30.11.05

Mil Imagens

Impossível não registrar, na hora em que vi, a manchete do Globo on-line após a derrota de Dirceu no STF:
“José Dirceu Está Nas Mãos da Câmara.”

Dia D.

Hoje é o dia D,de Dirceu.

Bizarro

Tanta gente interessante no Pará, tantas iniciativas e ações de primeiríssima, e a produção do Programa do Jô aposta no quanto pior melhor. Depois do “paradigma” Wladimir Costa ontem foi a vez da “redundância” Anormal do Brega.

Espetáculo

Na segunda-feira um boi voador passou na Assembléia Legislativa do Pará.
Uma sessão especial durou apenas cinco segundos.
Quem pediu sua realização não estava presente.
Foi presidida por um deputado processado por peculato pelos procuradores federais, único presente no plenário.Que vergonha!

Alerta

Convém prestar muita atenção na situação das tarifas de ônibus e na licitação das novas linhas aqui em Belém.Primeiro foi em Florianópolis e depois em Recife, onde as manifestações estudantis causaram graves distúrbios.O blog adverte: é bom ter cuidado, com a tunga e com a turba.

Mídia e Política

Chamou atenção do blog a análise de um jornal de Marabá sobre um evento da Coordenadoria de Comunicação Social do Governo do Pará naquela cidade.
O Correio do Tocantins concluiu que o setor de comunicação é privilegiado no governo, que a estrutura da área é de causar inveja em outros estados, que a equipe trabalha de olho no fechamento de O Liberal, que as estratégias de comunicão não são eleitoreiras e que são decididas entre o coordenador e o governador.
O blog, curioso, queria saber em relação a que, ou a quais áreas a comunicação é privilegiada, quais são os estados que invejam a estrutura de comunicação paraense, e em que pontos, específicamente.
Quanto ao fechamento junto ao Liberal, todo mundo lê e acredita.
Nada mais lógico, dentro das regras de um jogo sem regras, que estar ligado num jornal do porte e alcance de O Liberal, já que com “o outro” não tem mais acordo.
Que o governador participe diretamente da discussão é um ótimo sinal. Trabalhamos juntos na campanha de 90 e sei que ele entende disso mais do que muita gente ao redor dele.
Quanto ao caráter eleitoreiro das estratégias escolhidas o blog, modestamente, acha o seguinte: não há mídia de governo sem política. Evidência disso é a continuada eliminação de notas desabonadoras ao governo estadual em colunas nacionais.
Qualquer outro discurso leva neguinho a passar por boleiro ou bobão.

29.11.05

Sucessor

Dia desses estava pensando onde e quando vai aparecer um sucessor de Pelé.
Dois dias depois vejo o negão na TV dizendo que Ronaldinho é o melhor jogador do mundo.
Bingo.
Talvez ele ainda tenha tempo pra ser melhor que o Rei.
Pera lá... será que o Rei já está sacando isso?

Cadê?

O MPF está querendo saber o que houve com a grana da saúde que foi repassada à Prefeitura de Belém? Entrou no cofrinho da PMB e não foi pros cofrinhos dos conveniados. Desde 2004, com “seu” Edmilson Rodrigues e continua com “seu” Duciomar.

Ao Trabalho

Esticaram a corda.
O MPF entrou com uma ação na Justiça Federal obrigando os docentes a voltar ao trabalho e exigindo que a UFPA tome as medidas necessárias ao retorno imediato das atividades, inclusive descontando os dias parados.
Os procuradores observam a ausência de sanções administrativas por parte da UFPA, característica da gestão tolerante do atual reitor, sempre aberta ao diálogo.
É uma característica também presente na história acadêmica brasileira no enfrentamento de greves, sindicâncias internas, inquéritos e outros procedimentos administrativos.
Essa marca da cultura corporativa universitária – que nunca apura nem pune ninguém – em ótima hora está sendo exigida a sair de seus confortos, e assumir o tranco.
E pra medida ficar mais redonda ainda, o blog sugere aos procuradores regionais o encaminhamento dos termos da ação à Procuradoria Geral em Brasília.
Quem sabe o Dr. Antonio Fernando consegue no Supremo que todas as universidades federais, a um só tempo, cumpram a lei?

Coração Partido

Tenho um coração dividido em duas bandas.
Uma melhorando desde quinta, quando resolvi tentar parar de fumar e beber cerveja, comer gorduras e doces, fritos e cozidos, e os defumados, ah... os defumados.
A pressão deve ter melhorado,a maldita,na bola de uma vez ao dia.
Ela é adventista,falsa puta,come sem sal. Veste-se de branco,a cínica. A outra banda é uma bunda.
Dor de cabeça, suor fétido, tremores, depressão.
Síndrome de abstinência, efeito antabuzi, antes fosse.
Não fosse o carinho dos amigos, o caralho já tinha me levado de volta.
Viva a pressão alta!A gordura!A morte precoce!
Mas,dizem,sou muito novo pra jogar tudo pro alto.
Tenho que mandar tudo pra dentro... da minha alma,coitada essa sim magrinha, sem virtudes, sem elâ ou orgulho, pouca carroça prá tanto entulho.
Porra!
E assim vou levar os próximos meses se a saudade da boa vida não me levar antes, de volta pra ela.
Esse é o meu desejo e meu despejo, minha escolha e sorte.
Boa ou má? Só o futuro dirá... se disser, se eu deixar.
(Ao João Georgios, com carinho.)

28.11.05

À Sua Excia

Dias atrás postei uma nota sobre uma entrevista do governador Jatene (PSDB-PA) sobre a dramática questão da segurança no estado, onde ele cita o exemplo da violência na França para fazer considerações sobre a nossa insegurança.Lembrei dele hoje ao ler esse artigo que, na opinião do blog, deveria chegar até suas mãos.

O Supremo Na Crise

Já está passando da conta essa besteira de acusar o STF de se imiscuir em assuntos legislativos. Tem que julgar e pronto, Se instruíram errado o processo de cassação de José Dirceu, que refaçam e fim de papo. Mas o resultado da votação,um empate em 5x5 a espera do voto de minerva do ministro Sepúlveda Pertence,mostra que a discussão, também do ponto de vista jurídico, abriga uma enorme discussão.
Diferente é a situação do presidente da Corte, Nelson Jobim, que deveria assumir a candidatura e sumir do STF.
E ficou pouquinha coisa pior a imagem da ministra Ellen Grace depois da Carta Capital que acaba de chegar às bancas.

Matizes

Mais um link que honra o blog, e a tradição paraense na arte da fazer a vida parar. Os auto denominados “fotígrafos” Alan Cativo, Alexandre Ramoa e Luciana Ribeiro mantêm um variado, colorido e delicioso cardápio de imagens, que conheci ontem e me apresso em dividir com vocês.

E Dá-lhe Cachaça!

O atropelamento de 60 - isso mesmo, sessenta - pessoas no fim da madrugada de ontem, em Belém, retorna à cena questões que a sociedade não quer enfrentar. Mas vai ter que faze-lo,nem que seja na marra,como merecem os marrentos.
Na marra das tragédias.

40 ou 60?

Afinal qual é o número de vítimas do moleque-monstro do Parafolia? O Liberal diz que são 40. O Estadão diz que são 60, segundo seu correspondente em Belém, que também é repórter de O Liberal.A Folha e O Diário do Pará cravam nos 60.O blog prefere esperar os autos do inquérito.

Sem Distinção

Os bandidos não dispensaram nem a casa do Procurador Chefe do MPE do Pará. Na sexta, sob a mira de revólveres, limparam a casa do doutor Barbosa.

