19.4.06

Cidade da Gente *

Quase 300.00 habitantes.
Posição privilegiada, na geopolítica e na economia.
Cultura tri centenária, caldeirão de imigrantes de várias regiões do país.
Orgulho nativista, veia poética, musicalidade ímpar.
Berço de personalidades e intelectuais, artistas e políticos de tantas gerações, nem assim Santarém escapou da terceira tentativa que levou ao poder a família Martins, Beiçola à frente.
A Maria é figuração, vamos esquecê-la.
Ele é quem manda, e ninguém discute.

Everaldinho vem dando seguidas fintas em Santarém.
De nada adiantou a experiência da gestão Ruy Correa (1993-96), onde o vice prefeito, inconformado com a não divisão do comando pelo titular, logo tratou de fazer o que melhor sabe: maldades.

Tampouco o estrago feito na saúde de Nova Déli - para onde se bandeou, e de lá se escafedeu sob processos na Justiça Federal - foi suficiente para desvendar a máscara bochechuda do menino mau.

Ictérico, coordenou a anabolizada campanha da irmã e, vitorioso, instalou-se em várias secretarias da cidade, inviabilizando a gestão municipal, e jogando às traças a aliança política sem a qual não teriam alcançado o poder.

Esperou uma interinidade do vice prefeito e secretário de Agricultura para comandar uma nebulosa operação de compra de mini centrais elétricas. O resultado? Entrou na mira do Ministério Público Federal.

Uma simples falha de trabalho, assumida com dignidade pela agência que atende a conta da prefeitura, não foi suficiente para aplacar-lhe a ira, e amenizar a vergonha do mico. Demitiu uma jornalista.

É conhecidíssimo pelos taxistas do aeroporto de Nova Déli, onde ama passar os fins de semana, à conta dos santarenos, naturalmente.

Não conseguiu deslanchar nenhum programa sério, sustentável, ousado e original, que estimulasse o desenvolvimento do município, após um ano e meio sargenteando metade das secretarias municipais.

Rigorosamente nenhum.

Para aumentar sua base política ameaça entregar a secretaria da Cultura – logo ela? – aos estridentes evangélicos do PL .

Agora, às vésperas do período eleitoral, apresenta à sociedade santarena seu candidato: um dos 40 denunciados no maior escândalo político da história da república, o vivaldino Paulo Rocha, que renunciou pensando que ia escapar do que não aconteceu. Que exemplo!

Bem, isso é só um rápido apanhado, da hora: inércia, maldades, processos, passeios, mensaleiro, compras obscuras, beiços.

Era isso o que Santarém queria quando elegeu Beiçola?
Precisa mais disso em 2006?
É uma boa hora para saber o que é que Santarém acha disso tudo.
Santarém, definitivamente, é grande demais para ser o quintal dos Martins.
------------------------------------------------------------------

* Para quem não sabe, Cidade da Gente é o slogan do loteamento dos Martins. Mais explícito, impossível.

6 comentários:

Anônimo disse...

Juvêncio, muito bom seu artigo. Mostra exatamente o que acontece em Santarém.

Se você autorizar, gostaria de publicar em meu site.

redacao@pauloleandroleal.com

Unknown disse...

Mas olha!
Quem não morre sempre aparece. Meu primeiro comentarista volta depois de seis meses!
Obrigado, Paulo, e pode publicar sim.Esteja à vontade, sempre, para fazer uso de minhas letrinhas.
Um abraço.

Jota Ninos disse...

Faltou uma informação, do saco de maldades do Everaldo na época do Ruy: acredita que na primeira vez que assumiu a prefeitura, quando de uma viagem do prefeito, ele criou o cargo de Ouvidor Municipal, que deveria ser assumido pelo vice-prefeito? Ou seja, criou um cargo para si próprio, para atazanar o prefeito com o qual já vivia em litígio!
Ruy Corrêa ao retornar da viagem, não só revogou o ato como mandou à Câmara um projeto de Lei (aprovado) para evitar que o vice assumisse em seu lugar se a viagem não ultrapassasse 15 dias! O melhor de tudo é que a lei foi "garimpada" pelo maquiavélico Osmando Figueiredo (secretário de Governo de então e fiel escudeiro de Ruy) de uma prefeitura petista!
A brincadeira de Everaldo acabou privando-o de voltar a assumir a prefeitura até o final do mandato!!!
Todo déspota tem seu momento de bobo da corte...

Unknown disse...

Ahahaha...coisa de menino mau mesmo,hein Ninos? Pimbudo até.
Dez pro "maquiavélico".
Zero pro Beiçola,de bobo da corte nessa parada..ahahaha.
Abs.

Jubal Cabral Filho disse...

Esqueceu o Ninos de dizer que ele perdeu a Secretaria de saúde e até a "salinha" que ele ocupava como vice na Prefeitura foi cedida ao Procurador do Municipio José Olivar. Eu estava lá e vi "com estes olhos que a terra há de comer". E que olhos, hein Juca Rss...

Unknown disse...

Mas dum "inquilino" desses quem é que não se protege?
E voce,Os Cabral, zolhudo como é hein?....