9.1.06

Hidrodinâmica

Essa foi de primeira no blog do Jeso,variadíssimo.

Sobe-desce provocado pelo Amazonas

A cada cheia do rio Amazonas, a camada rochosa que o sustenta afunda oito centímetros. No período da seca, a crosta terreste volta ao nível anterior.Esse movimento de sobe-desce é tema de um artigo publicado por Luiz Paulo Fortes, do IBGE, e Bruce Forsberg, do Inpa, na revista Geophysical Research Letters.

6 comentários:

Jubal Cabral Filho disse...

Ei, mestre reclamo a primeiríssima. Pode encontrar no meu blog bem antes. Só pra nós fui buscar no site da FABESP no dia 06/01/05 e tem o título "Qual é o peso do rio Amazonas?" indicando inclusive a fonte da Geophysical Research Letters.
Abraços.

Unknown disse...

Mestre,voce está me dizendo que há um ano voce postou esta nota? Mas se voce quis dizer 2006,peço-lhe desculpas por não ter visto e está feita a correção.Obrigado e um abraço.

Jubal Cabral Filho disse...

É sempre bom ter alguém atento para nossos enganos. É verdade: ainda permaneço por alguns momentos em 2005. E nem era pra publicar meu comentário. Deixe só entre nós, meu caro. Afinal quem trouxe à baila esta nota foi a Agencia FABESP, da qual sou assinante (da revista Pesquisa e do site). Então a eles os louros da divulgação.
Abraços.

Anônimo disse...

Juvêncio,

boas "férias". Será um bom descanso para vc. e para aquelas figuras useiras e vezeiras no blog, que, infelizmente, fazem por merecer, da pior forma, a sua atenção. Mas, quando voltar, pancada na cacunda deles...
Se for possíve´l, fala alguma coisa sobre a kafkiana situação do carnaval paraense. Até a volta...

Unknown disse...

Jubal,caríssimo,sem problemas.É comum que blogs publiquem coisas iguais ao mesmo tempo,principalmente em assuntos que despertam atenção, digamos,regional.E saia já de 2005...rs.

Unknown disse...

Marcelo,
Quem dera que eu fosse sair de férias.Pode deixar que o couro vai continuar comendo sim.E vou voltar ao Carnaval.Ele está apenas começando...rs.Valeu.