10.1.07

Histórias da Imprensa Paroara

De um comentarista do blog, que se assina 8x23, sobre as possíveis contratações dos repórteres Frank Siqueira e Rita Soares pelo jornal Diário do Pará.


Juca,

Franca Siqueira e Rita Soares são dois bons repórteres.
O primeiro foi formado dentro das redações, começando pela escola da Provincia do Pará ainda em meados dos anos 70. De redação impecável, Franca é um repórter que o tempo não envelheceu seu estilo. Tem como poucos o domínio sobre as áreas de economia e política. A fidelidade na transcrição da informação, faz dele um repórter preferido para qualquer entrevistado.
Já a Rita vem da escola de comunicação e ,também, se firmou por ser uma repórter tranquila, mas, ao mesmo tempo, irriquieta, o que faz com que suas matérias ganhem a "pimenta" necessária ao bom jornalismo.
Dois repórteres: O Liberal perde, o Diário ganha.

MERCADO

Mas quem ganha mesmo é o amável público leitor e o mercado, se confirmar mais duas ou três contratações anunciadas. Melhores salários, melhores condições de trabalho e , com certeza, melhorias nas redações, já que, inevitavelmente, O Liberal terá que reagir.
Vale lembrar um fato semelhante ocorrido no final da década de 70: o Estado do Pará, na fase de Avertano Rocha e Aldo Almeida, viveu um revolução na imprensa paraense.
Primeiro com Walmir Botelho, que deixou O Liberal parta ser o Editor Chefe do Estado fazendo, naquela época, um projeto gráfico e editorial audacioso, valorizando títulos e fotos.

NOVOS TEMPOS

E não parou por aí: saindo, também, de O Liberal assumiu a secreatria e depois direção de redação o Afonso Klautau. Um passo à frente: de um só tacada foram contratados de O Liberal os três melhores repórteres: Antonio Natsuo, Anselmo Gama e Agenor Garcia.
Depois somaram-se a eles o Orly Bezerra, que era o chefe de reportagem de O Liberal, e o Ronaldo Brasiliense, para ser o editor de esportes. Com mais Raimundo Pinto, Jaime Beviláqua, Luiz Otávio Barata, Carlos Mendes, Alvaro Araujo, Beth Mendes, Rosa leal, Rosaly Brito, Beth Mendonça, Ana Petrucelli, Bernardino Ribeiro, e outros que, com certeza, estou esquecendo, a "briga" entre os jornais esquentou , e muito.
Havia a boa competição. É só pegar os arquivos da época para ver quem saiu ganhando: o público leitor.

REAÇÃO

Detalhe importante que ia esquecendo: já "fulo" da vida com essas mexidas, o Romulo Maiorana reagiu a seu estilo: trouxe de volta ao Liberal os três repórteres(Natsuo, Anselmo e Garcia) pagando luvas. Depois o Natsuo volta para o Estado de Pará, devolvendo as luvas para o RM, que, ao estilo do bom italiano, procurou entender a disputa da melhor maneira possível.Tudo isso faz parte da boa história da imprensa paraense. E deve ter outras, outras e outras ...

17 comentários:

Unknown disse...

Juvêncio,

Esse 8x23 deveria sair do anonimato e escrever um livrinho sobre as historinhas da imprensa local (pelo menos as que não dariam um processo). Ou contar mais alguns causos sobre ela.

PS: estou de blog novo.
http://papachibe.blogspot.com

Unknown disse...

Tens razão,Marky.E ele parece saber de muitas delas.Quem sabe ele se empolga, e abre um blog, ao menos...rs
E qual dos blogs eu linko?
Abs

Anônimo disse...

post by O Normal
Normal a disputa por profissionais na chamada grande imprensa. Mas será que é normal que nada vá mudar.

Unknown disse...

Juvêncio,

Se quiser pode linkar o Papachibé (http://papachibe.blogspot.com). Seria uma honra!

Grande Abraço.

Carlos Barretto  disse...

