Já está manjada essa história de dizer que o governo tucano só faz propaganda. O Pmdb disse isso em demasia quando disputou com o seu comandante maior as eleições em 1998. O PT, com a Maria, fez a mesma coisa em 2002. Também não pegou. Sem ter como atacar as realizações, tentam desqualificar afirmando repetidas vezes que é só propaganda. Pensam que o povo é bobo e não sabe distinguir uma coisa da outra. A propaganda tucana divulga o que foi feito, as realizações. Como negar: Alça Viária, Hospital Mteropolitano, Novo Aeroporto, Estação das Docas, Estádio Olímpico, Hospitais Regionais em construção, estradas, restaurante popular, Macrodrenagem em Belém, Escolas do Trabalho, Presença Viva, Forte do Presépio, Esportes e por aí vai. É mentira? Não existe? Os resultados são visíveis. Só vão ver quem não quer. E aí eu perguinto? O governo Lula , do PT, não faz propaganda? O Pmdb, do seu Jader ou do seu Helder em Ananindeua, não faz, também, propaganda? Quanto custa para uma prefeitura pequena patrocinar a cobertura de uma copa do mundo por uma rádio, como foi feita pela Rádio Clube, de propriedade da família do prefeito?
O tucano do bico grande continua, como as administrações tucanas, de bico grande ou pequeno, fazendo apenas isso, propaganda e enganosa. A diferença é que ele, num comentário de um blog, não gasta zilhões do dinheiro do contribuinte. Defender os gastos abusivos com os gastos abusivos dos outros é tentar tapar o sol com a peneira. Quem arrota honestidade, não pode usar esse tipo de argumento, tem é que demonstrar honestidade. E gastar zilhões em propaganda, seja o PSDB, seja o PT, seja o PMDB, seja qual partido for, é, nada mais, nada menos, que o cúmulo da desonestidade.
Vou comentar apenas o que discordo de seu comentário. Já postei aqui no Quinta,quando começou essa onda dos zilhões da propaganda oficial,que é direito - da sociedade e dos governantes - informar e ser informado. Acho que a discussão evoluiria muito mais se discutissemos os critérios dessa midia: desconcentração - de veículos e regiões, percentuais mínimos de aplicação em campanhas educativas e de promoção a cidadania, incentivo às atividades economicas em decolagem, entre tantas outras. Esses são alguns dos critérios possíveis.Os limites já estão estabelecidos:1% do orçamento público. Se discordamos, então que se mude a lei. Quanto ao suposto caráter enganoso,lembro a voce que essa é uma das características das mídias institucionais de qualquer governo, de qualquer partido. O que eu acho enganoso é tentar mudar o nome de um logradouro, a pintura de uma parada de onibus só para rivalizar com o mandante anterior,a fala de um político dizendo que aquela obra ou serviço é "mais um presente para a população" beneficiada pela ação.Isto sim é enganoso, conspira contra a educação política da sociedade, confina-a à ignorancia. Quem sabe pela ausência de uma discussão que respeite e propaganda governamental como direito, e a reconheça como importante vetor de formação da opinião pública seja a responsável por tantos desenganos que assistimos nas mídias públicas, aqui e alhures. Obrigado pelo seu comentário.
Que é direito de governantes e governados o "informar e ser informado", é uma afirmação que só pode valer quando o governante, antes, informa de que maneira vai utilizar o dinheiro de que pode dispor, e depois. mostrar claramente, sem maquiagem, a obra realizada. Mas dizer, o governo levanta a bandeira disso e daquilo, me desculpe Juvêncio, isso não é informação, é a mais deslavada propaganda partidária, com dinheiro do contribuinte. É claro que esse abuso no uso do dinheiro público não é prerrogativa tucana, o PT está aí para comprovar - o bastião da decência não tem o menor pudor em chafurdar na lama publicamente. E todos os partidos agem assim, como já dizia o Lula, justificando cada ato de esbulho.
Nota dez o slogan da campanha tucana. Este tal de Orly é um craque. Se fosse o marqueteiro do jader, seria O PARÁ QUE ROUBA. Se fosse o marqueteiro da Ana Julia, seria O PARÁ DO MENSALÃO. Se fosse o marqueteiro do Priante, seria O PARÁ DO MEU PRIMO JADER.
