22.3.07

Na Môsca.

No Portal ORM, agora há pouco.

A CCS (Coordenadoria de Comunicação Social do Governo do Estado) divulgou nota oficial na tarde desta quinta-feira (22) com resposta em relação às reportagens veiculadas na imprensa sobre a contratação de assessores especiais por parte do Governo do Pará para exercer funções de cabeleireira e esteticista.
Na nota, a CCS explica que é atribuição legal do Estado do Pará prover os serviços de uso pessoal do Chefe do Poder Executivo, conforme prevê o Decreto 3.752/85. Diz, ainda que, em razão de equívoco administrativo, tais serviços foram - por um mês - pagos mediante nomeação de assessorias no Governo do Estado.
A nota diz, ainda, que as pessoas contratadas indevidamente foram exoneradas, e os valores pagos serão devolvidos aos cofres públicos.
As reportagens divulgadas na imprensa apontavam a nomeação de assessoras especiais, lotadas no gabinete da Governadora Ana Júlia Carepa, a cabeleireira e a esteticista que costumam atendê-la.

Os decretos com as nomeações foram publicados no 'Diário Oficial' do Estado de 14 de fevereiro e não informavam o salário nem a natureza da atividade que passariam a exercer.

Decisão correta e oportuna.
Fim da questão.

20 comentários:

Anônimo disse...

Torcia pra que o título 'Na Mosca' espelhasse a verdade mas, se por um lado, o decreto exonera as quatro mãos que, embora embelezassem a nossa simpática governadora, fizeram tanto mal a sua imagem, por outro lado esconde as ouras duas mãozinhas que cometeram tal 'equívoco'.
Gostaria muito que a governadora determinasse a abertura de sindicância para apurar e punir, se for o caso, o par de mãos que deram prejuízo ético e financeiro ao governo do estado.
Não basta ser honesto, tem que parecer honesto.
Para mim o caso não está encerrado.
Por enquanto, ficaria com o título provisório "Cortina de Fumaça'.

Anônimo disse...

Com o perdão da palavra, a emenda sai pior que o soneto. Desde quando se paga serviço com nomeação em DAS? É preciso ser muito porta para deixar passar um erro destes!

Unknown disse...

Essa é uma outra questão, que sinceramente não me diz respeito.
A resposta foi acertada.

Anônimo disse...

Respeito sua opinião, Juvêncio. Mas peço licença para dar a minha. Não acho que a justificativa dada pela assessoria seja correta, no mínimo é aética e extemporânea. Só depois que vários órgãos imprensa, inclusive alguns blogs, denunciaram tal irregularidade é que se tomou essa decisão. Um governo que disse que ia mudar tudo e todos não pode cometer falhas primárias, mas graves. O governo atual não tem nem 4 meses e já existem várias irregularidades e continuísmo de de tudo que foi criticado de forma veemente. Mas pra quem se agarrou com o capeta (Jader) para ganhar uma eleição, não duvido de mais nada. Pra mim, como eleitor e cidadão não terminou o assunto.

Anônimo disse...

Juca querido:

a decisão é acertada.

A justificativa é cínica. Para este cinismo não há justificativa.

Pelo exercício do cargo a Governadora tem direito a tratamento especial, até mesmo que sua cabelereira ou sua maquiadora sejam buscadas em carro oficial e trazidas até onde a Governadora delas necessitar.

Mas o Decreto em questão não abriga, em hipótese alguma, porque inconstitucional, a contratação de prestadores de serviços pessoais. É só dar uma checada.

http://www.alepa.pa.gov.br/pdf/Decest1985.pdf


Bastaria à Chefia da Casa Civil ter dado a público o destrato dos contratos. Ou a "decretação" das exonerações. Ponto. Reconheceria o erro sem precisar de tanta "criatividade" para nos imputar uma legalidade onde houve liberalidade.


Beijão.

Yúdice Andrade disse...

Com efeito, a decisão de nomear as profissionais da beleza assessoras, por um mês, na falta de idéia melhor, é uma explicação patética. Eu exoneraria o inteligente que teve a idéia de dar essa explicação.
Merece elogio apenas a correção do problema. Porém, ter um problema desses sinaliza pessimamente para o governo. No final das contas, foi uma bola fora terrível.
Não minimizo as coisas. Esse acontecimento não é pequeno como parece. E fez muito mal ao governo.

Anônimo disse...

DAS é pra isso mesmo... Se tem tanto DAS que não faz nada, porque não deixar as duas profissionais, que embelezam(ou tentam)a governadora, ganhar como DAS?

Anônimo disse...

Desde quando o nosso suado dinheirinho tem que pagar as vaidades de um Governador(a) que é um SERVIDOR PÚBLICO e , que eu saiba, recebe até um bom salário e deveria com este pagar cabeleleira, manicure, esteticista, seja lá o que for !
O mais triste é que ,com certeza, se a mordomia irregular não fosse descoberta as famosas profissionais da beleza iriam ficar os 4 anos sendo pagas , pelos serviços semanais, com o nosso pobre dinheirinho.
É PT. É NEW PARÁ ! NEW EM CABELOS E CUTIS !

