13.9.07

Ao Povo, as Bananas

No blog do Noblat.

Dizendo estar enojada com a absolvição de Renan Calheiros, a cientista política Maria Victoria Benevides, ex-presidente da Comissão de Ética Pública, defendeu a extinção do Senado. A posição é defendida por setores do PT, ao qual é filiada, como o presidente do partido, Ricardo Berzoini.
— Minha primeira reação foi de nojo. Depois me senti ofendida quando o senador Almeida Lima (PMDB-CE) disse que a absolvição de Renan é uma vitória do povo. É um insulto, isso sim. Aquilo não foi uma sessão secreta, foi clandestina — afirmou. Para acrescentar:
— O Senado mostrou que é perfeitamente dispensável. É um clube magnífico. Como cientista política, iniciarei um debate pela extinção do Senado e pregarei o voto nulo para senador em 2010. Apesar de tudo o que passamos neste longo período de democracia, continuamos com uma cultura política calcada no compadrio, coronelismo e clientelismo.


O diretor-executivo da ONG Transparência Brasil, Claudio Weber Abramo, endossou a proposta da cientista política.
— Pessoalmente sou favorável à extinção do Senado. É uma casa anacrônica, mas o pior não é isso: os senadores agem como se estivessem em Júpiter. A sessão secreta exemplifica isso à perfeição. Eles decidem lá entre eles e mandam uma banana para o povo — disse Abramo".

11 comentários:

Anônimo disse...

Concordo com a extinção ao senado. Afinal para que servem os senhores ? Para piorar a situação, os substitutos dos distintos nem votados são. É uma panelinha só. Como é que pode um senado ser comandado por político sem ética. Que exemplo a população pode ter. Se eles podem tudo... o povão pode mais. Daí um mal para todos chamado impunidade. Aqui em baixo estamos morrendo nas mãos dessa impunidade. Apelar para quem ??? Só a divina providência...

Anônimo disse...

O que realmente causa nojo é a posição dos petistas: eles cometem a indignidade de absolver o Renan e, agora, supostamente indignados, querem acabar com o senado. Pura safadeza, pois ruim não é o senado, mas os senadores que absolveram o Renan, entre os quais os petistas, em destaque. Lembra a história do malfeitor petista Waldomiro Diniz que foi apanhado achacando um banqueiro de bicho. Como o PT reagiu? Preservou o companheiro Waldomiro e tratou de acabar com os bingos!!! O senado salvou o Renan, que teve suas contas pagas por um amigo, do mesmo modo que o Lula foi salvo após ter suas contas pagas pelo Paulo Okamoto! A situação é a mesma. Lula e Renan cometeram o mesmo erro e ambos deveriam ter sido cassados, mas os petistas salvaram os dois. E, agora, querem posar de indignados, numa posição covarde e mau carater! A história vai mostrar a triste contribuição dessa cambada de safados para a derrocada ética que assola o país nesse início de século.

Anônimo disse...

Juvêncio,

Em 2003 foi votado um projeto do Senador Tião Viana que acabava com o voto secreto para cassações no Senado. Não passou. Votaram CONTRA o projeto, segundo divulga o blogo do Luís Nassif, os seguintes senadores - Arthur Virgílio (PSDB), Cesar Borges (PFL), Tasso Jereissati (PSDB), Eduardo Azeredo (PSDB), Heráclito Fortes (PFL), Garibaldi Alves (PMDB), Gerson Camata (PMDB), Agripino Maia (PFL), Edison Lobão (PFL), Marco Maciel (PFL), José Sarney (PMDB), Mão Santa (PMDB) e Leomar Quintanilha (PMDB). Engraçado é que agora todo mundo é contra o voto secreto.

Romolo Sao Payo Primo disse...

Que tal o Parlamentarismo Monarquico?

Anônimo disse...

Cadeia pra colega, por falsidade ideológica!

Fernando Bernardo

Anônimo disse...

Interessante esse comentário:

"É o caso de se perguntar: Lulla eleito e reeleito, elimina-se esse eleitor?"??

Reafirmo, cadeia na petista Benevides, por falsidade ideológica!

Fernando

Anônimo disse...

Não concordo com a absolvição pura e simples de Renan Calheiros. Deve-se apurar até o fim suas irregularidades, ilicitudes e crimes, se estes houverem.

Por outro lado, sou contra também essa ditadura da revista Veja e da Rede Globo de escolherem um político para ser a "bola" da vez e tome-lhe espaço na mídia. Lembro que com o Jáder Barbalho foi um massacre durante vários meses até sua capitulação, depois, nunca mais o acusaram de nada, simplesmente o "esqueceram". Ressalto que não estou inocentando o sobrancelhudo, até porque ele não é exemplo de político pra ninguem que tenha um mínimo de dignidade.

