26.1.08

Lei da $elva

BrazilCartoon

2 comentários:

Itajaí disse...

Cumpadi,
Contarei uma história que ilustra bem a relação dos países ricos com os pobres no aspecto ambiental.
Lá pelos idos 90 fiz um estágio médico na Pittsburgh University. Lá me enturmei com brasileiros que faziam pós em cirurgia plástica e terminei fazendo amizade com o chefe de serviço.
Num final de semana ele resolveu fazer um churrasco para os alunos e gentilmente me convidou para participar. Na verdade, ele estava comemorando a compra de uma nova casa, no valor de 1 milhão de dólares, e que estava reformando para ficar no gosto. Quando lá cheguei constatei que a nova residêcia ficava numa belíssima reserva florestal. Perguntei ao anfitrião como a legislação permitia que se construíssem ali casas, o que obrigava derrubar espécimes. Ele me explicou que era permitida desde que se fizesse o replantio de 5 árvores para cada uma derrubada, e desde que de espécimes autóctones.
E aí, sabedor de minha paixão por livros, Bill decidiu apresentar-me o local onde seria a sua biblioteca.
Tinha um pé direito de loft, com vão e dois andares de estantes que revestiam em forma de C o ambiente, todo iluminado por uma imensa janela que se abria para o vale.
Notei que toda ela era estruturada de madeira de alta qualidade, que conferia uma sensação estética fantástica, embora ainda estivesse por concluir.
Afinal não resisti e perguntei qual a espécie da madeira utilizada. Para minha surpresa, ouvi que era madeira "from Brazil", mogno de padrão exportação. Confesso que perdi alí o apetite.

Unknown disse...

Cumpadi, desculpe a demora.

Mahogani brasiliensis
...tsch...tsch...
Quando era criança vi meu pai embarcar muitos m3 para os EUA.
Era madeireiro, o velho.

Hoje tenho um pé,plantado no Marajó em 2002. A muda me foi presenteada pelo amigo Octpavio Cardoso.
É belíssima.
Abs