18.2.08

Priante, o Bicho Papão

Do blog do Estado do Tapajós.

Escondidinha na coluna do Mauro Bonna está uma notinha também despretensiosa como a do Repórter Diário sobre a ordem dada pelo Palácio dos Despachos para que prefeituras do PT sejam priorizadas em ações do governo estadual em ano eleitoral.Lá, o negócio é o seguinte: diz a nota que a deputada Elcione Barbalho teria lançado sua pré-candidatura à prefeitura de Belém.Como o ex-deputado José Priante está indócil com demora da governadora Ana Júlia em recompensar-lhe o sacrifício nas eleições passadas, e por isso estaria disposto a engrossar o caldo da oposição, há alguém no PMDB muito sutilmente raciocinando mais ou menos assim: yes, nós também temos outro nome para colocar na disputa pela prefeitura de Belém.Ocorre que Priante já estava preparado para essa manobra. Em contato telefônico com a redação de O Estado do Tapajós, mês passado, o ex-deputado dizia não acreditar que Jader Babalho lance mais um ‘parente’ seu na política paraense.“Se ele colocar a Elcione em Belém, já tem o Helder em Ananindeua, só falta colocar o Jaderzinho candidato a prefeito de Marituba”, brincou Priante.Mas o final da entrevista ao jornal é que foi enigmático. “ O Jader tem medo que eu retire a minha candidatura a prefeito e Belém!”Alguém é capaz de decifrar esse enigma eleitoral?

12 comentários:

Anônimo disse...

Bom dia, Juca querido:

complementando sua informação, a decisão de priorizar os municípios cujas prefeituras sejam do PT antecede o ano eleitoral. Ela é uma decisão de primeiros dias de governo, configurada numa relação distribuída no início do ano passado, onde as prefeituras petistas, as peemedebistas, as aliadas de segunda clsse e as "inimigas" tinham cores diferentes, "orientando" o apoio.

Como ninguém é anjo, não estou demonizando o governo democrático e popular de plantão. A inovação é que a decisão de atender ou não "pela cor da prefeitura" desceu a quase todos os escalões e com isso, por despreparo ou por vício - de se ser mais realista que o rei - foram cometidas verdadeiras atrocidades.

Ainda que mestre Charles seja o "dono" da decisão final, um dos problema é que a crivagem anterior a ele é péssima.

Para conferir se isso ocorreu ou se é fruto da minha alucinação, os interessados podem conferir o Diário Oficial. Dá trabalho, mas é uma bos fonte.

Quanto ao enigma, não chega a ser o da Esfinge. Toda pressão no primeiro turno e um grande abraço no segundo. De tamanduá, mas os meninos já são fregueses.

Beijão

Anônimo disse...

Solução do mistério: O Jader, pois o Priante engatinhou com ele quando pequeno, anda com as pernas dele agora adulto e vai precisar dele para garantir sua aposentadoria na velhice.
O Prêmio: vai para o próprio Jader, a eleição do Helder em Ananideua.
Ao ver o enigma solucionado, não restará outra saída ao Printe: aguardar as determinações do tio Jader para a próxima eleição.

Anônimo disse...

Mas como dar credito a comentários de quem não sabe nem qual o parentesco entre o Deputado Jáder e o ex-deputado Priante . Realmente uma overdose de alucinação

Anônimo disse...

Priante é o nome do PMDB com algum cacife eleitoral em Belém, cacife este que não pode não permitir vitória, mas garante uma posição ao partido (leia-se Jader) na mesa de negociações da política paraense.

Se o cidadão Priante "retira" sua candidatura, o PMDB (leia-se...) perde peso nesta mesa de negociações. Esta perda de peso tem algumas implicações, dentre elas, talvéz a mais importante seja a "prefeitura de Ananindeua".

O que vc acha Juca? Esse raciocínio faz algum sentido?

Unknown disse...

Acho que o cacife do PMDB aumentaria se entrasse coligado desde o 1° turno.
Fechava "na estimativa" o naco do poder, a partir de 1° de janeiro de 2008.
Penso que o cacife do cidadão Priante é menor, muitísimo menor que o de seu partido.
Aqui e em Santarém.
O Pará, Nova Déli e Santarém não precisam de Priante.

