11.12.07

Adeus

O ex governador tucano Almir Gabriel reuniu um grupo de correligionários ontem a noite em seu sítio na periferia de Nova Déli.
Presentes o senador Flexa Ribeiro ( Tapiocouto, dodói, não foi), as bancadas federal (menos Wandenkolk) e estadual (menos André Dias e Alexandre Von), os prefeitos Adnan Demarch (Paragominas) e Antonio Armando (Marituba), os ex secretários Nilo Almeida, Paulo Chaves, José Augusto Afonso, Frederico Monteiro, Ronaldo Barata e Teresa Cativo, o publicitário Orly Bezerra, e a ex secretária particular Sonia Maranhão
Almir fez uma avaliação tranquila do pleito eleitoral do ano passado, e de seu futuro, aos 75 anos.
Vai morar em São Paulo, ao lado da família, que já está lá.
Comunicou formalmente aos comensais que abandona, definitivamente, a vida pública.
Segundo a fonte do blog, nada se falou sobre sucessão municipal.

37 comentários:

Anônimo disse...

O Jatene não foi convidado ?

Anônimo disse...

Já vai tarde, carregando 19 cadáveres no armário

Anônimo disse...

E o Orly foi convidado ou foi levado pelo Paulo Chaves?
Se foi convidado, é sinal de que o coração do ex governador Almir Gabriel está amolecendo.
Ou, se foi convidado, serviu apenas para levar recado para o desafeto número um de Almir, o seu ex isso, ex aquilo, Simão Jatene.
Almir, até na hora de anunciar a aposentadoria, é um estrategista.
Se engana quem pensa que ele vai ficar de fora desse processo.
Mesmo que tenha jurado de pés juntos para essa turma do post.

Anônimo disse...

O Jatene abriu mão da maldita reeleição para não causar racha no partido e em consideração ao Dr. Almir, e não adiantou nada, agora estão brigados. Era melhor terem brigado naquele momento, visto que se ele fosse o candidato a Ana Júlia nem entraria na disputa.

Anônimo disse...

O ex-governador não deve ter explicado porque terá que vender o seu apartamento no Umarizal. Será para poder pagar as dívidas que se acumulam das ações judiciais que vem açoitando a sua esposa.
É que a Associação São José Liberto (idéia "brilhante" do PC Keys), que é a OS que explorfava o Polo Joalheiro, ficou devendo para muita gente, pois vinha carregando um déficit nos últimos anos do governo Jatene. As ações trabalhistas e dos fornecedores, uma vez julgadas, tem que ser executadas. Como a OS não tem patrimônio nossos magistrados aplicam logo a "desconsideração da personalidade jurídica", passando a cobrança para a pessoa dos diretores. Adivinha prá cima de quem sobra a cobrança do débito? Dela mesma, da pobre da Da. Socorro, presidenta da OS. Entre acordos e execuções jáliquidados e em andamento os valores previstos estão na casa do mlhão.
E o Jatene havia prometdo regularizar tudo, ainda no primeiro semestre do ano passado. Foi enrolando, enrolando, e numa audiência no final do governo acabou anunciando para a própria ex-primeira-dama que nada iria fazer. Seus problemasde saúde se agravaram a partir daquele dia.
Depois ainda perguntam por que o Jatene não foi convidado para o convescote...

Anônimo disse...

O ex governador Almir Gabriel teve uma conversa de longo curso com a ex governadora Valéria Pires Franco.
Aconteceu no Ipitú, no final de novembro.
Valéria foi convocada pelo ex governador, e o assunto tratado, só os dois sabem.

Unknown disse...

Os dois e o Vic...eheh

Anônimo disse...

Está muitosíssimo enganado quem pensa que a Val conta tudo para o Vic.

Unknown disse...

Então tá. O Vic não conhece os detalhes deste encontro. Tudo bem.

Anônimo disse...

Estão cruxificando muito o publicitário Orly Bezerra por conta do fracasso da chapa Almir / Valéria.
Orly fez o que pode com o que tinha disponível para a campanha.
É claro que fez muito mais pela campanha de 2002, quando a chapa era outra, Jatene / Valéria.
E se fez, é porque lhe deram muito mais condições para ter feito.
Portanto, se há um culpado nessa história toda, não é o Orly, e sim quem o comandava.
Vic Pires Franco

Anônimo disse...

