8.8.06

Em Casa

O publicitário Francisco Cavalcanti, já no calor da campanha, sai de seus cuidados para, mais uma vez, visitar o blog e seus leitores. Objeto de uma avalanche de comentários no post , para os padrões do Quinta Emenda, Chico conta as razões que atrasaram sua chegada à campanha da 13, e encerra a polêmica que se instalou no post Meia Volta,


Juca.
Cá estou eu de novo, discorrendo acerca de mal-entendidos que envolvem meu nome.
Embora eu tivesse decidido não entrar em qualquer polêmica acerca de decisões pessoais e profissionais, para as quais permito-me o livre arbítrio, vou pontuar alguns elementos para dar o contorno preciso ao tema.

1. Sou filiado ao PT desde a fundação do Partido. Como profissional, trabalho em campanhas majoritárias do PT desde 1994, não sendo, portanto, um trânsfuga ou um neófito, mas um elemento que se insere naturalmente no cenário das disputadas estratégicas que o PT travou ao longo de duas décadas e meia.

2. Desde que saí da Griffo, em 1991, jamais tive qualquer participação profissional em campanha por outra legenda que não fosse o PT. Minha participação na campanha do PT não é apenas ética, mas produto de uma trajetória de coerência e compromisso. Não rompi contrato algum com outra legenda porque contrato jamais houve, não havendo portanto, quebra de ética ou de segredo comercial com qualquer campanha ou candidato.
Nunca trabalhei para outro partido que não fosse o PT.
Pará, Rondônia, Roraima e Ceará são estados onde presto ou prestei serviços ao Partido. Não sei se isso é um mérito, uma especialização ou uma limitação, mas de qualquer maneira isso é um fato.

3. Minha contribuição à campanha do meu amigo Edmilson Rodrigues, candidato do PSOL, foi voluntária, decorrência de minha admiração pessoal por sua trajetória, do reconhecimento de sua coerência militante e jamais de qualquer contrato ou acerto financeiro.
Nunca recebi um real por qualquer das peças que criei para a campanha do PSOL, resultado de um exercício criativo livre e desempedido de qualquer ingerência comercial. Desafio a quem quer que seja a trazer a público contratos, minutas ou recibos de depósito bancários que possam me desmentir.
A logomarca "EDMIL50N" foi feita por mim, pessoalmente, e ofertada à campanha. Me dou ao direito de permanecer tendo por Edmilson o mesmo respeito que sempre tive, de reconhecer a validade de sua candidatura e dos propósitos que a embalam. Até onde sei, trabalhar para o PT não é ser inimigo de Edmilson porque até onde sei, o inimigo da esquerda é a direita e não a própria esquerda.

4. Toda essa discussão pode deitar sombra sobre a qualidade da equipe que trabalhará a campanha de Edmilson. Cassim e Elaide, que estarão à frente da campanha de Edmilson, são profissionais de grande gabarito e capacidade.
Já trabalhei com Elaide em 2000, 2002 e 2004 e reputo a ela muito do mérito das campanhas que, para fora, levaram minha assinatura. Afinal, nenhum marketeiro faz campanha sozinho. Não há mágica possível nesse quadrante da vida. Apenas trabalho duro e para fazê-lo, precisamos de cérebros que trabalhem em sintonia e harmonia de propósitos.

5. Em 2006, passei a integrar oficialmente a campanha do PT apenas no dia 05 de agosto porque havia pendências de campanhas anteriores que somente agora foram resolvidas.
Assumi, inicialmente, a responsabilidade pelo marketing da campanha do professor Mário Cardoso, candidato do PT ao senado. Posteriormente, tive minhas funções contratualmente ampliadas para o atendimento simultâneo da campanha de Ana Júlia, candidata ao governo do Estado.

5. Além disso, sou o responsável pela campanha da Senadora Fátima Cleide, do PT, ao governo do Estado de Rondônia, não havendo, por isso, qualquer "salto" ou "pulo", como insinuou Mauro Bonna em sua coluna no último domingo, mas um passo natural decorrente de compromissos profissionais assumidos com a legenda.

6. Agradeço as palavras de apreço e deixo as de desalento e desacato repousando na poeira dos dias. A política mexe com paixões e, invariavelmente, com o veneno que ela pode destilar. Da mesma forma como sei que são os candidatos e não os marketeiros que vencem eleições, também sei a vida não começa nem acaba em uma eleição.

