21.8.06

Lula e o PT

Do blog do Josias.

Lula ostenta nas pesquisas entre 45% e 47% das intenções de voto. Sua gestão é bem avaliada por mais 40% dos brasileiros. O prestígio não foi, porém, transferido aos políticos que passaram pelo primeiro escalão do governo. Oito ex-ministros de Lula concorrem aos governos de seus respectivos Estados. Todos arrostam dificuldades eleitorais. A maioria flerta com a derrota.
São cinco petistas – Olívio Dutra (RS), Jaques Wagner (BA), Humberto Costa (PE), Nilmário Miranda (MG), e José Fritch (SC) –, um socialista –Eduardo Campos (PE)— e dois peemedebistas –Romero Jucá (RR) e Amir Lando (RO). De todos, Olívio Dutra é o que exibe condição menos vexatória.
Ex-ministro das Cidades, Dutra disputa o governo do Rio Grande do Sul com Germano Rigoto (PMDB). Os dois travam uma espécie de tira-teima. Rigoto derrotou outro petista, Tarso Genro, em 2002. Agora, O Ibope atribui a Rigoto 28% das intenções de voto, contra 21% de Dutra, que se mantém vivo na disputa.
Em Pernambuco, Humberto Costa, ex-ministro da Saúde, epicentro do escândalo das sanguessugas, disputa o governo com Mendonça Filho (PFL). Na última pesquisa do Ibope, Costa oscilou para baixo –foi de 24% para 22%. Mendonça Filho moveu-se para cima, de 32% para 34%. O pefelista cavalga o prestígio do ex-governador Jarbas Vasconcelos, de quem foi vice. Jarbas deixou o governo com índices de aprovação roçando a casa dos 70%. Disputa o Senado com 69% da preferência do eleitorado.
Na terceira posição em Pernambuco vem Eduardo Campos (PSB), outro ex-ministro de Lula. Ocupou a pasta da Ciência e Tecnologia. Escalou cinco pontos, subindo de 14% para 19%. Numa projeção de eventual segundo turno, Mendonça Filho bateria os dois ex-auxiliares de Lula se a eleição fosse agora. Venceria Costa por 47% a 37%. Contra Campos, emergiria das urnas com margem mais folgada: 49% a 34%.
Descendo no mapa, chega-se à Bahia do petista Jaques Wagner. Ali, O Ibope informa que ex-ministro das Relações Institucionais de Lula pode perder no primeiro turno para Paulo Souto (PFL), candidato do grupo de ACM. As pesquisas dão ao ex-ministro 21% dos votos. Seu adversário desfruta de folgados 56%. Lula atribui à Bahia importância estratégica. Gostaria de impor uma derrota a ACM, que o chama de “ladrão” dia sim e outro também. O presidente fez comício em Salvador e gravou uma mensagem de apoio a Wagner. Mas, por ora, mantém-se o cenário de derrota.
Outros quatro ex-ministros arriscam-se a extrair das urnas vexames homéricos. Em Minas, o petista Nilmário Miranda (Direitos Humanos) freqüenta as pesquisas com 7%, percentual irrisório diante dos 72% atribuídos ao tucano Aécio Neves. Em Santa Catarina, o também petista José Fritsch (Pesca) figura nas sondagens em terceiro lugar, com 5% dos votos. O primeiro colocado, Luiz Henrique (PMDB), tem 39%.
Em Roraima o ex-ministro Romero Jucá, que representou o PMDB na pasta da Previdência, perde para Ottomar Pinto (PSDB) de 37,8% por 14%. E em Rondônia, o senador Amir Lando, outro peemedebista que passou Previdência está cerca de 45 pontos percentuais atrás de Ivo Cassol (PPS). Isso a despeito das suspeitas que rondam Cassol, investigado pela Polícia Federal por suposto envolvimento nas malfeitorias detectadas pela Operação Dominó

2 comentários:

Milton T disse...

E Lula evira posar ao lado de Cunha...

Boa semana Juca

Abçs

Unknown disse...

Eu vi na televisão hoje cedo, Milton.Em Osasco, principal reduto do ex presidente mensaleiro da Camara dos Deputados, não deu as caras no comício do presidente.Cruel.
Abs e boa semana prá voce também.