4.1.07

A Alma do Negócio

Uma luta surda, discreta mas atenta aos movimentos - nos bastidores do governo e em outros nem tanto - se desenrola para abocanhar partes da conta publicitária do governo do Pará.
Em alguns momentos ela é republicana, noutros nem tanto.
É, de longe, a maior fatia do mercado publicitário paroara, movimentando algumas dezenas de milhões de reais todos os anos.
Nota-se a pressa de alguns, a inexperiência de outros, o lobby, o temor de quem não espera ficar de fora, a tentaviva de fechar o mercado aos "de fora", o desejo dos "de fora"em entrar, gente daqui que estava fora e quer voltar, gente daqui que estava aqui, submersa, e quer voltar à tona.
Tem de tudo. Afinal, o petisco é interessante.
Já imaginava o que a esperava, a coordenadora da Comunicação do novo governo, jornalista Fátima Gonçalves.
Experiente com o "outro lado do balcão" - comandou a comunicação de Edmilson nos últimos dois anos de governo em Nova Déli - Fátima vai fazer sua "avant première" estadual num teatro pouco iluminado, onde os borderôs são feitos a mão pois o marketing está no coração da estratégia, a acústica é sofrível pois a multidão grita, e tem goteiras no palco: chovem críticas e explodem demandas em todas as direções.
Fátima "se envolve com seus compromissos de trabalho, é leve, acalmou a área" no partido, disse-me ontem a querida fonte vermelhinha, voltando do reveillon.
A platéia, lotada, espera um espetáculo na altura de suas necessidades, de seu merecimento.
O primeiro ato já foi encenado, sob algumas vaias, digamos.
Reporto-me ao anúncio da agencia DoubleM, braço publicitário da construtora Leal Moreira, publicado na edição de O IVCezal de 31/12/2006 e 1/01/2007.
Afirma um comentarista anonimo do blog, e confirma um membro da diretoria do Sindicato das Agencias, que a coordenadora não sabia de nada.
Nem poderia, pois sequer havia assumido.
Ninguém assinou, portanto, a autorização de publicação da peça, questão a ser resolvida entre agencia e veículo, ela novata no mercado institucional mas já experimentando momentos conflituosos.
O mercado aposta que a logomarca da peça veiculada vai ser rifada, e que o Sindicato vai absorver internamente a crise instalada entre os associados, mas não vai emitir nota pública.
A agencia faz parte da diretoria da entidade, e a propaganda é a alma do negócio.
Ao cabo, a agencia vai assumir a responsabilidade pela iniciativa, e não vai revelar quem, de fato, autorizou a publicação.
Sabe-se apenas, com certeza, quem quer que tenha sido, que foi uma idéia nefasta.
E Fátima Gonçalves é mais uma a quem o blog deseja boa sorte.
Tomem seus assentos de volta, sras e srs.
Tocou a campa.
Vai começar o segundo ato.

44 comentários:

Anônimo disse...

eita mundão!!! e ainda existe pessoas que acreditavam que a mudança era pra valer.
Só rindo mesmo

Anônimo disse...

Juvêncio,

A autorização para veiculação partiu do mesmo grupo politico que comanda a comunicação em Paraupebas, e cuja conta é também da DoubleM, quem ? Joana Pessôa.

Unknown disse...

É o que todos dizem mas ninguém prova,Anonimo.Ao que apurei ão há assinatura no encaminhamento da peça ao veículo.

Anônimo disse...

Circula entre as agências, uma cópia da autorização de inserção emitada a O Liberal pelos neófitos agenciadores. Na área destinada ao "Cliente" está escrito: "Governo do Estado do Pará". Na noite de terça, às pressas, Charles Alcântara, alertado pela governadora, reuniu com Carlos Botelho, advogado; ambos chamaram "na xinxa" Joana, em pessoa, e o seu pessoal afoito da área de propapaganda. Nada mais sai em lugar nenhum sem o ok da Coordenadora de Comunicação. E um estrangeiro está vindo para assentar ordem nesse galinheiro, bancando o xerife na área. O real é o seguinte: existe um contrato em vigor e não pode haver contrato emergencial em publicidade a não ser em caso de calamidade pública. Bom, talvez seja o caso.

