25.7.06

Gangorra

Saíram há cinco minutos, no blog do Noblat, os primeiros números da nova pesquisa IBOPE, que será divulgada logo mais no Jornal Nacional. São eles:

* Lula cai dos 48% registrados em pesquisa aplicada entre 5 e 7 de junho passado para 41%;

* Alckmin sobe de 19% para 30%;

* Heloísa Helena sobe de 6% para 9% ou 10%.

A soma dos votos obtidos por Cristovam Buarque, do PDT e pelos demais candidatos assegurariam o segundo turno caso a eleição presidencial tivesse ocorrido nos últimos dias.

7 comentários:

Jota Ninos disse...

O bicho vai pegar, Juventy... Mas ainda acho que o Lula não perde no segundo turno, com qualquer candidato.
O candidato que mais me apetece até aqui não vai chegar nem no meio do caminho... Aí, se ele não for para o 2º turno (só milagre), o jeito vai ser fechar os olhos e votar em... Pânico 2!rsrsrs
Falando no Lulinha, seria pedir muito para linkares o meu artigo lá do blog sobre a "Lei Amarildo"? Quem sabe o pesoal do meio se manifesta ou pelo menos fica sabendo sobre o tema...
Viajo de volta domingo. Talvez não nos vejamos mais.
Abraços e até a próxima...

Unknown disse...

Grego, é o seguinte:
. acho que temos o mesmo candidato no primeiro turno
.vou linkar sim, com muito prazer.E na segunda aguarde uma entrevista sobre o tema.
. só volto à Déli no domingo.Mas a gente se vê, breve,lá em Santarém.Abs

Val-André Mutran  disse...

Ainda havia gente ai no Pará que apesar da experiência e longo curso na política achava que nem haveria segundo turno para presidente.
Se bem utilizada, a propaganda na televisão vai revelar quem é o governo e seu chefe que nunca soube de nada.
Um explicação: o presidente da República é o homem mais bem informado do Brasil.
São três relatórios diários: um da Abin, outro da inteligência das Forças Armadas e um terceiro do Gabinete Institucional.
Neste governo há ainda um quarto relatório, um clliping crítico de como a imprensa cobre o governo.
Pelo visto, Lula joga-os todos na lata do lixo sem sequer lê-los.

Anônimo disse...

Estranho esse crescimento do xuxu, que está numa tendência estacionária há bom tempo. Será que foi Serra ou a TFP-Opus Dei com seus estandartes os responsáveis pela virada? Outra questão a duvidar: porque Lula cairia exatamente quando sai em campanha? A conferir...

Anônimo disse...

E aí a Folha de São Paulo publica hoje em manchete: "IBOPE - Lula seria eleito no primeiro turno". Na verdade o tal crescimento do Xuxu reflete apenas o fato de que as pesquisas Ibope são realizadas com distâncias grandes entre si. Quando comparamos os resultados IBOPE com aqueles publicados por outros institutos de pesquisa observamos que o resultado pouco se modifica. Entretanto, como efeito psicológico para o eleitor pouco informado (a grande maioria), da forma como foi dito - "Lula cai... Alkmin sobe de 19 para 30%" -, tem lá seu impacto e cria uma onda negativa para a candidatura Lula. Contudo, ainda resta no jornalismo alguma dignidade, e mesmo uma Folha de São Paulo engole a raiva, submete-se ao fato e recusa de cometer a distorção propalada por gente tipo Noblat.

Unknown disse...

Ao Anonimo das 07:41.
Ninguém conseguirá esconder a tendencia de segundo turno na eleição presidencial, admitida pelo comando da campanha de Lula, abertamente.
E não adianta desconhecer o discreto viés de queda de Lula,e alta de heloísa Helena e do Xuxu.Quem "diz" isso é o IBOPE,o DATAFOLHA et alli.
O que resta de dignidade ao jornalismo é o mesmo que resta a qualquer atividade empresarial ou profissional, e mesmo nas relações inter pessoais.
Obrigado pelo comentário.

Anônimo disse...

Disse-lhe em comentário posto em dias anteriores, neste blogue, que do ponto de vista de planejamento estratégico nenhuma eleição comporta cenário único. Nem Lulu Bergantim, talvez, acreditaria nesse Rubicão. Não critiquei a pesquisa IBOPE, Datafolha et alli, porque todas dizem de iguais números praticamente. O que eu comentei foi que Noblat induz o eleitor a desinformação, e prova disto é a comparação entre o que foi transcrito do blogue dele com o conteúdo das manchetes de primeira página publicadas na Folha de São Paulo e n'O Globo et alli, ou, por se dizer absolutamente necessário, no Diário do Pará.