24.5.07

Uma no Cravo, Outra na Ferradura

Do blog do Ronaldo Brasiliense, que vive suado de tanto correr atrás da notícia.


O advogado Ismael Moraes denuncia fraude milionária na superintendência do Ibama no Pará, que teria inserido 10 milhões de metros cúbicos de crédito florestal – madeira de lei e carvão vegetal da floresta amazônica – no Sistema de Documento Florestal desde a sua criação, em novembro do ano passado, e até sua transferência pra o Sisflora, ligado à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Meio Ambiente (Sectam)
A fraude coincidiria justamente com o momento mais acirrado da disputa eleitoral para o governo do estado em 2006 e, segundo cálculos dos sindicatos madeireiros, teria ensejado uma arrecadação de aproximadamente R$ 50 milhões em apenas dois meses.
O Ibama do Pará, à época, era dirigido por Marcílio de Abreu Monteiro, atual secretário de Projetos Estratégicos do governo do Pará e ex-marido da governadora Ana Julia Carepa.
Na denúncia, que será encaminhada ao Ministério Público Federal por envolver dinheiro da União, teria sido tramada por uma pessoa contratada temporariamente, a quem deram a senha do Sistema para “descentralizar” o trabalho.
Segundo a denúncia de Ismael Moraes, senha que permite fraudes não pode ser entregue a qualquer pessoa e nunca na história do Ibama. “Ao que se saiba, um gerente ou superintendente do instituto não confia a senha do sistema a outros servidores que não sejam os autorizados por regulamento, principalmente em se tratando de uma pessoa física que sequer é servidora pública”, acusa Moraes.
Os 10 milhões de metros cúbicos de produtos florestais foram acobertados por DOFs gerados de forma fraudulenta, com danos aos cofres do Tesouro Nacional.
Com a palavra, o Ministério Público Federal.


----------------

O advogado Ismael Moraes, coincidentemente, também pontifica hoje em outro blog paroara, o do Mauro Neto. Lá, como patrono da madeireira Santa Rosa, subscreve uma queixa-crime contra ninguém menos que o procurador da República Felício Pontes, por suposta calúnia num processo contra a empresa.

13 comentários:

Anônimo disse...

Ismael é uma contradição. Tem mágoa do PT e essa mágoa turva sua capacidade de ação. A despeito da verdade dos fatos ou não, teria prestado um relevante serviço ao povo paraense se focasse seu incansável faro "investigativo" para e nas prefeituras onde prestava assessoria. E também ao governo tucano, onde atuou, em episódios eventuais, a favor de interesses indizíveis. Aguardemos se os fatos denunciados por ele, que podem mesmo ser verdade, não se constituirão em mais uma ação insana de quem perdeu o trem da história... É o velho pau que bate em Chico... e que não baterá jamais em Francisco. Pobre povo paraense...

Unknown disse...

Mas aí, para çlhe satisfazer, ismael teria ue entrar nos quadros do MP...eheh.
Pelo que sei, é um excelente profissional.E não tem medo de lôbo mau...rs

Anônimo disse...

O Anônimo concorda. É um excelente profissional. Mas muito bravateiro também. E tem medo de lobo mau, especialmente daqueles que podem tirar-lhe o "pão nosso de cada dia". Quanto a estar no MP, bastava pedir ao seu irmão Raimundo Moraes .... Rs, rs, outro excelente profissional. (De verdade!)

Unknown disse...

...rs, mas que crítico bem humorado voce hein?
Não sabia que eles são irmãos.
Podes crer: Raimundo tb é um excelente promotor de Justiça.
Mamãe Moraes deve ter muito orgulho deles.

Anônimo disse...

A família Moraes tem gente boa e competente: a irmã, Sebastiana, é uma cantora de mão cheia, com muita sensibilidade; e o irmão mais velho, cujo nome não recordo, também é um advogado de boa cepa.
Aliás, o Ismael trabalha em fina companhia: o Dr. Helenilson Pontes, de Santarém, é seu sócio.

Unknown disse...

Buenas tardes, doutor Francisco.
Mais motivos para o orgulho da mamãe Moraes...
E o dr. Helenílson é um bom amigo aqui do poster.

Anônimo disse...

Isso é que eu chamo de conflito de interesses, ou melhor, confluência de interesses.

Anônimo disse...

Os Moraes são o máximo,mas não vai dar em nada essa história de calúnia. É o mesmo enredo do CR Almeida contra o Lúcio Flávio. Ele é grileiro, a justiça, a população brasileira inteirinha, o Incra e se bobear até o Papa já reconheceu isso. Mas mesmo assim ele acusa de calúnia o jornalista que o chamou do que ele realmente é. É só para causar confusão mesmo, não tem juiz que caia nessa. Só um reparo, o link para o blog do Mauro Neto está errado porque faltou o .br. Aliás, ruinzinho esse rapaz, né? Ele podia aprender a escrever.

Unknown disse...

Tá corrigido o link,obrigado.

Anônimo disse...

quem mexe com produto florestal sabe que muito nego ficou rico nessa passagem do ibama pra sectam da gestão florestal. crédito florestal fantasma é o que mais tem pra vender no mercado negro. daqui a pouco estoura outra operação da PF. aguarde e confie.

Anônimo disse...

Ismael Moares é advogado de conhecidos madeireiros criminosos, que mais recentemente começaram a ser combatidos no IBAMA. Só pra lembrar a leviandade do causídico, foi ele que , quando daquela história do CPI da Biopirataria acusou, na revista Veja, um irmão da Governadora de ter recebido dinheiro de madeireiros para facilitar aprovação de planos de manejo. Interpelado judicialmente pelo caluniado, Ismael negou a acusação feita, com medo naturalmente da indenização que seria obrigado a pagar pela mentira sensacionalista que plantara. Esta é a peça.

Anônimo disse...

Simon diz: Sendo assim, as "Canalhices" também estão acontecendo no MPF.

Anônimo disse...

Simon diz: Amigos dá pra escolher, família não.