Um abraço e muito obrigado.
Chico.

47 comentários:

Val-André Mutran  disse...

Não conheço o Chico, mas conheço gente séria e o que deve ser feito para preservar o seu bom nome.
Está muito bem esclarecido, pesno que para todos! Seu posicionamento.
Profissional é assim, não deixa de dar sua explicação, no caso, colocando a verdade em insinuações maldosas.
Parabéns Chico.

Anônimo disse...

Prezado Post, sou o anonimo que no
comentário de 07/08/06 falou em
GRANA, no texto so Sr. Chico Cavalcanti o mesmo diz que foi solucionada uma pendencia da campanha passada o que possibilitou a sua volta, foi GRANA ou não foi!
um forte abraço

Anônimo disse...

Não o conheço e nem nunca vi CHICO mas parabéns pelas palavras e pela coerência.
Não é porque se vota ou trabalha para o PT que se vai deixar de reconhecer a importância da candidatura Edmilson para o Estado do Pará

Anônimo disse...

Não conheço pessoalmente o Chico Cavalcante, mas estou, aqui, aprendendo a admirá-lo. Percbe-se, pelo correr do texto, que foi feito em um só fôlego, deixando a alma exposta. Quisera a gente que todos os que por aqui passaram tivessem essa clareza de espírito. Parabéns! E parabens ao poster, por ser merecedor de audiência tão qualificada.

Anônimo disse...

Ao anônimo que falou em GRANA, uma pergunta: você trabalha de graça? Como paga as suas contas? Tem alguém que pague? Sou profissional e não trabalho no mês seguinte sem receber o mês anterior. Todo profissional trabalha por dinheiro. Ou não? Um médico, um advogado, um professor... Por que não um profissional de comunicação? Quando a isso pode acrescentar adesão política ou algo a mais, ótimo. Ganhar o pão com o suor do próprio rosto não é demérito algum. Se o pão do Cavalcante é doce e o do Anônimo em questão é o pão que o diabo amassou, paciência. Deixem o profissional em paz!

Anônimo disse...

Percebe-se no texto a pressa. O texto ficou meio truncado, pelo que conheço do estilo do autor, poderia ter ficado melhor. Mas é muito bom saber que uma pessoa tão ocupada ainda acha tempo para colocar no papel uma auto-defesa tão honesta e verdadeira.

Anônimo disse...

Parabéns Chico Cavalcanti! Matou a pau!!!!

Anônimo disse...

Engraçado! Tem um Anônimo que escreve e manda "um abraço" no final. Quem abraça anônimo ou é irmã de caridade ou maluco. Essa tentativa de colocar o profissionalismo das pessoas em cheque porque querem receber o que lhes é devido é baixaria. Parabéns ao Chico Cavalcanti pela coerência. E vamos deixar o cara trabalhar em paz que ninguém mais aguenta pena de tucano na cara da gente.

Anônimo disse...

Teve um exagerado que disse, no debate da nota "Meia Volta" que "à medida que os detalhes do episódio forem sendo conhecidos, seu [de Chico Cavalcanti] conceito profissional irá se esfrangalhando". Lamento discordar. Depois da carta de esclarecimento que Cavalcanti apresentou aqui, seu conceito, não apenas como profissional mas como homem e ser humano, ficou engrandecido. Afinal, não é todo dia que alguém coloca no papel detalhes que só a ele próprio interessaria saber, apenas para dar ao público o escopo real do que estava por trás da notícia. Parabéns a ele.

Anônimo disse...

Quer dizer que o cara estava trabalhando de graça para o PSOL e ainda tem psolista batendo no cara? O gentinha ingrata!

Anônimo disse...

Rapaz! Fico pensando: e se um dia o Chico Cavalcanti resolvesse trabalhar... para o PSDB? Não tem esse direito? Seria queimado na fogueira? O Glauco já trabalhou pro PT, pro PTB, pro PFL, pro PMDB. O Anselmo tambem vive mudando de camisa. Mas o cara, não pode. Tem é que acabar com essa patrulha!!!! O que um profissional de marketing vende é sua inteligência. E se está à venda, pode ser comprada por A ou por B. Afinal, não chamamos a isso de "mercado"? Pois taí! Na próxima, sugiro ao Orly levar o cara pro lado dele. Aí eu quero ver! Aliás, se a Ana Júlia não for para o segundo turno, fica aí a sugestão ao Orly. Leva o Chico pro teu lado. Quero é ver quem vai bater o Doutor Almir!

Carlos Barretto  disse...

A verdade é que a inveja faz muita gente desta província achar que as pessoas tem que trabalhar de graça. Basta alcançar alguma projeção e pronto! Tem que virar padre ou então aceitar a mediocridade da colônia. Ou então é coisa de tucano mesmo.

Anônimo disse...

E caia o pano rápido, porque a moral da história parece concluir apressada: a inveja matou Caim!

Anônimo disse...

Como as coisas mudaram nessa campanha. Estamos dando mais importancia ao marqueteiro do que para a sua candidata, nossa fofolete Jô-aninha.
Sinceramente gostei da resposta do marqueteiro número dois do Pará.
Sincera até quando diz que aprendeu o ofício com o número 1 do marketing político, o Orly Bezerra.
Parabéns ao Chico que já foi do Orly, já foi do Edmilson e agora é da Jô-Aninha.
PS. Como não sou injusto, não poderia deixar de citar neste ranking do marketing político o Pedro Galvão. Quando ele consegue chegar até o final da campanha com o seu candidato, na derrota ou na vitória, ele passa a ser o segundo no ranking. Mas quando ele abandona seu candidato pelo meio do caminho, nem último é. É de última. Mas o Pedrinho é um amor de pessoa.

Anônimo disse...

1 - Claro que Chico Cavancante é um publicitário competente e, como qualquer outro profissional, deve ser remunerado pelo seu trabalho.

2 - Também nada obsta quanto a que, em diferentes épocas, ele ou qualquer outro publicitário trabalhe para políticos de diferentes partidos. Assim como nada obsta quanto a que uma agência de publicidade, tendo feito campanha para o produto "A", posteriormente faça o mesmo pelo produto "B", concorrente do primeiro.

3 - O problema do Chico, pelo que eu entendi, é que ele assumiu a campanha da Ana Júlia DEPOIS de ter participado da definição da estratégia política do Edmilson.

4 - Foi assim que entendi e, no que ele escreveu, Chico nada esclarece sobre isso.

5 - Aí a coisa muda de figura. Se ele não pretendia permanecer com Edmilson, não deveria ter participado da definição da estratégia da campanha. Ou, tendo participado dessa definição, deveria se declarar eticamente impedido de trabalhar para um concorrente direto.

6 - A publicidade é uma atividade remunerada. Nenhuma novidade nisso. Mas isto não quer dizer que a publicidade não tenha valores éticos a preservar. Um publicitário não é um pistoleiro de aluguel, sempre pronto a atirar em qualquer direção ou em qualquer um, desde que lhe paguem para isso.

7 - Claro que o Chico Cavalcante vai continuar a ser admirado pela inteligência, pelo talento, etc. Mas, neste episódio, e a menos que surjam informações mais esclarecedoras, sua conduta deixou a desejar.

8 - E é claro que isso vai interferir em qualquer julgamento que se faça sobre ele, daqui por diante. Será inevitável.

9 - Qualquer contratante em potencial, ao lidar com o Chico, terá todo o direito de incluir no seu cálculo, a possibilidade de que, faltando alguns minutos para o início do jogo, o publicitário passe a trabalhar para um concorrente.

jbrrds disse...

Com Militante ou sem Militante, Edmil50n Governador!

Anônimo disse...

Realmente tem gente que não gosta do cara e quer malhá-lo. Esse anônimo das 10:29, por exemplo. É um evidente opositor do Chico Cavalcante e a construção de seu argumento visa, de maneira clara e direta, tentar dizer o que não cabe: que um profissional não pode, voluntariamente, ajudar um amigo ao mesmo tempo em que discute uma dívida passada antes de assumir novo contrato de risco com um contratante. Chico Cavalcante é e será grande. Talvez por isso tenha nome e sobrenome.

Anônimo disse...

Sem o militante, o "copulatum" não estaria grafando EDMIL50N, mas um vulgar e sem personalidade "Edmilson", que sem incorporar o 50 ao nome permaneceria ligado ao 13 que sempre ostentou. O inimigo do Chico e seu detrator anonimo das 10:29 escreveu que "o problema do Chico, pelo que eu entendi, é que ele assumiu a campanha da Ana Júlia DEPOIS de ter participado da definição da estratégia política do Edmilson". Não, anônimo da silva. Ele não participou da definição. ELE DEFINIU A ESTRATÉGIA. De graça, de ganho, por amizade, por apreço. Ter um profissional com esse gabarito e essa qualidade em nosso meio deveria ser motivo de júbilio. Mas vivemos na terrinha da inveja. E a inveja, como se sabe, é uma merda.

