Juvêncio Dias de Arruda Câmara (1955 - 2009)
O irreverente e sarcástico Juca, o maior blogueiro político do Pará
ESTÊVÃO BERTONI
DA REPORTAGEM LOCAL
Num único dia, o blog "5ª Emenda" chegou a ter 2.000 acessos. Tal popularidade fez de Juvêncio Dias de Arruda Câmara, o Juca, o maior blogueiro político do Pará.
Irreverente e sarcástico, tinha um texto enxuto e manifestava, na maioria das vezes, indignação com a política local. "Ele era um cara plural, de grande diálogo, preocupado em gerar reflexão", lembra a mulher, a professora Marise Morbach.
Crítico, defendia a democratização da informação no Pará e apelidou a capital Belém de Nova Déli, cidade indiana. Revoltado com a política local, pretendia se mudar de Belém.
O deputado Jader Barbalho (PMDB), por exemplo, era chamado por ele de "Sobrancelhudo". Já o senador Mário Couto (PSDB) era o "Tapiocouto".
Funcionário público estadual, trabalhou por anos com marketing político. É daí que vem seu conhecimento sobre os bastidores da política n o Estado. Sua família também era de políticos, como lembra a mulher.
Formado em economia na Universidade Federal do Pará, começou a fazer mestrado no Rio, mas não concluiu. Depois, iniciou outro mestrado, em jornalismo, em São Paulo, o qual também não terminou.
Estava, recentemente, finalizando mais um mestrado em ciência política. Morreu na segunda-feira, aos 53, de um câncer que o matou 17 dias após ser descoberto. Deixa quatro filhos.
Colaborou JOÃO CARLOS MAGALHÃES , da Agência Folha, em Belém
4 comentários:
Li na Folha e mostrei a minha esposa. Expliquei a ela que me sentia orgulhoso em ser um amigo virtual de uma pessoa de muitas experiências e capacidade intelectual. Sentia-me honrado com as visitas do Juca em meu diário sem tema definido e de estar linkado no 5o Emenda. Acho que ele gostava das fotos de São Paulo que publicava mas minhas andanças pela cidade.
Fique em paz Juca
Chover no molhado. VC e bom mesmo!!!
É o reconhecimento de anos de trabalho. Saudades!!!
Bom dia, Juca querido:
tem dado uma tristeza desgraçada dessa sua ausência.
Beijão.
Postar um comentário