22.7.09

Folha de São Paulo, 20 de julho de 2009.

Juvêncio Dias de Arruda Câmara (1955 - 2009)

O irreverente e sarcástico Juca, o maior blogueiro político do Pará

ESTÊVÃO BERTONI
DA REPORTAGEM LOCAL

Num único dia, o blog "5ª Emenda" chegou a ter 2.000 acessos. Tal popularidade fez de Juvêncio Dias de Arruda Câmara, o Juca, o maior blogueiro político do Pará.
Irreverente e sarcástico, tinha um texto enxuto e manifestava, na maioria das vezes, indignação com a política local. "Ele era um cara plural, de grande diálogo, preocupado em gerar reflexão", lembra a mulher, a professora Marise Morbach.
Crítico, defendia a democratização da informação no Pará e apelidou a capital Belém de Nova Déli, cidade indiana. Revoltado com a política local, pretendia se mudar de Belém.
O deputado Jader Barbalho (PMDB), por exemplo, era chamado por ele de "Sobrancelhudo". Já o senador Mário Couto (PSDB) era o "Tapiocouto".
Funcionário público estadual, trabalhou por anos com marketing político. É daí que vem seu conhecimento sobre os bastidores da política n o Estado. Sua família também era de políticos, como lembra a mulher.
Formado em economia na Universidade Federal do Pará, começou a fazer mestrado no Rio, mas não concluiu. Depois, iniciou outro mestrado, em jornalismo, em São Paulo, o qual também não terminou.
Estava, recentemente, finalizando mais um mestrado em ciência política. Morreu na segunda-feira, aos 53, de um câncer que o matou 17 dias após ser descoberto. Deixa quatro filhos.


Colaborou JOÃO CARLOS MAGALHÃES , da Agência Folha, em Belém

4 comentários:

Milton T disse...

Li na Folha e mostrei a minha esposa. Expliquei a ela que me sentia orgulhoso em ser um amigo virtual de uma pessoa de muitas experiências e capacidade intelectual. Sentia-me honrado com as visitas do Juca em meu diário sem tema definido e de estar linkado no 5o Emenda. Acho que ele gostava das fotos de São Paulo que publicava mas minhas andanças pela cidade.
Fique em paz Juca

Anônimo disse...

Chover no molhado. VC e bom mesmo!!!

Luana Caldas disse...

É o reconhecimento de anos de trabalho. Saudades!!!

Adelina Braglia disse...

Bom dia, Juca querido:

tem dado uma tristeza desgraçada dessa sua ausência.

Beijão.