15.3.06

Segurança de Merdas

Meus dois filhos foram assaltados à mão armada, há minutos, num onibus lotado da linha Icuí-Presidente Vargas, no Centro de Nova Déli. Eram 19:40.Houve um ensaio de reação dos passageiros quando o bandido desceu do onibus.
Por muito pouco não houve uma tragédia em nossas vidas.
O menor, 15, vive a situação pela terceira vez em menos de dois anos.
Faço o registro para denunciar, pela enésima vez, o fracasso do governo Jatene na segurança pública, sua insolência ao tentar fazer analogias da violencia em Nova Déli com os distúrbios na França,o engodo das estatísticas dos orgãos oficiais, a porcaria de seu Plano de Segurança - anunciado sob intensa pressão popular no último ano de mandato - a cara de pau dos responsáveis, entre empadinhas e suquinhos,a tentar enfiar goela abaixo da população a falsa sensação de controle da violência.
Tudo enrolação de um governo de última, que não tem a coragem de enfrentar o problema com a virilidade que ele exige.
Dia o3 de outubro darei minha resposta.
O saco torrou.

12 comentários:

Anônimo disse...

Caro Juvêncio,
Talvez se não é a pior, com certeza é uma das piores experiências que o ser humano pode passar: um assalto a mão armada; ainda mais para dois jovens. Mas, agradeça hoje a Deus, antes de deitar, que seus filhos estão vivos e não feridos, com você e sua esposa no pé de uma cama de hospital...
Presto meus votos de solidariedade e concordo plenamente com teus comentários sobre a ineficácia e ineficiência total da política de Segurança Pública hoje vigente no Pará.
Nenhum Governador, manteria Santino um dia mais com tais atos de total incompetência a frente de tão estratégico, complexo e técnico assunto. É cargo para gente competente. No mais, fique em paz,
Val-André Mutran
Jornalista
Brasília (DF)

Unknown disse...

Muito obrigado,Val-André.
Obrigado mesmo.
E voce tem toda a razão em relação à Jatene.Só sua arrogância,de há muito conhecida mas agravada sob o manto do poder, mantém a incompetencia de Santino,publicamente demonstrada com os resultados de sua desastrosa administração.Falta pouco para essa incompetencia acabar.A outra - Duciomar Costa - por ele instalada, essa ainda vai nos maltratar bastante.

Anônimo disse...

O problema da nossa atual administração pública é a absoluta indefinição de prioridades, ou falta de competência na gestão executiva da ciosa pública, justamente a grande qualidade pessoal que se propalava possuir o então candidato ao Governo em 2002.

Enquanto alguns de seus auxiliares viraram barões, com contas bancárias opulentas, o Governo do qual fazem parte demorou mais de três anos para concluir a obra de 1 (um) único hospital e para entregar a população da capital um restaurante popular de R$ 2,00.

Chega a ser constrangedor conversar com pessoas da área técnica, quando estas estão incumbidas de elaborar relatórios ou levantar dados para preparar mensagens à Assembléia Legislativa. Os técnicos nestes últimos três anos tiveram que dar tratos à bola, pois não havia nada a apresentar. Eram só "coisinhas", "obrinhas", "trechinhos de estradas", nenhum projeto com início, meio e fim, nada para relatar como parte de um plano de desenvolvimento.
Falácias e sofismas, de sobra.

Uma das causas da inação e da conseqüente arrogância dos ocupantes do Poder, é a inexistência no Pará de uma Imprensa que, se não podemos esperar que seja livre, seja ao menos razoavelmente independente, para fornecer aos governantes um "feedback" crítico, ao menos uma chacoalhada, de vez em quando. Só vemos ameaças de críticas quando por algum motivo as notas de empenho demoram a ser liquidadas. É a velha história: se não acender o fogo, o óleo não chia na frigideira, e o nosso atual governo deitou em berço esplêndido nos últimos três anos.

Registre-se poi justiça: a competência executiva que faltou na gestão pública, esmerou-se com sobras na cooptação das lideranças políticas, e na indução complacente da Assembléia Legislativa a um estado de letargia.

Talvez a chapa governista que está sendo costurada, que pode ter uma mulher candidata ao Senado, por falta de alternativas melhores e da ausência de suporte financeiro aos possíveis adversários, acabe vitoriosa.

Mas isso não significa que o Pará ficará melhor.

Minha total solidariedade, e desculpe aproveitar o ocorrido com sua família para também fazer um desbafo. Vá dar um beijo nos seus filhos, que eu vou dar um beijo agora nos meus.

Unknown disse...

