25.1.08

Marinor e os Camelôs

O blog recebeu, da vereadora Marinor Brito (PSOL) a nota abaixo, a propósito do imbroglio dos camelôs.

A propósito da retirada dos trabalhadores e trabalhadoras do mercado informal que atuam na Avenida Presidente Vargas, removidos desta via antes que a Prefeitura de Belém fizesse o remanejamento destes, para locais adequados às suas atividades, venho a público prestar os seguintes esclarecimentos:

1- No cumprimento de meu dever como parlamentar desta cidade tenho me empenhado de todas as maneiras possíveis para tentar minimizar o estado de conflito e tensão social em que se transformou esse episódio nos últimos dias, e que tem acarretado graves prejuízos para Belém e toda a sua população;

2- O nosso objetivo é ver as vias públicas da cidade desimpedidas, de acordo com a Lei Orgânica e o Código de postura do município de Belém. Mas também queremos ter a certeza de que os 460 trabalhadores terão garantidos seus direitos, como determinou clara e expressamente a Justiça Federal.

3- De acordo com a decisão judicial: “uma vez cumprida a ordem de desocupação ali contida, deverá o Município promovido destinar área própria, para fins de recolocação dos ambulantes que ali se encontravam afim de que possam dar continuidade às suas atividades legítimas, com meios lícitos de sobrevivência.”;

4- Por isso também, exigimos a imediata liberação por parte da CTBEL de todas as vias do entorno da Avenida Presidente Vargas, garantido assim, o direito constitucional de ir e vir de toda a população;

5- Por fim, reafirmo o meu compromisso e do meu partido, PSOL – Partido Socialismo e Liberdade, com as garantias e o cumprimento do direito de ir e vir dos cidadãos e cidadãs de Belém, assim como o direito humano ao trabalho de todos que moram em nossa cidade.

26 comentários:

Unknown disse...

Ô anônimo de Parauapebas, seguinte:
se são "as más línguas" que falam, eu não quero saber.
Estamos repletos delas por aqui.

Anônimo disse...

No papel, tudo isso é lindo e maravilhoso. Parece que estamos em Estocolmo ou Bruxelas.
A real é outra, dona Marinor.
Nem governo, nem justiça e muito menos os infratores cumprem o que está escrito.
Há muuuuuito tempo é só papo e papo.
Que tal, com todo o respeito, levar algumas barracas para a calçada da sua residência.
Deixe lá e vai ver o que acontece...

Anônimo disse...

e o Dudu agora quer culpar a PM pelo péssimo trabalho da prefeitura no caso.

Anônimo disse...

Isso é o que ela fala na Internet. No entanto, quem trabalha no entorno da Presidente Vargas e tem que andar bastante para chegar, já que os ônibus não estão circulando pela avenida, verifica outra postura da vereadora. Quando se dirige aos camelôs "proletariados", o discurso é completamente deferente...
Como cidadã, estou vendo meus direitos violados, tudo por conta do prefeito falacioso que tenta se reeleger a todo custo, para garantir a sua mamata e de seus assessores. Passar quase 3 anos só na manha e resolver fazer o que pode para se garantir por mais 4 anos a base de propaganda enganosa? Ta foda!

Anônimo disse...

A Cidade ilegal, transporte ilegal kombis, motos, vans, onibus, comercio ilegal, ambulantes, feirantes, camelos, bomboseiros, carros de lanches, pirataria, cds. dvs, segurança ilegal, execuções diárias, prisões de menores, torturas, sáude médicos que recebem e não vão trabalhar, educação que nunca tem vagas para as crianças, Presidência da Camara de Vereadores ilegal, tudo anulado as leis do orçamento, iptu, tudo ilegal, Prefeito fora da lei condenado como falso médico, mente sobre as calçadas da presidente vargas, tudo ilegal, quando a justiça federal vai prender o dudu?

Sergio Lopes disse...