Hospital?

Para quem acha que a vida ta pra brincadeira, leia essa notícia de um hospital em Belém, que precisou de uma sentença da Justiça Federal para contratar enfermeiro 24 horas.
Pena que a dita não fechou o cujo.

27.11.05

25 Anos Sem Lennon

Se não fosse o Milton eu não me lembraria. Parece que foi ontem que vi as imagens da fachada do edifício Dakota, da prisão do assassino e da comoção dos fãs. Já naquela época andava um pouco distante de sua música e muito descrente de suas propostas pacifistas.
Mas passou tão rápido...

Batina Cor de Rosa

Mas essa estória de Bento XVI não deixar usar batina quem tem tendências homossexuais é deliciosa... quem gosta de mulher pode? Sim, pois só há duas tendências – homo e hetero - não é?Mas a melhor de todas é perdoar quem parou de queimar a rosca há mais de três meses. Já quem fez mágica há menos tempo não tem perdão.
Enquanto a Santa Madre insistir em confundir opção sexual com desvio da sexualidade, a pedofilia, os problemas vão continuar.

Cara Feia

O chefe do Ministério Público Estadual informou a um jornal marabaense que está movendo uma série de ações contra um jornal da capital, eufemismo desnecessário do Correio do Tocantins para designar O Diário do Pará.
O Liberal não publicou uma linha sequer sobre as razões das ações de Barbosa contra o Diário, muito menos sobre o teor das matérias do Diário contra o Procurador Chefe.
Francisco Barbosa, marabaense, costuma aparecer nas fotografias dos jornais com uma cara de mau que não assusta nem menino de colégio.

Quem Será?

O blog tá morrendo de curiosidade pra saber quem é o “importante parlamentar federal paraense que anda oferecendo verbas da Funasa para construção de hospitais em cidades do interior e que adora trabalhar com uma construtora também do interior”,como publicou um jornal da capital.
Quem souber mande pro e.mail do blog.

Como Será?

Queria o blog saber como um psiquiatra vai receber uma paciente cuja consulta é classificada, pela única coluna social forense do estado, como tentativa de obter um laudo de doida para escapar de uma pena maior para o crime cometido, o peculato?
Peculato vem a ser o crime cometido por funcionário público, no caso a desembargadora aposentada Ana Teresa Murrieta, do TJ do Pará, que furtou, pessoalmente na boca do caixa, algo em torno de três milhões de reais das causas sob sua custódia.
O blog desconfia que quem está mal de saúde é a estratégia de defesa da ré,pois até a coluna social diz que é embuste.

23.11.05

Lição de Vida

Um sprint de quarenta dias de trabalho sem interrupções, excesso de peso e cigarro, e a inevitável convivência com a irresponsabilidade e incompetência de colegas em nossos espaços de trabalho, levou este poster a uma crise hipertensiva severa. Meu coração está parecendo uma autoclave. Atendendo as recomendações médicas, vou guardar absoluto repouso por cinco dias. Aproveito prá ver se tomo vergonha na cara e aprendo umas lições inadiáveis. Na segunda eu volto.Assim espero.

Lição de Pesquisa

A pesquisa CNT/Sensus divulgada ontem traz más notícias para Lula e seu governo; mostra um país pessimista em relação aos investimentos e salários; revela um espantoso nível de conhecimento da crise política que arrasa as instituições.Mas tem um dado que alimenta um fiozinho de esperança.Mais de 83% dos entrevistados afirma que não votaria em políticos envolvidos em corrupção.Sobram poucos, então, entre os que votam nos envolvidos.Também sobram poucos políticos não envolvidos em corrupção.Se as duas questões se cruzarem nas próximas eleições, melhor pro Brasil. Vai ser uma surra nos corruptos.Senão...

Lições do Povo

Falando nisso, há uma enquete em curso no blog do Noblat. Ele pergunta se existe alguma chance de um candidato fora do eixo PT-PSDB vencer a eleição presidencial em 2006. Por enquanto está 51 a 49 para os que acham que sim. Muito interessante não é? E nos estados?E aqui no Pará?

Lições da Internet

36 horas depois da proibição, as três comunidades do Orkut que mimoseiam o deputado federal Wladimir Costa (PMDB-PA) continuam no ar e dizem que vão migrar e abrir muitas outras. A primeira delas, ou a quarta, como queiram, já está no ar.
Nem o Duda Mendonça teria uma sacada de marketing para fazer do Wlad o deputado paraense mais conhecido do Brasil.
Depois do Jader, claro.
Coitado do Wlad.
Ele não deve ter lido Dom Quixote...

Lições da História

Uma voz anda cada vez mais mofina na planície. Acossado pela revelação da completa miséria do Maranhão, sob sua batuta a 40 anos, pressionado por Capi nas eleições do ano que vem no Amapá, José Sarney já admite até ser enterrado no mausoléu da Academia Brasileira de Letras, no Rio de Janeiro, e não mais no Museu da República, em São Luís, onde preparou sua tumba. Quanto simbolismo.
Os maranhenses agradecem. E a Academia já morreu mesmo...

Lições de Política

Ontem por volta de uma da tarde, o blog do Moreno registrou um encontro de almoço, no famoso restaurante Piantella, em Brasília.
À mesa o vice-presidente José de Alencar, o ex-presidente Itamar Franco e o governador Aécio Neves. Todos mineiros.
As três da tarde, no LIBERAL On-line, Aécio anunciava o resultado do encontro: querem a permanência de Palocci. Mentirinha. Eles querem outra coisa.
Palocci significa contenção de gastos, manutenção do quadro.
Quanto menos investimento menor a fatura política. Mas isso deve ter sido inspiração do doutor Tancredo, que “desceu” pra tomar um licorzinho.

Lições de Gestão

O blog comemora um feito especial. A Comissão do MEC que avalia os cursos superiores acaba de classificar os cursos de Administração da FAP – Faculdades do Pará – no conceito Muito Bom, o maior da escala do MEC. Parabéns a todos, em especial ao Mauro Leônidas, Diretor Acadêmico da facú e amigo do blog, responsável direto pela elaboração e implantação do projeto.

O cardisplicente

........................................................................Por Walter Pinto

Pouquíssimos belenenses sabem que a cidade tem cerca de 210 praças. Parece incrível. E onde estão todas essas praças, além das antigas do centro? Estão no subúrbio. São praças ínfimas, de um metro e meio, quase imperceptíveis nesgas de terra que um carrinho de cachorro quente e duas mesas de plástico ocupam totalmente.
O cronista que vos escreve está rotundo e precisa perder peso. O cardiologista o aconselhou caminhar. Já se passaram três semanas e as caminhadas ainda não começaram. Uma dúvida o persegue: a caminhada pode ser na praça de um metro e meio ao lado da sua casa? Se não for possível, pode ser, então, na Praça Ferro de Engomar?
Médicos são terroristas. Traçam sempre um quadro muito sombrio. Com certeza, esse vai dizer que, se tiver que ser numa praça, que seja numa de verdade. Já vejo, inclusive, ele berrando, incisivo: - Tem que ser na Batista Campos!
Não tenho nada contra a Batista Campos e até admiro o vai e vem constante das pessoas, empenhadas em manter a forma. Mas é que na minha pracinha, há o boteco do Praxedes e a loura mais gelada do mundo. É verdade. Depois da caminhada, uma cervejinha vai pegar muito bem, ninguém é de ferro.
Quanto à pracinha Ferro de Engomar – que perto da minha, é gigante – o negócio é mais por uma questão de preservação da memória. Quantas noites de farra no extinto bar 3x4, quantos amores, quantos risos, quantas garrafas entornadas? Uma parte da juventude do cronista ficou naquele triângulo formado pelas avenidas Veiga Cabral, Arcipreste Manoel Teodoro e Presidente Pernambuco. É tudo uma questão de afinidade. O médico, rapaz sensato, com certeza há de concordar com estas justificativas.
Por falar em cardiologista, Antonio Maria, o grande cronista pernambucano das noites cariocas, autor de clássicos da MPB como Ninguém Me Ama e Manhã de Carnaval, era cardíaco, mas nunca deu muita bola ao fato. Até criou um neologismo para se definir: era um cardisplicente. Seu coração não suportou o tratamento de choque a base de uísque. Vai ver, Maria não tinha uma pracinha ao lado da casa.

