23.1.08

Avenida dos Omissos.

Trânsito desviado, calçadas destruídas, escaramuças. Tensão.
E os camelôs continuam.Há quatro dias, é este o retrato da av. Presidente Vargas.
Nas colunas regadas a duciomares - moeda corrente na mídia paroara - elogios, parabéns, puxasaquismo dos mais sórdidos. Tudo mentira.
Mas nos bastidores a fantasia se rasga. A prefeitura diz que não tem condições de retira-los sem ajuda da PM. Esta diz que não recebeu o pedido de apoio.
A esbórnia promete.

12 comentários:

Sergio Lopes disse...

JUCA, ano de eleição municipal, você acha que o governo petista ordenará a PM que bote ordem na bagunça que se tornou a principal avenida de nossa cidade.Nunca, além do que, os comandantes da PM lembrarão logo de Eldorado de Carajás.
Quanto ao nosso prefeito , nenhuma vinculação ele tem com a desobtrução da avenida, que se deu através de decisão judicial , no entanto, através de jornalistas tacanhos e vendidos ele tenta passar a população a ídeia de que deve ser conferido a ele os méritos de uma improvável retirada dos camelos.
Para completar o panorama dos fatos , o Presidente da Câmara dos Vereadores , de alcunha PIRÂO , ainda insufla os camêlos a resistirem a desocupação.
Valha-nos quem amigo juca.
Pagamos impostos de primeiro mundo , temos serviços públicos e politicos de terceiro, e ainda nos tiram o direito de ir e vir em nossa própria cidade. É demais você não acha.

Unknown disse...

O vereador Pirão e a vereadora Marinor Brito.
Acho que a situação se complica a cada dia, tendo e vista os interesses políticos (menores) que vc aponta.
É demais sim.

Francisco Rocha Junior disse...

Conheço e gosto pessoalmente da Marinor. Infelizmente, porém, neste caso, acho que ela está pisando feio na bola.
Marinor deveria, neste caso, agir como agiu seu correligionário, o senador José Nery, quando da invasão da UFPA pelos irresponsáveis da politicalha do PSOL na universidade, ano passado.

Unknown disse...

De acordo, integralmente, nobre.
O senador Nery,inclusive, chegou a ser vaiado por parte dos dejetos, ao entrar na cerimônia dos 50 anos da UFPA, no Da Paz, quinze dias depois de desocupada a reitoria, pelos desocupados.
Mas foi coerente.

Anônimo disse...

Quando os ambulantes da Presidente Vargas estiveram na Câmara Municipal para protestar contra o Prefeito Duciomar, o Presidente da casa Zeca Pirão e a Vereadora do Psol, Marinor Brito, resolveram formalizaram um convite para que a lideranças do movimento expusessem suas opiniões quanto à questão em debate. È isso que se chama pisar na bola? Intermediar conflitos dessa natureza é no mínimo uma obrigação dos edis e não favor. Ora ora! Sair da avenida é ponto pacífico, mas ir para onde? As respostas são fáceis quando vem de cabeças que não estão rachando sol a sol, ou chuva a chuva. Os caras querem um lugar digno para trabalhar e a prefeitura tem que resolver o problemas. Em resumo, os reclamos foram ouvidos e parte dos vereadores resolveu acompanhar o desenrolar desta pendenga. Quem pisou na bola foram os vereadores da base governista, que viraram as costas e bateram em retirada quando os pobres começaram a fazer uso da palavra. Coerência mano, pimenta no dos outros é refreco.

Anônimo disse...