Orly Bezerra disse... Meu caro Juvêncio, Parabéns, mais uma vez, pelo seu blog e pela oportunidade democrática dos comentários mais diversos. Muitos verdadeiros, outros exagerados, alguns engraçados. Mas todos cumprindo um papel, ou pelo bem, ou pelo mal. Imagino que não deve ser fácil manter um blog assim: atualizado com a informação e ,também, opinativo.E agora, em período eleitoral, ficará, com certeza, mais polêmico e participativo, o que é muito saudável. Sem uma estrutura maior, acredito que você esteja fazendo , como se diz na giria popular: das tripas, coração. Como fui citado nominalmente, resolvi colocar o meu bedelho entre os muitos comentários por causa do slogan: Almir Governador: o Pará que faz. Realmente a sugestão é nossa e foi aceita pelo candidato e outros responsáveis pela campanha. Considero a frase mais fácil de ser criada. É a mais óbvia, também, por tudo que o Almir Gabriel fez em oito anos governando o Pará. E o que é melhor: sempre com a aprovação da grande maioria da população que é , na verdade, o mais importante. Os comentários contrários são perfeitamente compreensíveis. Seria demais agradar a todos...
realmente...o Estado que faz aumentar a miséria da população (IDH só piorou em 10 anos), aumentar o número de mortos por incidentes no campo (a síndrome de Eldorado entre outros)...a proeza continua para aumentar o índice de doenças (sarampo e malária)símbolos da pobreza...enquanto isso até borboleta goza de privilégios...Ciro Gomes bem que tem razão em sua entrevista na Caros Amigos: Nessa horda tucana...só tem "santo"
Um tucano anonimo escreveu: "O PT, com a Maria, fez a mesma coisa em 2002 [denunciar a propaganda milionária de Orly e sua turma]. Também não pegou". Como assim "não pegou"? Maria entrou na eleição com 2% de intenção de votos e, segundo parecer do Ministério Público, perdeu a eleição porque os tucanos usaram a máquina pública de maneira descarada. Com o Estado na mão, com o governo federal na mão, quase perderam para uma candidata desconhecida. Quem não lembra da baixaria de usar uma declaração de Maria em Santarém a favor do Estado do Tapajós para jogar o povo de Belém contra o PT? Quem não lembra dos panfletos "anônimos" e amarelos que acusam a candidata do PT de ser "louca" ou "prostituta"? Os tucanos não ganharam a eleição passada dando esse baile que vocês arrotam, não. Foi na fraude, mesmo. E agora, o que vão fazer para garantir que um senil passe a governar o estado para morrer e dar lugar à clã dos Pires Franco à frente da máquina pública? Humildade, tucanos. O futuro, aos eleitores pertence.
Orly defende a propaganda tucana. Se eu fosse ele também defenderia. Afinal, autorizar 50 milhões por ano em propaganda faz de qualquer amarelo um combatente radical de qualquer causa. Até mesmo a causa perdida que querer manter o tucanato como um Reich de mil anos.
Com o eleitorado apaixonado por Lula mas desconfiado do PT, a candidatura de Ana Júlia tende a ser o grande fiasco que se espera. Priante, umbilicalmente ligado a Jader, não tem chance de ser o candidato de chegada que a oposição precisa. Resta Edmilson, que tem o que mostrar. Afinal, se Almir é o Pará que faz, Edmil5On foi Belém que fez e fez muito, mesmo perseguido pelo governo do PSDB no Pará (corte de repasses de ICMS, não cessão de terreno para construção do pronto socorro, atraso nas obras da av. primeiro de dezembro, cosanpa furando ruas que acabavam de ser pavimentadas) e em Brasília (convênios assinados e jamais cumpridos pela Caixa Economica e BNDES). O slogan de Edmil5On deveria ser: "Fez tanto com tão pouco. Imagine com um orçamento de 3 bilhões".
15 comentários:
Aliás, o mote de todas as administrações tucanas deveria ser: "o Pará que faz...propaganda, e mais nada"
Tucano do bico grande disse...