22.11.05

No Meio Dos Galpões

O blog acaba de falar com o reitor da UFPA que esclarece não haver nenhuma posição oficial da entidade sobre os galpões da CDP. Disse que a proposta foi apresentada pelo professor e arquiteto Euler Arruda há três anos, no momento em que se discutia a possibilidade da construção de um centro de convenções em área da UFPA. Não houve decisão a respeito. Reiterou que a instituição continua aberta ao diálogo, mas sem entrar em disputas de cunho político.

Tourinho na Vara

Mais precisamente na 4ª, da Justiça Federal, especializada em crimes contra a administração pública, lavagem de dinheiro e delitos afins. Respondendo processo 200539000079304, movido pela Justiça Pública, Arthur Tourinho - deputado estadual pelo PMDB, ex-presidente do BASA, ex-superintendente da SUDAM e futuro ex-presidente do Paysandu - é acusado de incursões no 312,o do peculato,que vem a ser o furto praticado por funcionário público.No Diário Oficial de ontem vem a notícia: o processo andou mais um pouquinho com a marcação da oitiva da testemunha de acusação.Vai ser em fevereiro.
Enquanto isso ele corre da galera.

Barraco

Assim definem as testemunhas do que ocorreu na sessão ordinária de ontem na Câmara de Belém. Um vereador chamou outra vereadora de “galinha”. (Mas hein?... galinha? Ainda existe isso?)
Aí ela atirou uma plaqueta de identificação nele, que revidou
acertando outro vereador. O clima, é claro, contaminou as galerias, lotadas de espectadores do horror.
O principal personagem da baixaria foi o vereador Iran Moraes, do PTB, que há quatro anos deu uma declaração aos jornais acusando a UFPA de estar em conluio com a Prefeitura de Belém num concurso público, com objetivo de efetivar a claque petista do ex prefeito Edmilson Rodrigues.
O reitor mandou um desmentido agudo aos jornais, o vereador enfiou o rabicó entre as pernocas, e nunca mais se engraçou com a UFPA.
O mais interessante desse episódio, entretanto, é que veio à tona uma informação curiosa: a Câmara retira das notas taquigráficas as provas das baixarias que rolam na casa. Em outras palavras, quem consulta os Anais só encontra ursinhos de pelúcia e flores.

Drogas na Propaganda

Essa pauta,antes que ele descubra, vou roubar do gostoso blog do Ronaldo Salame, o Pó de Vídeo. Está saindo o edital da Consulta Pública para receber sugestões sobre restrições na propaganda de bebidas e remédios.
Se for aprovada a proposta do governo, acabam as associações entre birita e melhor desempenho sexual, sucesso ou êxito. Serão proibidas induções ao consumo do tipo “beba”, “tome” e “experimente”.
O merchandising de remédios e o estímulo ao autodiagnóstico idem. E os comerciais das drogas só poderão ser veiculados entre 9 da noite e 6 da matina.

Doença Crônica

Um cardíaco volta ao blog amanhã. Vai falar das praças de Belém, queridas de seu coração vagaba. O texto tem muito a ver com o blog, rotundo, cervejeiro e cardiopata como ele.

21.11.05

O Império Contra Ataca

Liminar da justiça paraense manda o Orkut tirar do ar três comunidades que mimoseavam o deputado federal Wladimir Costa.
Chamam-se Eu Odeio Wlad, Odiamos o Wlad e Eu Odeio o Populista do Wlad.
O blog acha que doravante Wlad vai ter que correr muito atrás do prejuízo.

MPF Processa Wlad

Ação Civil Pública assinada por todos os sete procuradores federais em Belém foi ajuizada na Justiça Federal, contra o deputado federal Wladimir Costa, aquele que assinou e retirou a assinatura da CPI dos Correios, e contra a TV RBA, retransmissora da Band, do deputado federal Jader Barbalho.
A exibição do cadáver de uma menina de 11 anos, com exposição da massa encefálica, veiculada em horários impróprios para menores chocou o MPF, a família da vítima e a sociedade paraense. Se condenados, deputado e emissora poderão pagar multa ao Fundo de Defesa dos Direitos Humanos.
Que bem poderia pegar essa grana e exibir na TV a parte publicável dessa estória, mostrando ao eleitor paraense o comportamento sensacionalista do deputado.

Exemplo

Mais um estado brasileiro adota a lei seca em áreas metropolitanas. Enquanto isso aqui em Belém experimenta-se o confinamento nos lugares mais violentos. E o sindicato dos botecos e similares mais charmosos quer deixar o Centro da cidade de fora das medidas restritivas.
Se isto acontecer o resultado vai ser o seguinte: a bagaça desce prá tomar nos bares dos bacanas ou as liminares vão impedir a polícia de fechar os bares da periferia. Para uns e outros, o pior dos dois mundos.

“Seu” Jorge

Seis da manhã ele já está ligando o motor da Kombi 92. Começa mais um dia de frete, que só vai terminar lá pelas oito ou nove da noite. Liderança no bairro, respeitado e atuante, Jorge saía no tapa quando o assunto era PT. Vinte anos de militância.
Anda muito encabulado ultimamente.
Diz que seus sonhos acabaram, que a revolta entre os comunitários onde atua -a Cremação - é grande, e que vai ser difícil o partido levantar por enquanto.
Quase às lagrimas revelou que já desconfiava que alguma coisa não andava bem no PT,mas nunca imaginou que fosse tão grave o que está assistindo.Para ele a gota d’água foi a vitória do grupo que enterrou o partido.Entendeu isso como aprovação à tudo de errado que aconteceu.
E vazou...

Livre Escolha

Ontem, pela terceira ou quarta vez em um mês, mais uma nota foi retirada da coluna do jornalista Cláudio Humberto aqui no Pará. Transcrevo-a abaixo:

“Jader, o seletivo”

O deputado Jader Barbalho (PMDB-PA) decidiu não se coligar em 2006 ao PSDB do governador Simão Jatene.
Barbalho, agora “o probo”, diz querer distancia de políticos envolvidos em corrupção.

Na mesma edição afirma-se que Jatene está muito bem nas pesquisas de “institutos nacionais”. Os leitores de O LIBERAL não atingem 2% do eleitorado, e nem todos lêem o CH.
É um erro achar que as pessoas acreditam em tudo o que lêem.
Mas o correto é deixar que as elas decidam isso.

Espantando o Turista

Os alunos do curso de turismo da UNAMA com certeza não leram as matérias sobre as pesquisas que elegeram Belém a cidade mais barulhenta do Brasil.
Resolveram dar uma ajudazinha e provocaram uma confusão em frente ao único hotel cinco estrelas da cidade, estacionando uma carreta com o som lá na casa da Noca.
Claro que os turistas reclamaram né?
E a população já reclama há muito tempo.Mas os alunos fazem turismo...

