Seria muito bom se as coisas fossem tão fáceis assim. Imaginar que a troca de comando resolva as mazelas públicas brasileiras é no mínimo ingenuidade. Não tenho procuração para defender ou acusar ninguem, mas acho que um breve exercício nos fará bem. A segurança pública como está posta no Brasil INTEIRO é o retrato da falência do Estado. Um modelo pensado a 40 anos para um mundo completamente diferente. Um sistema penal que exclui a investigação policial já começa mal. Uma constituição que organiza a perseguição criminal onde um órgão prende, outro apura, um terceiro denuncia e por fim um quarto julga, sem que nenhum colabore com o outro é um absurdo dissociado da realidade. Um sistema processual que emperra e engessa o judiciário tornando-o lento e injusto portanto. Em geral leis que foram pensadas para frear o Estado Hobesiano e garantir as liberdades dos anistiados, são usadas hoje para garantir a impunidade da marginália solta e ativa. Policiais mal pagos, mal formados e acima de tudo desanimados com a profissão, nunca reconhecida pela sociedade como algo importante, essa mesma sociedade que aprovou as leis que ai estão. Acho que afastar esse ou aquele comando é pouco para resolver todos os problemas na segurança pública. Peço a Deus que esteja errada na minha avaliação e que o novo capitão desta nau consiga achar um rumo para um pouco mais de paz e segurança para todos nós, assim feito até a Ministra Elln Gracie agradece.
4 comentários:
Não se esqueça dos outros. Particularmente com aura "dourada".
Seria muito bom se as coisas fossem tão fáceis assim. Imaginar que a troca de comando resolva as mazelas públicas brasileiras é no mínimo ingenuidade. Não tenho procuração para defender ou acusar ninguem, mas acho que um breve exercício nos fará bem.
A segurança pública como está posta no Brasil INTEIRO é o retrato da falência do Estado. Um modelo pensado a 40 anos para um mundo completamente diferente. Um sistema penal que exclui a investigação policial já começa mal. Uma constituição que organiza a perseguição criminal onde um órgão prende, outro apura, um terceiro denuncia e por fim um quarto julga, sem que nenhum colabore com o outro é um absurdo dissociado da realidade. Um sistema processual que emperra e engessa o judiciário tornando-o lento e injusto portanto. Em geral leis que foram pensadas para frear o Estado Hobesiano e garantir as liberdades dos anistiados, são usadas hoje para garantir a impunidade da marginália solta e ativa. Policiais mal pagos, mal formados e acima de tudo desanimados com a profissão, nunca reconhecida pela sociedade como algo importante, essa mesma sociedade que aprovou as leis que ai estão. Acho que afastar esse ou aquele comando é pouco para resolver todos os problemas na segurança pública. Peço a Deus que esteja errada na minha avaliação e que o novo capitão desta nau consiga achar um rumo para um pouco mais de paz e segurança para todos nós, assim feito até a Ministra Elln Gracie agradece.
Suas considerações são precisas.
É no Brasil inteiro sim.
Mas aqui o estado hobesiano é um pouxc mais sórdido, atrasado, inconsequente, frouxo.
Luluquefala dá uma dica:
Coronel Luis, o novo comandante da nossa PM.
Homem respeitadíssimo pela tropa.
Postar um comentário