Já está manjada essa história de dizer que o governo tucano só faz propaganda. O Pmdb disse isso em demasia quando disputou com o seu comandante maior as eleições em 1998. O PT, com a Maria, fez a mesma coisa em 2002. Também não pegou. Sem ter como atacar as realizações, tentam desqualificar afirmando repetidas vezes que é só propaganda. Pensam que o povo é bobo e não sabe distinguir uma coisa da outra.
A propaganda tucana divulga o que foi feito, as realizações. Como negar: Alça Viária, Hospital Mteropolitano, Novo Aeroporto, Estação das Docas, Estádio Olímpico, Hospitais Regionais em construção, estradas, restaurante popular, Macrodrenagem em Belém, Escolas do Trabalho, Presença Viva, Forte do Presépio, Esportes e por aí vai. É mentira? Não existe? Os resultados são visíveis. Só vão ver quem não quer. E aí eu perguinto? O governo Lula , do PT, não faz propaganda? O Pmdb, do seu Jader ou do seu Helder em Ananindeua, não faz, também, propaganda? Quanto custa para uma prefeitura pequena patrocinar a cobertura de uma copa do mundo por uma rádio, como foi feita pela Rádio Clube, de propriedade da família do prefeito?
O tucano do bico grande continua, como as administrações tucanas, de bico grande ou pequeno, fazendo apenas isso, propaganda e enganosa. A diferença é que ele, num comentário de um blog, não gasta zilhões do dinheiro do contribuinte. Defender os gastos abusivos com os gastos abusivos dos outros é tentar tapar o sol com a peneira.
Quem arrota honestidade, não pode usar esse tipo de argumento, tem é que demonstrar honestidade.
E gastar zilhões em propaganda, seja o PSDB, seja o PT, seja o PMDB, seja qual partido for, é, nada mais, nada menos, que o cúmulo da desonestidade.
Vou comentar apenas o que discordo de seu comentário.
Já postei aqui no Quinta,quando começou essa onda dos zilhões da propaganda oficial,que é direito - da sociedade e dos governantes - informar e ser informado.
Acho que a discussão evoluiria muito mais se discutissemos os critérios dessa midia: desconcentração - de veículos e regiões, percentuais mínimos de aplicação em campanhas educativas e de promoção a cidadania, incentivo às atividades economicas em decolagem, entre tantas outras.
Esses são alguns dos critérios possíveis.Os limites já estão estabelecidos:1% do orçamento público. Se discordamos, então que se mude a lei.
Quanto ao suposto caráter enganoso,lembro a voce que essa é uma das características das mídias institucionais de qualquer governo, de qualquer partido.
O que eu acho enganoso é tentar mudar o nome de um logradouro, a pintura de uma parada de onibus só para rivalizar com o mandante anterior,a fala de um político dizendo que aquela obra ou serviço é "mais um presente para a população" beneficiada pela ação.Isto sim é enganoso, conspira contra a educação política da sociedade, confina-a à ignorancia.
Quem sabe pela ausência de uma discussão que respeite e propaganda governamental como direito, e a reconheça como importante vetor de formação da opinião pública seja a responsável por tantos desenganos que assistimos nas mídias públicas, aqui e alhures.
Obrigado pelo seu comentário.
Que é direito de governantes e governados o "informar e ser informado", é uma afirmação que só pode valer quando o governante, antes, informa de que maneira vai utilizar o dinheiro de que pode dispor, e depois. mostrar claramente, sem maquiagem, a obra realizada. Mas dizer, o governo levanta a bandeira disso e daquilo, me desculpe Juvêncio, isso não é informação, é a mais deslavada propaganda partidária, com dinheiro do contribuinte.
É claro que esse abuso no uso do dinheiro público não é prerrogativa tucana, o PT está aí para comprovar - o bastião da decência não tem o menor pudor em chafurdar na lama publicamente. E todos os partidos agem assim, como já dizia o Lula, justificando cada ato de esbulho.
Nota dez o slogan da campanha tucana. Este tal de Orly é um craque.
Se fosse o marqueteiro do jader, seria O PARÁ QUE ROUBA.
Se fosse o marqueteiro da Ana Julia, seria O PARÁ DO MENSALÃO.
Se fosse o marqueteiro do Priante, seria O PARÁ DO MEU PRIMO JADER.
E no caso tucano não deveria ser então O PARÁ DA CERPA?
Orly Bezerra disse...
