15.4.08

Memória Que Cai

No blog Flanar.

Entre quarta feira e sábado da semana que passou, duas das mais antigas construções do centro histórico de Nova Déli começaram a desmoronar, ambas na segunda mais antiga rua da cidade.
O primeiro casarão, vizinho à famosa Casa Rosada, construído com a técnica conhecida como taipa de formigão, é do início do sec. XVIII.
O segundo, onde funcionou até pouco tempo um botecão chamado Mansuá do Carmo, já bastante modificado pelos proprietários, uma empresa de pesca.
Dois exemplos do descaso histórico das autoridades com a arquitetura e a memória da cidade.Segundo uma fonte que esteve nos locais e conversou com vizinhos, até agora ninguém se dignou a ir até lá, e tomar providências.
Pra afanar, tem dinheiro. Pra trabalhar, nem disposição

2 comentários:

Anônimo disse...

Que falta faz o Paulo Chaves. Basta lembrar o belo trabalho que ele fez na recuperação do centro histórico de Belém.

Antonio Fernando

Anônimo disse...

É realmente triste... pelo menos não está tanto como nas décadas de 80 e 90.

Paulo Chaves? Me lembro que ele travou uma briga judicial contra a prefeitura para a derrubada de imóvel histórico perto do Forte do Castelo...

A lei brasileira diz que proprietários de imóveis históricos têm o dever de zelar pela integridade física deles... mas geralmente eles torcem é pela sua depredação, já que não podem oficialmente demolir facilmente... tenho até amigo que já fez isso.

O que podemos fazer? Denunciar ao IPHAN - Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, numa esquina da José Malcher, no perímetro do hotel Regente.

Talvez se começar em enjaular quem faz e fez isso, os outros donos comecem a ficar com medo e talvez cuidem melhor dos imóveis que contam a história da cidade.