Excelente este relato do 8 x 23, que já é tradicional comentarista do Quinta, sempre com alguma informação a dar.
Parabéns!

Anônimo disse...

Na briga dos tais Grandes Jornais de Belém surge, na moita, a volta de um tal Mauro Neto para a Chefia de Reportagem de O Liberal a partir da proxima segunda-feira. Acostumado ao anonimato do anonimato, mas com uma lista de boas fontes na ponta dos dedos, este reportezinho suburbano deve também dar um frio na barriga de Jaderzinho, Frank, Rita Soares e cia, pois como se sabe, foi ele e Luiz Roberto da Cruz (outro anônino de anônimo de O Liberal) que conduziram, diga-se com maestria, a briga entre os Maioranas e a Vale do Rio Doce. Mauro Neto, com informações de Zenaldo Coutinho e Anivaldo Vale, também desbancou a Superzona Franca de Sarney. Com isso, Mauro Neto conseguiu até mesmo furar o confrade todo-poderoso Lúcio Flávio Pinto, expert em assuntos da Amazônia, que até hoje não engole o fato e até escreveu algo sobre o assunto na capa de seu Jornal Pessoal dizendo que era um golpe de O Liberal ou coisa que o valha. Quem já trabalhou com Mauro Neto sabe: ele nunca se utiliza das fontes convencionais para conseguir informações privilegiadas, logo a técnica de blindagem que o "sobrancelhudo" está armando contra o Liberal - indicando assessores de imprensa em lugares chaves para impedir o Liberal de ter aceso a informações privilegiadas - pode ir por água abaixo. Para o anônimo Mauro Neto, que a esta hora deve estar tomando uma cervejinha em alguma taberna da vida, mas vale uma "pinga maldita" com o operador de xerox de alguma secretaria do que um cafezinho abençoado com o secretário de Estado. Te cuida Jaderzinho, a briga vai ser braba, pois se eu conheço o Mauro Neto, o furo de reportagem continua sendo prioridade, mesmo que ele seja dado por um foca.

Anônimo disse...

Por essa medidas e pelo estilo charmoso, e diria agostiniano, tenho certeza que o saudosismo latente, diria mais, bem mais... peremptório,este texto é de autoria do meu amigo Nélio Palheta (afinal todos envolvidos na história são seus amigo e alguns deram origem a Gripho e D2). Vale lembrar, que por sinal Nèlio é hoje namorado da jornalista Rita Soares.

Anônimo disse...

Eu só espero que os salários prometidos sejam pagos com o faturamento do Diário do Pará e não com o seu, com o nosso dinheirinho. E também não vale complemento de salário com assessorias em secretarias subordinadas ao PMDB. Assim é covardia.

Anônimo disse...

égua esse negócio aqui tá quente. Primeiro, sobre a valorização dos profissionais no mercado nessas brigas frequentes entre Diário e Liberal. Quem sairá ganhando? apenas os repórteres "conquistados" para ficarem na retaguarda. Os demais que estão na linha de frente do Diário continuarão ganhando seus míseros reais. Para uma redação, a falta de isonomia salarial é um veneno, que pode atrapalhar todo o desempenho ansiado pelo Jader Filho. Pior é que rolou mesmo lista com os cargos de assessores dos órgãos comandados pelo PMDB e quais os jornalistas do Diário que teriam mais "competência" para assumí-los. Muitos já começaram a trabalhar no novo governo para complementar o mísero salário, alguns não tão míseros assim, mas para garantir ao jornal o comprometimento desses profissionais. É assim que funciona.

Anônimo disse...

Pelo que conheço, esse Cursor é o próprio Mauro. E o pior é que é tudo verdade o que está dito. Purinha. Como pinga. Ele é bão mesmo. E suburbanão também. Heheeheehehehe.

Anônimo disse...

