20.1.08

100 Anos de História



O blogueiro bragantino Zé Carlos Lima, presidente regional do PV, pede a divulgação da campanha pela reunião de objetos e fotografias da memória da Estrada de Ferro de Bragança - como essa aí de cima, da Estação e de uma composição, em plena av. Almte. Barroso. O Museu de Arte Sacra da linda cidade do nordeste do estado está organizando uma exposição comemorativa aos 100 anos da ferrovia.
No próximo post, no meio da semana, o Quinta vai dar os telefones e endereços do padre Gerenaldo, curador da exposição.

11 comentários:

José Carlos Lima disse...

O post ficou show. Parabéns Juvêncio.

Unknown disse...

Obrigado Zé, mas espera os outros dois. O túnel é uma locação do Harry Potter, sensacional.
Valeu o envio, e eu irei à Bragança ver a exposição.
Não viajei nos trens da EFB, mas lembro deles no ramal de Icoaraci.

Anônimo disse...

Lembro tambem dos vagoes estacionados ali onde e hoje o Terminal Roviario, se nao me falha a memoria.Foi uma imagem que ficou gravada em minha mente de menino quando eu retornava aos domingos do sitio da minha Vo, no entao distante Coqueiro.
Essa iniciativa realmente eh louvavel by the way deu um " ela" no Blog, Jukao.

JOSE MARIA disse...

Caríssimos Juvêncio e Zé Carlos.

Muito obrigado pelo esforço.
Estamos nessa.
Vou mandar as fotos que tenho.
E vou pedir ao Rogério Bulhões, da Rede de Televisão Paraense, que forneça para a Exposição as imagens que está fazendo da minha caminhada, que já considero a minha pequena parte para festejar o Centenário.
Os bragantinos ficamos devendo essa a vocês.

Anônimo disse...

Caro Juva....
Grande ideia a do amigo Ze Carlos de resgatar a memoria da ferrovia . Faço apenas uma observacao : Acredito ( nao posso usar o termo "se a minha memoria nao me falha " .... ainda .... ) que o predio situado no lado esquerdo da composicao na foto feita na Av Tito Franco nao seja o da estacao de Sao Bras .... talvez seja o antigo predio do Colegio Souza Franco . Vou pesquisar em meus alfarrabios.
Abraços

Unknown disse...

Olá, Alencar. Vale a pena.
Acompanhamos vc. Boa sorte, e abs.

Unknown disse...

Olá, grande Raul.
Tire a dúvida e volte por aqui prá contar.
Abs

Anônimo disse...

O Zé é tão bragantino qtº eu sou novaiorquino.....Não vi nenhum desrespeito no meu comentário q vc não "pudesse postar". Vai de reto tu também.

Unknown disse...

Obrigado por reafirmar, em seu chororô, os termos avacalhados de seu comentário recusado...ahahaha

Anônimo disse...

Nao foi dito que e o lugar em que e o terminal rodoviario hoje em dia. Acredito ser este o sobrado Faciola, proximo ao Hospital Adventista de Belem.Quer ver , observa a parada do onibus do 40 horas um pouco mais a direita.

Anônimo disse...

Raul Ventura,

Você está correto.

Sem sombra de dúvida, o prédio que aparece na foto é o do Colégio Visconde de Souza Franco.

Que eu saiba, o solar Faciola não tinha as 2 cúpulas.

Estudei no Souza Franco quando ele ainda era um estabelecimento particular (seu diretor era o professor Antônio Moreira Júnior, salvo engano).

Várias vezes subi até às cúpulas. Arriscando a vida, pois as estruturas de madeira estavam em péssimo estado.

Por causa disso, também por várias vezes fiquei "de castigo" na secretaria do colégio, escrevendo 100 vezes a frase: "não devo ingressar em área interditada".