18.4.06

Efeméride

De Pedro Dória, ás do noblog.

Hoje faz exatos 100 anos que o grande terremoto de 1906 arrasou San Francisco. Ao impacto, seguiu-se um grande incêndio que lambeu toda Chinatown e mais um naco da cidade. O resultado foi 3.000 mortos e 250.000 desabrigados – de uma população, ao tempo, de 400.000.
Exatamente às 5h12 hoje de manhã, a população fez um minuto de silêncio no marcar da hora exata. Na festa –
foi uma festa – estavam presentes onze dos sobreviventes, além da senhora Norma Norwood.
Ela não fez cem anos ainda, isto vem só em janeiro que vem. Mas seus pais estavam entre os desabrigados no parque – “e eles ficaram agarradinhos para se proteger do frio e quem fica muito agarradinho tem filhos”, ela explicou ao repórter do “San Francisco Chronicle”.
Um terremoto com os mesmos 7.9 na escala Richter e epicentro tão próximo da cidade, hoje, resultaria provavelmente num número próximo de mortos, 3.000; isto se fosse no horário comercial. Cairia pela metade de madrugada. Nas contas do governo da Califórnia, inclua-se na lista uns 400.000 desabrigados e danos em pelo menos 90.000 prédios.
E todos esperam, sim, um terremoto
desta magnitude – o Big One, como o chamam os californianos, um terremoto que pode fazer parte da cidade mais bonita dos EUA submergir.
O jornal britânico “The Guardian” tem
um slideshow com imagens do terremoto daquele 18 de abril há um século.

É o seguinte: o slide show do londrino The Guardian é imperdível. Arte, história e cultura.

4 comentários:

Anônimo disse...

Imperdível também é a belíssima reportagem do gênio Jack London, morador de Frisco naquela altura, que acompanhou tudo e fez um dos mais belos registros jornalísticos da história. Queria lembrar o nome da coletânea de reportagens onde li essa maravilha. Beijos.

Unknown disse...

Olá querida!
Mande o link da reportagem prá gente. Bjs prá voces..rs

Anônimo disse...

Se eu lembrasse o nome do livro... Mas é assim mesmo, meus neurônios não me pertencem totalmente nesse estado ;) Mas tem na internet a íntegra em inglês do texto, já vale a pena conferir: http://london.sonoma.edu/Writings/Journalism/sfearthquake.html
Beijos das duas

Unknown disse...

Obrigado, lindas...rs
Vou atrás.bjs