16.1.06

O Longo Novelo

O fino,colorido e macio novelo das relações entre o marketing político e a política, começa a ser desenrolado. Pode ser um dos resultados da ameaça de Duda Mendonça em processar a revista Veja por dano moral, em face da publicação da matéria Marketing Bandido, na edição que começou a circular hoje ,nas bancas da Grande Nova Déli.
Mas há outros novelos, não tão coloridos ou macios, que vão dar muito mais trabalho para revelar. Doze campanhas políticas ensinaram este poster que a mídia eletronica representa algo em torno de 25% do custo de uma campanha majoritária. Gráficas e correlatos somam mais 15%.
Os 60% restantes - e que resto! - dilui-se numa complicada teia que vai da gasolina ao carro som, fretes, passagens e locações, passando pelos "salários" e manutenção dos comitês, na "compra" de cabos eleitorais e na famosa "boca de urna" ou no "voto de corrente". Numa palavra: multiplique por tres a grana que aparecer vinculada ao marketing político.
Fica difícil classificar, para usar uma expressão contábil, esses 60% no rol de atividades fora do marketing político. Cada campanha é um caso, onde colabora o potencial do candidato, o arco das alianças, o número de adversários, o sobe e desce das pesquisas, e o "Imponderável de Almeida", a taxa de imprevisibilidade, que existe sim, e aparece em quase todas as eleições.
Às vezes a favor, outras contra.
Mas a verdade é que boa parte do Caixa 2, a vedete de 2005, fica mesmo é na algibeira de algumas figuras que orbitam na arrecadação ,e nas coordenações de campanhas. Figuras como Delúbio Soares, patrono dos tesoureiros da política. Em outros casos são os próprios candidatos.
Conto um.
Meu avô foi deputado estadual em várias legislaturas, constituinte de 45 no Pará. Morreu no mandato, saindo o féretro enlutado - nunca imaginei usar essa expressão - do Salão Nobre da Assembléia Legislativa.
Uma das estórias que ele contava, já soube pela senhora sua filha, minha mãe, era que um adversário político de sua região, a cada campanha, incorporava mais um ou dois castanhais ao seu patrimonio.
"Vô" Juvencio não se conformava, apesar de derrota-lo algumas vezes, embora perdendo sempre seu patrimonio.
Gostaria de declinar seu nome, os céus sabem o quanto, pois ainda está vivo e ativo, não mais na linha de frente. Mas não posso me entregar à todas as tentações.
Então vamos combinar: o desenrolar é longo e os novelos são antigos.
Mas já começou o processo. E esse entre Duda x Veja vai longe.
O início está aqui.Veja.Indispensável!

4 comentários:

Unknown disse...

Caro Juvêncio, estou ensaiando algumas linhas modestas e discretas em http://sinodebelem.blogspot.com/

Odlaniger Lourenço.

Unknown disse...

Valeu o convite, o nome do blog é ótimo e vou visita-lo sim.Hoje mesmo.Abraço.

Jota Ninos disse...

Juvenérrimo,

Esse é um novelo sem fim... eu que também já trabalhei nessa área concordo em gênero número e grau com suas divagações.
Sonhei um dia que seria um Duda Mendonça, entrei nesse mundo acreditando apenas que era o palco para a produção de peças criativas e debate de idéias de cidadania, mas vi nos bastidores toda a podridão que se possa imaginar. Depois de duas campanhas, como não aceitei esquemas escusos, fui sendo fritado até pedir o boné...
Cheguei à conclusão, inda mais depois desse escândalo com o Duda, que ser como ele não era sonho e sim pesadelo...
E pensar que a empresas ligadas à mídia, como a própria Veja, também fazer parte desse grande novelo... Já foi dito que a Veja também investiu $ em candidaturas tucanas, se não me engano desde o FHC...

Abraços.

P.S. Fui aprovado ontem no vestibular do primeiro Curso de Comunicação Social de Santarém. Tem uma turma de jornalistas sem diploma que entrou no curso. Até o ex-prefeito Oti Santos!
A lista dos aprovados dessa turma histórica deve estar no site do Instituto Esperança de Educação Superior (Iespes): www.iespes.edu.br
Não há possibilidade de você vir dar aula por aqui?

Unknown disse...

Cara,ótimo voce ter aparecido.Como sempre.Seguinte,não vpu comentar a primeira párte do seu comment,sobre o post.Já é matéria vencida entre nos.
Vamos à segunda parte.É claro que eu já sabia,enão é jargãonão.O Dududourado.com se encarregou deme informar sobre a aprovaçãode voces.Meus parabéns!
Quanto ao convite das aulas...pera lá...voce deve estar brincando.Primeiro porque quem sou eu para dar aulas à voce,Celivaldo e Dudu, entre outras feras que passaram? Segundo,ainda que fosse,jamais meteria a cara numaturma de cobras venenosíssimas como voces...rs.
Brincadeira,seu pergunta muito me honra,adoraria dividir e aprender com pessoas como voce.
Quem sabe?
Mas olha,de acordo com suas palavras sobre o "novelo",valeu a prtesença por aqui e parabéns.
Abração