25.1.08

Aquino, o Guardião da Floresta

Diz muito sobre os fatos - bem mais sobre os ocultos - a redação das notas de apoio, desagravo, protesto e outros chororôs, que tratam o protagonista como vítima de poderosos interesses contrariados, armação política e desculpas afins.
É o caso da carta de apoio ao Tupã Pedro Aquino, ex superintendente do INCRA em Santarém - que rodopiou, rodopiou e caiu - assinada por 40 entidades de agricultores da regiao oeste do Pará, que repudiam as forças políticas e empresariais por esse movimento de terror contra os agricultores familiares.
A carta acerta, na primeira tacada, a hierarquia superior do instituto, quiçá do ministério da Reforma Agrária, ao dizer que Aquino sucumbiu às forças poderosas. Então devem ser mesmo.
Em seu discurso de despedida, longe das lágrimas, Aquino agradece à governadora Ana Julia e ao senador João Pedro (PT-AM), as únicas autoridades que o apoiaram em seu calvário.
Na segunda investida, a carta põe o Ministério Público Federal na roda, ele que não larga do pé de Tupã desde o ano passado, quando arguiu na justiça a ilegalidade dos assentamentos, a ausência de licenciamento ambiental e outras supostas licenciosidades, criando o fantasmagórico neologismo dos assentamentos de papel.
Dentre os subscritores do réquiem de Aquino cintilam entidades congêneres às que também responderam presente no caso Pagrisa, contra os auditores do Grupo Móvel de Fiscalização do Ministério do Trabalho, no ano passado, confirmando a longa trajetória de peleguismo e aparelhamento dos sindicatos, desde Vargas, só que agora acrescida do timbre dos movimentos sociais.
Registre-se, por sugestivo, a ausência das organizações ambientais na carta. Uma delas, a Frente de Defesa da Amazonia - FDA, secundada por mais 13 entidades, protocolou no início de dezembro um recurso à sentença que reintegrou Aquino no comando da superintendência, depois de seu afastamento em outubro e reintegração em novembro do ano passado.
Na mesma semana em que a FDA recorreu, Tupã recebeu um título da casa de Noca santarena, por bons serviços prestados, iniciativa do vereador Emir Aguiar (PR), líder do governo santareno.
Bem, ao menos desta vez, o presidente do INCRA, Rolf Hackbart, teve a bondade de não menosprezar a inteligência da floresta, e dispensou as declarações infelizes de outubro passado, muito parecidas com os termos da carta. O site do instituto está silente.
O que terá acontecido mesmo, hein?
Fiquem com a carta das entidades que velam a queda de Aquino, o protetor da floresta. Voces vão ver que ele foi um bom rapaz, até a floresta desabar sobre ele.

-------------

Com informações, e link da carta disponibilizado, do blog do Jeso Carneiro.

Um comentário:

Anônimo disse...

Aquino protetor da Floresta soa o mesmo que mucura tomando conta de galinheiro.Sai, encosto!