Concordo com o anônimo das 7:05PM É muito fácil criticar aqueles que vêem nos trabalhadores informais do centro da cidade os únicos responsáveis pelo caos instalado na Presidente Vargas.
Se o Dudu quissesse poderia ter dado continuidade ao projeto de reordenamento iniciado pelo ex-prefeito Edmilson que previa, entre outras ações o deslocamento dos quase 400 ambulantes para a área do antigo buraco doa Palmeira. Havia resistência, claro, mas também havia diálogo entre as partes. Agora não há nem diálogo e o que vemos é confronto entre trabalhadores informais e os que são considerados formais, que trabalham em lojas.
Achei muito positiva a iniciativa do Sr. Zeca Pirão e da Sra. Marinor/PSOL que se não resolveram o problema, pelo menos, procuraram ouvir os trabalhadores informais. E veja, que nas sondagens eleitorais, ambos, estão bem cotados para voltar ao parlamento municipal.
Minha sugestão passa pela abertura imediata de negociações. O Dudu tem que sentar na mesa com os trabalhadores informais, chamar também o sindicato dos comerciários, CDL, vereadores e buscar alguma solução. Sei que é difícil, e vejo a PMB sempre pegando carona para se beneficiar. Assim, faz com os trabalhadores do transporte alternativo, alegando "inconstitucionalidade" do projeto que inclue no sistema as cooperativas de transportes alternativos e que organização a prestação do mesmo. E, agora, pega carona na liminar favorável à ECT e comprida pela Polícia Federal.
Já se percebe que Belém está sem governo e sofre uma crise generalizada de gestão.
Basta ver o caos na saúde (SAMU, Sesma e Casas Mentais), Transporte Público e agora, no reordenamento do Centro da Cidade.
Dudu, pede pra sair! Pede pra sair! Pede pra sair!

Anônimo disse...

O Dudu não faz nada. E nunca mexeu , sequer, um pauzinho para resolver o problema sério que é a ocupação desordenada pelos camelôs, perincipalmente, no centro comercial. Quer fazer média , agora, pra ganhar pontos, de olho nas eleições. Mas vai se ferrar, mais uma vez, pela desfarçatez com que age à frente dos destinos do município. É um tremendo cara de pau.
Mas, convenhamos, o maior , entre outros, responsável por essa situação tem nome e sobre-nome:chama-se Edmilson Rodrigues que, quando prefeito, deixou correr solto e aidna incentivou a coupação desordenada das ruas da cidade. O resultado é ese aí, com a população pagando o pato.
Vamos esperar, e torcer, para o próximo prefeito ter coragem e idéias capazes de resolver de vez esse grave problema que só traz prejuízo para todos.

Antonio Fernando

Anônimo disse...

O Dudurudú é o que é:
-comprou um hospital, que não funciona por culpa da justiça;
-paga aluguel de um navio, que deveria fazer a linha de Mosqueiro e está encostado por culpa da população que não o utiliza;
-tem uma empresa de limpeza, que não limpa a cidade por culpa da população que não colabora;
-comprou uma super frota de carros para a Saúde, em parte desviada para a Guarda e em parte parada, por culpa da falta de motoristas, peças e de gasolina;
-há três anos e meio, após receber a 1ºde Dezembro com 80% das obras prontas, ainda não conseguiu concluí-la por culpa dos moradores do Basa e outros bichos;
-recebeu o Entroncamento pronto e não cosegue fazê-lo funcionar, por falta de uma passarela na BR e por falta do reordenamento e integração do tráfego dos ônibus, na região;
-recebeu a João Alfredo/Santo Antônio limpas e preparadinhas e ordenadas(como no Ver-o-Pêso) para receberem, em convivência harmoniosa, lojistas/camelôs/população e detonou, liberando a sua ocupação desordenada, pelos camelôs da Pe Eutíquio e outros(triste lembrança do Pe/Secon e do Vavá);
-Finalmente estamos agora na Presidente Vargas, façamos nossas apostas:
1-vai dar tudo certo, a cidade e os camelôs vão sair ganhando?
2-vai dar tudo errado, a cidade e os camelôs vão sair perdendo?
3-fica como está, ou pior, por culpa da PM?

Anônimo disse...

Juvêncio,
Paidégua! agora a culpa é da PM...Ora tenha a santa paciência blogueiro!!! O Duciomar tinha a chance de resolver o problema estruturando o largo da palmeira (é verdade o ED também teve) com mini lojas e remanejaria todos (eu disse todos) os trabalhadores do centro. Ai sim, de fato, poderíamos pensar em um centro desocupado para o futuro. Mas, anônimo das sei lá quantas horas, fazer passeata com público da pratinha II dizendo-se passar por moradores pa P. Vargas é demais. Ou pior! Trazer os cadeirantes para que engordassem a fatia dos descontentes sem eles saberem para que estavam sendo manobrados, é demais... Fala sério! Ou o prefeito para de sacanagem e debate o projeto com os trabalhadores, ou nada feito. Ah! sim! é importante que a população saiba que quem está obstruindo a rua é a SECON com a CTBEL, e não os trabalhadores.
Assina o anônimo desta hora.

Anônimo disse...

