21.11.06

Alianças ao Mar

O deputado federal Vic Pires Franco, presidente regional do PFL e de olho nos blogs 24 horas, anuncia o que já era esperado: o fim da aliança com o PSDB a partir de janeiro.
Está na "caixinha" de comentários do post Orla da Reeleição, cujo título e teor pode ter tudo a ver com a decisão de seu partido.
Certo, Vic?

23 comentários:

Anônimo disse...

Será que o dep. VIC mandará sozinho no PFL a partir de janeiro como vem fazendo há anos?
Desta vez, o partido elegeu outro deputado federal - (Joaquim de Lira Maia) também com expressiva votação.
Será que a decisão de VIC é unilateral? Será que o deputado-presidente do PFL ouviu os demais companheiros do partido?
Devagar com o andor que o santo é de pau ôco!
Luiz Carlos
Óbidos

Anônimo disse...

Caro Juvêncio,
Se vc ler com atenção todos os comentários do post Orla da Reeleição, vai ver que tem um comentarista que demonstra a sua raiva com o PFL.E tudo por que?
Ele que responda com a mesma sinceridade com que respondi a sua ofensa, e agora vou responder a sua indagação.
Como presidente do meu partido, posso aceitar críticas, nunca falta de respeito ou tentativa de humilhação. Afirmar que o PFL esteve 12 anos ao lado do poder dos tucanos é pura mentira. O PFL começou numa cruzada em 1994 ao lado do PSDB para a eleição de Almir Gabriel ao governo. Juntos vencemos. Na época o presidente do partido era o então deputado e ex governador Alacid Nunes.
Todos lembram que meses depois houve um atrito entre o então vice governador, que era do PFL, e o governador Almir Gabriel.Por isso o PFL saiu da União pelo Pará.
Em 98, já sob a presidencia do Ex governador Hélio Gueiros, o PFL fez uma aliança com o PMDB em oposição ao governador Almir Gabriel.Perdemos a eleição e Almir se reelegeu.Continuamos na oposição.
Em 2000, sozinho, o PFL tentou chegar a prefeitura. Eu era o candidato. Perdemos a eleição.
Em 2001, véspera do prazo final de filiação partidária para as eleições de 2002, mais precisamente no finalzinho de setembro, Hélio Gueiros deixa o PFL. Ele e quase todo o PFL do Pará. Prefeitos,deputados e vereadores. Fiquei praticamente só e sem tempo para preparar sequer uma chapa proporcional para as eleições de 2002. Como Vice Presidente do partido, assumi a presidencia.
Lembro que nessa época, várias tentativas de tomada do PFL foram feitas. Todos bateram com a cara na porta do Presidente Bornhausen.
Em novembro tive a primeira conversa, como presidente do PFL, com o então governador Almir Gabriel.
Foi uma conversa muito franca, de 3 horas no icuí.Só eu e ele. Nesse dia, ele convidou o PFL para voltar para a União pelo Pará.Lembro, e isso me marcou bastante, que quando falamos das eleições do ano seguinte (2002) perguntei de primeira, para ver a sua reação, quem seria o seu candidato. E ele, de primeira, me respondeu, Simão Jatene. Achei muito legal a sua sinceridade, sem embromação ou enrolação. Ele sabe e lembra que saí de lá como um aliado. E tenho uma testemunha que é o meu amigo Orly Bezerra, que duas semanas depois, a meu pedido, conseguiu imagens do governador Almir Gabriel e Simão Jatene juntos para o programa do PFL em dezembro de 2001. Lembro que a imagem era os dois juntos em uma colheita do soja ou coisa parecida.
Daí pra frente, todos sabem o resto da história. Fizemos uma aliança, vencemos as eleições de 2002.
O governador Jatene teve e tem uma vice leal ao lado dele e cumpridora de suas determinações. Não posso deixar de registrar que Jatene deu a Valéria a oportunidade de crescer politicamente, quando a convidou para assumir asecretaria especial de proteção social. E ela deu conta do recado,levando o nome do governador por onde andava.
Para não me alongar mais ainda, vou deixar de lado a campanha de 2006, que perdemos.
O PFL continua ao lado do PSDB sim até o final do governo Jatene. Isso é compromisso e será cumprido.
Não somos de largar a canoa como disse o anônimo. Começamos e terminamos juntos.
Agora qual seria a aliança a partir de janeiro de 2007? Aliança de oposição ao novo governo do PT?
Nós topamos!
O que temos que fazer já em janeiro é decidir o que queremos e para onde queremos ir. E principalmente, com quem.
O que devemos buscar urgentemente é um norte e daí pra frente seguir em frente. Se juntos, tudo bem. Se separados, tudo bem também. Depende de nós.
E pra finalizar, repito a frase do nosso líder ACM, derrotados não falam, derrotados esperam.
Um abraço pefelista,
Vic Pires Franco
Presidente do PFL

