24.2.08

Mengo Campeão

Comemorações aqui!

24 comentários:

Anônimo disse...

Elegante e merece aplausos a atitude do blog de abrir espaço para as comemorações urubulinas.

Unknown disse...

Ah!...não tenho como desmerecer a conquista. Falta mais um pouco ao Fogão. Talvez ainda este ano. Talvez.
Obrigado, e podem comemorar à vontade, urubus....rs

Anônimo disse...

Juvencio,

falta mais um pouco de "simpatia" com os juízes... Só isso...O Fogão tá de parabéns... Roubado não vale...

Ganhar de juiz, não dá...

"e ninguém cala esse nosso amor ..."

O pior é aguentar o flamenguista Junior comentando...essa Globo...

Anônimo disse...

Luluquefala, como não entende de futebol, canta pra vocês ...
" Uma vez Valéria, sempre Valéria
Valéria eu sempre hei de ser.
É o meu prazer, vê-la brilhar,
Seja na terra, seja no mar...
Vencer, vencer, vencer..."
Hehehehehehehe

Unknown disse...

Caro Juvêncio,


Estou - mais uma vez - em estado de graça.
Eu e 35 milhões de rubro-negros, felizes até dizer chega com a conquista da Taça Guanabara e, mais ainda ( é possível?), por termos ampliado o tabu contra o Botafogo.
Agora são 15 jogos, desde abril de 2004 , em que somamos 8 vitórias e 7 empates . E esta é a Taça GB de número 18 ganha pelo Fla contra apenas 11 do Vasco, 8 do Fluminense e 4 do Botafogo.
Em números de campeonatos cariocas estamos a apenas um para igualarmos o número (25) do Fluminense. A conquista de hoje significa , na pior das hipóteses, meio caminho andado.
No entanto, meu caríssimo Juvêncio, eu não me demoraria sobre números. Antes, sem abusar de sua generosa hospitalidade, gostaria de falar , um pouco que fosse , sobre esta paixão chamada Flamengo.

Permita-me.

Quando mais jovem indagava-me o porquê de o torcedor de um clube jamais deixá-lo de amar. É mais fácil separar-se de uma mulher do que de um clube...

Talvez porque o clube nunca se entrega a um torcedor. Este é que entrega seu amor ao clube. E , geralmente , o faz sem saber direito por que.

Quando se trata de um clube tão amado,porém , a pergunta se impõe - qual o segrêdo do Flamengo?
Alguns talvez não saibam, mas o Clube de Regatas do Flamengo tem a idade do cinema ! Bendita coincidência. Estamos na noite da festa maior de Hollywood.
Ambos - Flamengo e cinema - entraram em cartaz em fins de 1895.
O caminho de ambos foi difícil, modesto, quase obscuro o que, em nenhum momento, permitia antever seu futuro de glórias. Dias antes de os Irmãos Lumiére ( era antevéspera de Natal), no Café de La Paix, em Paris projetarem nas telas as imagens cômicas de L'arroseur arrosé , o Flamengo punha n'agua da então despoluida Baía da Guanabara a sua primeira embarcação - a legendária Pherusa , à qual , logo depois, se juntaria um segundo barco Scyra.
No comando da "esquadra"rubro-negra um grupo de rapazes alegres e boêmios , típicos da classe média carioca de então , que moravam no bairro do Flamengo, assim chamado porque alí haviam se radicado, no início da segunda metade do século 18, alguns dos remanescentes da frustrada invasão holandesa, capitaneada por Maurício de Nassau.
Esses 15 jovens foram os ancestrais da maior torcida do Brasil e de toda a terra . E , como assinalou o jornalista Ivan Alves , "o Flamengo incorpora devotos nas mais diferentes latitudes: do altiplano da Bolívia às coxilhas da Argentina; dos boulevards simétricos de Paris às caatingas abrasadas do Nordeste brasileiro; das querências gaúchas, onde os peões tocam o gado, às favelas do Rio de Janeiro, onde a morte está à espreita, no tiro do bandido e na incúria dos governantes; da megalópole novaiorquina à Tóquio convertida, pelo fetichismo do futebol,no extremo ocidente da paixão flamenguista ".
Diante de tais evidências - ainda é Ivan Alves a falar -
"não será provavelmente exagero afirmar-se que onde existir uma comunidade humana, por mais rarefeita que seja, aí tremulará uma bandeira em vermelha e preto e se detectará a presença de um habitante da heterogênea e às vezes fanática nação rubro-negra. E os acreanos, como os suecos, os paraenses, como os uruguaios, saberão contar que, nos já longínquos anos 30 e início dos 40, Leônidas da Silva, permanecendo alguns segundos no ar, em posição horizontal, subverteu, com suas bicicletas lendárias e mortais, a Lei da Gravidade tão laboriosamente concebida por Isaac Newton, e que, a partir da segunda metade da década de 70, Arthur Nunes Coimbra, o Zico, se tornou, qualitativa e quantitativamente, um dos maiores artilheiros da história do futebol mundial".
Afora as cores vermelho e preto, a própria sonoridade do nome (Flamengo), além da legenda da força de vontade, da capacidade de renascer das cinzas e da adversidade, de dar a volta por cima; para além disso tudo a força rubro-negra vem sobretudo de sua vocação democrática: o Flamengo é o clube de maior torcida em todas as classes sociais, entre negros e brancos, comerciantes e comerciários, industriais e industriários, banqueiros e bancários, oficiais e soldados, intelectuais e gente humilde da favela.
Essa tendencia para acolher todos, em igualdade de condições , em seu seio é que provavelmente fez do Flamengo o clube mais popular do Brasil e do mundo.
Os demais e relevantes fatores - como , por exemplo, o título de hoje - seriam apenas elementos coadjuvantes no fascinante processo de composição da popularidade rubro-negra.
Para encerrar, porque já abusei demais de tua bonomia , vale dizer, como David Nasser, célebre repórter de O Cruzeiros dos anos 50 , o Flamengo é uma paixão como um rio que tivesse nascido como fio d'agua numa cordilheira e rolasse por um continente, crescendo, avolumando-se num monstruoso curso d'agua - de paixões, de esperanças, de vibrações , de mágoas, de decepções
e de alegrias .

