24.4.09

Ooops!

No blog do Hiroshi, sob o título Outra Versão.

O poster assistiu, ontem à noite, imagens do conflito na fazenda Espírito Santo, registradas por um rapaz treinado pelo MST para documentar suas ações no campo. Lá está bem nítido, o trajeto feito pelos invasores num piquete da propriedade sem que haja, interpostos no espaço que separa sem-terras e o grupo de segurança da Agropecuária Sanra Bárbara, as figuras dos repórteres.
Quem conhece a área de vídeo, de cara compreende serem originais as imagens de qualidade amadora, sem qualquer indício de edição.Num giro de 180º feito pela câmera, saindo do amontoado de sem-terras até o local onde se concentram os defensores da propriedade, atrás de veículos e de árvores, depara-se com o cinegrafista da TV Liberal, Felipe Almeida, e outros repórteres, esforçando-se a ficar fora da trajetória do tiroteio.
Se essas imagens forem usadas pelas autoridades, pode cair por terra a versão de que os rapazes da imprensa tenham sido usados pelo MST como escudos humanos.

-----

No mesmo blog, na sequência, sob o título Sinal Verde.

Era o que faltava para as principais lideranças do MST criar convicção definitiva de que nenhum invasor é para sair das imediações da fazenda Espírito Santo: a oficialização, pelo INCRA, de improdutividade do imóvel, fartamente comemorada pelo MST e Fetraf, tão logo a Superintendência de Marabá do Instituto de Colonização e Reforma Agrária bateu o martelo.
Oficialização, registre-se, sem a vistoria documentada. Como a Agropecuária Santa Bárbara prefiriu questionar na Justiça sua desapropriação, ao INCRA não foi permitida a auditoria da área. Mas o órgão federal se manifestou publicamente quanto ao caráter improdutivo da fazenda.

2 comentários:

Anônimo disse...

O que a TV Globo, o repórter da Globo em Belém, e a TV Liberal dizem a respeito da "gentileza" do Grupo Opportunity em levá-los à área? E de terem tão descaradamente manipulado os fatos?

Paolelli disse...

Realmente é bem difícil de acreditar em quem pode estar com a razão. Se o reporter do Rominho, ou os integrantes do MST, que de assaltantes e arruaceiros, tem tudo.

Só quem passa pela PA150 sabe o que é pavor ver as dezenas de acampamentos estão montados. E que cada acampamento é uma possibilidade de manifestação, tiroteio e morte.