Anônimo disse...

A questão é: a conta do governo tem dono. Não é Double M, não é Vanguarda, não é Fax, não é agência alguma. A dona da conta é a dona Joana. Meus amigos André e Bob estão apenas cumprindo ordens. Açodadas, é verdade. Para quem quiser ouvir, a dona da conta diz com todas as letras: esse terreiro é meu. Então, quem quiser pegar um pedaço vai ter que rezar na cartilha dela...

Unknown disse...

Agradeço os esclarecimentos,e as informações de bastidores, embora recorde que "Governo do Estado do Pará", no dia da autorização, ainda era Nélio Palheta...eheh.
E voce está certo: o contrato ainda está em vigor.
Quanto a calamidade pública, se não chamar "na xinxa", é o que vai acontecer.

Anônimo disse...

Deu na Folha de São Paulo de hoje: "Sem dinheiro em caixa para fazer obras de infra-estrutura e retomar a capacidade de investimentos, e com boa parte da receita comprometida pela rolagem das dívidas dos Estados, pelo menos 19 governadores tomaram posse decididos a reduzir gastos". Por aqui, até agora nada. Ana Júlia poderia realmente cumprir o que disse em entrevistas após a vitória: cortar gastos em publicidade e usá-la para dar escola de qualidade para nossas crianças. O PT se criou criticando os gastos com publicidade dos governos que passaram, agora briga internamente pela verba, antes amaldiçoada. É uma vergonha. Faz a gente perder as esperanças. Não sei quem são as pessoas (ou Pessoa) que está por trás disso, mas, em nome do bom senso, peço que parem.

Anônimo disse...

Como em toda área, tem que ter licitação, tem que ter legalidade. O PT não era o arauto da legalidade, como é que manda publicar anúncio antes mesmo de tomar posse? Que legalidade é essa? Eu trabalho em uma das agências que prestam serviço ao governo do Estado (ente impessoal) e quero que a empresa tenha seu contrato respeitado, inclusive para a gente, trabalhadores, não seja prejudicado. Que seja feito o edital, lance-o nas ruas, avaliem as propostas técnicas e escolham as cinco agências credenciadas. O que não dá, petistas, é pra passar a mão na bunda da Lei como todos os leitores de jornal do Pará viram acontecer antes mesmo da governadora tomar posse.

Anônimo disse...

Rapá! Eu nunca vi isso! Quer dizer que os caras publicaram anúncio em mídia impressa antes mesmo de tomar posse? Isso é prova de propaganda intempestiva! E com um contrato ainda em vigor? Isso pé violação de direito! Cara! Pena eu não estar no Pará para assistir ao vivo essa lambança. Isso vai entrar pros anais das "besteiras que mudaram o mundo". Deve ter sido idéia do mesmo assessor que disse ao Bush: "Mermão, que tal a gente invadir o Iraque?".

Anônimo disse...

Há muitos casos em que o excesso de sede levou a morte por afogamento... Parece que no Pará estamos prestes a ver um desses casos acontecer. Ô, Ministério Público! De olho nessa gente!

Anônimo disse...

Meu amigo Juca! Se já fizeram isso antes da posse, o que vão fazer agora, depois da posse. Valha-me Deus! Ainda bem que estou no Amazonas!

Anônimo disse...