Maria dos Anjos S. da Silva
Servidora pública

Anônimo disse...

Oi, eu sou a LILI QUE MANDA ...
Estou envergonhada por nós mulheres. Que vexame essa de usar a mordomia do cargo para se embelezar com o dinheiro público. Com certeza a jovem e elegante Governadora pode pagar com seu salário esse tipo de hábito feminino. Até porque todos sabemos que o salário de Chefe de Estado é bom e ainda tem casa, carro, comida, roupa lavada, etc - que é justo. Agora salão, escova, chapinha, maquiagem, unha, sobrancelha, depilação, limpeza de pele, botox, sei lá mais o que... isso com certeza ela pode e deve pagar. Até porque não deve ser uma conta tão alta, afinal um governante não tem nem quase tempo para essas coisas .
Já pensou se todas as mulheres de cargos públicos utilizarem dessa prática ? Vai ser melhor e mais barato eleger homens.
O Jatene não tinha essa despesa, já que nem cabelo tinha . Esteticista ? Ele saiu foi com mais rugas do Governo.
BOM EXEMPLO, GOVERNADORA. ATÉ NA BELEZA.
VÁ POR MIM E POR NÓS MULHERES !

Anônimo disse...

Prezados. Que vergonha. Estão brincando com a nossa inteligência. Digo isso com tristeza, na qualidade de eleitor da Ana Julia. A cínica desculpa revela a falta de preparo de quem a deu. É burrice somada com o messianismo do "tudo eu posso por que sou de esquerda". Faltou cuidado no ato administrativo, ao não se avaliar adequadamente as conseqüências, a repercussão política. Parafraseando o Chico Buarque, a Ana Julia precisa criar urgentemente a "secretaria do será que vai dar M..”, para examinar previamente tais atos burros e matá-los no nascedouro...

Anônimo disse...

Juca, sou solteira como a nossa Governadora e também estou precisando de uma "geral".
Acho básico uma mulher com cabelos bem cuidados e brilhantes e pele de pêssego e lisinha.
Também mereço e faço apelo para que a Governadora me empreste a cabeleleira e esteticista quando estiverem livres.
Quem sabe assim arrumo um namorado !

Thaís

Anônimo disse...

Ana Júlia, largue as profissionais daqui e contrate logo pelo seu Gabinete outras mais estreladas. Peça para D. Marisa Silva lhe indicar sua esteticista e cabeleleira.
Você vai ficar mais jovem e bonita e mais em sintonia com a cúpula petista.
Uma fã quase ex.

Anônimo disse...

Será que a governadora Ana Júlia lê no salão ? Recomendo a Isto É , com a nota :
Vidente Lula
A análise do presidente Lula sobre os novos governadores. Tem tudo para dar certo : José Serra (SP), Eduardo Campos (PE) e Roberto Arruda (DF). Não vão fazer feio : Sergio Cabral (RJ), Aécio Neves (MG) e Cid Gomes (CE). Desastre anunciado : Ana Júlia Carepa (PA).
Que triste para nós mulheres. Quem vai desfazer essa impressão ?
(Lili que manda)

Fernando Bernardo disse...

Ela não sabia!!

Anônimo disse...

....Da Silva disse ....

Demitir é uma decisão acertada. Mas não justifica o erro que foi, sim, cometido. E só foi corrigido por causa da imprensa que veio pra cima,incluindo-se aí, também, os blogs, especialmente o Quinta , que cumpriram o seu papel.
Quanto a justificativa, lamentável. Quando a governadora precisar se maquiar, fazer o cabelo, se embelezar, o gabinete taí mesmo com a verba necessária para os pagamentos.E é isso que a lei garante. Mas sem precisar ter, ainda, de empregar as distintas no Estado, já que as mesmas atuam o dia inteiro, todo dia , nos seus salões e consultórios. E faturando muito bem, aliás.

Anônimo disse...

O erro foi corrigido.
Boa atitude.
A mancha da intenção fica.
Essa não tem como apagar.
Ponto final.

Anônimo disse...

Tahi, Juca. Estou com a Thais. As profissionais até então contratadas não são 'servidoras públicas'? Então tem que democratizar esse atendimento e abrir para todo mundo. Tô na fila. Quero uma chapinha igual a da Gov e uma cutis mais lisinha também. Revivamos o slogan do Governo passado: é Pará isso?!

Anônimo disse...

...Da Silva disse ...

Égua, Juca, enquanto vc paga 10 zinho no seu barbeirinho, a Manu cobra 85 "real" por um corte no seu poderoso salão. Com certeza o salário de "assessora especial" do governo não vai lhe fazer falta.

Val-André Mutran  disse...

Concordo contigo, até mesmo porque, a nota omite quem ainda vai ser exonerado. É só parar e ler o Diário não Oficial.

Anônimo disse...

Enquanto isso, o marido da coordenadora da CCS continua como seu8 assessor especial, viajando e curtindo com recursos públicos, isso pode?