Hipótese

Fonte do blog próxima ao poder não estranharia se Jatene ficar no cargo até o último dia do mandato. Argumenta que facilitaria as composições para a chapa majoritária e comandaria o rush final para o cumprimento da Agenda Mínima. Faz sentido.

Pesquisa

Tem pesquisa nova saindo do forno nesta semana. Rola mais uma rodada CNT/Sensus para avaliação do governo e disputa presidencial.

20.11.05

Bravíssimo

O Leão (Remo) é o campeão da Terceirona. Merecidamente.
Ano que vem a gente pega vocês... rs.

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

O blog homenageia o mestre Wilton Moreira ,transversal às gerações e grande exemplo de desportista,professor e amigo.

Prato do Dia

Tourinho ao tucupi.

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

Em sinal de revolta a volta do Paysandu à segunda divisão e ao presidente mais danoso e incompetente da história do clube, Arthur Tourinho. Pernicioso até. Por coincidência é deputado estadual pelo PMDB, mas não deverá ser reeleito, o que lhe vai ser fonte de preocupações.
Bem feito!

Suspeita

Mas que negócio é esse, da Comissão Permanente de Licitação da Prefeitura de Belém, de se recusar a encaminhar à Câmara a documentação relativa à licitação da iluminação pública da capital do barulho, onde a vencedora foi anunciada antes da disputa?

Convocação Ordinária

Essas convocações de final de ano na Assembléia Legislativa tornaram regra o que deveria ser exceção. Todo ano a sociedade assiste, aborrecida e impotente, a estória de um período extra que gera um 14º salário aos deputados, a pretexto de avaliar mensagens de interesse do Executivo.
Então vamos primeiro a ele.
Porque não encaminham as mensagens dentro dos períodos ordinários da legislatura?Acaso é tão difícil apronta-los a tempo? São tão importantes e urgentes assim os projetos? Então porque não foram enviados antes?
Enquanto o Executivo responde voltemos ao Legislativo.
Não há um só deputado capaz de se insurgir contra a convocação?
O dinheiro público envolvido na parada não justificaria ao menos uma crítica à medida?Porque o chefe de um Poder não é capaz de dizer não ao chefe do outro Poder?Será que os 41 deputados acham que a opinião pública aprova a convocação?
E a oposição?Nem um pio?Mas são tão fôfos...
O blog é ranheta, diriam os pragmáticos. Nem tanto. A comandita vai custar aos cofres públicos quase um milhão de reais. É muito.
Não vou fazer aquelas chatérrimas comparações com o que poderia ser feito com essa pequena fortuna.
Só lamento, eu e todo o povo que acompanha o Círio, que ela vá parar nas mãos de quem já tem o suficiente para passar um Feliz Natal. E teve o ano inteiro para trabalhar ou cobrar de quem não o fez a tempo.
Uma vez ou outra, o que caracteriza o extraordinário, tudo bem. Todo ano já é demais. Caracteriza o que?
Natal demais.

Pegaram Mais Um

Sua por todos os poros a careca luzidia do senador Ney Suassuna, do PMDB da Paraíba, mas residente na Barra da Tijuca, Rio de Janeiro. Os procuradores federais em Santos-SP, pegaram-no com a bocarra na botija.
Vêm a ser o presidente da Comissão de Fiscalização e Controle do Senado da República e proprietário de uma das maiores redes de escolas do Brasil.
Dentre suas inúmeras condecorações pontificam as dos Tribunais de Contas de Rio de Janeiro, o estadual e municipal, justamente por conta de suas “preocupações com o aprimoramento dos controles e da fiscalização das contas públicas”. Como se vê, um parceiro perfeito para um esquema de advocacia administrativa, exatamente do que está sendo acusado pelo MPF.

19.11.05

Marcando Contra

Tempos difíceis esses.
Analisando processo que argüia a inconstitucionalidade do Art. 5º da Lei de Biossegurança, o que trata das experiências com embriões vivos, o Procurador Geral da República não elencou em seu parecer um só cientista laico em defesa de suas opiniões. Todos são, de alguma maneira, ligados a Igreja Católica. O resultado compromete a pesquisa científica, ignora a laicidade do estado, e não protege o cidadão e seus interesses quando impede que as pesquisas ajudem a encontrar a cura de tantas doenças.A trajetória absolutamente meritória da PGR - por muitos, incluindo este blog - considerada peça chave na tentativa de resgate de um mínimo de moralidade neste país, marca um golaço. Contra!

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

Agora vejam aqui a fonte das informações do post acima.E percebam a diferença entre duas faces do jornalismo:a assessoria de imprensa e o jornalismo investigativo

A Cota Belém

Consenso na comunidade científica, 2005 é o ano mais quente no planeta desde que começaram as medições de temperatura, há 200 anos. Mais preocupados com o longo prazo, do que as análises localizadas sobre os efeitos benéficos do calor no turismo brasileiro, os cientistas começam a medir os efeitos do descongelamento das calotas polares e fazem os primeiros prognósticos. Em cinqüenta anos o nível do mar subirá meio metro. Na risca da cota da metrópole do barulho, até lá surda, certamente.

Marcando Em Cima

Mais um link novo no blog. É de Marcelo Leite, www.cienciaemdia.zip.net, especialista em jornalismo cientifico, ombudsman das abordagens da mídia sobre os assuntos da ciência. Bom de briga, mantém acesas polemicas com seus comentaristas e mostra como as pautas científicas podem sim,interessar a muita gente fora dos muros das academias.Podem e devem.

Pauleira

Vai ao ar na segunda, no meio do Jornal Nacional, o programa regional do PT do Pará. Fonte do blog adianta que o clima será light e propositivo. Mas quando chegar ao item segurança pública, avaliado pelo partido como o calcanhar de Aquiles da atual administração, a coisa vira. Aí vai ser pau puro.

Audição

Acabam de chegar os cd’s do fim de semana.O blog vai de “Blue
Bird” (Charlie Parker),Nando Reis & Os Infernais,Maria Rita, e “Ella (Fitzgerald) Abraça Jobim”.Acho que o Maestro Billy ia gostar.

18.11.05

Baseado Na Ciência

Reportagem do site nominimo confirma: a maconha é um remédio. Ao menos para as dores e insônia de quem sofre de esclerose múltipla. Por enquanto é só prá eles, viu?

Mó Fissura

Uma notícia puxa outra. Nos anos 70, uma grande quantidade de maconha foi apreendida em Belém. Mas tão grande, segundo o delegado que apreendeu a lera, que iria comprometer o abastecimento na cidade de Belém. Secretário de redação de um grande jornal da época, o mestre Afonso Klautau não deixou por menos. No dia seguinte a manchete alertava: “Vai faltar maconha em Belém”

Resumo da Ópera

“Não conheço ninguém que me chame de Sombra”.Por Sérgio Gomes da Silva, o Sombra, acusado de envolvimento na morte de Celso Daniel, ex prefeito de Santo André, ontem em seu depoimento na CPI.

Greve

O blog conversou ontem à noite com o reitor da UFPA, que está em Brasília. O panorama da greve é o seguinte: grevistas vão forçar o cancelamento do semestre, vão tentar impedir o vestibular e o MEC vai liberar as universidades para descontar os dias parados dos grevistas. Estes são os resultados da 19ª greve em 25 anos. Justíssima em suas demandas salariais, burríssima em suas estratégias. Vem chumbo grosso por aí.