Unknown disse...

Deputado, de fato há inimigos do PFL por toda parte, inclusive aqui no Quinta Emenda.
Mas há poucos defensores pefelistas tão antenados e dispostos ao bom combate: o das idéias e dos argumentos.
Em nome disso peço que o senhor releve as críticas menos elegantes, digamos, e prossiga dialogando com os leitores do blog.
Acredito que -do senhor ao blog- todos ganharão.
E mais uma vez obrigado por sua atenção com os leitores do Quinta.
Um abraço.

Anônimo disse...

Gostei da sinceridade do deputado federal Victor Pires Franco Neto.

Ele e o seu PFL já deram muitas voltas no mundo da política paroara.

Mas o deputado Victor Pires Franco Neto não respondeu à indagação do leitor Luiz Carlos sobre quem vai mandar no PFL a partir de janeiro aqui no Pará.

Santinho do Pau Ôco
Largo da Trindade-Belém-Pará

Anônimo disse...

cara, esquece, esse Vic Pires nunca responde. não respondeu agora, não respondeu sobre o caso Funtelpa, quando ele mudou de opinião e voltou a ser amigo dos ORM, não respondeu para a luciana fiuza. definitivamente ele não responde.

Unknown disse...

Porque voces não aguardam?
Até agora ele só não respondeu ao post sobre a desistencia da ação contra a FUNTELPA/ORM.
A todos os outros ele tem respondido sim.
Se as respostas não os satisfazem - e voces tem todo o direito - é outra questão.Mas aí ninguém poderá dizer que ele não respondeu.
Vamos aguardar.
Tenho certeza que ele irá responder às perguntas sobre as articulações do PFL no interior.Pode até não ser agora, voces hão de convir que os bastidores de um partido só vem à tona quando os políticos resolvem falar.
Proponho aguardar.
Obrigado pelas perguntas.

Anônimo disse...

Caro deputado Vic Pires Franco,

Sou o anônimo que, em outro post, escreveu um comentário comparando o PFL a baratas, e a quem você respondeu pensando tratar-se de amigo seu.

Meu nome é Elias Tavares. Não sou, portanto, o amigo a quem você imaginou responder. Também não faço nem jamais fiz parte do PSDB. Muito pelo contrário...

Estou me identificando porque me sentiria mal em ser o involuntário causador de um desentendimento entre você e o amigo a quem você se referiu.

Saiba que admiro sua disposição em vir para o debate público, dando a cara a tapa. Respeito isso, porque diz muito sobre o caráter de quem assim procede. Além do mais, é um comportamento raro entre nossos políticos. Infelizmente.

Mantenho, porém, o que disse sobre o PFL. É um partido fisiológico por excelência, e seu relato mais confirma do que contesta esse ponto de vista que, de resto, creio, é compartilhado com boa parte da população brasileira.

Assim como não sou seu amigo, também não sou seu inimigo, ou de seu partido ou de quem quer que seja.

O que posso falar do PFL tem como base a conduta que esse partido adotou no processo político brasileiro até hoje. A meu pensar, o legado político do PFL, até o momento, é negativo.

Mas também é fato que não há nenhum determinismo histórico estabelecendo que assim terá que ser no futuro. O PFL bem pode adotar um comportamento em tudo oposto ao que adotou até aqui.

Se isso acontecesse, aliás, o Brasil só teria a ganhar.

Saudações vermelhas.

Elias Tavares

Unknown disse...

Obrigado pela visita e pelo comentário,Elias.
Principalmente se for o Elias que estou pensando, que tive o prazer de conhecer na campanha de 90,aquele executivo calmo e implacável no cumprimento dos contratos.
De todo modo louvo sua decisão de se identificar e,quem sabe, evitar um equívoco.

Anônimo disse...

Juvêncio,
Parabéns pelos seus comentários moderadores. Há que se por um freio nos posts que só querem ou acham que seus pontos de vista são os únicos válidos.
A democracia, quando foi criada, presupôs a conviVência mansa e pacífica entre contrários.
O bem coletivo deve sempre prevalecer sobre o interesse individual de quem quer que seja.

Unknown disse...

Olá Paulo.Obrigado pelas palavras.E veja se aparece mais por aqui.
Abs

Anônimo disse...

Juca ..........só vou dizer que "o que é mais gostoso, engorda"
Só assim, dá para publicar?

Unknown disse...

Assim dá, porque é verdade, e voce se acalma...rs

Anônimo disse...

Caro Juvêncio, acabo de chegar em casa aqui em Brasília, depois de um dia complicado. Estamos fechando o orçamento e é reunião pra tudo quanto é lado.
Reunimos hoje toda a bancada federal para definir as emendas de bancada para 2007. A nossa governadora eleita Ana Júlia participou de toda a reunião, como SENAGOVE, já que ainda é senadora e também governadora eleita.
Tão logo eu resolva alguns problemas domésticos, já que moro sozinho, volto ao nosso Quinta, como faço todas as noites e responderei democraticamente e respeitosamente aos companheiros do quinta.
Abraços,
Vic

Unknown disse...

Blz, deputado.
Escreva com calma que só vou poder moderar de manhã cedo. Esta noite mudei o horário de meus remédios, e não consegui pregar o olho...que agora estão pregando.
Obrigado e até amanhã.
Abs

Anônimo disse...

Se o companheiro Luiz Carlos tivesse deixado o seu comentário depois do meu, as 9:54 talvez não deixasse aquelas perguntas sobre o PFL. Mas vamos lá. Nada vai mudar no PFL a partir de janeiro de 2007. Continuarei como presidente do partido e nunca como dono. Perdemos as eleições para o governo e isso é péssimo pra qualquer partido. Mas paciencia, o povo decidiu assim e é ele quem manda.
Na bancada de deputados estaduais, elegemos 4 e 1 já se foi. Ficamos com 3. Aliás 3 grandes deputados: Marcio Miranda, Luis Sefer e Haroldo Martins. Na bancada federal, o PFL foi o partido que mais cresceu. 100%. Era só eu e agora ganhamos o companheiro Lira Maia com uma expressiva votação. Mesmo derrotado para o governo, o PFL sai dessas eleições com uma liderança nova e que caiu no gosto popular que é a nossa Vice Governadora Valéria Pires Franco, que fez um grande trabalho na área social desse governo.
Não posso esquecer dos nossos prefeitos e vereadores.
Portanto, amigo, vc já viu que o PFL não tem dono e nunca terá.
Pra que vc tenha certeza absoluta disso, vou contar uma pequena história onde todos os personagens estão vivos: Em maio desse ano foi encomendada uma pesquisa eleitoral feita por um instituto nacional para a vaga do senado, onde a nossa vice governadora aparecia empatada tecnicamente com o deputado jader. Literalmente empatada.
Como presidente, e para tomar uma decisão importante,mostrei a pesquisa para os deputados do nosso partido para ouvir a opinião de cada um. Todos preferiram a Valéria como vice na chapa de Almir Gabriel. E assim foi decidido. A vaga do senado esteve nas mãos do PFL por um bom tempo e não faltou incentivo por parte de muita gente boa do governo para que ela topasse a parada.Um grande incentivador foi o meu amigo Orly Bezerra que entende como ninguém nessa área. Outro, foi o nosso governador Jatene. Seria a senadora do governador. Só Deus sabe, mas talvez hoje ela estaria eleita senadora do Pará. Mas não foram só os deputados que influenciaram na decisão da Valéria. Pesou e muito uma conversa, que não participei, entre ela e Almir Gabriel. Só os dois. Só sei que dessa conversa ela voltou decidida a ser a companheira de chapa de Almir. E tenham certeza, ela não se arrepende nenhum pouco dessa decisão. Mas aí meus amigos, só ela pra contar o resto da história.
Acho que fui longo demais na minha resposta, mas que deu pro gasto deu.
Um abraço,
Vic Pires Franco

Anônimo disse...

Meu caro santinho de pau ôco da trinadade, respondi sim as perguntas do Luiz Carlos. Está por aí. É só procurar e ler.
Um abraço,
Vic

Anônimo disse...

Você tem todo o direito de querer que desistam de esperar as minhas respostas, anônimo das 3:08. E eu respeito essa sua falta de paciencia ou talvez excesso de ansiedade.
Mas antes de desistir dê uma procurada e veja que respondi sim a estudante Luciana Fiuza. Respondi e respeito suas colocações.
Quanto a questão da FUNTELPA, basta que vc leia a minha petição de desistencia, e vc verá que não é o que vc está insinuando, e que não preciso explicar mais nada.Está lá.
Lembre-se que sou um ser humano como outro qualquer, e que como político continuo sentindo os mesmos sentimentos que os homens de verdade sentem quando ouvem a voz que vem de dentro do coração.
Aceito com humildade todas as críticas, desde que sejam respeitosas.
Mesmo fazendo vc perder o seu tempo, continuo a disposição para tirar todas as sua dúvidas a meu respeito. Respeitosas é claro.
Vic Pires Franco

Anônimo disse...

Finalmente respondo ao Elias Tavares.
Sua atitude de identificar-se foi muito digna. Continuarei discordando de você.
Você tem todo o direito de achar o que quiser do PFL, como cidadão e eleitor.
E eu continuarei defendendo o meu partido, do qual tenho muito orgulho de ser seu presidente.
Para me despedir, não usarei saudações pefelistas ou vermelhas como as suas.
Prefiro saudações de dois paraenses que amam o nosso Pará.Eu e você.
Vic Pires Franco

Anônimo disse...

Caro Juvêncio, Consegui!!
São 3:15 da manhã aqui em Brasília e acabei de responder a todas as perguntas. Estou morto de sono.
Um abraço e até amanhã.
Vic

Unknown disse...

Valeu deputado.
Parece que funcionou...
Um abraço.

Anônimo disse...

A questão do lugar de vice ou de Senado para a Valéria passou pela esperteza do Almir Gabriel, que não queria ser forçado a engolir outro vice, tal vez um felino, onça ou leão. Mas a esperteza quando é muito grande engole o dono, já dizia Tancredo Neves, e levou de roldão a coitada da Valéria, que certamente seria hoje uma senadora muito mais digna do que a figura que nos impingiram.

Anônimo disse...

CjK agradeço em nome da Valéria o seu comentário. Agora, só nos resta uma coisa, esperar.
Um abraço,
Vic

Anônimo disse...

De nada deputado, é a minha opinião, que já havia expressado aqui mesmo no blog desde junho, e também para amigos comuns, muito antes do desenlace eleitoral.