Juca,
Falei ou não falei que o Paulo de Tarso era carta fora do baralho.Saiu hj em poucas linhas do Repórter Diário.
Mero.

Anônimo disse...

ao anônimo das 11:28.

Porque a Dona Socorro Gabriel era sócia da Organização Social que administrava o São José Liberto?

as Organizações Sociais são entidades privadas que após preencherem os requisitos legais podem ser qualificados como tal.

Essa história está mal contada.

No Governo passado as OS eram criadas pelo próprio Poder Público, o que contraria a legislação.

Ou seja, o Poder Público criava (estimulava) a criação de OS para repassar verbas públicas para que a entidade privada realizasse uma determinada atividade de cunho social, sem finalidade lucrativa.

Mas............

alessandro amaro

Anônimo disse...

Juvêncio,
É claro que sei dos detalhes da conversa.
Sei, e vão ficar comigo.
Vic

Unknown disse...

Tudo bem também prá vc, Vic.
Quando quiser contar, conte com o blog.

Anônimo disse...

A Sra. Socorro Gabriel era presidente da OS que administrava o Pólo Joalheiro?

Estranho... muito estranho...

Afinal, ela ocupava cargo público. Era assessora especial, lotada no Gabinete do Governador.

Só foi exonerada pelo ex-governador Jatene no finzinho de 2006, depois de pagas as folhas de dezembro.

Como pode uma exercente de cargo de direção ou assessoramento superior de uma esfera de poder, acumular esse exercício com a presidência de uma OS que trabalhava para essa mesma esfera?

Não seria um caso de acumulação ilícita de cargo?

Anônimo disse...

VAZZAAA!!!

Unknown disse...

Vc falou sim, Mero.

Unknown disse...

Alessandro, e o que o MPE teria a dizer sobre isso?

Anônimo disse...

O Dr. Almir Gabriel deixa boas lembranças como profissional da medicina, homem público e político. Seu desempenho como Secretário de Saúde, Prefeito da capital, Senador da República e por duas vezes Governador do Estado será bem lembrado e terá, com certeza, o reconhecimento da população desse Estado.

Anônimo disse...

Caro Juvencio

pena que nos nunca tenhamos tido a oportunidade de conversar pessoalmente, mas um dia isso irá ocorrer.

O MP paraense deixou de ser combativo nos últimos anos. deixou a política partidária entranhar em seus gabinetes e isto foi (é) péssimo para a sociedade paraense.

Caso confirmado que a Dona Socorro Gabriel era ao mesmo tempo assessora do Governador e Sócio da OS que administrava o Polo Joalheiro a meu ver estaria configurada uma improbidade administrativa prevista na lei 8429/1992.

E o MP tem o dever de investigar mais essa denúncia de improbidade.

Estas relações espúrias entre o público e o privado devem ser investigadas, mas quase sempre caem no esquecimento.

Cadê a investigação sobre as denúncias de corrupção existentes no TCM, feitas por um Conselheiro perante o próprio plenário da assembleia, cade a investigação sobre o senador Mario Couto etc.

Mas ressalto, investigação é uma coisa e comprovação e outra totalmente diferente. nao devemos cair no denuncismo vazio.

Unknown disse...

Obrigado por seu retorno, professor.
Com certeza não faltará uma oportunidade para nosso encontro.

Anônimo disse...

Por que será que a ex vice governadora Valéria Pires Franco, lançou Almir Gabriel para prefeito em 2008 ?

Anônimo disse...

Este post do Juvencio permitiu uma série de revelações: estratégias (nem tão) ocultas, denúncias de má-gestão, conversas ao cair da tarde em sítios ermos, tentativas veterinárias de reconciliação, etc.

este é o blog!!!

Anônimo disse...

Uma equipe de fiscalização da Secretaria da Indústria, Comércio e Mineração - SEICOM (a Seicom é o órgão do governo que repassava os valores para ASSOCIAÇÃO SÃO JOSÉ LIBERTO e a quem cabia a fiscalização do cumprimento das obrigações pela OS) e da Auditoria do governo do Estado, indicou irregularidades na administração do Espaço São José Liberto e do setor joalheiro como um todo.

