16.9.07

Esperança

No próximo dia 26, às 9 horas, será inaugurada a Casa Esperança no Pará, localizada na Rodovia Mário Covas, passagem Evang, 7, para atendimento especializado e multidisciplinar aos portadores de autismo. Ela irá funcionar aos moldes da Casa da Esperança de Fortaleza, considerada modelo de assistência para o autismo na América Latina, e que hoje atende 320 pessoas de vários cantos do Brasil.
Pioneira na região Norte, a Casa pretende inicialmente prestar atendimento a cem pessoas, a partir dos 3 anos de idade, quando, geralmente, é identificado o comprometimento de três importantes domínios do desenvolvimento humano: a comunicação, a socialização e a imaginação.
No Pará não existem dados estatísticos concretos da média de autistas por habitante. No entanto, acredita-se que somente na Grande Belém existam aproximadamente 4 mil pessoas com autismo. A Casa da Esperança no Pará irá trabalhar em parceria com a Associação de Amigos do Autista de Belém (Amab), entidade fundada em 1989 desenvolvendo um trabalho de articulação e defesa dos interesses dos autistas.

3 comentários:

Yúdice Andrade disse...

Que notícia auspiciosa, Juvêncio! O povo gosta de se concentrar nas futricagens políticas, mas precisamos nos lembrar que, em meio às safadezas diárias, segue a vida. Eu não sabia que a incidência de autismo em Belém era nesse nível, pois pessoalmente jamais conheci alguém que tivesse tal diagnóstico, em si ou em alguém da família. Que a nova instituição seja bem sucedida. Meus melhores votos.

Unknown disse...

Carísimo mestre, são perspectivas da vida que, às vezes, a gente não percebe.
Até que ela surge em nossas vidas.
Fiquei feliz com essa notícia da Casa Esperança.
Abs e boa semana.

Anônimo disse...

Conheci o trabalho da Casa Esperança, durante seminário/encontro promovido pela associação dos amigos dos autistas, no início deste ano. Tem um grupo de médicas/pediatras do Hospital bettina, da UFPA, possui bonitos e importantes trabalhos e pesquisas sobre o assunto. devem estar inseridas nesse novo espaço. Parabéns!!!