25.12.05

Personagem do Ano

No final de 1984 morava no Rio quando decidi instituir um “concurso”. Escolhi a pessoa mais interessante que havia conhecido naquele ano, e resolvi dar-lhe o título de “meu personagem do ano”.
Por longos dez anos mantive o esquema até que resolvi encerra-lo. Acho que a maturidade me endureceu.
A concessão do mimo pegava os escolhidos de surpresa. Convidava-os para jantar, sem nenhuma razão especial, e no meio do encontro falava do concurso e anunciava o “prêmio”.
Claro que o susto era grande. Não foram poucos os que foram às lágrimas, enquanto eu ria. Em 88 dividi o regalo, foram duas vencedoras: minha companheira e uma de suas irmãs.
Em 93 o premio foi entregue em Manaus, numa espetacular choperia com trinta marcas de cerveja importada. Enchemos a lata de Tuborg, a minha preferida.
Nem todos os escolhidos estão perto de mim neste ano. Se os escolhi pelas identidades, é claro que compartilhamos alguns defeitos, entre eles a teimosia, e a temperatura craniana algo elevada.
Não faz mal. Segue a vida.
Prova disso é que neste 2005 volto a “concede-lo”. Como em 92, não é exatamente uma pessoa que conheci numa porcaria de ano como este, que já vaza tarde. É um re-encontro. Outra coincidência, é uma figura que conheci naquele ano de 92.
Foi minha estagiária, depois colega de pós, depois sumiu no trecho (ela adora sair na estrada... rs).
O re-encontro foi virtual, líquido, pra usar uma categoria que ela gosta, é uma doutora em comunicação. Mais pós moderna, impossível.
Mas encheu minha alma de humor, informação, amizade, compadrio até. Daí a homenagem prá Ale-Lain, sólida, um caso de blog at first sight, treze anos depois.
Meu personagem do Ano em 2005.

4 comentários:

Anônimo disse...

ai... senhores, estou "passada"! Não preparei discurso!... wow que emoção! Er... bem... valeu, Juca! Isso é que ´s subir na vida... de estagiária para personagem do ano...rs..Se vc deu, é porque foi merecido...uahaua (não perco a modéstia mocoronga). beijos e que em 2006 a gente ainda arrase pela blogosfera! rs.

Unknown disse...

Persona 2005,sem discuros por favor.Essa pedra estava canatada há muito.Foi merecidíssimo assim,uma das edições mais tranquilas da curta história do "premio".Feliz 2006 prá nos na blogosfera e na real tb.B

Anônimo disse...

Marmelada.... humpf!

Unknown disse...

Morra de ciúmes...quem sabe ano que vem?