6.6.06

Processo

Do site do Cláudio Humberto, postado agora de manhã.

Em nota paga, publicada hoje nos principais jornais do País, o ex-governador paulista Orestes Quércia - que se pretende candidato às próximas eleições, em seu Estado - anunciou a decisão de processar a revista Veja.
O que incomoda Quércia é uma reportagem histórica, de capa, publicada há 14 anos, sob o título "O homem de 52 milhões de dólares", mencionada na edição desta semana.
Na ocasião, em 1992, a revista fez um levantamento da espantosa fortuna acumulada pelo político de origem humilde que governou São Paulo entre 1987 e 1990, materializada em empresas de comunicação, imóveis, ações, empreendimentos agropecuários etc.
A pergunta que não quer calar é: por que Quércia não processou a revista tempestivamente, logo após a publicação da reportagem? Mesmo os estagiários de suas empresas sabem que o processo criminal não será possível, porque o suposto crime já prescreveu.
Resta o processo cível, alegando-se "dano moral", mas será difícil demonstrar à Justiça que a reportagem de Veja só conseguiu despertar a indignação do ex-governador 14 anos depois...

Prescreveu a honorabilidade de Quércia.
Mas, estimulado por Lula a disputar o governo paulista (veja, a propósito o post no blog do Josias), Quércia precisa varrer para debaixo do tapete o seu contencioso de assaltante dos cofres públicos. Ele e mais uma renca de candidatos, pois não?
Nessas eleições, todos serão honestos e, ao mesmo tempo, ladrões.
Voce decide em quem acreditar.

Nenhum comentário: