24.2.06

Fora do Desfile

Desabou o barracão do bloco Unidos do Golpe, do médico Paulo Amorim, diretor do Centro de Ciências da Saúde da UFPA até o dia 11 de março.
A partir daí quem comanda o Centro é a Dra. Eliete Araújo, da Pediatria.

4 comentários:

Anônimo disse...

E os "estudantes" apoiam o golpe!!!??

Quem diria!
Eu que já fui integrante do Diretório Acadêmico de Medicina (DAM) nas gestões de Isa Paula Hamouche Abreu e Sebastião Viana (atual senador pelo PT do Acre), manifesto-me indignado com o posicionamento do Diretório Acadêmico de Medicina, que numa nota absolutamente incoerente e sem arrazoado plausível - como já disse, para justificar o injustificável - apoia a eleição indireta (golpe) no CCS. Trata-se de um posicionamento que desonra a história do DAM (que agora se denomina comportadamente Bettina Ferro de Souza). Não que a Dra. Bettina não mereça a justa homenagem pelos inegáveis méritos que teve como mestra de muitos e muitos médicos que hoje exercem a medicina no Pará. Ao contrário, seu nome parece não merecer o atual Diretório Acadêmico de Medicina que, traindo a histórica combatividade dos estudantes de medicina do Pará, desde 1968, quando destacou-se em protestos contra a ditadura, durante a década de 80 quando reconstruído após a mordaça da ditadura foi de suma importância nas lutas por melhores condições do ensino médico (já naquela época em franca decadência), pelo Hospital Escola, por aulas práticas decentes, e por eleições diretas para todos os níveis da UFPA, inclusive para Presidente da República. Quem viveu aquela época e não estava no colo dos pais, se lembra.
Contudo, jogando fora toda esta tradição, o atual DAM (se é que ainda existe de fato), comete o erro histórico de apoiar pela primeira vez na história da Faculdade de Medicina do Pará, uma eleição espúria, casuísta e indireta.
Diria inclusive que a nota abaixo é pelega, mal redigida e com arrazoado infantil, quase dizendo "quero por que quero, e pronto". Não se sustenta em si própria. Tão infantil e mal redigida que é, que inicia como uma carta oficial de péssimo gosto e senso crítico dizendo: "Vimos por meio deste..." . Se eu não tivesse lido, não acreditaria.
Acreditem lendo a íntegra da nota do DAM.


Ao Magnífico Reitor da Universidade Federal do Pará

Prof. Dr. Alex Fiúza de Mello



Vimos por meio deste, apresentar-lhe uma breve análise do atual panorama que se formou sobre a eleição para a direção do Centro de Ciências da Saúde.

Ao ler a última edição do jornal Beira do Rio, observamos que o seu artigo conclama a comunidade a se pronunciar acerca dos rumos da democracia na Universidade, apontando para eleições que foram realizadas de forma indireta. Não poderemos pontuar sobre as demais instituições, mas quanto ao Conselho de Centro de Ciências da Saúde, sentimos-no na obrigação de fazê-lo. De fato, como o senhor mesmo disse, a eleição regimental é uma opção prevista em lei e absolutamente regular e acontece através de representantes de todas as entidades representativas do Centro.

As vinte e oito pessoas que ali se apresentavam para votar representavam interesses de uma maioria, certamente, uma maioria que as elegeu para que por uma pessoa fosse representada em uma decisão colegiada.

Tradicionalmente, o movimento estudantil da medicina sempre reivindicou por eleições diretas, universais, entretanto essa escolha é realizada mediante votação dentre os membros do Conselho de Centro e garanto-lhe que todos os pretensos candidatos assim como a grande maioria dos membros apoiou a escolha da eleição regimental.

Obviamente o senhor está resguardado pelas portarias anteriormente citadas em seu artigo, contudo, acreditamos que a decisão colegiada deve ser respeitada, a partir do momento que representa as classes de funcionários, docentes e discentes do Centro de Ciências da Saúde, que com dezenove votos contra nove do segundo candidato da lista tríplice, elegeram seu representante e esperam que sua escolha seja respeitada.

Esperamos ainda, que a enquete colocada no site da Universidade Federal do Pará, sirva como mais um termômetro para a sua decisão e vimos chamar-lhe atenção para o fato de que às dez horas do dia 03 de março, o site divulga o resultado de 83, 6% que respondem sim a pergunta “Os diretores dos Centros podem ser escolhidos, de forma indireta, apenas pelos conselhos de Centro?”.

O Diretório Acadêmico de Medicina Bettina Ferro de Souza, não abrindo jamais mão das suas bandeiras pela democracia, ainda assim, responde que sim, pois a partir do momento que a eleição regimental foi aprovado pelo Conselho de Centro de Ciências da Saúde, essa decisão deve ser respeitada, assim como o resultado da mesma, para que em outros momentos, não sejam banalizadas as suas deliberações.



Diretório Acadêmico de Medicina Bettina Ferro de Souza - UFPA

Unknown disse...

Dr. Anonimo, concordo com sua~s afirmações sobra a nota do DAM.
Mas, com certa frieza, confesso que j[á não espero outra postura do movimento discente da UFPA, completamente esfacelado.Deixei de assistir as reuniões do CONSUN por falta de paciencia com as atitudes hostis e calhordas da representação estudantil.Uma vergonha.
Assim não me surpreende sua justaindignação.E faço coro tb aos elogios à Dra. Betina, uma grande figura humana.

Anônimo disse...

Sou o "Anonimo" que comentou sua nota "Fora do Desfile".
Visite meu blog em http://spaces.msn.com/barretto/PersonalSpace.aspx

Abraços e parabéns pela iniciativa que vem contribuir de maneira importante ao jornalismo da cidade, órfãos que somos da chamada grande imprensa.

Unknown disse...

Obrigado Carlos, pelo estímulo.Disponha do Quinta e ainda hoja vou lá em seu blog, outra iniciativa para driblar os filtros da grande imprensa,não é?
E já são muitos...rs . Abs.