11.8.06

Meta-Jornalismo

Da Coluna do Estado, espinha dorsal do Estado do Tapajós, edição de hoje.

Partidarismo
Por Lúcio Flávio Pinto:

O Diário do Pará publicou com destaque a impugnação do PMDB à participação do PFL e do PP na coligação "União pelo Pará", mas simplesmente ignorou o parecer do Ministério Público Eleitoral, rejeitando o pedido. Mais uma vez o jornal da família Barbalho sacrifica o jornalismo pela política. Para o bem de todos, inclusive da empresa, convinha separar os dois planos. Pode, sem deixar de ser o jornal de Jader Barbalho, não chegar a ser o seu partido - ou meta-partido.Convenhamos, porém: do outro lado do balcão, O Liberal não ajuda nada a causa. Muito pelo contrário.

10 comentários:

Unknown disse...

Juvêncio,

Muito obrigado pela visita e elogios. Este seu post diz tudo sobre a dificuldade que o paraense tem para obter informação confiável sobre o que acontece nas entrelinhas do poder papa-chibé.

Para ir mais fundo temos que caçar bons jornalistas, publicação e agora blogs que tragam algo mais que simples brigas de coronéis de quitandas. Enquanto isso, na vida real a bandidagem toma conta das cidades e nossas incompetentes autoridades só pensam naquilo.

O Quinta foi uma achado inestimável para mim, que agora não posso ler regularmente um Jornal Pessoal. Por isso, siga firme e forte.

Grande Abraço.

Marky

Anônimo disse...

É impressionante esta nossa imprensa local. Acho que falta ética no sentido de ser um canal de comunicação que tenha compromisso com a verdade e com a seriedade da notícia e com a imparcialidade.
Por exemplo, os moradores do entorno do Hospital Sirio-Libanês solicitaram uma reportagem ao "Liberal", e a mesma foi negada com a justificativa de que semana que vem haveria um debate de candidatos, e "gaguejosamente" não seria bom mostrar a realidade dos quase, futuros, quem sabe, ex ou atuais desapropriados pelo poder publico.
Pelo menos foi isso que ficou entendido no meio de tantas palavras soltas!
É frustante e "abandonante"!

Anônimo disse...

Caro Editor,
Não é verdade que o Diário tenha ignorado o parecer do procurador, a matéria foi públicada na edição do dia 04/08.
E também está na edição on line do mesmo dia, ou o Jornalista Lúcio Flavio é desinformado ou preconceituoso.
É importante fazer a correção.
Sandra monteiro
Rg- 3893547

Anônimo disse...

Caro Juvêncio:

Considero o Lúcio Flávio Pinto um jornalista brilhante, um dos melhores profissionais do país, sem favor algum.
Nesse caso, porém, ele cometeu um equívoco: o parecer do procurador José Potiguar, rejeitando a impugnação, foi, sim, publicado pelo Diário do Pará, na edição do dia 04 de agosto.
Transcrevo, abaixo, a matéria, para que não restem dúvidas quanto a isso.
Da mesma forma, acredito, você deve ter lido a matéria do Diário do Pará sobre o julgamento do TRE.
Sem mais, aproveito, apenas, para externar a minha admiração também por você.

ELEIÇÕES

Procurador eleitoral mantém candidatura de vice-governadora

O procurador Regional Eleitoral, José Augusto Torres Potiguar, deu parecer contrário, ontem, à impugnação da candidatura da vice-governadora, Valéria Pires Franco, ao mesmo cargo, na chapa da União pelo Pará. A impugnação foi pedida pelo PMDB, pelo fato de a convenção do PFL, em 30 de junho, não haver deliberado nem sobre candidaturas, nem sobre coligações, extrapolando o prazo previsto na legislação eleitoral. Na defesa apresentada ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE), o próprio PFL reconhece que a convenção não deliberou sobre esses temas, limitando-se a delegar poderes à Executiva, acerca da decisão. Mas sustenta que, apesar de a Executiva ter se reunido, apenas, em 3 de julho, tais deliberações estariam em conformidade com a Lei.
Potiguar rejeitou as jurisprudências citadas pelo PMDB, sustentando que não seriam aplicáveis ao caso. E citou o acórdão 567, do Tribunal Superior Eleitoral - TSE, anexado aos autos pela defesa, o qual, na sua opinião, “sustenta claramente que tendo a ata da convenção registro no sentido de que a Executiva pode vir a indicar candidato para cargo cujo postulante não foi indicado na plenária, será permitido que a indicação pelo órgão de direção partidária se dê no prazo do artigo 11, da Lei 9.504, qual seja, até o dia 5 de julho”.
Ontem, o advogado do PMDB, Inocêncio Mártires, lamentou que o parecer do procurador não tenha apreciado o principal fundamento da impugnação. “Infelizmente” - disse ele - “o documento não analisou o ponto central, que é a validade ou não de deliberação sobre candidaturas, e principalmente, coligações, após o prazo definido na Lei eleitoral, que é 30 de junho”.

Anônimo disse...

O Lúcio é um cara pés-no-chão e sabe que a postura do Diário não seria diferente. Contrariar os interesses do Anhangia & Cia não merece guarida e o estardalhaço inicial visava causar impacto no eleitor desavisado.
O Liberal, ah .... O Liberal ! Bem, a foto de ontem diz tudo.

Anônimo disse...

A crítica de Lúcio Flávio ao clã Barbalho não vai além disso: criticar o que não pode ser criticado. O que pode, melhor calar.

Anônimo disse...

Pra mim o lucio não tem nada de especial. Começando pelo nome do seu jornal, pessoal. Como é que pode um jornal com esse título? O leitor não quer um jornal pessoal, e sim um jornal imparcial. Coisa que o jornal do lúcio não é. Basta ver o que ele faz com a família Maiorana em todas as suas edições. Isso não é jornalismo.Isso é coisa pessoal. Coisa do jornal do lúcio.

Unknown disse...

Obrigado Marky.Abração.

Anônimo disse...

Caro Editor,
Como vocês podem cobrar bom jornalismo do Diário e Liberal, se na hora que vocês erram não tem coragem de corrigir os seus erros.
Talvez algum dia teremos sim uma jornalismo imparcial
Sandra Monteiro

Unknown disse...

Talvez no dia em que a sra aguarde o "erramos", ou do Lúcio, quando ler o post, ou do proprio poster,quando chegar a Nova Déli e apurar o acontecido, na semana que vem.
Enquanto isso continuamos com o péssimo jornalismo...eheh