Opinião de O Globo, sobre a mudança do símbolo da Abin,que quer apagar a imagem de arapongas que desfrutam seus agentes.
Carcará de gaiola
AO ESCOLHER o carcará símbolo da Agência Brasileira de Inteligência, o diretor-geral da Abin, Márcio Buzanelli, deseja aposentar outra ave, a araponga, usada de forma pejorativa para designar os espiões nacionais.
AS CARACTERÍSTICAS muito diferentes dos dois animais levam à suspeita de que a direção da Abin se sente mais confortável sendo lembrada pela agressividade de um bicho que “pega, mata e come” do que por um outro, nada agressivo, facilmente identificado pelo barulho que faz.
ENTENDE-SE. Mas, carcará ou araponga, os limites da gaiola são a lei. Não custa lembrar.
2 comentários:
Só pra esclarecer; o Caracará (Polyborus plancus ou Carcara plancus) é preferencialmente uma ave que se alimenta de restos alimentares não aproveitados pelos Urubus. Ele tem ampla distribuição sendo encontrado do Alasca à Terra do Fogo. Ele "pega, mata e come" sim, mas só animais feridos, muito jovens, muito velhos ou doentes. Ou seja, como o Tucano escolhido pelo PSDB (Ramphastos toco), espécie considerada parasita por depositar seus ovos em ninhos de outra espécie, foi uma péssima escolha. O diretor da ABIN assim como o pessoal do PSDB, deveria pelo menos, ter consultado um especialista, assim evitariam essas gafes. A imagem é deles mesmos, coitados, tanto poder e tanta ignorância juntos, essa é uma mistura perigosa. Abração!
Olá,Ancestral.
Como biólogo qualificado que és,sabes bem do que falas.Eu achava que era um pássaro nordesini,priincipalmente.Triste escolha a do carcará.Pensei que agencias de serviçosecreto tivessem a obrigaçãode ser mais discretas,para não falar de bom gosto.Mas acho que eles tem menos poder do que gostariam ou aparentam.Para estarem fazendo esse tipo de lambança...Abração,Bro.
Postar um comentário