Saúdo então , quase-mestre Juvêncio , cada um e todos os 35 milhões de habitantes desta única, maravilhosa e incandescente nação rubro-negra , com nosso eterno grito de guerra-

Uma vez Flamengo,

Sempre Flamengo !

Anônimo disse...

Já que vc reconheceu a derrota de forma elegante, demonstrando seu savoir - faire, como diria o Hélio Gueiros, deves colocar o redentor vestido de Fla.
Nunes

Anônimo disse...

O Rio é a capital da mutreta..ganhar no Rio..só se entrar no acordinho com o juiz. Não tem jeito...To com o Bebeto..tem que desistir do carioca.. náo dá..é muita roubalheira..a cara do Brasil..

Anônimo disse...

Roubado é?? essa é boa!!! Penalti Clarissimo!!! o camarada quase tira a camisa inteira do Fabio Luciano!!! Se isso não é penalti não sei mas o que seja!!! Mas tudo bem, alguns não conseguem perder!!! E olha que vcs já deveriam estar acostumados!!! Quantos anos mesmo sem titulos??? Pena que Botafoguenses estejam em extinção!!! A sacaneada vai ter que ser mesmo no vice da gama e no pó de arroz!!!

Saudações Rubro-Negra

"Oh meu Mengão,
Eu gosto de você!
Quero cantar ao mundo inteiro,
A alegria de Ser Rubro-Negro!
Cante comigo mengão,
Acima de tudo Rubro-Negro!"

FB

Anônimo disse...

Eu avisei que essa estória de vestir o Cristo com a camisa do Bota antes da vitória, daria urucubaca parecida com o FHC na eleição p a cidade de SP...

Meeeeeeeeeeeeennnnnnnnnngo

Anônimo disse...

Bom dia, querido:

como sou América, assisto de longe toda essa comemoração....

Mas o Papão vem aí! E aí a gente vai comemorar na calçada...he..he...


Beijão

Alan Lemos disse...

MENGÃÃÃÃOOO!!!

morenocris disse...

Ai Juca, chama logo a Quinta Emenda e aproveita exclui o post... rsrs

Beijos.
Bom dia.

Vc já viu quanto "anônimo" flamenguista? Eu, heim, como diz o Alex Lacerda... rsrs

:)

Anônimo disse...

Caro Juvêncio,
Não sou afeito a comentários sobre futebol, mas essa conversa dos botafoguenses relacionarem a derrota com a arbitragem me faz lembrar do mais botafoguense dos botafoguenses, João Saldanha, que dizia: "quem protesta já perdeu!".

Em março irei a Belém e o visitarei.
Sds, Cristovam Sena.

Anônimo disse...

Minhas saudaçoes a esse tal de Flamengo, seja lá isso o que for.
Aqui em Santa Helena a gente tá meio por fora dos noticiários.
abs, J.
Napoleão Bonaparte

Anônimo disse...

Mengoooooooooooooooooooooo
Flamengo até morrrer!!!!!!