Anônimo disse...

Não é "tem gente que não gosta do cara". É: tem gente que tem medo do cara. O que tem de maior destaque nesse episódio é justamente a nobreza do procedimento do marketeiro: ele se colocou a disposição do amigo, sem receber nada por isso, sabendo que seu trabalho valia milhares de reais. Depois desse gesto, ser acusado de erro de conduta é, no mínimo, má fé. Dou o parabéns ao Chico e acho que já chega desse assunto. Afinal, os esclarecimentos foram dados e só não entendeu quem não quis.

Anônimo disse...

Enquanto todo mundo se destrai com essa discussão lateral, a verdadeira traição é urdida às margens do Tapajós. Empresários dão conta da movimentação do beiçola em busca de apoio financeiro... para uma campanha que não é a do PT. Se os edmilsistas acusam seu ex-querido marketeiro de traição, o que dirão os petistas do prefeito de fato de Santarém?

Anônimo disse...

Pesquisa que circula hoje pela manhã dá conta dos seguintes números: Dr Almir 41%, Ana Júlia 27%, Edmilson 8% e Priante 5%. Se for verdade, está na hora de acabar com esse debate e fazer com que os três de baixo cresçam para garantir segundo turno. Acordem! A discussão agora não é quem vai para o segundo turno, mas se vai haver segundo turno. Em havendo, a possibilidade de ser Almir versus Ana Júlia é muito grande, dada a pressão da máquina pró-Almir e a presença estadual do PT. Chega de discutir besteira!

Anônimo disse...

O correspondente do inferno, que grafou-se Anonimo das 10:29 escreveu: "Qualquer contratante em potencial, ao lidar com o Chico, terá todo o direito de incluir no seu cálculo, a possibilidade de que, faltando alguns minutos para o início do jogo, o publicitário passe a trabalhar para um concorrente". Pelo visto, tanto Edmilson quanto Ana Júlia acham que vale a pena pagar para ver, posto que estão brigando pelo sujeito até agora. Se não valesse a pena, ninguém compraria, muito menos brigaria por ele.

Anônimo disse...

Dois comentaristas fizeram declarações interessantes.

Um deles, afirmou, taxativamente, que Chico DEFINIU A ESTRATÉGIA de Edmilson.

Outro, afirmou que Chico fez isso enquanto acertava seus ponteiros com o PT.

Ambos pensam que estão defendendo Chico.

Estão enganados. Dá-se exatamente o oposto.

Se o Chico definiu a estratégia de Edmilson enquanto acertava seus ponteiros com o PT, é evidente que cometeu desvio ético.

No mínimo, ele deveria ter cientificado Edmilson dessa circunstância. É certo que Edmilson não permitiria que sua estratégia eleitoral fosse definida pelo marqueteiro em potencial de um adversário. Compreensivelmente, ele agradeceria a gentileza do amigo, mas a recusaria.

A essa altura, é claro que a tal estratégia já foi ou está sendo reformulada. Mas também é claro que algum dano foi causado.

Não se trata de ser opositor do Chico. Quem quer que conheça o trabalho dele só tem motivos para admirá-lo.

O problema é de natureza ética. Neste episódio, ele saiu mal na foto. Não há como negar.

Tal como foi dito anteriormente, quanto mais detalhes do episódio forem sendo revelados, mais força darão aos questionamentos de ordem ética dirigidos à conduta de Chico Cavalcante.

Foi o que aconteceu agora, supondo que os dois comentaristas saibam do que estão falando, e que suas declarações sejam expressão da verdade.

Se não sabem, por favor, dêem o que eu disse por não dito.

Anônimo disse...

"Neste episódio, ele saiu mal na foto. Não há como negar", diz o correspondente anônimo do inferno acerca do profissional Chico Cavalcante. Chico, todo mundo sabe quem é. O correspondente do inferno oculta-se no anonimato. Talvez por não ser ninguém. O curioso é que 23 pessoas entraram aqui para comentar um cara que "está mal na foto". Enquanto isso, Chico Cavalcante segue trabalhando em dois estados para o PT e deixou, para sempre, sua marca na campanha de Edmilson. Quem quer discutir ética, começa revelando o nome.