Mas Por Quê?

Mais uma vez o revisor de O LIBERAL errou, e sumiu uma nota da coluna de Cláudio Humberto. Mas você pode ler aqui, o que faltou lá.

Nepotismo

A decisão do Colégio de Presidentes dos Tribunais de Justiça de todo o Brasil sobre o nepotismo jogou a batata quente no colo dos parlamentares. Questiona a competência do Conselho Nacional de Justiça normatizar a questão através de resolução. Entendem os juízes que somente o Congresso Nacional poderia fazê-lo. Salvo melhor juízo, os parlamentares deveriam fazer, imediatamente, o que querem os juízes. O que quer toda a sociedade.Aí acaba de uma vez essa estória horrível.

Crime

O secretário da Cultura do Pará tem toda a razão ao classificar de vandalismo a proposta da Companhia das Docas do Pará em desmontar parte do Porto de Belém, talvez o mais bonito do país, para fazer um páteo de contêineres.

Descendo Quadrado

Começaram mal as atividades da Schincariol no Pará. A inexistência de equipamentos de segurança levou o Corpo de Bombeiros a interditar, por seis horas, o parque industrial da empresa.
Mas o comandante da corporação, por telefone, liberou o funcionamento nas mesmas condições da interdição.
A insegurança continua.E o comandante que me perdoe ,mas que falta de sensibilidade!

16.11.05

Imprensa x Imprensa

Em artigo no site Observatório da Imprensa o jornalista Luciano Costa chama o blog do Noblat de panfleto e acusa-o de estar a serviço dos interesses partidários de seu hospedeiro atual, o jornal O Estado de São Paulo.
Vizinhos, site e blog, até duas semanas atrás no IG, certamente vão ficar desconhecidas, porque não foram declinadas, as causas e as provas do ataque.
Curioso é que a rota de Noblat não alterou um grau sequer desde o início na cobertura da crise. Luciano esperou seis meses pra atacar,ou apenas quinze dias após a mudança, a escolher.
OI teve problemas com apuração de informações e desfechou ataques - Dines, Marinilda e mais um que não lembro - contra Lucio Flávio Pinto em 2002, seduzidos pelo correspondente da Veja em Belém, protagonista de nebulosos episódios por aqui.
Lucio sacou rápido e desmontou a versão do OI que, rebarbado, não se retratou. E ainda reclamou porque Lúcio revelou a troca de e.mails que manteve com OI, em seu Jornal Pessoal.
Enquanto isso passeia alegremente por lá, na seção Campus, o famoso José Marques de Melo, notório arrivista que dirige a pós-graduação da Metodista.Por essas atitudes e companhias, observo o Observatório.

Colabora,Vai

Se você tem um blog, anda por eles ou se interessa pelo tema, vale a pena responder a uma interessante pesquisa sobre a blogosfera que está no site www.verbeat.org/pesquisablogosferabrasil.

15.11.05

Res Publica

Quem dera hein pessoal?

Ler Para Crer

O editorial de O LIBERAL confirma o que todos já desconfiavam. O Governo do Pará não tem um plano de segurança pública.
E o último parágrafo do texto sugere os eixos do plano capaz de combater a violência: os incentivos à educação, a demagogia – é,isso mesmo -fazer prosperar as pequenas e médias empresas, e a municipalização da sociedade.
Bem, eu não sei o que é municipalização da sociedade (alguém sabe?), mas sei que a demagogia deve ficar fora desse plano. Ou do editorial. Se possível, dos dois.

O Quinze

Não é o romance de Rachel de Queiroz, não.
É o número do partido que levou ao ar seu programa político regional ontem. O apresentador do programa bateu, é claro, no tema mais sensível do estado: segurança. Bateu muito.
Mas não sinto segurança nele. Nenhuma segurança.

14.11.05

Fracasso

O Governo do Pará está preparando um plano contra a violência.
Mas ninguém disse por que não havia nenhum. Ou se havia, por que não deu certo?

Óculos

O prefeito de Belém discorda da pesquisa da FGV que apontou a cidade como a que desperta a maior sensação de violência entre as capitais brasileiras. Não disse por que discorda.
Criticou também as ações de segurança do governador Jatene quando disse que “não é comprando carro, armas e equipamentos que vamos resolver o problema”.
O blog discorda da opinião do prefeito em relação à pesquisa. Mas não estranha sua desfaçatez ao fazê-lo.
O que é estranho mesmo são suas críticas ao governador, no mesmo dia e no mesmo jornal em que o governador anuncia um novo plano de segurança. Cabe recordar que o primeiro secretário de segurança de Jatene foi indicado por Duciomar, que começou essa política que agora condena.Mas quem acompanha a política paraense sabe que Dudu tem problemas com a visão há muito tempo.

Surdo

Para azar de Duciomar, outra pesquisa que ele também vai discordar, esta do IBGE, aponta Belém como a cidade mais barulhenta do Brasil. Vai discordar porque não têm políticas, instrumentos ou disposição para baixar o volume dos carros som,
trios elétricos, aparelhagens sonoras, vendedores de gás e igrejas evangélicas que infestam a cidade.

Horóscopo

As edições de aniversário de O LIBERAL se parecem muito todos os anos. Às vezes tenho a impressão que se trocassem os textos ninguém iria perceber. Incrível é alguém achar que mais alguém lê o conteúdo dessas matérias.
Os depoimentos dos políticos também poderiam ser trocados e ninguém iria perceber. Nem eles, que geralmente delegam a mensagem a seus assessores de imprensa dizendo “escreve qualquer coisa aí”.

Cartão Vermelho

Demorou, mas começou.A UNESP expulsou os alunos que urinaram, defecaram e vomitaram na frente do reitor e do diretor do campus da instituição. Quem sabe agora a galera senta o rabicó e estuda?

De Terceira

Até que enfim consigo encontrar uma notícia do Remo na internet. Não é lá das melhores, mas também não é das piores.

Fim de Linha

O deputado federal Anivaldo Vale (PSDB/PA), informa O LIBERAL, vai tentar uma disputa majoritária ou deixará a política. Tchau deputado.

13.11.05

Só Quem Tem Sabe

Tem coisas que o dinheiro não compra.
Um blog, por exemplo.
Para todas as outras existe algum card.

- - - - - - - - - - - -- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - Em regalo aos 30 dias do 5ª e dando um alô a todos os links e blogueiros

A Marca da Zorra

Uma assinatura paraense entrou e quis sair na estória da prorrogação da CPI dos Correios.
Primeiro queria que a investigação fosse até o talo.
Na hora H, piscou.
Tentou tirar da reta.
Mas era tarde... Entrou!
Gostou Wladimir Costa?
O Brasil inteiro gozou.
Sua assinatura foi decisiva... rs.

De Segunda

Presidente, técnico, jogadores, tudo de segunda.
Sem vergonhice geral.
O presidente então, todo enrolado na política.
Resultado: o Paysandu caiu prá segunda divisão.
Bando de incompetentes!Dá-lhe neles galera!

12.11.05

Pensando Bem...

Essa empresa que (não) fazia a coleta do lixo de Ribeirão Preto deveria se chamar Ladrão & Ladrão.

Pela República

Poder até que ele pode. Mas Antonio Palocci não deve sobreviver, enquanto ministro, até o feriado do dia 15. Não depois dessa.

