18.12.07

Solidariedade

Um grupo de aproximadamente 100 pessoas ligadas a movimentos sociais - MST, pescadores, quilombolas, CPT, entre outros - mais quatro padres nordestinos e a doce atriz Letícia Sabatella à frente, chegaram agora a pouco em plena Praça dos Tres Poderes em Brasília.
Fazem um jejum de 24 horas em apoio ao bispo Dom Luiz Cappio.

2 comentários:

Anônimo disse...

Em luta pela vida
A súplica de D. Luís Cápio não vem sendo ouvida. O Grito de Socorro do Rio São Francisco e por conseqüência daqueles que vivem das suas águas é calado a todo instante. Agora a poucos minutos o jornal da maior rede de televisão do país. Dedicou três minutos ao novo namorado de uma macaca em um jardim zoológico do país e nenhum segundo sobre as razões do protesto do Bispo nordestino. Uma vergonha esse tipo de comentário que pretende enquadrar o Bispo dentro das leis, argumentando que ele atenta contra a vida e que por isso mereceria interdição judicial.
Por apropria vida a serviço da vida, não é crime! É compreensível que muitos não entendam esse gesto, mas Lutar contra projetos faraônicos que só consolidam a desigualdade e beneficiam empreiteiros e políticos é reafirmar o compromisso com os pequenos.
O protesto do Bispo e dos movimentos sociais que o apóiam, deixa claro que não se trata de oposição por oposição. Os argumentos usados contra a transposição são tanto políticos, quanto técnicos. O governo em nenhum momento conseguiu convencer de que a transposição é efetivamente do ponto de vista técnico e social, imprescindível para a população da região afetada.
A insensatez do governo e conivência da mídia não podem esconder que está é uma luta de Davi (os ribeirinhos, indígenas, quilombolas e sertanejos que vivem as margens do São Francisco) contra o Golias (O Estado brasileiro, o Agro e hidronegócio, as famílias de coronéis e o cartel das TV´s).
Com tudo isso acredito que o São Francisco não irá morrer e o Bispo renascerá em Suas águas.

Anônimo disse...

Nada melhor do que escutar a historia por completo.Sao consideraveis elementos para se aprofundar e refletir sobre o caso.Nao pretendo me equivocar em meu conceito somente contaminado por um ponto de vista superficial que tenho sobre o episodio.Valeu !

Romulo