31.7.08

Helder na Frente

Quatorze pontos de vantagem, de acordo com pesquisa IBOPE/Diário do Pará, separam o Sobrancelhudinho do tucano Manoel Pioneiro em Ananindeua.
Pena que o site da folha barbalhista está fora do ar desde ontem de tarde.

-----

Atualizada às 13:42.

O blog voltou a ter acesso ao site do Diário do Pará. A matéria sobre a pesquisa IBOPE em Ananindeua está aqui.

10 comentários:

Anônimo disse...

Caim e aBel, Caim e Abel...

Anônimo disse...

A folha sobrancelhuda já está no ar Juvêncio. Veja aí com seus contatos até que ponto essa pesquisa condiz com a realidade do desejo da população do município, porque todos nós, moradores de Ananindeua, desconhecemos essa prefência do eleitorado pelo sobracelhudinho e divulga aqui pra gente saber ok?
obrigado

Unknown disse...

Não consigo acessar a página.
Não conheço nenhuma restrição à essa pesquisa, e vc não pode desconhecer ou conhecer a preferencia do eleitorado se não tem instrumentos científicos para medi-lo.
Vá à luta pelo seu candidato pra melhorar a situação dele na próxima pesquisa.
Obrigado.

Anônimo disse...

Juvêncio ainda não defini meu candidato, embora tenha minhas preferências, não é essa a questão, mas convenhamos que é no mínimo estranho o interesse do Sobrancelhudo em fechar contrato de exclusividade das pesquisas eleitorais, em Ananindeua, tanto com o IBOPE como com VOX POPULI.
Esse sim é meu questionamento e minha dúvida em relação a pesquisa divulgada hoje no Diário.
Não queremos descredenciar nenhuma das duas instituições, mas sabemos que já tivemos pesquisas manipuladas em eleições passadas e diante da visível popularidade do candidato opositor [Pioneiro] ao atual prefeito [Helder] junto a pessoas e grupos de diferentes segmentos fica minha dúvida.
Evidente que não tenho as ferramentas necessárias para uma avaliação científica, mas tenho a manifestação do sentimento das pessoas em relação a atual gestão do prefeito Helder... Esse é o eu termômetro.
Por isso, aguardo sua avaliação sobre a pesquisa ok?
Grato...

Unknown disse...

Vc tem razão quanto ao fato do Diário ter contratado dois "sêlos" nacionais na pesquisa de opinião. Isto não é comum, e, no mínimo, funciona como uma barreira à entrada ( como chamamos na Microeconomia) de outra informação tão credenciada, deixando á Pioneiro um instituto local, por exemplo, ou os Brasmarket e Databrain da vida.
Mas não deve ser encarado como estranho no sentido da manipulação dos dados divulgados, em princípio.
Prefiro encarar este fato como demonstrativo da fundametal importância da reeleição do Sobrancelhudinho aos planos do Papai, e, de resto, ao equilíbrio da coalizão do governo estadual-
E eu insisto: este termômetro que nos temos, das pessoas que ouvimos e nos relacionamos, não tem a mais remota possibilidade de possuir precisão estatística. Amostras obedecem a critérios científicos definidos e delicados.

Também vale a pena destacar que mesmo 14 pontos atrás, segundo o IBOPE, Pioneiro tem 32% de intenção de voto. É muita coisa, daí sua sensação de que ele poderia estar na frente.
É um cacife nada desprezível para quem se afastou da prefeitura que agora disputa há seis anos, mudou de domicílio eleitoral, elegeu-se vice prefeito em outra cidade, renunciou e elegeu-se deputado estadual.

Pioneiro não larga mal não, e vai dar trabalho. O suficiente para que permaneçam as desconfianças quanto ao futuro político do Sobrancelhudinho.

Aparentemente, não vejo problema algum na pesquisa.
Obrigado por seu retorno.

Anônimo disse...

Prezados, peço permissão ao Juvencio para meter meu bedelho na conversa. Se formos levar em consideração a possibilidade de manipulação de pesquisas, poderiamos questionar também as divulgadas em Belém! Acho que levar em consideração o nosso ciclo de relação é no minimo desconsiderar aspectos relevantes, como por exemplo a amostragem por faixa etária, renda, escolaridade, area de moradia, entre outras.
Por mais amizades que voce possua, não dá pra dizer que a pesquisa esta certa ou errada a partir de uma observação pessoal.
De resto, acho que muita agua vai rolar nessa campanha, em Belem e ananindeua, pois o jogo esta só esquentando.

Anônimo disse...

Juvencio, Mano Velho, este paraense desterrado no Planalto morava em Ananindeua. Por óbvio, não votei e nunca votarei em ninguém da família Sobrancelhuda. Mas o Sobrancelhudinho tem sim um forte cacife na cidade vizinha.

Ele ganhou com folga a primeira eleição. Fez a feira da Cidade Nova (meio cópia do Ver-O-Peso do Edmilson...), acabou com aquela feira imunda no meio da rua que havia na Arterial 18, onde os carros quase não tinham mais espaço, ajeitou algumas ruas e reformou umas escolas. Neste ano de eleição, ele agiu como o papai Sobrancelhudo: ano eleitoral, muitas obras de vista (asfalto, limpeza de ruas, etc...).

Em suma: ele tem o apoio do Lula (espalhou cartazes dele com presidente por toda Ananindeua...), trabalhou sem sobressaltos e fez o feijão-com-arroz.

Isso é mais do que suficiente pra se reeleger neste país (infelizmente...). O resto é só jus esperneandi...

Anônimo disse...

Hum...Será que o Pioneiro vai pedir ajuda a outro cacique do PMDB no Pará ( Wladimir Costa) pra ajuda-lo a vencer o Helder em Ananindeua?
Como sabemos o Wlad tem muitos votos em ananindeua. Será que ele enfrentará o Jader assim como fez nas eleições passadas quando apoio o Almir pro governo do Estado?
Responde aí Juca...
Abs

Anônimo disse...

Começa a se desenhar uma esmagadora vitória do Helder, pena que o Pioneiro não percebeu antes, se não, teria aceito as propo$ta$ do Barbalhão, se arrependimento matasse!

Anônimo disse...

Ainda há tempo, anônimo das 10:21.
Em se tratando do Pioneiro, tudo pode acontecer.
Ou até, nada.