Vereadora, o discurso é lindo, porém a realidade é infame. Não é possível que em beneficio de 400 camelos, uma cidade de 1.5 milhão de habitantes fique impossibilitada de utilizar sua principal avenida. Busque em sua atuação parlamentar, soluções possíveis para tal descalabro, e pare com o discurso socialista que ruiu junto com o muro de Berlim. Faz quase vinte anos nobre vereadora. Sei que a solução não é fácil , mais é preciso dar um basta em tal descalabro e devolver aos cidadões a beleza de sua cidade.
Faça uma pesquisa vereadora, você vera que 90% dos camelos que atopetam a Presidente Vargas, não são paraenses. Migram de suas cidades de origem (São Luiz, Teresina, Fortaleza etc...) porque nelas o poder público impôs regras de conduta que impossibilitam a utilzação da cidade como lixo a céu aberto para a venda de quinquilharias, na maioria das vezes impróprias para o consumo.
Gostaria de ve-la no parlamento, defendendo soluções verdadeiras para tal problema, sem discurso de classes vereadora, apenas buscando uma solução que já demorou demais para aparecer.

Anônimo disse...

A questão vereadora, é que a Srª não está avaliando o custo benefício desse caso. Desde quando camelô elege quem quer que seja. O mesmo serve para os temporários do Estado. Uma prova disso é que o "pai deles", o ex-deputado Bararu, levou farelo.
Eu sugiro que os vereadores e o prefeito, encomendem uma pesquisa pra saber o que pensa a população. Esses "trabalhadores" só querem ficar aonde lhes convém e assim não dá nem pra começar o diálogo.

Unknown disse...

Vamos dicordar,mas sem desrespeitar, as posições da vereadora Marinor.
Exagerou, não passa!

Anônimo disse...

Se alguém faz a diferença na pocilga da CMB, essa pessoa é a Marinor. Fala o pensa e assina em baixo, o resto é demagogia e papo pra boi dormir. O responsável por essa balbúrdia toda é o seu DUDU que ao tentar dar uma de esperto acabou complicando ainda mais a situação. Um local alternativo e adequado colocaria um ponto final nessa novela. E quanto custa tudo isso? Certamente bem menos que farra propagandista de sua administração. Agora o que não dá pra aceita são essas idéias de gerico, tais como: ferem-se os camelôs. A situação tá braba e tem muita gente vendendo o almoço pra comprar a janta, aí o sujeito ainda quer que aumente o número de indigentes. Depois, depois...

Anônimo disse...

Engraçado, vereadora Marinor na época do mandato do prefeito (criança) do seu partido PSOL, chegaram ao cúmulo do absurdo de fechar ruas e vias importantes do comércio em detrimento de toda uma população.

Com todo respeito, a senhora e seu discurso só enganam os partidários ou aqueles que tiveram a desdita de um dia votar e acreditar em discursos demagogos, mas sempre virulentos, quando não acompanham o raciocínio retrogrado.

Anônimo disse...

O fechamento da Av, Presidente Vargas para o trafego de veículos, por parte da administração municipal não tem o menor cabimento. Falta bom senso. Mas ao que parece, o prefeito de Belém, com esta decisão maldosa está conseguindo o seu tento, irritar a população e despertar o preconceito contra os trabalhadores do mercado informal. Inclusive, de muitos internautas dessa paragem.

Anônimo disse...

Do jeito que as coisas vão...Duciomar vai acabar voltando às origens, como taxista ou camelô. LIMPA BELÉM!

Anônimo disse...

Não sou adepto de nenhum partido, mas nesse caso, acho que a vereadora está certa, ter opinião não é nenhum pecado. Afinal ela é portadora de mandato público. Que os outros também saiam do armário e enfrentem o debate com grandeza.

Anônimo disse...