Todas as entidades de classe deram apoio a Dudu. Hoje na oposição só o trio ternura: Pirão, Marinor e voce Juquinha.

Anônimo disse...

A grande expressão de cidadania que tentam vender os jornais paraenses hoje, quinta-feira (24), ao veicular matérias sobre a manifestação pelo reordenamento da Presidente Vargas, não passa de embuste.

Surpreende que ninguém se atenha ao fato de um suposto movimento civil ter entre seus participantes militantes do PTB - alguns inclusive com a camiseta do partido durante a concentração na Escadinha do Cais -, assessores e funcionários da Prefeitura; Mário Silva, futuro candidato a vereador pelo PTB; Manoel Rendeiro, o feirante que hoje bate ponto na Secon e que tem a péssima mania de se apresentar pelo apelido, "Didi"; jovens do Programa Pro-Jovem, convidados pela prefeitura e impedidos de dar entrevistas por uma loira que deslizava pelo meio da passeata em seus óculos escuros e blusa rosa.

Que a Prefeitura e a política de modo geral se utilizem desses meios não nos impressiona, claro. É algo até aceitável no jogo político brasileiro, que por sua natureza precária não poderia ser diferente.

Mas a imprensa, ah, a Imprensa!, sobre ela ainda pesa a imbecil esperança da imparcialidade ou, pelo menos, da verdade. E a imprensa paraense pegou suas tralhas sucateadas dos estúdios de TV, seus jornalistas famintos e cansados e seus carros sem revisão para criar um movimento de cidadania que pede, gentilmente, que se faça uma raspa nos camelôs da Presidente Vargas.

É uma espécie de "Cansei" paraense, com seu mesmo discurso oportunista e frágil, mas que esconde uma grave postura da Prefeitura municipal: seu maniqueísmo e sua capacidade de forjar esses movimentos podem sugerir iniciativa semelhante em quaisquer episódios. Eu disse quaisquer.

Quem duvida de uma campanha política imunda em 2008?

Anônimo disse...

Caro amigo Juvêncio,

Gostaria de ver publicada a nota que minha Assessoria de Comunicação redigio e distribuiu aos principais veículos de comunicação do Pará.

Essa mesma nota será distribuída aos moradores da Av. Presidente Vargas e entorno nesta sexta e sábado.

Gentilmente,
Vereadora MARINOR BRITO
Líder do PSOL
-----------------------------------
VIAS PÚBLICAS DA CIDADE DESIMPEDIDAS E GARANTIAM DE DIREITOS AOS TRABALHADORES COMO DETERMINOU CLARA E EXPRESSAMENTE A JUSTIÇA FEDERAL

A propósito da retirada dos trabalhadores e trabalhadoras do mercado informal que atuam na Avenida Presidente Vargas, removidos desta via antes que a Prefeitura de Belém fizesse o remanejamento destes, para locais adequados às suas atividades, venho a público prestar os seguintes esclarecimentos:

1- No cumprimento de meu dever como parlamentar desta cidade tenho me empenhado de todas as maneiras possíveis para tentar minimizar o estado de conflito e tensão social em que se transformou esse episódio nos últimos dias, e que tem acarretado graves prejuízos para Belém e toda a sua população;

2- O nosso objetivo é ver as vias públicas da cidade desimpedidas, de acordo com a Lei Orgânica e o Código de postura do município de Belém. Mas também queremos ter a certeza de que os 460 trabalhadores terão garantidos seus direitos, como determinou clara e expressamente a Justiça Federal.

3- De acordo com a decisão judicial: “uma vez cumprida a ordem de desocupação ali contida, deverá o Município promovido destinar área própria, para fins de recolocação dos ambulantes que ali se encontravam afim de que possam dar continuidade às suas atividades legítimas, com meios lícitos de sobrevivência.”;

4- Por isso também, exigimos a imediata liberação por parte da CTBEL de todas as vias do entorno da Avenida Presidente Vargas, garantido assim, o direito constitucional de ir e vir de toda a população;

5- Por fim, reafirmo o meu compromisso e do meu partido, PSOL – Partido Socialismo e Liberdade, com as garantias e o cumprimento do direito de ir e vir dos cidadãos e cidadãs de Belém, assim como o direito humano ao trabalho de todos que moram em nossa cidade.


Belém-Pará, 24 de Janeiro de 2008.

Atenciosamente,

Vereadora MARINOR BRITO
Líder do PSOL