Caldeirão do Som

Mais um link do caralho no blog.
Dj e blogueiro, mistura fina da pesada, que nos sábados aumenta o som e a audiência do Luciano Hulk. Se você pedir legal ele manda nos programas. Às vezes conta histórias dos pedintes.
Eu trabalho ouvindo o som na caixa... rs
Com vocês.............................Maestro Byyllyyyyyyyyaamm!

Perigas

Parece que a jibóia começa a se mexer... parece.

Lula e Eu

Sempre fui com a cara do Lula. Votei nele em 89, torci pela sua vitória nas outras vezes. Em todas as eleições andava com os adesivos no carro, bandeira na sacada do apartamento.
Ensinei meus filhos a usar a estrelinha vermelha.
Comemorei sua vitória em 2002.
Mas no final do ano seguinte já tava decepcionado. Em 2003 os bancos tiveram a mais alta taxa de lucro da história. E o desemprego também.
Nas pesquisas que realizei em 2003/2004 já percebia certa desconfiança. Ainda contida, ainda sem raiva, ainda havia esperança.
Em 2004 a economia cresceu 5%.Festa no governo, mas nos indicadores sociais nada. É claro, tudo concentrado, nada distribuído. Só comida, pra jibóia não endoidar de vez.
Mas as pesquisas já começavam a mudar. Não as intenções de voto, Lula ainda tava lá em cima. Nas qualis, os sentimentos, esses sim, já estavam diferentes. É sempre assim, primeiro mudam os sentimentos depois as intenções de voto.
Lembro que desde o início deste ano dizia para os meus clientes:
“Lula não está indo bem”. Era ouvido com ceticismo.
Aí caiu a bomba do mensalão e tantas outras na esteira.
Não vou falar desses quatro meses de inferno petista.
Vou pegar só nesta semana, desde a entrevista do Lula no Roda Viva,quando ficou clara a disposição de mentir,enganar e esconder, daquele Lula que tanto confiávamos.
O galo nem cantou três vezes e nesta quinta, pessoalmente, ele entrou em campo para tirar as assinaturas dos deputados que queriam prorrogar os trabalhos da CPI.
Quase conseguiu. Foi por uma. Mas mostrou à opinião pública em quem de fato ele se transformou
O que restou de Lula vai embora em 2006.
E quem vier depois dele não será muito diferente dele, a julgar pelas pesquisas.
Mas ele merece essa lição. Mentiu,enganou,escondeu, traiu.
Por isso que ele não diz quem o traiu. Ele é que é o traidor.
Tás arrependido Juvêncio? ( poderias me perguntar.)
Isso não é o principal, te responderia. Meus filhos tomaram gosto pela política, e isto é fundamental. Minhas sugestões passaram a ser ouvidas com mais atenção pelos clientes. Acho que todos nos amadurecemos mais um pouco. Vamos ser mais espertos e cuidadosos nas próximas eleições. Crescemos.
Não tô arrependido não. Tô é muito @#%$#@#&¨*
Só isso.

---- - - - - - - - -- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

Publicado na edição de hoje da Gazeta de Santarém, o maior jornal do Oeste do Pará, onde escrevo semanalmente.

11.11.05

Close

O fotógrafo Ary Souza é um dos mestres do foto jornalismo paraense. É dele a foto da capa de O LIBERAL que mostra o “tamanho” do enterro simbólico da UFPA.
Trinta coveiros puxados por um burro.
Mais simbólico impossível.
Mas há um outro absurdo que não tá na foto.É a inércia política dos outros 1.800 docentes da UFPA.

Os Restos de Lulas

Nem Florestan, nem Betinho, ou Ianni.
Nenhum dos brasileiros que me acostumei a admirar, entre outras coisas pela capacidade de previsão e pela coerência até o fim de suas vidas, ninguém poderia imaginar que Lula iria tão longe dentro da lama.
Mente,esconde,trai.
Agarra-se ao poder como um rato a um pedaço de rapadura, entre ratos. Pouco aprendeu com a fome que passou, e que usa para consternar os ignorantes, faminto de ser gente.
Cada vez que o resto de Lula finge se emocionar, cada vez que engana sem piedade e sem mais utopias, o triste personagem Lula reforça os Magalhães, os FHC’s,os Barbalhos, os Mãos Santas,os Calheiros....e os lulas de todos os estados brasileiros,lotados de lulas.
Traz todos eles de volta à ribalta, seus iguais, seus pares.
Lula é a vingança dos Passarinhos, dos Collors, dos Mestrinhos, dos Sarneys e de tantas asas negras que nublaram os últimos 40 anos do Brasil.
Vai pagar caro, o ex-caro, em frangalhos.
Pena que a gente, tanta gente, também.
Agora é Lula lá.Na lama!Junto com os restos.

Clube da Lama

Dos 60 deputados federais que retiraram suas assinaturas para que a CPI dos Correios pudesse levar até o fim a investigação do mensalão, 21 são do PMDB.A primeira da lista é a deputada Ann Pontes, de Tucuruí, mulher do filósofo Parsifal Pontes. Mande um mail dizendo o que você achou, perguntando por que ela fez isso e quem daqui mandou? dep.annpontes@camara.gov.br

Mas tem outro nome do Pará na lista dos que mudaram de idéia. Quer saber qual foi a reza ou o encosto que rolou?
Pergunte para o bom pastor. dep.josuebengtson@camara.gov.br

Perguntas

Eu vou mandar mails para a dupla dinâmica aí de cima perguntando apenas se enganaram na hora de assinar ou na hora de retirar? E a quem?

10.11.05

Belíssima

Perdoem-me, mas é a Cláudia Abreu!

Finados

Dirigentes da Associação dos Docentes da UFPA enterram simbolicamente a universidade pública. Hoje, as 10 no campus do Guamá. Mas só simbolicamente, porque concretamente já o fazem todos os dias,há muito tempo.

Best Seller

O Ministério Público Federal da Bahia ajuíza ação contra o livro do “bispo” Edyr Macedo que trata as seitas espiritualistas como responsáveis pelo atraso do país. Os procuradores federais classificam o livro de “degradante, injurioso, preconceituoso e discriminatório”. Tem razão o MPF.
Mas essa é a obra de Macedo.

Prova dos Nove

As manobras contra a prorrogação da CPI dos Correios e o cancelamento do depoimento de uma testemunha, denunciadas pelo blog do Noblat no início da noite de ontem, são o mais novo escândalo da política. Tudo pra proteger Palocci. E só há uma maneira de Lula escapar de meter os dois pés na lama, de vez. Vir à público exigir de seus aliados que prorroguem os prazos da CPI e reconvoquem a testemunha.

9.11.05

Transparência Brasil

Sapequei o banner da TB aí do lado. E tá linkado também.Vale a pena visita-lo regularmente pra ver o quanto é longa a luta.

8.11.05

Acabou a Tinta

Não gosta de blogs, sites, internet?
Então pode ir se preparando para ler jornais velhos. Certamente nas bibliotecas públicas de sua cidade, isto se ela tiver uma hemeroteca.
São as conclusões do americano Philip Meyer, veterano jornalista e professor (North Caroline), a partir do envelhecimento dos leitores formados na base técnica anterior, da diversificação rápida e do leque de possibilidades de interfaces e interações dos meios digitais.
A edição em papel do Times vende 700.000 exemplares enquanto que o Times On-line é acessado por um número cinco vezes maior de leitores em todo o mundo.
Os jovens preferem a web, a venda de classificados despenca, as maiores casas da notícia em todo mundo começam a respirar por aparelhos. O mercado real da informação corre para o mundo virtual.
Em alta velocidade: mantendo-se o atual ritmo de queda nas vendas dos impressos o último jornal de papel vai circular num dia qualquer em abril de 2040.
Bem, não será exatamente um dia qualquer...
Daqui pra lá haverá tempo de sobra para enquadrar a blogosfera, hoje livre, leve e solta. De minha parte não duro até 2040, mas já abandonei as versões impressas dos jornais. E vou aproveitar ao máximo os tempos onde os blogs ou polarizam, ou morrem.
E servem, entre outros fins, para dizer o que não diz à mídia impressa que, lentamente, no mundo inteiro, começa a dizer adeus.