Anônimo disse...

Rapaz! "Desvio ético", é? Então processa o cara, denuncia ele pra Abap, pro Sindicato dos Jornalistas, pro Clube de Criação. Faz teu papel de cidadão. Acusar sem prova, fazer ataques à esmo contra um cara que jamais teve contra si nenhuma acusação dessa ordem em anos e anos de profissão é, no mínimo, leviano. Além, é claro, de covarde, posto que é feito "na moita", com medo de colocar a cara à tapa.

Anônimo disse...

Considero que a denúncia mais importante de desvio ético que se fez aqui foi a de que o beiçola está traindo Ana Júlia com Edmilson. Peraêêê! Isso é que é desvio ético. O cara é do PT, secretário de uma administração do PT, do mesmo grupo político do presidente Lula, e faz finanças para a campanha do adversário. O que é que é isso. Se for verdade, merece um debate à parte.

Anônimo disse...

Ética vem do grego “ethos”, que quer dizer o modo de ser, o caráter. Os romanos traduziram o “ethos” grego, para o latim “mos” (ou no plural “mores”), que quer dizer costume, de onde vem a palavra moral. Tanto “ethos” (caráter) como “mos” (costume) indicam um tipo de comportamento propriamente humano que não é natural, o homem não nasce com ele como se fosse um instinto, mas que é “adquirido ou conquistado por hábito” (VÁZQUEZ). Portanto, ética e moral, pela própria etimologia, diz respeito a uma realidade humana que é construída histórica e socialmente a partir das relações coletivas dos seres humanos nas sociedades onde nascem e vivem. Um cara que é filiado ao PT fazer campanha para o PT é anti-ético? Um cara que, sendo do PT, tem um amigo que é candidato por outra legenda, ajudar em sua campanha é anti-ético? Esse mané que está fazendo essa acusação descabida não sabe o que é ética. Muito menos moral. Parabéns Chico Cavalcante. Sua ética é um exemplo para os profissionais de comunicação do nosso estado.

Anônimo disse...

Que dano foi causado? “Nenhum homem é uma ilha”, dizia o filósofo inglês Thomas Morus, para explicar que a vida humana é convívio. Para o ser humano viver é conviver. Política é a expressão da vivência. É justamente na (con)vivência, na vida social e comunitária, que o ser humano se descobre e se realiza enquanto um ser moral e ético. Não conheço o homem mais comentado do Blog, mas posso afiançar, pelo que li em sua resposta, que ele pode ser acusado de tudo, menos de ter tido "um edsvio ético". Ao contrário, só um extremo zelo pela ética o levaria a colocar a nu os argumentos para embasar as avaliações que, até aqui, são majoritáriamente favoráveis a ele.

Anônimo disse...

A quem interessa este debate travado entre petistas e psolistas?certamente aos interesses da campanha tucana, que será beneficiada com uma disputa entre Edmil5on e Ana Júlia.Portanto, militantes do Psol e PT dediquem-se as campanhas deseus candidatos e travem o combate contra o maior adversário Almir Gabriel.
O Chico acabou de forma involuntária beneficiando a estratégia do Orly Bezerra.

Anônimo disse...

Pelo amor de deus, vamos parar com isso. Acabou o recreio! Não acredito que uma pequena nota deu origem a tantos comentários, alguns totalmente descabidos. Esse que disse que "O Chico" beneficiou "O Orly" é outro que, na verdade, quer colocar um profissional comprometido com o PT na fogueira dos psolistas e tucanos. Ana Júlia Governadora! Màrio Cardoso Senador! E abaixo os porra-loucas!

Anônimo disse...

"O inimigo da esquerda é a direita e não a própria esquerda", escreveu Chico Cavalcante em sua carta ao blog. Mas parece que tem gente que, ou não entende, ou não concorda com essa afirmação. Não entendo porque esse debate ganhou uma dimensão tão desproporcional.

Anônimo disse...

Começo a pensar que o candidato da esqeurda deveria ser o tal Chico, e não Ana ou Edmilson, tamanhas as paixões que ele mobiliza. Impressionante! O que tá faltando pro Mauro Bonna entrevistar esse cara. Pelo menos assim a gente vê que cara tem a lenda.

Anônimo disse...

