11.3.06

Cachaça

Ainda sobre o tema blogs and periodicals,pauta recorrenmte deste blog, de Sérgio Rodrigues,em noblog,o blog do nominimo.

O jornalismo é uma cerveja
A feliz metáfora do jornalismo como cerveja foi concebida para jogar luz sobre as relações entre blogs e imprensa tradicional. Seu autor é um professor de Direito que se tornou um dos mais respeitados blogueiros americanos, Glenn Reynolds, do
instapundit, em seu último livro, chamado An army of Davids (Um exército de Davis).
A obra de Reynolds tem um subtítulo para lá de romântico – “Como os mercados e a tecnologia capacitam pessoas comuns para derrotar a grande mídia, o grande governo e outros Golias” – que não deixa dúvida sobre a posição do autor nesse debate. Mas mesmo quem, como eu, enxerga aí um excesso de ingenuidade saberá apreciar a metáfora do jornalista como cervejeiro.
A
resenha da revista “The Economist” a resume assim:
Sem treinamento formal e usando equipamento barato, quase qualquer pessoa pode fazer (cerveja). A qualidade é variável, mas as melhores marcas caseiras são mais saborosas do que aquele troço que é anunciado durante o Super Bowl. Isso acontece porque faz tempo que as grandes cervejarias, especialmente nos Estados Unidos, tentam atingir um mercado mais amplo empurrando-lhe marcas anódinas que não ofendem ninguém. No entanto, a ascensão das cervejarias caseiras obrigou-as a criar “micromarcas” que têm sabor de verdade.
Simplifica a discussão em demasia, é claro. Mas merece um brinde.

Nenhum comentário: