26.4.06

"Eu Discordo"

O blog recebeu um comentário, da jornalista Ana Célia Pinheiro, titular do blog A Perereca da Vizinha, que discorda dos termos do post em que o Quinta comenta a nota do PSB sobre a prisão do ex senador Ademir Andrade.
Meus comentários a esse comentário de Ana Célia estão postados na "caixinha" do post Farelo, que voce pode ler clicando aqui.

Juvêncio:
Sou leitora assídua do seu blog, que considero de nível muito bom.
No entanto, discordo da sua opinião.É claro que o partido tem de ser solidário a Ademir, que ajudou a construir o PSB, e que é extremamemnte respeitado entre os filiados.
E tem, sim, a nossa confiança, que ele conquistou ao longo de toda uma trajetória de lutas sociais.
Não se trata de vitimizar o ex-senador, mas de tentar garantir-lhe o devido processo legal.
Porque, o que temos, hoje, infelizmente, é uma inversão do direito: espanca-se e esfola-se primeiro, para só então perguntar o que se tem a alegar em defesa.
É um circo romano que já acontece, há milênios, em relação aos cidadãos de menores posses e poder político.Mas que, com o advento da sociedade do espetáculo, passou a atingir, também, as camadas mais bem situadas na sociedade.
Quem ganha com isso?
Será que temos de apostar na socialização do péssimo? Ou devemos pugnar, justamente, pelo inverso: o direito, de todo o cidadão, de ter garantida a integridade física e moral, contra a mera presunção de culpa?
Note-se que mesmo a eventual sentença condenatória não concede, ao Estado, o direito de tratar o condenado de qualquer forma - como se fazia, com a anuência geral, até as revoluções burguesas.
O que o PSB pretende, penso, é apenas isto: que se garanta, aos acusados, a cada um deles, o amplo direito de defesa.
Porque, numa eventual condenação antecipada, como está acontecendo agora, os prejuízos são, absolutamente, irreparáveis.A ninguém é dado o dom da onisciência e a impossibilidade de contestação: nem mesmo ao hoje "intocável" Ministério Público ("quem controla o controlador"?).
Acusação não é sentença condenatória, nunca foi.
Quanto à questão de a nota apontar o contexto político-eleitoral, creio que você há de convir que seria muita ingenuidade se não o fizesse.Porque, para nós, é cristalino tal componente.
Não queremos "vitimizar" o senador - mas agradeceríamos se a imprensa não o satanizasse. E não iremos simplesmente recuar, com medo dessa possibilidade - não temos nada a esconder, nem a temer.
O que buscamos, simplesmente, é a verdade dos fatos. E temos convicção de que ela prevalecerá.

4 comentários:

Jeso Carneiro disse...

Parabéns, pela cobertura magistral da Operação Galiléia. A qualidade mora aqui.

Jeso Carneiro

Unknown disse...

Mora no seu coração,meu guru.Abs

Anônimo disse...

Concordo, em grande parte, com a titular da Perereca da Vizinha.
Somente discordo com a cara de pau das últimas frases:

"O que buscamos, simplesmente, é a verdade dos fatos. E temos convicção de que ela prevalecerá."Alguém acredita???

Neste País, isto nao tem a menor importância.

seu pref.anon.

Unknown disse...

Meu Preferido, temos que confiar, temos que confiar.São muitas "Justiças", muitas instâncias.Na 3a vara da Justiça Federal em Belém, por exemplo, eu confio e muito.
Mas compreendo seu desalento, ou saco cheio. Abs