Sou a favor de que a liberdade de imprensa deve ser preservada custe o que custar, mas não se pode confundir liberdade com libertinagem. Quero a investigação de políticos, mas a regra deve valer para todos, PMDB, PT, PSDB, PFL, PPS, PDT e outros..., mas o que se enxerga claramene na "imprensa de elite" é a perseguição aos políticos aliados do governo Lula.

Nunca vi nenhuma atitude enérgica e indignada da "imprensa de elite" contra políticos do PSDB e PFL igual ao que fazem com aliados do atual governo.

O Serra (PSDB) e o Kassab (PFL) estão "realizando" uma série de barbaridades em SP e nada de denuncias contundentes na imprensa nacional.

O art. 5° da CF diz: "Todos são iguais perante a lei"...., mas fica a nítida impressão que, para certos segmentos da imprensa só existe lei para seus "inimigos". Aos amigos tudo, ou melhor dizendo, nada, nada de notícias inconvenientes, nada de denúncias, nada de acusações indignadas, nada de perseguições...

A imprensa somente será livre quando ela mesma agir com justiça e isenção.

Anônimo disse...

Realmente, o triste episódio marca bem a atualidade de Oliveira Vianna.

Anônimo disse...

Ah, seu Varonil!

Toda vez é a mesma história!

Arrastaram uma criança no asfalto, presa ao ao cinto: Consternação geral. -16 anos pra maioridade penal! Gritam. -Prisão Perpétua! Dizem outros. -Pena de morte! Bradam pra'li.

Caiu um avião. Dois aviões: -Fechem os aeroportos! -Fora Lula! -Vou de trem! -As estradas estão esburacadas!

Caiu um prédio, feito com areia da praia: -Prisão pro deputado! -Fora com a imunidade parlamentar! -O Crea deve ser extinto! -CPI da construção civil!

Mataram um índio queimado: -Abaixo a FUNAI que não protege os índios! -Agora é todo mundo nu! -O pai de um é picão em Brasília, e por isso o delegado afinou! -Exonerem o delegado! -Pena de morte! -Ajuda aos pataxós! -Um mega-show para arrecadar dinheiro à causa indígena no mundo!

Absorveram o Renan Calheiros: -Acabem com o Senado! -Uma vergonha nacional! -A Pátria "de quatro"! -Voto nulo! -Agora, vamos tomar vergonha na cara e votar, nas próximas eleições, em pessoas honestas, compromissadas com o social, com o povo!

Tudo falácias!

Minha pouca idade. Minha pouquissima experiência de vida me diz que nada será feito. Tudo ficará como dantes lá naquele quartel.

Alguns até dirão: -Mas já melhorou, e muito. Antes, nem pra julgamento iria! Não tinham nem aprovado o relatório! Aliás, não teria, sequer, qualquer relatório! Aliás do aliás, tinham mandado fechar a Veja!

É... pode ser...

Mas, lembrei de uma história:

-FECHEM O PUTEIRO!!! Gritou o rico comerciante da cidade, após descobrir que estava com uma bela Crista de Galo. Obtida, vamos dizer assim, de uma das damas-do-amor, vamos, também, dizer assim.

Do seu lado, o sapateiro, cujo banquinho ficava na contra-esquina da casa-de-favores (diremos), disse bem assim:

-Ah, tá! O PROBLEMA NÃO É SABER ONDE VAMOS COLOCAR AS PUTAS, MAS O QUE FAZER COM OS FREQUENTADORES DO PUTEIRO?!?

Se acabarem com o Senado, vão todos virar Governadores... deixem eles por lá, pelamordedios!

Anônimo disse...

Antes de comercarmos este blabla todo devemos primeiro responser: Será que o problema esta no Senado ou no sistema politico que elege os Senadores? Se o problema estiver no sistema politico que os elege (e é o que penso) nao adianta sair por ai soltando fogo pelas ventas contra Jader, ACM e, agora, Renan, pois nada vai mudar. Amanha um outro Senador vai estar representando o papel de vilao nacional, a imprensa vai estar indignada vendendo seus jornaizinhos e publicidade, senadores hipocritas dizendo-se honestos e querendo faturar espacos na mídia. No fim tudo continua como antes: candidatos e partidos usando caixa dois, cantores faturando seu ganha pao, publicitários (ou marqueteiros?) faturando o do Vinho e cabos eleitoras ávidos pelo DAS que o candidato prometeu.
Ricardo

Anônimo disse...

Pergunta ao anônimo das 10:56
Para que vc não seja acusado de leviandade, cite as barbaridades cometidas pelo governador José Serra e o prefeito Gilberto Kassab.