23.2.06

Os Termos da Questão

Comentário da cientista política Lucia Hippolito,da CBN, no blog do Noblat, de hoje.

A esperteza do político


"Em campanha eleitoral pelo país, o presidente Lula vem se queixando de prefeitos e governadores que faturam politicamente obras feitas com recursos do governo federal.
Segundo o presidente da República, muitas vezes a obra está sendo feita com o dinheiro do governo federal e, com a maior desfaçatez, o político vai à TV dizer que a obra é dele.
Lula tem inteira razão. Infelizmente, esta é uma prática muito comum na política brasileira.
Prefeitos e governadores passam anos de pires na mão, mendigando recursos junto ao governo federal. Muitas vezes, é um dinheiro que pertence ao estado ou ao município, mas o governo federal é todo-poderoso nessas horas. E se dedica a fazer repasses na base do pinga-pinga.
Aí aparece uma obra financiada pela União. O que faz o deputado, o prefeito ou o governador? Bota uma placa anunciando que aquela fabulosa obra foi conseguida com seu esforço.
E não se lembra de agradecer ao governo federal.
No início do governo Lula, foi um problema criar uma rotina para os programas sociais.
O dinheiro era do governo federal, mas quem ia ter o trabalho de distribuir era o prefeito.
Resultado: prefeitos recusaram-se a entrar nos programas enquanto não conseguissem botar um selo das prefeituras nas cestas básicas e nos cartões do Bolsa-Família.
É claro que os governadores também quiseram tirar uma casquinha.
Todos de olho nos importantíssimos dividendos eleitorais desses programas clientelistas chamados de proteção social.
Mas em outro aspecto o presidente Lula também tem razão quando se queixa de que políticos faturam obras que não são deles. E trata-se também de uma prática muito comum no Brasil, infelizmente.
Primeiro, o governante recém-eleito faz terra arrasada de tudo o que os governantes antes dele fizeram. E começa tudo outra vez, tentando reinventar a roda.
Depois, o novo governante passa a proclamar que tudo o que há de ruim é herança maldita dos governos anteriores. E tudo o que há de bom é invenção de seu governo.
Lula exagerou um pouco. Ele e seu governo sofrem da síndrome do marco zero: “nunca na história deste país” isto, “pela primeira vez na história deste país” aquilo.
Agora, ao constatar que prefeitos e governadores se apropriam de obras que, na verdade, são do governo federal, o presidente Lula poderia refletir. Muitas das conquistas de seu governo não foram invenções petistas, mas resultado do esforço várias gerações de brasileiros, que erraram, acertaram, mas, sobretudo, ajudaram a plantar o que agora Lula está colhendo."

Nenhum comentário: