26.1.06

Queda Nacional

O Jornal Nacional perde audiência.
aqui, na Folha de São Paulo com dados do IBOPE.
Depois de décadas pode começar a ruir a impressionante hegemonia do maior telejornal brasileiro de todos os tempos.
A queda leva junto as audiências das afiliadas, em todo o Brasil. Menos audiência siginifica menos anunciantes. Menos anunciantes significa o aumento do desespero por recursos, expondo cada vez mais a linha tênue que separa, quando separa, o setor comercial da linha editorial.
O blog comemora não a queda de audiência ou a perda de anunciantes, mas sim a percepção da opinião pública sobre os negócios da mídia, e os tortuosos caminhos que ela trilha para impedir a compressão em suas margens de lucro.
Rotas que passam por safadezas e falcatruas inimagináveis, se bem que às vezes flagradas pelas autoridades e transformadas em processos judiciais.

2 comentários:

Jota Ninos disse...

Juva,

Não sei se essa crise tem a ver com uma notinha que vi recentemente numa dessas colunas de fofoca da TV, onde o colunista estranhava que jornalistas do primeiro time da Globo estariam sendo escalados para fazer matérias de "focas", ou seja, de iniciantes no jornalismo...
é triste ver um jornalista do quilate de Caco Barcelos fazendo uma matéria chinfrim sobre banhistas lotando as praias do Rio de Janeiro...
Isso sem contar que ele que tem um projeto interessante para um programa chamado "Profissão Repórter" que a Globo vem engavetando.
é por isso que SBT e Record cada vez mais fisgam alguns destes profissionais para as suas equipes...
O problema é que a estrutura (caso da Ana Paula Padrão, no SBT) ou da proposta jornalistica (caso do Brito Júnior na Record) oferecidas não condizem com o talento dos profissionais.
Uma rara exceção é a Mônica Waldvogel, no SBT, que apresenta o melhor programa de entrevistas do Brasil (Dois a Um), infelizmente num horário ingrato: madrugada de domingo.
Quanto ao Jornal Nacional, parece que os Homers abandonaram o Bonner...

Unknown disse...

Joteatro,voce sempre ligado.
Algumas coisas estão acontecendo por lá,tipo a entrada de novos formatos que não atingiram as expectativas iniciais (Bang Bang),o crescimento do jornalismo da Record e de sua teledramaturgia(Prova de Amor),pos formatos do Brito Jr. e do Paulo Amorim no Tudo a Ver, a saída de profissionais- no esporte e do noticiário - além dos problemas usuais.Já o mercurial SBT tem sempre o coringa Chaves.Pode reparar,são só 200 eposódios que o SS comprou há anos,mas toda vez que ele precisa encarar uma concorrencia ele joga o Chaves.E dá certo.Ainda tem a progresiva entrada dos canais a cabo e pay per view prá complicar.E, por fim,as novas mídias da web.Olhe só para n´[os por exemplo...rs,Maus exemplos...rs.Abração,querido.