Aline Brelaz

Anônimo disse...

Juvêncio, pede pro Bebeto e o Montenegro que se fazer de vítima não cola mais.


MENGOOOOOOOOOOOOOOOL!

ps: EU JÁ SABIA...rsrsrsrs

Abs, Janjão

Anônimo disse...

Ubuzinho, aguardem que vai ter CREU tricolor em breve, não esqueçam do Tiago Neves e os 4 x 1.

Unknown disse...

Grande Cristovam, aguardo-o, amigo.
E vc tem toda razão sobre o jogo e as reações.
Foi penalty sim, o Lucio Flavio mrecia ser expluso, e o Botafogo perdeu as chances que criou.
O Mengão não.
Foi esse o jogo que eu vi, com todo o respeito a quem assim não viu.
Grande abs, Cristovam.

Anônimo disse...

Seu juca,com aquele JUIZ até o LEÃO chegaria na primeira divisão! PARABENS FAZER O QUE?

Anônimo disse...

Olha Juva, segue um breve desabafo sobre futebol, sabendo que aqui não é um dos lugares mais apropriados.
Sem querer colocar açúcar na rapadura, mas uma câmera de uma emissora mostrou ontem à noite que ambos jogadores se puxaram (Ferrero e Fábio Luciano).
Além disso, esse Fábio Luciano e o Souza (que é marginal), são campeões em empurrões e puxões na área, quase nunca marcados.
Agora o Sr. Marcelo sei lá das quantas (diz que árbitro FIFA), resolve marcar esse penalty e ainda expulsou o Lúcio Flávio por retirar os jogadores do Botafogo do bolo (disseram no maraca que ele ficou p* da vida, pois teria mais chance de expulsar jogadores do BOTA na confusão)...
Mas enfim, mais uma vez flamengo, sempre flamengo, ganhou na malandragem e na mutretagem daqueles que fazem o futebol e acreditam que o produto só é mais rentável se atingir uma parcela maior da população, o que, indubitavelmente é Flamengueira...
Por fim, alguém comentou alhures que o Flamengo iria atingir a marcar de 25 títulos cariocas e igualar o Fluminense. Na verdade, são 30 títulos e do jeito que as coisas vão, não duvido que iguale e ultrapasse ano que vem ...
Um grande abraço Tricolor e vamos ao segundo turno, no 11 contra 14 (junta torcida, árbitro e comissão de arbitragem e, por fim, a imprensa carioca)
Abs.
Fábio

Anônimo disse...

Olha Juva, segue um breve desabafo sobre futebol, sabendo que aqui não é um dos lugares mais apropriados.
Sem querer colocar açúcar na rapadura, mas uma câmera de uma emissora mostrou ontem à noite que ambos jogadores se puxaram (Ferrero e Fábio Luciano).
Além disso, esse Fábio Luciano e o Souza (que é marginal), são campeões em empurrões e puxões na área, quase nunca marcados.
Agora o Sr. Marcelo sei lá das quantas (diz que árbitro FIFA), resolve marcar esse penalty e ainda expulsou o Lúcio Flávio por retirar os jogadores do Botafogo do bolo (disseram no maraca que ele ficou p* da vida, pois teria mais chance de expulsar jogadores do BOTA na confusão)...
Mas enfim, mais uma vez flamengo, sempre flamengo, ganhou na malandragem e na mutretagem daqueles que fazem o futebol e acreditam que o produto só é mais rentável se atingir uma parcela maior da população, o que, indubitavelmente é Flamengueira...
Por fim, alguém comentou alhures que o Flamengo iria atingir a marcar de 25 títulos cariocas e igualar o Fluminense. Na verdade, são 30 títulos e do jeito que as coisas vão, não duvido que iguale e ultrapasse ano que vem ...
Um grande abraço Tricolor e vamos ao segundo turno, no 11 contra 14 (junta torcida, árbitro e comissão de arbitragem e, por fim, a imprensa carioca)
Abs.
Fábio

Anônimo disse...

Engracado. Em primeiro lugar, o penalti foi clarissimo (e sem essa de dizer que isso sõ acontece com o botafogo). Depois, a expulsao foi legítima. Onde estã a roubalheira... Ora, o Botafogo ~e que jã foi beneficiado escandalosamente por arbitragens! O que dizer de seu unico t~itulo do Brasileiro, conquistado em cima do Santos, em 1995, com aquela arbitragem escandalosa contra o Santos...!!!

CJK disse...

Resumindo: tem coisas que só acontecem com o Botafogo...

morenocris disse...

Ai CJK...nada como um dia atrás do outro, não é mesmo? rsrs

Beijos.