O relatório afirma que, ao longo dos três anos de contrato, o governo do Estado repassou à Associação, via Seicom, o total de R$ 4.742.333 (!). Esta verba era para ser usada em custeio e pagamento de pessoal. Acontece que se verificou o não-cumprimento de vários contratos e o não-pagamento de encargos trabalhistas e sociais referentes aos funcionários. O déficit referente aos anos de 2005 e 2006 era de R$ 721.823.

Anônimo disse...

A reunião promovida pelo ex-governador pode ser mais que um indicativo, senão o PONTO FINAL nas especulações sobre seu retorno a vida política via Prefeitura. Tá certo, se assim agiu! Abre espaço para novas e possíveis lideranças, neste novo milênio e recolhe-se ao aconchego da família! Esperamos apenas que tenha passado o "ranço" que nele ficou pela derrota nas últimas eleições ao governo do Estado. Milhões votaram nele, eu inclusive! Os que o conhecem saberão reconhecê-lo como Homem Público com uma prestação de infinitos serviços ao Estado. Foi o melhor Senador que já representou o Pará. Foi um Senador Constituinte com contribuições honrosas a Constituição Brasileira no capítulo da Ordem Social.
Foi um médico de primeira grandeza, a maior referência em cirugião toraxico no país, quando nem se falava na especialidade e ele já operava na Santa Casa de Misericórdia do Pará. Ainda como médico teve atuação fundamental na Divisão Nacional de Pneumologia do Ministério da Saúde, suas idéias e projetos, foram depois implantados no Pará, quando Secretário de Saúde. É de sua autoria o Programa de Tratamento das Infecções Respiratórias Agudas, que salvou milhares de crianças,para citar um exemplo. São projetos dele como Prefeito e depois obras executadas como o governador, a Macro Drenagem da Bacia do Una, o maior programa de saneamento básico já visto neste país. Há muito na biografia do Doutor Almir Gabriel. É um Grande Paraense!

Unknown disse...

Caro Juvêncio,

Permita-me, inda mais que o assunto é relativamente novo e controverso , algumas considerações acerca das assim denominadas "OS" , as Organizações Sociais.
Elas foram criadas pela Lei Federal 9.637, de 18.5.1998.
Corte.

História : àquela época o governo de então não conseguiu, politicamente, revogar a Lei 91 , de 1935 , que regulava a aprovação do benefício de "utilidade pública" .

Recordemos que eram (as de "utilidade pública" ) entidades assistenciais que de beneficientes só tinham o rótulo. Satisfaziam, especialmente, a interesses particulares.
Esse título ( "de utilidade pública ") estava, a propósito, totalmente desmoralizado.

Então, na impossibilidade ( repito, política)de revogar aquele status quo, o Governo resolveu aprovar outra lei, criando a nova qualificação.

Assim , nos termos da Lei federal 9.637, o Poder Executivo poderá QUALIFICAR COMO organizações sociais pessoas jurídicas de direito privado, sem fins lucrativos, cujas atividades sociais sejam dirigidas ao ensino , à pesquisa científica, ao desenvolvimento tecnológico, à proteção e preservação do meio ambiente, à cultura e saúde, atendidos uma série de requisitos estipulados na mesma lei.

A finalidade foi criar um instrumento que recebesse incumbências até então restritas ao Poder Público, e que melhor se desenvolveriam sem necessidade de concessão ou permissão.
Trata-se de uma nova forma de parceria que valoriza o assim denominado "terceiro setor", ou seja, serviços de INTERESSE PÚBLICO , mas que não necessitam serem prestados diretamente pelo Governo.

Claro que, e vc. caro Juca, inteligente como é, perceberá aí uma clara intenção de o Governo exercer um maior controle sobre as entidades privadas que recebem dinheiro público para seus programas. E, por isso mesmo tem de enquadrar-se numa programação de metas e obtenção de resultados.