ALguém disse aí "Se o Chico definiu a estratégia de Edmilson enquanto acertava seus ponteiros com o PT, é evidente que cometeu desvio ético". Desvio ético cometeu o Edmilson, quando concorreu nas eleições internas do PT (o PED), percorreu o estado junto com Plinio Arruda, conversou com a militância e depois, entre o primeiro e o segundo turno, abandonou o partido, numa atitude amolecada e irresponsável. É evidente que cometeu desvio ético. Se esse Chico se queimou (pelo preço que o PT pagou isso é duvidoso), Edmilson se queimou mais ainda. Agora não passa de um fujão, que diante da primeira dificuldade, acovardadamente se abriga embaixo da primeira mesa que aparecer.

Anônimo disse...

"Um cara que é filiado ao PT fazer campanha para o PT é anti-ético?" (Anônimo das 19:54)

De jeito nenhum! Não é anti-ético.

Agora, se antes de se dispor a fazer campanha para o PT, e enquanto acerta com este seus ponteiros financeiros (a fim de que possa fazer campanha para o PT) o tal "cara" se põe a ajudar na campanha de um partido adversário do PT, e até DEFINE A ESTRATÉGIA (como alguém disse aqui) do partido adversário do PT, aí sim, tem problema ético.

Agora, que assumiu a campanha do PT, o Chico repassará ao tal partido adversário a estratégia de campanha de Ana Júlia?

Não, né? Mas Chico levou para Ana Júlia a estratégia de campanha que, segundo seus amigos aqui disseram, ele definiu para Edmilson.

Houve, então, um claro desvio ético.

Pelo que eu entendi (e sei apenas o que saiu aqui no Quinta Emenda), o Chico não havia formalizado nenhum contrato com a campanha de Edmilson.

O compromisso era apenas moral e político. Logo, nem seria possível formalizar queixa contra o Chico, junto ao Conselho de Auto-regulamentação, como alguém aqui sugeriu.

Mas parece evidente que Edmilson confiou em que Chico trabalharia em sua campanha.

Se não acreditasse nisso, se pelo menos suspeitasse de que Chico estava negociando com o PT, certamente que Edmilson não permitiria que Chico participasse da definição de sua estratégia política, já que, ao assumir a campanha do PT, Chico levaria com ele essa definição.

Se Edmilson assim acreditou, deve ter tido motivos para isso. E quem lhe deu esses motivos, evidentemente, só pode ter sido o próprio Chico.

Parece claro que essa confiança foi traída.

Os defensores do Chico melhor farão se disserem que o episódio é um ponto fora da curva na carreira do publicitário. Se disserem que esse é o padrão de comportamento dele (e, pelo que se sabe, não é...), ao invés de o defenderem, estarão cada vez mais fornecendo argumentos para atacá-lo.

Anônimo disse...

Chico militante
Chico quixote
Chico mobilizante
Chico lancelote
Nem de Edmilson
Nem de Ana Júlia
Da boa propaganda
Na medida a jusante
Com ou sem saudações!

Anônimo disse...

Chico militante
Mas em moeda sonante
Chico idealista
Mas com pagamento à vista
Chico combatente
Mas em moeda corrente
Chico entra pra história
Mas sem nota promissória
E PT saudações!

Anônimo disse...

A manchete do caderno poder do jornal "O Liberal" de hoje, explica os motivos da defesa veêmente da postura anti-ética do Chico Calvacante.

Anônimo disse...

corrigindo...

Chico militante
Chico quixote
Chico mobilizante
Chico lancelote
Nem de Edmilson
Nem de Ana Júlia
Chico Cavalcanti!
Da boa propaganda
Na medida a jusante
Com ou sem saudações!

Anônimo disse...

Credo! Essa discussão não acaba! Mas como disse o Anônimo das 9:48h, Edmilson está pouco à vontade para falar em desvio ético de quem quer que seja. Sem entrar no mérito da defesa ou não do Chico Cavalcanti (sua história o defende sobejamente), a lacuna moral que Edmilson deixou no PT, ao abandonar o partido sem fazer qualquer debate sobre isso com a militância (ao contrário, percorreu mesmo o estado defendendo "um outro rumo para o PT") demonstra sua fraqueza de caráter e não sua coerência. Seria coerente se tivesse se mantido no barco, ajudado a jogar para fora os ratos e catitas e lutado pelo comando da embarcação. Não o fez. Fugiu. Fujão não recebe meu voto.