Eu gostaria de saber se avereadora Marinor tem alguma proposta concreta de onde alocar os camelôs. Não só da Presidente Vargas como João Alfredo, Padre Eutíquio, Generalíssimo, Nazaré etc. Porque, salvo engano, ela tá na câmara há anos e não propôs nada. Não tenho preconceito contra camelô. Só acho que a cidade não suporta mais essa situação. Com Dudu ou sem Dudu é chegada a hora de se encontrar uma solução. A casa da mãe Joana ou Nova Déli, como bem batizou o dono do blog, está com lotação esgotada.
E ainda digo mais: não são só os camelôs não. Tem os bares, inclusive do filho do ex-governador, que ocupam as calçadas e não deixam espaço para o pedestre. Desocupação total do espaço público já!

Anônimo disse...

Não há politica pública de integração dos camelos ao mercado, a situação que nasceu com o desemprego continua hoje, com a crescente oferta de emprego, esta na cara que na vida informal o lucro é total, não tem aluguel, não tem conta de energia, conta de água, direitos do consumiro, direito do trabalho, cnpj, cpf, atestado de antecedentes criminais, laudo do corpo de bombeiros, sefin, sefa, drt, crea, seurb, receita federal, pm,pc, pf, os vereadores com o dudu, construiram o seu palácio com milhões de dinheiro público, mas não arrumam um teto p os camelos, livrarem as ruas de belém da nova deli, cairo, saara, luanda, cidade do méxico, ou de qualquer mercado favela do mundo, parabens a vereadora pela exposição mas vamos a propostas?

Anônimo disse...

A Marinor está junto com os camelôs porque ela é a única vereadora que entende de barraco. Barraco é com ela mesmo. :)

anonymo
Marinor, por favor, não faça barraco.

Anônimo disse...

Olha, acho corajosa e louvável a carta da Vereadora Marinor. Podem discordar, criticar a posicao ideológica, pedir coerencia etc... Mas a vereadora mostrou a cara e deu seu recado. E os outros vereadores? E o Prefeito? O que dizem? Só um comentário: achei estranho que a maioria dos comentaristas post se escondem no anonimato. Por que será, hein?
Ricardo

S. disse...

Remanejamentos nunca resolveram o problema dos camelôs. Será um eterno embate, que comprovadamente, piora a cada ano.
Pra mim, parece estúpido e inócuo discutir tudo isso, sem discutir da onde vem o fomento da situação: o povo que compra do camelô.
Solução bizarra, mas eficiente, seria prender alguns compradores por dia. "Prender" simbólicamente, claro, por algumas horas, de forma vexatória ou coisa semelhante, como cúmplices financiadores.
Lí milhões de opiniões e pseudo-soluções pro assunto e não ví uma única linha sobre reprimir quem realmente financia a estadia dos ditos por lá.
Faz sentido isso pra ti, Juca?

Anônimo disse...