Desculpem, mas eu acho que perdi uma parte dessa discussão. Vem cá, acabou a Lei de Licitações? Ela foi revogada pelo Supremo? Ou será que aquela resma de papel que Ana Júlia rasgou para as câmeras no Senado era a Lei de Licitações? Até onde sei, a Lei, que salvo engano ainda está em vigor, diz que deve haver isonomia, ou seja, que todas as empresas de uma área específica podem disputar uma obra ou serviço com igualdade de condições. OlÔ! Igualdade de condições! Se isso é verdade, como pode já haver uma agência autorizada pela governadora (por quem mais?) a publicar anúncios e outdoors, sem que tenha se cumprido o rito da lei, sem que tenha havido a escolha isenta, com envelopes lacrados, comissão de licitação, análise rigorosa de preço e técnica? Não está acontecendo aqui uma maracutaia a céu aberto? Com isso, a licitação, quando vier, já estará contaminada pela suspeita de vício, onde uma agência não estará em condições de igualdade, mas em condições de privilegiamento, prejudicando ou anulando a isonomia da disputa. Quem acreditará que essa escolha será técnica? O amadorismo, como dizia Tim Maia, é a saúva do Brasil. Daqui a pouco os petistas vão é revogar a Lei da Gravidade...

Anônimo disse...

Faço parte do círculo íntimo de amigos do André e do Bob e penso que devemos dar nosso perdão coletivo a Double M, que por falta nessa área de experiência foi induzida ao erro. Mas meus amigos não fariam isso se não tivessem sido autorizados por alguém. Por quem? Essa é a pergunta que todos queremos ver respondida. Se existe uma Coordenadoria de Comunicação e é ela quem autoriza, a assinatura de alguém de lá deve ter dado o start para a publicação do polêmico anúncio que, inclusive, está abaixo da média do trabalho da agência. Tudo parece ter sido feito às pressas... Mas para quê tanta pressa se a mulher vai ficar no governo quatro anos? Ou não?

Anônimo disse...

Me acordem quando esse governo acabar...

Anônimo disse...

Ana Júlia esqueceu de nomear o principal cargo em seu governo: o secretário do vaidarmerda. Se houvesse alguém na pasta, essa besteira não teria sido publicada. Ao olhar a movimentação, o secretário prontamente diria: "ihhhh, vai dar merda!" e o processo seria abortado. Ana, pense num bom nome e nomeie logo. Vc vai precisar muito desse filtro escatológico.

Anônimo disse...

Anonimo das 11:30h, o anúncio publicado pela agência não está "aquém" do trabalho dela, posto que o trabalho dela jamais teve envergadura. Está aquém da história do Partido dos Trabalhadores e de seu esforço para estabelecer um novo padrão moral e ético no que tange à lida com a coisa pública. Esse governo não de fulana nem de sicrana, é fruto coletivo de milhares e milhares de militantes do PT e do movimento social, ao longo de duas décadas e meia; fomos nós que nos fodemos para que esse partido chegasse ao poder. E quando chega, a primeira coisa que fazem é virar as costas para quem sempre esteve na trincheira. Por isso foderam com o Paulo Rocha, com a Maria, com o Ganzer e com o Zé Geraldo, conduzindo aos postos de mando a turma do bar do Gilson. É uma infâmia que depois de todo esse esforço, com companheiros presos, demitidos pelo estado, perseguidos por serem do PT, apareça uma joaninha qualquer e queira cagar em cima de uma vitória que não foi dela, nem da Ana Júlia, foi do PT. Mas toda essa sede vai acabar quebrando o pote. É esperar para ver.

Anônimo disse...

Paulo Heineck para a Secretaria do Vai Dar Merda, já!

Anônimo disse...

Coordenadora de Comunicação nomeando marido para chefia de gabinete, contrato de publicidade sendo feito às escondidas, à revelia da lei... E só tem dois dias de governo... Valhe-me Nossa Senhora!

Anônimo disse...

Não foi a Fátima quem autorizou o anúncio maldito. Ele foi publicado nos jornais que sairam no sábado. Portanto, foram enviados para publicação na sexta, dia 29. A Fátima só chegou na CCS na terça, dia 02. Não poderia fazer autorização retroativa. Tampouco poderia assinar contrato emergencial (como comenta-se na CCS e no gabinete da governadora) porque contratos emergenciais só podem ser assinados quando o governador instaura o "Estado de Emergência" (daí vem o nome dos contratos). Nenhum jornal ou blog noticiou que Ana Júlia tivesse feito isso. Se alguém no gabinete ou na CCS assinou tal contrato (enquanto cinco agências mantém contratos paralelos para prestarem o mesmo tipo de serviço) a merda não vai dar. Já deu. E vai escorrer nos belos cabelos da governadora.