Só Cana Dura

No mínimo um dos melhores artigos dos últimos tempos sobre políticos que gostam de combinar os artigos 171 (estelionato) e 228 (formação de quadrilha), do Código de Processo Penal.
Clica aqui pra ler o artigo. É de autoria de Xico Vargas, da “velha guarda da Portela.”

Mas Será?

Cobrindo ação da Polícia Federal que desmontou casas de bingo em Belém, O LIBERAL Online informou que a PF disse que a “maioria dos locais é reincidente”. O que? Eu li, mas não acredito.
Terá sido uma prosopopéia, animismo, personificação?Ou uma simples metáfora?Mas é uma figura de pensamento.E teimosa!

Roda a Vida

O Brasil vai continuar dividido depois da entrevista de ontem. Lula vai continuar morando em outro país, diferente do que mora este blogueiro. Que vai continuar admirando sua capacidade de contornar as situações difíceis que lhe atravessam os caminhos.
E a cena política vai continuar sombria até a eleição.
Se não piorar. Mas acho que vai piorar.

Ladra ou Louca?

Os autos dizem uma coisa, seu advogado outra.
Certo mesmo foram os furtos praticados pela desembargadora aposentada do Tribunal de Justiça do Pará, Ana Sereni Murrieta, nas contas de depósitos judiciais das causas sob sua custódia.
Entre dois e três milhões de reais, fora as desgraças que assolaram as famílias furtadas, são as contas da ação criminosa.
Ninguém arrisca um prognóstico sobre o caso.
A favor da imparcialidade da Justiça estão a competência e seriedade do juiz Paulo Jussara, que vai julgar o caso.
A estratégia da defesa é caracterizar a ré como depressiva.
Mas como assim? Todo mundo fica deprimido quando está liso e nem por isso sai por aí tirando dinheiro das contas dos outros.
E não se tem notícia que ela rasgava o dinheiro que sacava pessoalmente.
O que todos concordam é que haverá recurso ao Pleno do TJ.
Aí é que o julgamento vai ficar interessante.
A atitude da desembargadora maculou a imagem do judiciário paraense, que não pode compactuar com quem agiu contra um dos pilares da Justiça, que é proteger os cidadãos.
Ademais, se prevalece a tese da loucura premeditada, serão passíveis de anulação as sentença anteriores da ré.
Vai o TJ assumir esse ônus?
O mundo jurídico acompanha o caso. A sociedade idem.
As famílias lesadas pelas mãos ligeiras da desembargadora aguardam sua condenação e querem vê-la na penitenciária, onde consideram que ela se encontrará com seus verdadeiros pares.
Acham que os desembargadores do Pleno do TJ paraense não o são.
No que o blog concorda plenamente.

Toque

Foi decretado o toque de recolher nas cidades francesas, há doze dias sob violentos protestos. Em Belém ninguém tem coragem pra fazer algo parecido. Em Diadema bastou cerrar as portas da cachaça às 11 da noite e os crimes caíram pela metade.

7.11.05

Boa Viagem

São os votos do blog aos 36 (dos 41) deputados que vão viajar para Santarém, onde realizarão uma Sessão Especial para discutir a seca no Oeste do Pará. A viagem de cada um custará dois poços artesianos às comunidades atingidas.

Rastro

Tucuruí, Santarém, e agora Itaituba. A Promotora Elaine Nuayede e seu “scort” Paulo Correa voltaram a ser notícia na imprensa do Oeste do Pará. O MPE deveria trazer a moça pra capital. Ficaria mais fácil de acompanhar seus passos.

Quem Duvida?

Aconteceu no final dos anos 70, início dos 80.
Acossado pelo pedido de retificação de matéria policial que desabonava um delegado, dos brabos, o saudoso jornalista Euclides “Chembra” Bandeira não pestanejou.A manchete de polícia de “A Província do Pará” no dia seguinte estampava: “Rafael é Honestíssimo”.

Alça da Mira

Fonte estrelada do blog conta que na semana passada, em reunião com o Alto Comando do Corpo de Bombeiros, onde defendeu o aumento no soldo da corporação – considerado irrisório e que irritou a soldadesca – o Secretário de Defesa Manoel Santino, metafórico, disse: “Ainda estou vivo”.Sorte sua, Secretário, sorte sua.

No Limite

Até a grande imprensa começa a ficar impaciente com a inadministração do prefeito de Belém. Bem, pra isso tem jeito.
É só anunciar. Mas... anunciar o que?

Liberou pro Lúcio

Até que enfim O LIBERAL deu a informação do premio internacional de imprensa concedido ao jornalista Lúcio Flávio Pinto. Deu não, deram por ele. Foi a jornalista Miriam Leitão (Panorama Econômico).Delícia,não é?

5.11.05

Doril

A coluna de Cláudio Humberto teve problemas de, digamos revisão, na edição de hoje de O LIBERAL. Por conta disso você não leu uma nota sobre o nebuloso episódio das cestas básicas dos flagelados da seca. Leia aqui a nota “Troco Petista”.

A Cigarra e a Formiga

Jader tá chamando Almir pra disputa.
Tava lá, no Diário do Pará domingo passado, na charge do Atorres.
Toda eleição ele começa assim. Desafiando, testando as reações, quebrando o mau humor dos tempos ruins da política.
Mas será mesmo?
Os currais barbalhistas encolhem a cada eleição, desde sua derrota com Passarinho em 94.
Em 96 apanhou com Elcione.
Em 98 foi o próprio.
Em 2000 com Hélio hic! Gueiros.
Em 2001 renunciou a Presidência do Senado e ao mandato pra não ser cassado.
Em 2002 mandou um engraçadinho barbudo jogar gasolina no horário político e se refugiou numa campanha para deputado federal. Levou um caminhão de votos, proporcionais a sua longa carreira política.
Em 2004 levou um tombo. Perdeu as maiores prefeituras do estado. Lambada em Santarém, Itaituba, Oriximiná, Altamira, Tucuruí, Marabá, Paragominas e Castanhal.
Ganhou em Barcarena, mas o PSDB tomou-lhe o prefeito.
O filhote ganhou em Ananindeua. Mas não tá bem na foto, ou só nela. Perdeu dois terços da bancada estadual que elegeu.
Então que estória é essa de desafiar Almir?
É bafo do bofe?Quer vender o que não tem?
A charge ainda mostra, atrás do córner de Jader, uma torcida de camisetas vermelhas. Tava a Ana Júlia, o Paulo Rocha, a Maria e
o Ademir,esse escondidinho(já reparou como o Ademir tá sempre atrás de alguém?)
Tem o simpático Hildegardo. E nada mais.
Pro sacrifício Jader não virá. Não é do seu estilo. É arriscado ficar sem mandato.
Sei não, mas essa eleição tá muito pro PSDB.
Tá tanto, que tem mais de um candidato. Tem também uma dificuldade pra escolher o vice do tucano escolhido. Mas tudo se dobra.
Só vejo um complicador na eleição do ano que vem. Mas é difícil acontecer, na teoria e na prática: juntar todo mundo que é contra no primeiro turno, de cara. Isso mesmo, uma eleição plebiscitária, do tipo “Tucanos, sim ou não”.
Mas... cadê o nome?Hein?Não ouvi!Quem?
Jader contra Almir? Duvido muito.
Mas a política é melhor de rasteira que a capoeira.
Definições pra 2006, lamento amigos, só em 2006.
Até lá candidatos, ponham-se ao trabalho.
Política é coisa mais de formiga que de cigarra.

