26.3.07

Siderúrgicas na Encruzilhada

Do blog do Hiroshi Bogéa, de Marabá.

Ou planta, ou sai

Luiz Flávio, coordenador da equipe da secretaria estadual de Desenvolvimento, Ciência e Tecnologia responsável pela auditagem realizada em seis usinas siderúrgicas de Marabá, retornou a Belém com uma convicção: os usineiros não investiram até agora em reflorestamento porque nunca levaram isso a sério. Pior: os lucros que obtiveram ao longo desses anos superaram todos os prognósticos sem que houvesse, paralelamente a isso, o mínimo de preocupação com cuidados ambientais.
Ele diz ser uma “falácia” o discurso de que a 60% da economia de Marabá depende do Distrito Industrial.


Ademir Braz, um dos decanos do jornalismo marabaense, em seu blog, aduz.

O Luiz Flávio está certo.
A produção de gusa no Distrito Industrial de Marabá começou em 1988 (há 19 anos), tempo suficiente para que as guseiras tivessem plantado e alcançado sustentabilidade no carvão vegetal. Nada foi feito. Apenas a Cosipar, a primeira em funcionamento, diz ter apresentado ao então IBDF, em Belém, um projeto chamado "Programa Integrado de Floresta (PIF)", que em 1992 estaria produzindo 50% de carvão sustentado e 100% em 1997. Nada foi plantado. Tudo foi embromação.
Estou formatando uma pesquisa sobre arquivos pessoais a partir de 1986 que, espero, dará uma visão mais ou menos próxima do grau de destruição da floresta representado, até aqui, pelo carvoejamento clandestino e a falácia de guseiros quanto aos benefícios sociais do seu trabalho.
O objetivo é estimular a discussão, lançar uma luz sobre este segmento obscuro da economia regional e desnudar a enorme chantagem emocional que se vem tecendo em torno da suposta necessidade da permanência de um carvoejamento predatório e escravizador de mão-de-obra, inclusive infantil.

5 comentários:

Anônimo disse...

Bom dia! Eita môço madrugador!
Beijão.

Unknown disse...

eheh...Bom dia!´
É a velhice chegando...rs.
Bjão.

Anônimo disse...

A única coisa boa dessas notícias é que agora elas chegam até nós, da longínqua e alienada capital, através dos blogs.
Bom dia e boa semana pra ti, Juvêncio.

Unknown disse...

É verdade, doutor.Mas aos poucos...Boa semana tb!

Ademir Braz disse...

Beijos da bia... Marrapaz! Tô danado de inveja.