Anônimo disse...

Mana, esse pessoal é amigo e íntimo dos rapazes e são anonimos. Eu só sou anonimo porque só sou amigo e íntimo do meu namorado. Afe.

Anônimo disse...

Depois que criaram o "pool" de agências do governo, as Assessorias de Comunicação(AC), ficaram reduzidas em Assessoria de Imprensa(AI).Dentro da AC podemos ter criação publicitária, marketing, AI, comunicação empresarial, relações públicas, e até grupos de pesquisa.
Os profissionais que saem das faculdades e universidades, nessas áreas, vão para onde? A maioria procura as agências de publicidade, que fazem o papel das Assessorias de Comunicação. Tai uma mudança positiva para esse novo governo. Colocar tudo no seu devido lugar, na área de comunicação. Quem trabalha em uma Assessoria de Comunicação conhece melhor as suas necessidades, principalmente na criação, do que uma agência que apenas recebe orientações, e muitas vezes não faz um trabalho adequado, devido justamente a essa distancia. É aquela última de que "cada macaco no seu galho".

Anônimo disse...

Juvêncio, quem és tu pra vir aqui jogar lama em pessoas justas e corretas e que estão começando a comandar uma máquina que por anos esteve nas mãos dos inimigos políticos do povo. Joana Pessoa e os meninos da Double M não são nada disso que estão falando aqui. Vc e esses seus leitores é que são um bando de despeitados, impotentes e invejosos.

Anônimo disse...

Essa oposição entre agências de publicidade e agências de comunicação não existe. Cada uma cumpre uma função distinta. Assessoria de Comunicação "assessora", auxilia, enquanto agência "agencia", ou seja, intermedia a relação entre o cliente e os veículos de comunicação. O statos da agência de publicidade é, portanto, de gestora da estratégia de marketing da empresa ou governo enquanto as assessorias são apenas elementos acessórios, adicionais. Tanto é assem que essas Assessorias não podem autorizar mídia, trabalho que só pode ser feito por agência filiada a Abap. Dizer que uma AC pode fazer barba, cabelo e bigode é fácil. Difícil é encontrar uma que faça. Aliás, tem agência que não faz. Essa Double M, por exemplo, é incapaz de fazer um anúncio decente para posse de governador, como vai fazer mix de comunicação de governo. Amadores, go home!

Ass: Johansen Barros

Unknown disse...

Anonimo das 1:31.

Jogando lama em pessoas justas e corretas? Joana Pessoa e os meninos da DoubkeM não são nada dusso que estão dizendo aqui? Eu e meus leitores somos um bando de despeitados, impotentes e invejosos?
Ahahahahahaha...
Voce deve estar brincando, deve estar sim.
Pegamos levíssimo, até demais.
Não vão comandar porra nenhuma.
De meninos eles só tem a traquinagem.E a infantilidade de protagonizar uma idiotice dessas.
E em mim, e meus leitores, sonra potencia...rs, peito (somos todos queixudos), e desprendimento.
Que tal se identificar para mostrarmos isso, e algo mais, para voce?
Ahahahahaha

Anônimo disse...

“enquanto as assessorias são apenas elementos acessórios, adicionais”, meu Deus, vc está em que planeta ? Vá para um banco de escola urgentemente....conhecimento não faz mal a ninguém. Agradeço a defesa, Juvêncio.

Anônimo disse...

amigo juvencio...não desça do salto.Petistas quando querem defender seus aloprados viram mais insanos do que de costume.
meninos é????? tá bom.Pelo menos uma coisa ela acertou,os meninos da double m são tao meninos que a agencia nunca deixou de brincar de ser agencia.Quem sabe agora cresça.

Anônimo disse...

