforço pessoal; não me sinto marginalizado - ao contrário, sou parte de uma elite econômica, segundo todas as estatísticas que conheço; e, sinceramente, apesar de isto depender de alguém acreditar na minha palavra, não sou invejoso.
De onde saiu esse conceito???

Unknown disse...

Ele vai apresentar a pesquisa, Francisco, ou comprometer, mais ainda, a Simetria...rsrs.

Anônimo disse...

Por isso o mundo está virado de pernas para o ar: até a Simetria está toda torta!

Anônimo disse...

Resumindo: junte os dois jornais, esprema até não mais poder.
Não sai um Jornal (sim, com J maiúsculo) inteiro.
Cada um só faz gritar:

"- a gente somos os melhores"...
Quem gosta mesmo são os catadores de papel para reciclagem.

Unknown disse...

Além dos coluni$ta$, sempre em alta...r$r$r$r$

Helena Saria disse...

não sei o que gosto mais de ler: se as notas do blog ou os comentários sobre elas...sempre um prazer passar por aqui.
Abs.

Anônimo disse...

Sensacional e irretocável, Juca! Vai encabeçar a coletânea Quinta Emenda que um dia organizarei ;-)
Bjs
HP

Unknown disse...

Helena,a caixinha do Quinta brilha quando vc aparece, caríssima. E eu tb curto muito o bate papo aqui dentro...rs
Bjs prá vc e bom trabaho aí!

Unknown disse...

Obrigado HP, queridíssima figura, sei que a coletanea estará em ótimas mãos...rs
Bjs.

morenocris disse...

Infomação = balcão de negócios!

"Por que o leitor de blog é liso, marginalizado e invejoso?"

"Segundo a Simetria, a credibilidade dos blogs é de 30%"

Perdoa-me as alterações!

Juca, você pode chamar a Quinta Emenda?

"O contraditório é bem vindo. O que ele(leitor de blog, anônimo), não pode trazer é uma acusação, ou uma formulação grosseira, malina".

Juvêncio Arruda

Beijos.

Unknown disse...

Cris...rs...é a reação das coluna$ $afadinha$...só isso.
Bjs

Anônimo disse...

Coisa das coluna$ $afadinha$: falsear as coisas, para negar a realidade. Chamar leitor de blog de "liso" equivale a afirmar a supremacia de um poder mesquinho, apoiado unicamente no possuir. "Não tenho cérebro, mas tenho dinheiro, logo, posso tudo". É isso?
"marginalizado"... Deve ter sido um exercício mental danado para encontrar um meio de aplicar o termo a pessoas que são capazes de buscar a informação alternativa, neste mundo em que a informação em geral é imbecilizante. Nem os maiores empresários deixam de pensar alternativas, quando vêem que seu campo está problemático.
"Invejosos": mesma origem do "lisos". Ah, essa falta de conteúdo de certos anônimos...
Em tempo: parabéns pelo aniversário do Quinta, Juvêncio

Unknown disse...

Olá, seu Artur, quanto tempo!
Obrigado pelos parabéns.
Quanto a esses comentaristas, falta conteúdo e sobra disposição, pra continuar mantendo-se na vida bandida...rs.
Mas é ótimo que se mostrem, e às suas supostas fontes assimétricas...eheh
Abs Artur.

Anônimo disse...

Para não fugir do tema, por sinal muito bem abordado pelo poster, esse é mais um, de tantos exemplo que se tem, entre a teoria e prática do governo petista. Tanto no manual de comunicação que está no site do governo, assim como numa carta-resposta publicada no Jornal Pessoal do Lúcio Flávio Pinto, o professor Fábio Castro, agora coordenador da CCs e, daqui a pouco, secretário de Comunicação do governo Ana júlia, não se cansa de repetir que agora sim se pratica a socialização da comunicação em todos os sentidos, inclusive fazendo esas referência para críticar os governos passados. É, tá se vendo. Nada como um dia atrás do outro com uma eleição pelo meio.