Anônimo disse...

Caro Juvêncio,não esqueça que em Santarém os votos do Cidadão Priante foi maior que os votos de Almir Gabriel e consolidou a eleição de Maria do Carmo,Ana Júlia e Lula

Unknown disse...

Não esqueci não, caro anônimo das 3:58. Vc tem toda razão e mais alguma coisa. Priante teve um caminhão de votos na Perola.
Mas 1)perdeu, 2)só terá a legenda - que, não se iluda, tem mais força do que ele - para apóiar Maia se for uma coligação formal e, 3) o mais importante: desabará sobre sua (dele) cabeça o HR do Oeste e as falcatruas sórdidas lá perpetradas contra o povo santaremo.
Um bom marketing fará picadinho de Priante nas eleições.
Chico Cavalcante o aguarda...eheh.
Juvencio de Arruda não, fique certo.

Anônimo disse...

Entendo Juvêncio,porém não esqueça que o ex deputado rompeu com o ex secretário Halmelio e que sua pemanencia na Secretária deve-se exclusivamente a opção da Governadora e do Deputado Jáder que já devem estar arrependidos de tê-lo apoiado . Mais ainda .o TCE em reportagem de o Liberal cosntatou que até o reinado do ex deputado Priante as licitações do HR do oeste foi tudo dentro da lei e que já durante o reinado solo de Halmélio já com novos padrinhos ... é que teria havido ilicitudes segundo a reportagem .

Unknown disse...

OLha,a razão da vassourada de julho passado na Sespajá está comrovada.Só não está divulgada.
Nelas repousa a denúncia do MPF.
O que vem depois, e tem, e virá à tona, já não é mais de "responsabilidade", por assim dizer,do esquema anterior a julho.
São novos protagonistas.É isto que aponta a investigação do TCE. Aliás, eu não me lembro de outra denúncia formal e direta, sem passar no Plenário da casa,de analistas do Tribunal em tempos recentes.Muito significativo, vc não acha?
Dê uma olhada na caixinha de comentários do post Vingança, Doce sabor, que vc encontrará novos elementos em defesa de sua tese.
Um velho comentarista do blog, o Mero Espectador,relaciona pessoas e prazos para questionar a existencia de um só esquema de corrupção.

Anônimo disse...

Juvencio,acompanhei as reportagens no jornal bem como através de contatos nos bastidores da Conselheiro Furtado e da Augsto Montenegro e posso lhe garantir que infelizmente pessoas Honestas tiveram seus nomes citados sem terem absolutamente nehuma participação nos desmandos acontecidos na Sespa . O pior de tudo é que se você for a fundo vai descobrir exatamente o que lhe falo .
Por que será que o Secretário Halmélio permaneceu no posto de Secretário de Saúde com tanta denúncia envolvendo seu nome e nos basdtidores envolvendo o nome de um tal de Filipe Alves,amigo do ex secretário que após as exonerações passou a ser o porta vóz do ex e de sua ... Sabe qual é minha opinião o PT criou um onda de Pega Ladrão para disfarçar e aproveitou e exonerou pessoas competentes ,sérias e honestas que nem se quer estiveram em Santarém e deixou os que estavam envolvidos no escandalo lá . Depois apareceu o Chefe da casa civil defendendo o dr Halmélio . Vc não acha muito estranho tudo isso

Anônimo disse...

Luluquefala:
Priante, noves fora, nada...

Anônimo disse...

NÃO DÁ PRA ENTENDER A MEMÓRIA FRACA DESSA POPULAÇÃO, OU SIMPLESMENTE PREGUIÇA DE PESQUISAR. QUALQUER UM COM O MÍNIMO DE CONSCIÊNCIA POLÍTICA
ENTENDE QUE É MUITO CONVENIENTE QUE A FAMÍLIA BARBALHO EXERCE PODER POLÍTICO EM BELÉM E ANANINDEUA. A POUCO TEMPO O NOME PRIANTE E BARBALHO CONSTAVAM NAS PÁGINAS POLICIAIS.