Obrigado Juvêncio pela nossa defesa. Direito de nos expressarmos é um dos pilares da democracia, quer queiram vocês ou não...

Anônimo disse...

Meu Deus!!! Pelo jeito a emenda tá saindo pior do que o soneto. Lembro-os que a máquina estadual não é propriedade privada de nenhum grupinho político - por isso, nem de tucanos e nem de petistas. Agradeço também.

Anônimo disse...

Para que licitação, Anônimo idiota? Para quê envelopes lacrados, crédulo repugnante? Todo mundo sabe que esse jogo da publicidade do governo da (Jo)ANA é uma ópera bufa. Observem atentamente. Onde está (Jo)ANA, está Bob Double, está Edson Montenegro. Parece uma coreografia. Eles bailam, flanam, com desenvoltura enojante. Graças a má escolha dos tucanos, ao voto crédulo dos paraenses e ao suor da militância petista, a primeira consegue o "cliente" (agora o governo do estado, cativo de seus caprichos), o segundo tem a "agência" que recolherá 20% de toda a verba autorizada (20% de R$30 milhões!); o terceiro tem a gráfica, que monopolizará 90% dos impressos. Double? Não, três. Essa quantidade de gente triangulando tráfego de influência e dinheiro público dá formação do que, mesmo? Acho que logo logo a gente vai começar a sentir uma saudade imensa do bom e velho Orly Bezerra.

Anônimo disse...

Rapaz! Só depois dessa lambança aprendi o que significa Double M! É "Dupla M...erda". Ou vive versa.

Anônimo disse...

Nem diga isso, "saudade do Orly...". A super valorização das agências de publicidade(do governo), começou com ele. E o monopólio também. Dinheiro fácil e rápido(e ponha dinheiro nisso). Essas "crianças" estão só se espelhando em seu ídolo. Na verdade, quem mandava na comunicação de Jatene e Almir era ele. O Nélio era só figurativo. É dai que vem esse desespero das agências de publicidade - "vamos ficar rico como ficou o Orly".

Anônimo disse...

Mordam-se de inveja, seus impotentes. O advogado Carlos Botelho já deu parecer favorável a assinatura de um contrato emergencial da Double M com o governo do Pará. Morda-se de inveja, seu Juvêncio!

Unknown disse...

Engulam a patacoada que fizeram,tenham humildade para receber críticas pelos erros cometidos e não agridam, bobocas.
O consultor geral Carlos Botelho, velho amigo deste poster, é o mesmo que disse que o Governo do Pará não pagaria o anúncio fatídico, não é mesmo?
Se agora vem um contrato tampão, e se ele recomendou, então tá tudo bem.
O poster não tem inveja nem de incompetentes, nem dos ricos, velhos ou novos..rs

Anônimo disse...

Pra piorar ainda espalharam por Belém vários outdoors... Agora a Governadora não sabia de nada também ? E se não sabia quando ela ver o que fará ? Pelo jeito essa patota denunciava o Orly mas com inveja... Essa eu já desconfiava: Petista com inveja de tucano. Quero ver a massa do PT, leia militantes, o que irão fazer. É triste ver Maquiavel tão atual quanto no tempo dos reinados absolutistas. PETISTAS DEPOIS NÃO VENHAM DIZER QUE PARAENSE NÃO SABE VOTAR. Pois, desse jeito nem mais eleição pra representante de turma vocês levam aqui.

Anônimo disse...

Eu contei. E pedi aos amigos em outros municípios que fizessem o mesmo. Resultado: são mais de 100 placas de outdoor. Custo médio de produção e veiculação é de 700 reais, são 70 mil reais em outdoor. Anúncios de meia página em dois jornais: 5,5 mil por anúncio. Ou seja, R$ 80 mil de publicidade NO DIA DA POSSE. Digo, dois dias antes da posse. Quem vai pagar essa lambança? Quem vai pagar por isso, Carlos Botelho? E não me digam que é "doação" porque piora ainda mais a siutuação: governo não pode receber doação de fornecedor, idiotas! Contrato emergencial com agência de publicidade? Por que? Estamos em guerra e a agência vai nos defender do ataque inimigo? Há uma epidemia de cólera e a Double M faz nos fazer parar de cagar? Pelo amor de Deus, não nos matem de vergonha. Façam como Almir e a turma amarela. Metam a mão na combuca, mas mantenham pelo menos o discurso, a postura. Esse procedimento e essa prática envergonham a todos os publicitários paraenses. O ex-prefeito Edmilson Rodrigues é que tinha razão: essa turma da Ana Júlia ainda vai acabar com o que ainda resta de honradez no PT.