Meu caro Juvêncio,
Parabéns, mais uma vez, pelo seu blog e pela oportunidade democrática dos comentários mais diversos. Muitos verdadeiros, outros exagerados, alguns engraçados. Mas todos cumprindo um papel, ou pelo bem, ou pelo mal. Imagino que não deve ser fácil manter um blog assim: atualizado com a informação e ,também, opinativo.E agora, em período eleitoral, ficará, com certeza, mais polêmico e participativo, o que é muito saudável. Sem uma estrutura maior, acredito que você esteja fazendo , como se diz na giria popular: das tripas, coração.
Como fui citado nominalmente, resolvi colocar o meu bedelho entre os muitos comentários por causa do slogan: Almir Governador: o Pará que faz. Realmente a sugestão é nossa e foi aceita pelo candidato e outros responsáveis pela campanha. Considero a frase mais fácil de ser criada. É a mais óbvia, também, por tudo que o Almir Gabriel fez em oito anos governando o Pará. E o que é melhor: sempre com a aprovação da grande maioria da população que é , na verdade, o mais importante.
Os comentários contrários são perfeitamente compreensíveis. Seria demais agradar a todos...
realmente...o Estado que faz aumentar a miséria da população (IDH só piorou em 10 anos), aumentar o número de mortos por incidentes no campo (a síndrome de Eldorado entre outros)...a proeza continua para aumentar o índice de doenças (sarampo e malária)símbolos da pobreza...enquanto isso até borboleta goza de privilégios...Ciro Gomes bem que tem razão em sua entrevista na Caros Amigos: Nessa horda tucana...só tem "santo"
Orly Bezerra disse...
Meu caro anônimo,
Para quem tem Ciro Gomes como referência é melhor continuar anônimo mesmo ...
Nào poderia ser diferente a posicão de defesa e ataque assumida pelo Orly Bezerra ao governo tucano, afinal ele é o fiel marqueteiro do governo.
Um tucano anonimo escreveu: "O PT, com a Maria, fez a mesma coisa em 2002 [denunciar a propaganda milionária de Orly e sua turma]. Também não pegou". Como assim "não pegou"? Maria entrou na eleição com 2% de intenção de votos e, segundo parecer do Ministério Público, perdeu a eleição porque os tucanos usaram a máquina pública de maneira descarada. Com o Estado na mão, com o governo federal na mão, quase perderam para uma candidata desconhecida. Quem não lembra da baixaria de usar uma declaração de Maria em Santarém a favor do Estado do Tapajós para jogar o povo de Belém contra o PT? Quem não lembra dos panfletos "anônimos" e amarelos que acusam a candidata do PT de ser "louca" ou "prostituta"? Os tucanos não ganharam a eleição passada dando esse baile que vocês arrotam, não. Foi na fraude, mesmo. E agora, o que vão fazer para garantir que um senil passe a governar o estado para morrer e dar lugar à clã dos Pires Franco à frente da máquina pública? Humildade, tucanos. O futuro, aos eleitores pertence.
Orly defende a propaganda tucana. Se eu fosse ele também defenderia. Afinal, autorizar 50 milhões por ano em propaganda faz de qualquer amarelo um combatente radical de qualquer causa. Até mesmo a causa perdida que querer manter o tucanato como um Reich de mil anos.
Com o eleitorado apaixonado por Lula mas desconfiado do PT, a candidatura de Ana Júlia tende a ser o grande fiasco que se espera. Priante, umbilicalmente ligado a Jader, não tem chance de ser o candidato de chegada que a oposição precisa. Resta Edmilson, que tem o que mostrar. Afinal, se Almir é o Pará que faz, Edmil5On foi Belém que fez e fez muito, mesmo perseguido pelo governo do PSDB no Pará (corte de repasses de ICMS, não cessão de terreno para construção do pronto socorro, atraso nas obras da av. primeiro de dezembro, cosanpa furando ruas que acabavam de ser pavimentadas) e em Brasília (convênios assinados e jamais cumpridos pela Caixa Economica e BNDES). O slogan de Edmil5On deveria ser: "Fez tanto com tão pouco. Imagine com um orçamento de 3 bilhões".
Comentarei todos os comentários,durante o final de semana. São muito interessantes.
Mas continua aberto para novas opiniões.
Obrigado a todos.
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