24.1.08

Siza em Nova Déli

Na primeira década do século passado, um fotógrafo portugues embarcou num vapor e deixou a terra natal. Esteve nas Ilhas Canárias, na Guiana Inglesa, até chegar em Nova Déli.
Passou um bom tempo na cidade, onde viu nascer um filho, e deixou descentendes por aqui, na famíla Dantas Ribeiro. C
O fotógrafo chamava-se Julio Siza.
O filho mudou-se para Portugal e um de seus netos é o maior arquiteto portugues contemporâneo, Álvaro Siza.
Siza é o autor do projeto de recuperação do Chiado, na Baixa Lisboeta - o centro histórico de Lisboa - atingida por um grande incêndio na década de 80, considerado um paradigma na intervenção do patrimonio histórico mundial. Seu portfolio impressiona (veja o link)
Ano passado, Siza expôs em Tóquio, Moscou, Atenas e San Marino.
Siza vem ao Brasil pela primeira vez no incío de abril, para inaugurar a Fundação Iberê Camargo, em Porto Alegre, obra financiada pelo Grupo Gerdau. É a primeira obra do arquiteto no país.
De lá - todo português é um poço de emoção - Siza vem à Nova Déli, e inaugura, no dia 12, a exposição que o Forum Landi prepara sobre sua obra, no bojo do cinquentenário da UFPA.
A visita vai chamar atenção para a necessidade imediata, profunda e fundamental da recuperação do patrimonio histórico da Cidade Velha, memória que se perde e aos poucos distancia a cidade de suas origens.
E vai reafirmar a trajetória do Forum, já inserido na agenda internacional das ações de recuperação do patrimonio histórico e arquitetônico.

9 comentários:

Anônimo disse...

É. Parece que a UFPA é a única instituição nessa terra que orgulha a todos nós, paraenses. Quando a lama e a mediocridade se instalam por todos os lados, surge sempre uma notícia alviçareira da Universidade. Iniciativas grandiosas, dignas, nobres, à altura do que se espera desse estado e dessa cidade, cansados dos tristes e melancólicos exemplos. Infelizmente, no meio de tanto escombro, somente a UFPA parece continuar a cumprir a sua função social e apefeiçoar a sua qualidade. Um sentimento dúbio e paradoxal me invade, nesses momentos, como paraense e como belemense. Não estudei na UFPA, mas, devo reconhecer, temos todos a noção, por meio dela (e aprendemos com ela), o que é "público". Pena que políticos, empresários, juízes - aliás (e contraditoriamente), muitos formados por ela - não aprendam devidamente as suas lições. Parabéns ao Fórum Landi. Parabéns à direção da UFPA, por todo esse "banho" de seriedade e bom trato de um patrimônio que é de todos nós!

Francisco Rocha Junior disse...

Juca,
Álvaro Siza bem que podia fazer uma visitinha à Câmara Municipal de Belém, para jogar na cara dos nobres edis o crime que será o aumento do gabarito da construção civil na Cidade Velha - fato já discutido anteriormente, aqui, no Flanar e em outros blogs da capital.
O Fórum Landi, por sua vez, deve aproveitar a visita do "arquitecto" para expor o máximo possível na mídia o debate sobre a preservação do bairro histórico, que ainda se encontra restrito à parte privilegiada (econômica e culturalmente) da população.
É imprescindível que os habitantes de Belém tenham orgulho de sua cidade; o resgate de nosso patrimônio arquitetônico imprescinde do incremento da auto-estima dos cidadãos belenenses. Somente estendendo o debate a todos isso será possível.
Abração.

Unknown disse...

Bom dia, nobre.
A visita terá sim, esse caráter de levantar a discussão sobre a Cidade Velha, e os velhos interesses calhordas que a espreitam, defendidos por gatunos noturnos que vc tão bem conhece.
A etensão do debate vai encurralar os meliantes.
Abração

Anônimo disse...

Maravilha essa UFpa. e o Fiuza de Melo.Bem vindo Sizal.Inclusive a Santarem. A nossa.

Flávio Sidrim Nassar disse...

Juvencio,

Em nome do Forum Landi quero agradecer pelo apoio que tens dado nesta janela para a luz que é o 5 Emenda.
Depois é preciso fazer justiça à duas pessoas sem as quais, nós os Tres Mosqueteiros do Forum Landi, eu, Elna Trindade, Beatriz Maneschy e Ana Lea Matos (hoje já somos mais) teríamos ficado só nas boas inteções.
Uma foi a então Senadora Ana Julia que "arrancou" do Ministerio da Ciencia e Tecnologia os recursos para organizarmos em 2003 o Seminario Internacional sobre Landi, quando foi criado o Forum, a outra é o Prof. Alex Fiuza de Mello que com compromisso civil e cidadão e amor pela sua terra, tem apoiado nossas ações por um centro historico de Belém, bonito, democratico e sustentável.

Obrigado,

Flávio Nassar

Unknown disse...

Obrigado, Flavio,à vc e suas queridas colaboradores - tres amores - que sei a importância no Forum.
A cidade agradece.
Valeu a visita ao blog!

Anônimo disse...

Tudo de bom, essa UFPA. Tem realmente dado um banho de civilidade, seriedade e compromisso verdadeiro - pelas obras - com o povo dessa terra. Dela nasce todas essas iniciativas; crescem os cursos de formação por todo esse estado; fornece inteligenzia para os aparelhos de estado; pare, de seu ventre, uma nova universidade para o oeste do nosso Pará. Como pode se ver, compromisso público antes de qualquer coisa. Realmente um exemplo de instituição, no meio de tantos dissabores!

Anônimo disse...

Eu admiro uma coisa no Fiúza: ninguém vê ele por aí se auto-promovendo. Faz o seu trabalho no silêncio, as obras vão aparecendo. Pelo seu trabalho e reconhecimento, conseguiu funções e nomeações importantes no cenário nacional - talvez de forma inédita para o estado do Pará (salvo os políticos que foram Ministros). Quando ele ganha destaque e vem à luz ao público, é porque a imprensa vai a ele (e não vice-versa) e, curioso, mais que o seu nome, aparece sempre na berlinda o da UFPA; sim, o da INSTITUIÇÃO! Reparem nas suas entrevistas! Ele sempre fala do ponto de vista do coletivo e não na primeira pessoa!Isto é uma novidade! E uma imensa e pouco observada novidade POLÍTICA! - no sentido mais "moderno" do termo! Isso é que é ser um modelo: seriedade, compromisso público e - o mais raro! - COERÊNCIA ... entre o que diz e o que faz! Fala pouco e realiza muito!

Anônimo disse...

E o que estamos esperando? Vamos logo começar a campanha: ALEX FIUZA DE MELO PARA PREFEITO, JÁ!
Belém merece alguém tão competente, sério e apaixonado pelo que faz.