Essas pessoas jurídicas de direito privado estão capituladas no Código Civil ( sociedades civis, religiosas, literárias e até mesmo Fundações).
Podem JÁ EXISTIR OU SEREM CRIADAS. O que importa é que se submetam aos ditames da lei.
Então, ao contrário do que muitos pensam , cuidou o legislador de criar uma figura jurídica que tivesse a agilidade de uma empresa privada ( podendo, por exemplo, contratar sem fazer concurso público; comprar sem submeter-ser aos rigores da legislação pública própria: etc), mas com TOTAL CONTROLE E FISCALIZAÇÃO DO PODER PÚBLICO.
Requisitos básicos que a OS deve ter -

não pode ter finalidade lucrativa;
tem de ter finalidade social;
possuir orgãos DIRETIVOS colegiados, com representantes do Poder Público e da comunidade;
publicidade dos seus atos;
SUBMISSÃO AO CONTROLE do Tribunal de Contas dos recursos públicos recebidos ;
e "last but not least" assinatura de um CONTRATO DE GESTÃO com o Poder Público com a fixação de METAS e CONTROLE de resultados.

Assim, caríssimo Juvêncio , as OS podem ser, de fato, um grande instrumento aliado do Poder Público e da sociedade desde que tanto o Governo quanto a própria sociedade nela intervenham seja participando ativamente de sua gestão ( como a lei determina)como de sua fiscalização.

Quanto ao Dr. Almir Gabriel, que ora se retira da cena pública , a História certamente o julgará com a devida propriedade sem as animosidades ou passionalidades do presente. Eu , porém, que não tenho esse encargo histórico vejo que o legado de sua vida pública certamente é , ao cabo de tudo , positivo.

Aliás, confrontando-se com seus pares ( e "ímpares"...)políticos, ALTAMENTE POSITIVO!

Caro Juvêncio, desta vez acho que abusei de vc e dos seus inúmeros leitores.
Perdão.

Abraços,

Anônimo disse...

Anônimo das 7:20h, quem apostar na gratidão dos paraenses sempre há de vencer! Antonio Lemos que o diga !

Anônimo disse...

Já que estão levantando a situação da Dra. Socorro e a OS que administrava o Pólo Joalheiro, o que dizer sobre a OS que administra o Hangar/ Joana Pessoa???

Anônimo disse...

Não é verdade que esse anônimo seria o Jetene.

Anônimo disse...

Realmente não é o Jatene. É o preposto dele.
Dá no mesmo.

Anônimo disse...

Das 12:42,

Não se faça de tolinho.

Se a Sra. Socorro Gabriel não fosse assessora especial do ex-governador Jatene, nada obstaria a que ela presidisse a OS do Pólo Joalheiro.

E, se não presidisse a OS, nada obstaria a que ela ocupasse o cargo de assessora especial do ex-governador.

O problema é que, pelo que se viu aqui, ela ACUMULOU os dois cargos.

E, se isso realmente aconteceu, é ilegal, entendeu, das 12:42? Ilegal.

Tolinho...

Anônimo disse...

Se a dona Socorro Gabriel está passando por tudo isso, o responsável é o ex governador Simão Jatene.
Só ele e mais ninguém.
Ele sabe disso. E sua consciência mais ainda.
E dói pra caramba !

Anônimo disse...

O Dr. Almir foi é sempre será reconhecido pelas administrações positivas e que fizeram com que este Estado progredisse. Depois do marasmo e cara-de-pau de anteriores adminsitradores.

Anônimo disse...

Vcs nao entendem nada de OS's mesmo. Ela era a unica indicada para cuidar da entidade ,haja vista ja ter experiencia com a "perola" que e o filho Marcelo em casa, uma " joia rara".

Anônimo disse...

Das 12:05, hahahahahahahahaha, quase engasguei.

Anônimo disse...

Almir Gabriel e familia vem para SP, o remora Carlos Mauricio da Clean também esta com um pé em SP e outro em Belém sera que querem transferir para SP todos os remoras? E o cunhado do Marcelo Gabriel o Eduardo Diretor Financeiro da Clean vai vir também?

AS FALAS DA PÓLIS disse...

iii...esse blog quase me mata de tanto ri..em na véspera do final do ano fiquei pensando que o PCC vai pedir intervenção do exército para barrar tanta concorrência invadindo o pedaço deles...