Caro Juvêncio, amigos e amigas do Quinta.
Sempre venho por aqui e quase sempre não tenho visto um embate tão qualificado. Embora, em alguns momentos, a temperatura tenha aumentado.
Bom, não tenho procuração da vereadora do PSOL, Marinor Brito, mas reconheço com sinceridade, que a sua postura de entrar num tema tão importante e que em via de regra, os políticos de um modo geral, não entram, sobretudo, em período eleitoral, o que é o caso agora, já é de salutar importância e perspicaz coragem, por isso, agradeço honrosamente a possibilidade do debate com a parlamentar, mediado por esse excepcional blog.
Sou favarável e imagino que a solução está em ter canais simbólicos de debate. O tema, ocupação de vias públicas, é de interesse da cidade e por isso, qualquer solução passa pelos cidadãos e cidadãs que moram nela. Seria razoável, e é algo que já deu certo na época do ex-prefeito Edmilson Rodrigues, a rearticulação do condomínio participativo. Sei que por cultura, temos memória curta, mas isso deu certo.
Foi através do diálogo e respeito que aconteceu a reforma do Ver-O-Peso. foi também desta mesma forma que os camelôs e ambulantes deixaram a Pça do Operário e entornos e foram trabalhar dignamente no interior do Mercado de São Brás. Quem viu a feira da 25 de setembro, da Pedreira e tantos e tantos outros espaços e equipamentos públicos que só foram devolvidos à população com diálogo e respeito mútuo. Vejam como estão as orlas de Icoaraci e Mosqueiro. Foram recuperadas e devolvidas aos Belenenses pelo ex-prefeito Edmilson Rodrigues. Sei que tudo isso levou tempo (8 anos), mas aconteceu! Virou realidade! Se o Sr. Duciomar Costa (PTB) tivesse dado continuidade, certamente não estariamos passando por isso agora.
Mas, sou a favor do debate sério, repeitoso e qualificado.
Nenhuma grande cidade do mundo resolveu problemas semelhantes sem considerar como ponto de partida o diálogo. Paris, São Paulo, Curitiba, Porto Alegre, Barcelona são bons exemplos a serem seguidos.
É preciso ter coragem e vontade política para enfretar o debate. Não vejo, infelizmente, isso no prefeito Duciomar Costa. Não tenho nenhuma dúvida que sua (péssima) gestão está sendo danosa demais para todos os Belemenses. Sejam aqueles que nasceram aqui ou aqueles, que mesmo na condição de trabalhador ambulante (migrante de outro Estado) aqui estão e escolheram nossa cidade para viver e trabalhar.
Falta bom senso e o caminho é o diálogo fraterno, tendo em vista que só assim, aparecerão as soluções, não imediatas é verdade, mas compartilhadas e mediadas por todos os interessados.

Unknown disse...

Sua visita é sempre bem vinda,caro jogador.Obrigado.
Amanhã esta caixinha de comentários, devidamente editada, vai prá ribalta.
É um bom debate sim.

Anônimo disse...

até agora só li um monte de elocubrações e nada,ou melhor, só uma proposta concreta nesse monte de posts e eu quero entrar nessa campanha.CAMELÔ.TODOS PRA CALÇADA DA MARINOR!!!!!!
A nobre parlamentar, como vereadora é uma ótima professora de educação física.Que tal voltar aos polichinelos,vereadora?!

Unknown disse...

Ô das 9:00, vc não percebeu uma coisa importante. Há uma intercessão entre os comentarios.Os camelôs devem sair.
Vc acha isso pouco? Eu não.
E a vereadora Marinor, com muito mais educação que vc, diz isso em sua nota.
Acho Marinor uma parlamentar que merece respeito, como poucos naquela casa, aliás.

Anônimo disse...

juca, com todo respeito que tenho por vc, uma coisa é escrever e jogar pra galera do seu blog.Outra coisa é estimular os ambulantes a permanecerem no local como manobra política contra o Dudu, que também é frouxo e imcompetente.
Mereço mais do que a Marinor como representane.Com todo respeito a vereadora.Não me acho mal educado por discordar da vereadora.Ou você me estigmatiza por causa disso? onde faltei com a educação?? por chamá-la de prof.de educação física? isso não é desrespeito.Ser professora é uma honra.Ou não???
da próxima vez terei mais cuidado com as palavras para não ser tachado de mal educado por vc

Unknown disse...

Joguei prá vc, e vc voltou, na boa.
E quem disse que eu não pode errar e sua moderação?
Obrigado.

Anônimo disse...

Pelo que entendi da leitura dos comentários, a prática política da vereadora entre os ambulantes e o que ela escreve não batem. Daí os protestos que alguns registraram.

Anônimo disse...

é isso das 5:11
ainda mais com esse clamor popular em liberar as calçadas, tu achas que a Marinor Polichinelo iria contra isso????escreve com bom senso para a cidade e seus eleitores,mas ao lado dos ambulantes faz proselitismo político.
Como a audiência do blog não é massa de manobra,aqui a dona Marinor não cola