Obrigado Cjk.
Nem esperava sua "visita" neste horário,costumeiro que é do "chá das cinco".
É uam completa decepção, de fato, a condução da segurança pública do estado.Cercado por corpulentos seguranças,Santino flaina por aí,perfumado, bem vestido, cabelo aparado.
Só onda.
Os técnicos do estado, conheço vários há muitos anos,não escondem sua decepção.
Jatene,que se pirulita toda vez que Lula ameaça vir ao Pará,vai deixar cinco hospitais e o restaurante que serve "barata no almoço" , como diz o terrível Seventy, este sim,talvez o pior de todos os tentáculos do poder no Pará.
O resto é só papo furadésimo, edulcorado pela propaganda de segunda categoria, embora massiva o suficiente para produzir resultados.
Segurança de merdas, eles e nos.
Eles embrutecidos pelos salões,pela corte,pela bajulação, pela vaidade desenfreada.
Nos pelas ruas,pelo nepotismo,pela corrupção.
C, hoje trabalho dezoito horas por dia, para conseguir me livrar das contas, prá correr atrás de clientes safados.
Mas a revolta aumenta a cada dia.
Pior para eles.
Agora,desculpe, vou aquecer a prole,seguindo seu conselho e atendendo pedidos deles.
O blog fecha o boteco,por hoje.
Um abraço e obrigado.

Jubal Cabral Filho disse...

Amigo.
Sem palavras sobre mais esta decepção do Governo Jatene.
Santino? Já mandei à merda uma vez no Agonia, mas parece que ele não quer ir.
Fora, governantes de merda!
Sei que está difícil mas ...Meu abraço aos dois e à sua família pela vida.

Anônimo disse...

Deixei a capital paulista,minha terra natal,movida por um cansaço misturado com dor.Fui vítima de violência.Hoje tão longe da minha querida paulicéia desvairada,sofro de uma saudade cruel,mas que aquieta pois no meu coração,depois de tanto tempo, ainda existe o medo.
Lamento profundamente que esteja passando tal experiência.
Me revolta saber que a corte, em qualquer lugar que seja, continua mandando seus filhos, herdeiros dos tronos,à escola ,á passeios, em carros blindados e com motorista,segurança...E o nossos filhos? Vão de onibus? Até quando?
Solidariedade da
quase ex-anonima

Unknown disse...

Jubal,velho de guerra,muitíssimo grato. Agora vou começar outra guerra, de vida ou de morte.
Todos os dias, cobrando desses merdas o que eles ganham e não retribuem.Enrolam, dissimulam, se acham o máximo.Não passam de merdas.Da pior espécie.
Mas já assim estão vistos e sabidos por muitos.E que serão mais a cada dia.Abs

Unknown disse...

Minha cara quase ex-anonima.
Suas palavras são comoventes, nesse momento então...
Lamento saber de seu encontro com a violência em São Paulo, onde morei cinco anos.
Não passará jamais,a sensação do medo.
Mas aprendemos a conviver com ele, de tal forma, que às vezes usamos o medo como combustível da revolta.O que há de pior do que isso que estamos passando?
Tenho mais medo do que já passei do que desse bando de merdas, travestidos de autoridades,dos barões rotos da imprensa e seus processos achacadores.
Não temo processos ou ratos.
É...os filhinhos desses nobres vão à escola com seguranças e carros blindados...mas não estudam, chafurdam na cocaína,nas relações promíscuas, são burros.
A vida, os nossos filhos, os pegarão mais adiante.
Digo todos os dias isso a eles: estudem, para não ganharem a vida estuprando as pessoas.
Sejam homens, e não esses merdas que andam por aí,cercados de seguranças,pois senão não andariam.
Desculpe o desabafo e, mais uma vez obriogadopela força e pela visita.
Apareça sempre.

Bruno Soeiro Vieira disse...

Caro comandante Juca,

Solidarizo-me com a família.
Já passei por algo semelhante, é um misto de revolta, violência e imobilização.
Ainda bem que não ocorreu nada pior.
Quanto aos nossos governantes, pô vocês já detonaram bastante, nem posso mais bater. Egoistas.
Fora PSDB já !!!
Quero mudança, não importa quem seja, tudo é a mesma coisa.
Apesar da desilusão acima demonstrada, qualquer mudança gera um uma esperança de melhoria. O que não pode é ficar como está.
AbraçU

Unknown disse...

Olá, Dom Bruno. Obrigado pela força.Agora já estamos mais calmos.É, são egoístas sim.
Mas vão apnhar aqui no blog até o diabo dizer chega.Vamos "votar" no lombo deles, pode esperar.
Gostei muito do post de hoje, sobre o escandalo IVC.Não sabia que tinha vazado pela Bahia.
Faz sentido, eles não suportaram tanta mentira.E a porcaria do IVC, hein?

Anônimo disse...

Não faz muito tempo, o governador sisse, em entrevista, que a avaliação de Santino sobre a segurança em Belém estava, no mínimo, equivocada. Num lugar sério, o secretário teria saído do cargo no mesmo dia, por iniciativa própria ou não...

Unknown disse...

Eu lembro,Marcelo.Mas a área de segurança ,bem, não é um lugar qualquer. Vocetem razão.Abs.