Anônimo disse...

Doutora Ana Júlia, governadora de todos nós. Faça-nos um favor. Divida essa conta publicitária indecente em cotas iguais e acabe com essa prática perniciosa de beneficiar uma agência, uma Pessoa e prejudicar o mercado. Se a senhora não fizer isso estará provado que o que muda não é a prática, mas apenas as pessoas que a colocam em exercício.

Anônimo disse...

... Outdoor: R$ 70 mil.
Anúncios: R$ 11 mil.
Beneficiar os amigos: não tem preço...

Anônimo disse...

Cantem comigo, Juca e seus amigos: "...O cordão dos invejosos cada vez aumenta mais, fon, fon!"

Anônimo disse...

Joana, Andrezinho e Bob, botem pra foder. Esses invejosos vão ter que engolir vocês e a Double, a melhor agência do pedaço! Esse Juca é um despeitado! Afinal, vocês têm nome e sobrenome, não são como a gentalha que escreve aqui.

Unknown disse...

Ahahah...nem precisam pedir para o trio botar prá foder.
Eles já o fazem sem pedidos...rs.
Com nome e sobrenome, assim é que é bom...ahahaha.

Anônimo disse...

Que gentelha mais canalha. Tenho 25 anos e desde quando comecei a votar votava no PT. É, votava. Porque mais do que nunca estou vendo que os ratos estão por todos os lados esperando as migalhas. Agora to vendo quem são os vermes que posam de santos. Continuem a destilar esse fel pois assim vocês se revelam.

Anônimo disse...

Pá de cal. Em reunião com Charles Alcântara, Fátima Gonçalves e Carlos Botelho, assistida, de longe, por esta anônima, a governadora disse para quem pudesse ouvir: a licitação de publicidade qualificará quatro agências e não haverá "dono da conta", como no governo passado. A verba será dividida em cotas de 25%. Cotas iguais. E complementou: "Não criaremos outro Orly neste governo". Nem Joana, nem Chiquinho, nem Bob vão tornar a comunicação do governo em feudo. Bem dito, governadora! Que a era dos Orlys seja suplantada pela igualdade de condições e direitos!

Anônimo disse...

Anonimo das 11:12h, essas pessoas não representam o PT. Representam seus próprios interesses, suas próprias pequenezas. Continue a votar no PT. Não transforme essa minoria em substância do partido. Para seu governo, o PT não se considera representado nesse secretariado. A maioria do PT (o campo majoritário) tem menos gente no governo que o PMDB. Se houver prévia em 2010 - e pode haver - Ana Júlia não será candidata a reeleição. Se gente como essa que agora tenta comer de uma só bocada a verba de propaganda do governo continuar com essa avidez, vai sobrar pouco desse governo, mas o PT seguirá existindo e lutando. Foi para lutar que ele foi construído. A Articulação de Esquerda, à qual eu pertenço, não tem ninguém nesse governo e somos a terceira força política na base partidária. Nos chamaram para fazer campanha, mas para governar chamam o Tourinho. Mas eu continuo PT. Eles é que estão rompendo com a tradição e a história do PT.

Anônimo disse...

A DS Nacional não aprova essa rapinagem e vê com desconfiança a presença ostensiva de Joana Pessoa nesse governo. Faço uma aposta: ou Ana Júlia rompe com os fisiológicos de seu grupo ou a DS rompe com ela. A DS é de esquerda.