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

Publicado na edição de hoje de “A Gazeta de Santarém”, o maior jornal do Oeste do Pará, onde escrevo semanalmente.

4.11.05

Sai Santino, Sai Rapidinho.

Nem a OAB agüenta mais. Será que ele entendeu?

Acinte

Veja a opinião de Josias de Souza sobre o Tribunal de Justiça, a Assembléia Legislativa e o Governo do Estado, lá do Rio Grande do Norte. Que tal enviar um mail ou telefonar para o seu deputado para conversar sobre o assunto? Não tem os endereços e telefones? Veja aqui.

Dia e Hora

No início dos anos 60 um impedimento do titular levou o vereador Isaac Soares a uma rápida interinidade no cargo de Prefeito de Belém.
Figura agradável, colunista social por mais de 40 anos, o Tigre, como ficou conhecido pelos concursos de carnaval que dirigia, tão logo assumiu foi procurado pela imprensa para uma coletiva.
Foi logo avisando: ”Amanhã farei uma incerta no Ver-o-Peso para fiscalizar as condições da feira”. No dia seguinte, como esperado, a feira estava um brinco esperando o incerto prefeito.
Acho que a bandidagem vai fazer algo parecido com o anúncio das patrulhas que a Polícia Militar fará logo mais em Belém.

Quem Chega

Bushit

Esquentando

São cada vez maiores as evidencias de um esquema de chantagem perpetrado por Delúbio Soares e Marcos Valério contra o Governo Lula.
São cada vez mais claras as dificuldades de seus simpatizantes e correligionários em defender o Governo Lula com uma das mãos na razão, e a outra na ética.
São cada vez mais fortes os indícios de que a primavera será tórrida no país.

Cosme e Damião

PT e PSDB nunca foram tão parecidos. O que um sabe das saliências do outro, o que um imita a política econômica do outro. o que um imita o “fazer política” do outro...é impressionante! Apesar da revolta dos simpatizantes, de um e de outro, quando lêem essas coisas. Claro que há exceções, num e noutro.

3.11.05

Beija, Beija...

Nas enquetes das edições on line dos jornais o placar começa a virar. Devagarzinho a opinião pública aproxima os lábios dos rapazes da novela das oito. Que coisa!

Festa no Pedaço

Os blogs começam a incomodar malfeitores e seus asseclas de plantão. Quando “respondem” aos blogs pela grande imprensa então, é festa nos blogs. O notório passa a ser público.
Numa dessas até o editor chefe do New York Times já caiu.
Mas seria muito melhor se respondessem à Justiça.Assim todos saberiam e comemorariam.

Desmatamento Zero

Já defendi aqui no blog a necessidade da paralisação imediata da atividade madeireira na Amazônia. No 13º Congresso Brasileiro de Ornitologia, os cientistas do Museu Goeldi não deixaram por menos. Bem, a ciência está fazendo a sua parte.E o seu deputado?

Sucessão Paraense

O governador Jatene pode querer o senado no ano que vem.
O ex governador Almir Gabriel só quer o governo.
A vice quer terminar o mandato de Jatene, mas o PSDB não.
Não por ela, pelo marido. Pode, no máximo, se recandidatar.
O presidente da Assembléia não quer assumir. É candidato.
O presidente do TJ cumprirá a lei.

2.11.05

Convites

Se você fosse convidado pra entrevistar Lula no próximo Roda Viva qual a pergunta que você faria?
Esse é o convite que os blogs do Noblat e do Josias estão fazendo aos seus leitores. Entrem lá e vejam. No meio de muita bobagem tem perguntas, digamos, embaraçosas.
Este blog faz um convite à direção do programa: que tal fazer algumas delas ao Presidente?

1.11.05

Pneumotórax

Febre, hemoptise, dispnéia e suores noturnos.
A vida inteira que podia ter sido e que não foi.
Tosse, tosse, tosse.

Mandou chamar o médico:
— Diga trinta e três.
— Trinta e três . . . trinta e três . . . trinta e três . . .
— Respire.
— O senhor tem uma escavação no pulmão esquerdo e o pulmão direito infiltrado.
— Então, doutor, não é possível tentar o pneumotórax?
— Não. A única coisa a fazer é tocar um tango argentino.
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

Uma das mais lindas “bandeiras” do Manoel, posto hoje,
torcendo pela rápida recuperação do Sérgio Palmquist, amigo e companheiro de tantas jornadas, sempre agradáveis, bem humoradas e melhor sucedidas.
Apesar de saber que ele vai ficar uma arara comigo.
Jornalistas, ao menos os bons como ele, não gostam de ser notícia. Mas vou convencê-lo que o blog não é notícia.
Ainda... rs

Lugar Certo

Taxistas lincham quatro assaltantes. Dois morrem. Dois a caminho. A notícia saiu nos dois jornais de Belém.
Um tirou lasquinhas políticas. Outro destacou um taxista blasé, safado!A Folha colocou o caso no lugar certo. Cotidiano.
É assim o dia a dia de Belém, a capital brasileira da violência.
Se eu fosse o governador dava 24 horas pro Secretário de Defesa prender os assassinos. Ou botava ele na rua!

Lula Lá

Seis meses de negociação, mas ele topou. Dia 7 Lula vai ser entrevistado no Roda Viva número 1000.Paulo Markun e antigos âncoras do programa serão os entrevistadores.
O Noblat tá dizendo que o que tem de jornalista pedindo vez nessa parada....

Finados

Aqui em baixo também tá assim de gente que precisa de reza amanhã.

As Claras

A Resolução do Conselho Nacional de Justiça que demite parentes e aderentes nos Tribunais de todo o Brasil já começa a ser enfrentada, nas Assembléias e Tribunais.
No Rio Grande do Norte os deputados aprovam lei que protege a sinecura de quem entrou nas côrtes antes da Resolução, aos moldes do que aconteceu nos tribunais federais em 1999.
No Pará, debalde as afirmações do presidente do TJ que vai cumprir a medida, a maioria dos desembargadores decidiu elaborar, às pressas, um projeto de lei semelhante ao potiguar, e encaminhar à Assembléia Legislativa.
Na opinião do blog, eles têm todo o direito de mostrar à opinião pública os estertores do ancièn regime.

Marcas da Esperteza

O festival de logomarcas nas cestas básicas dos flagelados da seca, objeto de notas nos blogs e jornais paraenses, inspirou o poeta, jornalista e escrivão judicial Jota Ninos, de Santarém, epicentro do flagelo. Foi postada há pouco, no Blog do Jeso.


Guerra das marcas


Marca, logo
Logo, marca
Puxa saco
Desembarca
Troca saco
Troca marca
Marca logo
Enche o saco
Da miséria
Que se abarca
Marca a seca
Logomarca
Grife guarda
Da vanguarda
O seu grifo
Nosso grito
Corre o risco
De secar
Cobre a marca
Dessa seca
Chega logo
Marca a gente
Cesta embarca
Em barca seca
Marca a marca:
- Um país de tolos
- Uma cidade indigente
- E a estrela do Pará é azul......de fome!