20.3.07

Jogo de Empurra

Foi animadíssima a Sessão Extraordinária da AL ontem, pedida pelo deputado João Salame (PPS), presidente da Comissão de Meio Ambiente da casa, para discutir a situação dos guseiros e carvoeiros do sudeste do Pará.
Fora as cenas de corpo mole explícitas dos primeiros, a empurrar a responsabilidade do caos ambiental para os segundos, a sessão contou com as presenças de todos os segmentos envolvidos na questão, de secretários de estado a sindicatos e organizações ambientais, passando por deputados da região.
A opinião geral é que os guseiros ganham mais do que o suficiente para se enquadrarem na legislação.

4 comentários:

Anônimo disse...

Prezado Post, a questão das GUZEIRAS de Marabá não é tão complicado como parece.Basta ir a Minas Gerais e de lá importar as soluções a que chegaram depois de DECADAS de desrespeito e prepotênia ao meio ambiente as leis e etc...
.Com

Unknown disse...

Prezado .com, que tal contar essa experiência de Minas prá nos?
Obrigado.

Anônimo disse...

Olá Juvêncio,

Animada não deveria o ser o adjetivo qualificativo da sessão a que se refere o post.
Decepcionante seria o mais apropriado: à exceção do governo, que teve uma posição, embora tímida, absolutamente sensata, passou-se ao largo do essencial em todas as instâncias e em todos os discursos.
A pérola do meio-dia ficou por conta do guzeiro Demétrio, primeiro suplente de Senador: ele afirmou, em seu discurso de elegia à atividade, que os fazedores de carvão "prestam um serviço ecológico à Amazônia".
Enfim, como canta o Caetano, tudo o que se fez foi confirmar a "incompetência da América católica", e, ao meu pesar, acovardado por calar, e continuando a canção, sai de lá ecoando na mente o mesmo Caetano: "enquanto os homens exercem seus podres poderes, motos e fuscas avançam os sinais vermelhos
e perdem os verdes, somos uns boçais".

Parsifal Pontes

Unknown disse...

Rapaz...que desabafo!...rs.
Mas é a discussão que avança.
O suplente de senador , com efeito, é exuberante, por assim dizer.
O governo do estado não suporta o trabalho sozinho. Tem que entrar junto com IBAMA, PF, MPF, Funai, DRT,e tantos outros.
E "apertar" até chegar na letra.
Qual? Simples, a que está na Lei.
Enquanto isso, na minha opinião, discutimos formas de deixa-la mais rigorosa.
E o Plano que a governadora apresentou ao presidente, hein?
Comentarei amanhã.
Abs.