11.9.06

Quem te Viu...

Para os muitos amigos do senador Jorge Viana (PT-AC) no Pará.
Do blog do Nobat, citando a Folha de SP.

"Oito anos após ter despontado na política com a promessa de tirar o Acre das páginas policiais, o grupo ligado ao governador Jorge Viana (PT) recorreu às mesmas personagens que antes combatia para se manter no poder.
Forte candidato para o ministério em um eventual segundo mandato de Luiz Inácio Lula da Silva, Viana conquistou o apoio do ex-governador Orleir Cameli (1995-1998), o mesmo que era caracterizado por ele como responsável pelo "desmonte" do Estado.
Cameli entrou no barco petista junto com seu primo Cesar Messias (PP), ex-prefeito de Cruzeiro do Sul (segunda cidade do Estado), indicado vice na chapa do PT ao governo.
Do lado do PP, um dos pais da aliança é o ex-deputado Ronivon Santiago, presença constante nos grandes escândalos dos últimos anos -compra de votos, valerioduto e sanguessugas.
Mas ele não pôde ver o resultado final de seu trabalho. Foi preso pela Polícia Federal poucas horas antes da apresentação da coligação, em 4 de maio.
Figura ainda na frente petista o PL de Aureliano Pascoal, ex-secretário de Segurança Pública de Cameli e primo de Hildebrando Pascoal, símbolo do "faroeste" que o PT combatia. Hildebrando, preso desde 1999 por mandar matar um adversário com uma motosserra, comandava a PM do Estado."


Cá prá nos, a turma de Jorge nos tempos da UFPA era muito, mas muito melhor.

10 comentários:

Carlos Barretto  disse...

Mas o Jorge Vianna também foi da UFPa? Que eu saiba, apenas o Tião Vianna (que é irmão dele) foi. E foi inclusive meu colega de turma na Medicina.

Unknown disse...

Vou checar a informação, Barretto. Obrigado.

Anônimo disse...

Jorge Vianna é governador do Acre e também desconheço que tenha frequentado a UFPa. Ao contrário do irmão dele, Senador Tião Vianna, formado em medicina pela UFPa na década de 80. Bom moço, em seu tempo de política estudantil, militou na tendência petista Caminhando, e, possivelmente, esteve vinculado ou sob influência do Pierre.

Unknown disse...

Sim, Anonimo.
Não há dúvidas que Tião estudou aqui.
O blog do Barretto publicou uma foto daqueles tempos, onde aparecem Tião,o próprio Barretto e Sérgio Carneiro, na época o mais conhecido ativista político na UFPA, aluno da Medicina (onde anda ele?)também.Todas as referencias que ouvi de Tião coincidem com seu comentário.Era pessoa estimada.
A pwessoa que pode me confirmar ou desmentier a presença de Jorge por aqui estáausente e NovaDéli.Mas não demora a chegar.Aí corrigirei o post.Obrigado pelas informações.

Anônimo disse...

Sérgio Carneiro reside em São Paulo. Não continou a carreira política. Exerce a medicina do trabalho em tempo integral. Muito raramente visita o Pará.

Unknown disse...

Obrigado pela atenção.
A última vez que o vi foi numa festa, num apartamento no centro de São Paulo, no inverno de 1994.
Convidado por uma amiga, Ana Maneschi, que na época lá residia, chegamos a conversar rapidamente.
Depois,nunca mais.
Folgo em sabe-lo bem, e trabalhando.

Carlos Barretto  disse...

Sim. E o link para a foto do Tião, na época da ocupação da reitoria pelos estudantes de medicina está aqui:
http://blogdobarretto.blogspot.com/2006/03/foto-histrica.html#links
Abs

Unknown disse...

Valeu, Barretto.Obrigado pela "pesquisa".

Anônimo disse...

Ana Maneschy... grande figura humana! Infelizmente tenho notícias que esteve muito adoentada, residindo aí no Pará.

Unknown disse...

Sim, Anonimo. Grande e bela figura humana.Hospedou-me em sua casa quando cheguei a Sampa em 94,na Aziz Jabour Malouf, uma simpática vila paulistana na Vila Mariana, quando fui para a pós.Antes passei uma temporada curta na Santa Cecília, atrás da Sta. Casa.
Levou-me a vários lugares e apresentou-me muitas pessoas, algumas do alto escalão petista como Augusto Franco.
Depois voltou a residir em Nova Déli, trabalhando na administração Edmil50n Rodrigues.
Acompanhei sua doença, parcialmente controlada.
Torcemos sempre por ela.
Obrigado pela visita.Bem vindo ao blog.