Anônimo disse...

Não sei qual o Ibope e o Vox, cuja divulgação se aproxima. Mas acho que os números estarão bem próximos dos divulgados pelo Anônimo das 16:19h. É o que a leitura de muitos dos que transitam pelo estado indicam. Se é verdade, se Edmilson terá entre 8 e 13% (estimando a margem de erro), daqui a pouco vai ter um idiota, como esse das 10:20, dizendo que o ex-prefeito de Belém perdeu para a Ana Júlia a oportunidade de ir para o segundo turno porque o Chico Militante levou para o PT a estratégia (que ele mesmo criou, segundo diz-se) do PSOL. Santa paciência! Parece que o Anônimo advogado associado quer é antecipar uma desculpa para a derrota certa. Pronto, advogado associado. Vc já tem o seu judas pra malhar sozinho.

Anônimo disse...

É dificil entender a preocupação que os petistas têm com a candidatura do Edmilson, já que eles dão como certa a passagem da Ana Júlia para o segundo turno, já que segundo eles o Ed não apresenta nenhuma chance.Neste caso portanto, eles deviam somente se preocupar com seu único adversário Almir Gabriel.

Anônimo disse...

O poeta Anônimo das 15:23 fala em "moeda sonante". Rima quebrada. Profissional trabalha por dinheiro. É moeda sonante que nos faz acordar todo dia e pegar no batente. Até Madre Teresa de Calcutá recebia salário. Dalai Lama também recebe (bem maior que o da Madre Teresa), o Papa, idem. Então, porque não um profissional de comunicação. Sou estudante de jornalismo e temo que esse debate nos leve a um sentimento de culpa de trabalhar e ser remunerado por isso. Se esse cara rasga dinheiro, só falta agora comer merda para ser diagnosticado como tucano.

Anônimo disse...

Sou uma estudante de publicidade e fiquei atônita com esse debate e com os ataques de baixo nível contra um profissional de comunicação que é super respeitado entre estudantes e professores do meu curso. Quer dizer que "receber em moeda sonante", pedir "pagamento à vista" são condutas anti-éticas? Bem que meu pai dizia que eu devia ter feito Direito... Ali o dinheiro pode vir até do PCC, sem nota fiscal, que está tudo bem, mas em publicidade receber por um contrato lícito é anti-ético e vale um linchamento público e imoral de um profissional. Vade retro, patrulha fascista!

Anônimo disse...

Perguntar não ofende.Onde foram contabilizados os valores referentes as pendências, que o Chico Cavalcante afirma ter recebido, como condição para a sua contratação para trabalhar na campanha da Ana Júlia,já que não consta na prestação de contas da campanha 2006, nenhuma referência ao referido pagamento,como também não há referência de pendências na prestação da campanha de 2004?
Com a palavra o TRE.

Anônimo disse...

É verdade...

E o pior é que, se Edmilson virar o jogo, vai ter empregado do Chico dizendo que isso aconteceu por causa da logomarca que o publicitário criou pro ex-prefeito.

E pior do que o pior, é que esse povo vai tentar usar isso pra faturar uma casquinha...

E pior do que pior do que o pior do pior, é que esse pessoal tem sempre um discurso "ideológico" preso no sovaco, pra justificar o que quer que seja: "eu sou de esquerda, nosso inimigo é a direita...".

São, todos eles, homens probos... Todos! Eles, Brutus...

Anônimo disse...

Minha opinião é que um profissional tem o direito de fazer suas opçoes sem ser submetido a qualquer patrulha. A frase "Parece claro que essa confiança foi traída" deveria ser dirigida a outro personagem. De fato, a confiança dos milhares de militantes do PT em Edmilson foi traída por ele, que abandonou o Partido na mão da Articulação, como se um Partido que foi construído por tanta gente pudesse ser entregue a alguns. Se não fosse a DS, que hoje dá o combate pela esquerda dentro do PT, a bandeada à direita seria irreversível. Edmilson me decepcionou e, creio, decepcionou a muita gente. Eu e minha família fizemos luto pela saída dele. Vendo a recuperação do partido, está provado que nós, que ficamos, estávamos certos e os que saíram estavam errados, como errados estão aqueles que permanecendo no PT fazem campanha ou coletam dinheiro para o PSOL.

Anônimo disse...

Parece que acabou... Será?