VIGILANTE
Sobre está situação é bom saber e ficar atento se o Banpará não será o guichê desses jornalistas, como aconteceu em um governo do PMDB, quando o pessoal do Diário recebia no banco oficial do estado. Pobre de nós de memória tão curta. Alguém lembra dos equipamentos da Funtelpa que foram parar na RBA ?? tristes tempos que não podem voltar.

Anônimo disse...

Acolá ou aqui, do outro lado do mundo, admiro cada vez mais os comentários do 8 X 23. O cabra é bom mesmo. Bem informado, confiável e acima de tudo respeitoso nos seus comentários. Tres comentaristas que eu gosto muito de ler, o cjk, o luluquefala e o 8 X 23.
Fazem o blog ficar bem informado e divertido.

Unknown disse...

Tem razão,Anonimo.São tres comentaristas do lado esquerdo do blog...eheh.

Anônimo disse...

Caro Juvêncio, embora não lhe conheça tenho amplo respeito pelo seu espaço na internet. Alertado hoje por uma amiga em comum sobre um comentário - digamos irônico - ao meu respeito em seu blog, resolvi me manifestar para esclarecer dois fatos.
Primeiro, que o comentário acima de que eu estaria me autoelogiando é pura ficção de quem leu muito os livretos de Perry Rhodan (naquela edição vagabunda da Ediouro na década de 70), ou seja, pura ficção, pois não preciso dessa motivação, própria dos que necessitam aparecer para se afirmar.
Quanto ao outro comentário - digamos pernicioso - sobre bebida, confirmo: sou bom de copo mesmo, nunca escondi isso de ninguém. Mas agredeço ao Grande Arquiteto do Universo que me deu - ao lado desse hábito salutar e preservado historicamente e encontrado em qualquer bom livro, inclusive na Bíblia - a sorte de poder estar próximo de acontecimentos jornalísticos de porte na última década.
Para o anônimo do comentário, e não para você, mando um recadinho: "Eu bebo sim, estou bebendo, tem gente que não bebe e está morrendo... eu beeebooo simmm!".
Já ao meu amigo Frank Siqueira, que optou em seguir sua carreira em outro jornal, desejo-lhe boa sorte, mas sem nenhum furo, é claro. Até porque vamos nos digladiar, da forma mais salutar possível, em busca da melhor e mais exclusiva informação para o bem dos leitores.
No mais, meu estimado grão-mestre desta confraria de jornalistas, estou a sua disposição para um
mais divertido happy hour para troca de idéias, seja no Manjar das Garças ou num boteco de esquina - e de balcão - na minha amada e idolatrada Pratinha. Qualquer contato pode ser feito pelo meus e-mails: mauroelis@estadao.com.br e mauroelis@ig.com.br

Um abraço.

Anônimo disse...

luluspeaks:
Agora eu quero mais é sombra, água fresca, ao lado da minha tropa de cinco e mais a minha patroa.
Agora só convivo com os personagens daqui, pateta, pato donald,mickey,minie,cinderela,peter pan, homem aranha,hulk, e a múmia com outros menos votados.
Os daí, Jáder,Duciomar, Ana Júlia, Odair, Gerson Peres, Tourinho, Elcione, Helder, Carmona, Joana e outros menos engraçados, vão esperar só um pouquinho.
Quanto ao left side do heart do Juvêncio, I`m very happy.
I`ll be back !
Bye bye and PT congratulations.

Unknown disse...

OLha Mauro Neto, apesar da mão pesada nos comentários eu até pensei que pudessem ser seus amigos, lhe aprontando alguma.
Mas já que não são, vamos já tomar umas sim...rs.É só marcar.
Voces são os mestres.
Um abraço.

Anônimo disse...

Imprensa Paroara

Eu sei quem é o 8x23. Ele me disse que em breve vai se revelar. Tem um assunto terrivelmente quente pra explodir na Imprensa Paroara e o 8x23 está copidescando o texto final. Mas, vamos lá: os repórteres daqueles anos 70 e 80 gostavam mesmo de jornalismo. Agenor Garcia, Ronaldo Brasiliense e Rosaly Brito foram Prêmio Esso.