25.4.06

Ademir Andrade Preso

Do Portal ORM, agora há pouco.

Mais de 240 policiais federais participam, nesta terça-feira (25), da operação 'Galiléia' que visa cumprir mandados de prisão e busca e apreensão em Belém e Barcarena, no Pará, além de São Paulo e Cotia(SP). A ação visa a prisão de quadrilha envolvida em irregularidades na administração da Companhia das Docas do Pará. Até agora, 15 pessoas já foram presas e 53 mandados de busca e apreensão foram cumpridos. Os mandados foram expedidos pela 3ª Vara Judiciária do Pará.
A investigação detectou fraudes em processos licitatórios e no faturamento da empresa. Os dados mostram que, apesar da movimentação de carga da CDP ter creescimento de 22% entre 2003 e 2005, o lucro líquido da empresa caiu mais de 200% no mesmo período.
Para fraudar as licitações da Companhia, os acusados usavam vários artifícios como dispensa ilegal do processo mediante ao pagamento de vantagem indevida. De acordo com as investigações da Controladoria Geral da União e Ministério Público Federal, eles também combinavam o resultado das licitações e causavam prejuízos aos cofres públicos ao alterarem a quantidade e qualidade das mercadorias fornecidas.
As prisões e apreensões efetuadas hoje visam reforçar as provas da fraude. Os presos devem ser indiciados pelos crimes da Lei de Licitações, como corrupção ativa e passiva, advocacia administrativa e formação de quadrilha.
A somatória das penas pode ultrapassar 20 anos de reclusão
.

Nenhum comentário: